A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« | Home | »


Façam duas apostas!

Ângelo Sodano

O homem que anunciou o terceiro segredo de Fátima ganhou fama em 2000, e hoje é um forte candidato. Atual secretário de estado do Vaticano, só tem o Papa hierarquicamente acima dele. Se fosse nos estados unidos - onde a condoleeza não sabe da existência de um presidente - ou no Brasil – onde o presidente deixa pro vice o mandado morrendo ou renunciando, Ângelo ficaria tranqüilo com seu cargo atual.

Dionigi Tettamanzi

Dionigi é um moderado visto com bom olhos também pela esquerda católica. Quem não gosta do sujeito são os membros do G-8, que viram o Arcebispo apoiar protestos contra a reunião de cúpula do grupo anos atrás em Gênova. Como na luta de braço religião x dinheiro sempre tem o mesmo vencedor, nenhuma chance pro menino. Ironicamente, comanda o Arcebispado de Milão, onde o catolicismo lidera apesar da prosperidade econômica.

Christoph Schönborn

Esse ta afim! Foi ele que pela primeira vez disse que o João Paulo Segundo estava próximo da morte. Claro, o primeiro dentro da Igreja. Como é novinho pra função, possivelmente não leva a batina. Mesmo assim o articulador Austríaco parece já estar pensando na eleição seguinte. Seria o primeiro papa com nome tremado. Ponto pra ele.

Joseph Ratzinger

Ultraconservador e é a cara do Joe Pesci grisalho. Favoritíssimo.

Camillo Ruini

Camillo, vigário-geral de Roma (melhor cargo) vinha bem, comendo o mingau pelas beiradas. Até que setores da imprensa alemã divulgaram que ele teria problemas carciacos. Como já passou dos 70, isso pode ser um problema, já que a idéia é a de um Papa com possibilidades de dar banda pelo mundo e tenha uma morte rápida. Nem que pra isso seja preciso contratar outro turco.

Norberto Rivera Carrera

Luta contra a injustiça social no México há décadas. Tal postura liberal não se aplica a questões eclesiásticas. Seria o candidato ideal, de apelo em paises subdesenvolvidos. O grande problema é a desconfiança de que o Arcebispo abra a boca e comece a querer dividir as riquezas da Igreja.

Francis Arinze

Avanti Papanegri 1! O nigeriano serviu de porta voz para João Paulo com os muçulmanos na década de noventa. Uma espécie de super-homem, que venceu a fome, a miséria e o preconceito. Nasceu numa tribo e quer morrer numa basílica. Nada mais justo.

Bernardin Gantin

Avanti Papanegri 2! Menos chance que o companheiro nigeriano. A única vantagem é que, alem de negro, é mais velho, logo, duraria menos.

Cláudio Hummes

Esse, alem de gaúcho, é gremista. Tem como grande inimigo os políticos brasileiros. Lula, FHC, e Itamar ficaram dizendo que seria ótimo ter um Papa Brazuca. Papagaiada que em nada ajuda Cláudio, já que o Vaticano gosta de defender apenas seus interesses políticos. Pelo menos nos últimos 3 séculos.

Oscar Andres Maradiaga

Fecha a lista dos 10 mais cotados. Hondurenho, é outro na linha de mais inovação geográfica do que filosófica. Convenhamos, João Paulo soube escolher 112 iguais a si, o cara era bom. Tem a vantagem de tocar piano, tornando-se o primeiro Papa Elton John.

Pio Laghi

Com 83 anos, esse italiano irmão de sorriso de Ronaldo Cicarelli, sobreviveu até ao conflito no Iraque. Parece ter nascido pra coisa, já tem até nome de Papa, o que faria ele pular a parte da escolha do nome santo.

Carlo Maria Martini

Martini, uma boa pedida que combina com a batina vermelha.

Jean-Marie Lustiger

filho de judeus poloneses nascido na França. Foi criticado por chefes Israelenses, o que vai de encontro ao momento de aproximação entre as duas religiões. Por outro lado, é o que tem mais cara de Papa, e isso conta.

Lubomyr Husar

Melhor visual. Meu voto é pra ele.

Grafite

(esquerda)

Atleta de Cristo, mártir. Ganhou projeção com o caso de racismo envolvendo jogador argentino. Viu Serginho morrer aos seus pés e teve a mãe seqüestrado. Vive uma fase astral ruim, e o papado poderia ajudar a encontrar o caminho, que não o do gol.

Entre no Bolão e fature o Papa... ops, com o Papa. não, o prêmio nao vem em criancinhas.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus