A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Enero09. Abril08. Marzo08. Febrero08. Diciembre07. Noviembre07. Octubre07. Septiembre07. Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« | Home | Canal 5 »

Amo muito tudo isso

Mais um leitor indignado com o que foi dito da bandeira de seu cidade. Dessa vez um cidadão brasopolitano (ou brasipolita) reclama do que foi dito da Bandeira de tão distinto município mineiro.

Edimilson diz:
Meu caro amigo, pra vc que não tem cultura vou dizer um detalhe:
a bandeira de Brasópolis é a única do país que tem o privilégio de colocar nela o simbolo do maior laboratório naciaonal de astrofísica do país, coisa que sua cidadesinha não tem. passar bem!

Resposta:

Obrigado pela preocupação, amigo Edimilson, vejo que me queres muito bem. Eu estava realmente mal, rompi os ligamentos do tornozelo esquerdo há 45 dias e só agora estou retomando o ritmo normal de vida. Aproveito, agora que você sabe da minha condição ortopédica, pra justificar a minha ausência no Enduro a Pé, que vai acontecer no Fazenda Hotel São Gabriel, agora, 9 de Outubro. A serra da Mantiqueira nunca mais será a mesma, só imagino a cidade vibrando no passar de pernas torneadas e tornozelos bem amortecidos. Uma lástima, mas ano que vem estarei aí.


Cartaz do evento.

Tenho muitas perguntas, mas farei apenas uma. Não quero saber por que fazenda hotel e não hotel fazenda ou o que é um enduro a pé. Acho mais importante saber se Brasópolis está escrito com Z de propósito.

Brazópolis é a mesma cidade que Brasópolis? Especulei muito a respeito. Uma das respostas que encontrei é que a organização quer incentivar o turismo internacional. E faz bem, o eco-turismo cresce no mundo todo e já se cogita caminhadas na mata como esporte olímpico. Logo, se é pra inglês ver, que se aproxime deles: se Brasil é Brazil, Brasópolis fica Brazopolis. Simples. O que me incomoda é que no cartaz tá com Z e acentuado. E todo mundo sabe que inglês tem medo de acentuação e cedilha. Hipótese descartada.

Vamos pensar junto: seria a briga entre o Z e o S comum na cidade? Espero que isso não cause tanta confusão quanto eu calculo. A briga é tão infundada que até eu, um sem cultura qualquer, posso desprezar. A letra S assume diversas formas em nossa biblioteca fonética, e a regra diz que quando encontrada entre vogais deve ser pronunciada com o som de Z. Palavras como casa, brasa, análise (sempre erro cara, não faz tem idéia) e, pasmem, Brasil.

Bandeira de Brasópolis


Tudo bem, podes me dizer que Brasópolis é nome próprio, e se escreve como bem entender. Aceito, mas à raiz. Brasópolis seria Brasil (nossa pátria amada) + polis (cidade), então o S brasileiro deve ser mantido. E a culpa não é minha não, a culpa é do pau. Os europeus extraiam a madeira e coziam ela em fornalhas para capturar um pigmento que se desprendia da madeira. Essa solução servia como um caldo avermelhado, usado para revestimentos e tinta. Acabou pau brasil pela cor brasa, com letra minúscula e S.

Por fim, me dei conta de que o erro só pode ter um motivo: o cartaz foi feito por você! Claro, escreveste cidadezinha com S, olha ali. Poxa vida, Edimilson. Cartaz não é Blog, não dá pra ficar negligenciando a língua mãe, fica chato pro município. Sei como é, seu problema foi juntar cidade + zinha, sempre dá confusão. O lógico seria como você escreveu, já que fica entre duas vogais, mas tem que buscar a origem.

Reparei que acaba se embananando pra juntar as coisas. E para separar também. Perceba que falar de uma bandeira não é falar de seus habitantes, ao menos da forma que fiz. Estamos discutindo aqui, ou tentando discutir, estética. Pura e simples, como das noções de belo que hoje nos ajudam a perceber o mundo.

Identificar como feio ou bonito não deve confrontar, em nenhum momento, a sua emoção ao ouvir os primeiros acordes do hino composto por Waldemar Mendonça e cantar aguerridamente “Todos cantam sua terra / Vamos pois cantar também / A nossa, que bem parece / O Presépio de Belém” como forma de declarar amor a tua casa.

Espero que não me julgue pela cidade onde eu vivo, ou pelos símbolos dela. Afinal, seria muito fácil ganhar a discusão enquanto o refrão de vosso hino continuar sendo “Brasópolis / terra querida / Cidadezinha de luz /
Brasópolis, miniatura / Da terra de Santa Cruz”.

Definitivamente os Gaúchos estão em todos os lugares.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus