A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« | Home | »


Paris 2012
Cidade candidata


Esses parisienses já organizaram duas olimpíadas, não se cansam, pergunto eu, pergunta você. Acho que não, a ultima vez foi em 1924, tanto tempo atrás que os alemães só tinham ocupado a França uma vez. 2012 estará quase um século de distância, uma eternidade olímpica. Em 1992 a organização dos jogos de inverno em Albertville foi duramente criticada, problemas de organização e bla bla blás fazem a má fama dos franceses, que tentaram em 1992 e 1996 sem sucesso. Albertville não poderia dar certo, com um nome que parece americano e um logotipo que parece dinamarquês, nenhuma competição resiste.

Dessa vez logotipia não vai atrapalhar, o Paris 2012 é o mais simpático dentre os candidatos. As cores bem escolhidas e ordenadas, limpo, com movimento necessário. Reflete a idéia dos “jogos do amor” que eles tentam emplacar. Algum prejuízo pode ser contabilizado por culpa dos portugueses, que na Eurocopa passada usaram a mesma idéia de coração.

Assim como a marca, o site agrada. Olhando ele nem dá pra desconfiar que os franceses fedem tanto, alguém que não toma banho fez aquilo, e nem parece! Tudo limpo, organizado e na medida! O detalhe: só em francês. Ao menos não achei onde mudar a língua. Tive que exercitar meu francês, que depois de algum tempo reservado apenas a afagos e baubuceadas no ouvido de raparigas, voltou com a pujança meneziana.

Esqueça tudo e clique direto no mapa interativo. É tão detalhado que aparece uma balaca trimassa com os trenzinhos se mexendo nas linhas do metrô. Parece a única cidade disposta a vender a idéia de fácil locomoção, agilidade e praticidade. O que conta muito num evento desses. No mapa dá pra descobrir que os eventos serão todos centralizados num raio de apenas 5km, que o estádio usado será o Saint Denis, construído para a copa de 98, o que reduz em muito os custos dos jogos para os contribuintes.

Os pontos turísticos brotam por toda parte! A torre Eiffel vai ser plano de fundo para provas de ciclismo, triatlon e para a maratona. No campo de marte seria construída uma arena para o vôlei de praia. Não faltará alguém perguntando se a areia veio com a pathfinder direto do planeta vermelho.

Bacaninha mesmo seria o torneio de tênis sendo decidido na quadra principal de Roland Garros, mas ao que parece, não acontecerá. Paris não conta com aprovação de grande parte do juri especializado. Azarão.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus