A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« | Home | »

arquivos DG - salvando no insanus.

Quarta-feira, Novembro 19, 2003

O mundo é azul lá de cima / o mundo é vermelho na China
Parte2

Quando a Nasa conseguiu colocar um homem em órbita ostentou o feito como a primeira viagem de um homem livre no espaço. No caso o primeiro homem -livre ou não- havia sido Yuri Gagarin, soviético, meses antes. Ironicamente o nosso homem livre nunca teve muita chance de manifestar sua liberdade. Problemas posteriores com o projeto e com os demais cosmonautas americanos fizeram com que o Presidente falasse, o Chefe de Segurança falasse, o Chefe da Nasa Falasse e o viajante calasse.

Já Gagarin falou. Falou, falou, falou e morreu tempos depois num suspeito acidente de avião. Mesmo falando mais do que devia nenhuma declaração chegou a repercutir como a solene "a terra é azul", uma bela declaração que dá razão aos americanos. O espaço ali na frente - frio, fascinantemente ameaçador e ele olha pra Rússia? Os vermelhos e os cowboys continuaram subindo e descendo sem maiores declarações.

"Carajos! AEROCHINOS". 40 anos depois os chineses foram pro espaço. Um mirrado
militar entrou numa capsulazinha chamada Shenzhou 5 e subiu, subiu, subiu. Chegando lá em cima abriu os olhos como nunca e proferiu em cadeia nacional (o que na china significa falar para ¼ da população mundial) a seguinte frase : GENTE, O UNIVERSO É LINDO.
Sim, finalmente parece temos um homem livre no especo! o neo-vermelho sobe e ao invés de olhar pra essa bolinha azul, de se preocupar com a sua patente ou com os interesses de seu governo, olha para o espaço e nos conta como ele é lindo.

Infelizmente só parece livre. Horas depois o chinês almoça comidas típicas e liga do espaço para a sua Mãe pra contar o feito. Pra mãe Shuo? Pra mãe? Depois dessa merece que o governo cobre dele a ligação.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus