A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« | Home | Show da banda Leocócitos »

Matador de Ruins

Fui a uma festa gótica para ver a banda eslovena Ruins Matador. Tinha em mente alguns objetivos claros: ver pessoas falando em esloveno, ver eslovenos e mandar uma encomenda pro meu tradutor eslavo Matej de Cecco. Pra configurar o espírito Wanderley*, arrastei dois amigos junto – Vinícius e Antenor – que prontamente atenderam o chamado acreditando numa diversão que até então parecia não ter lugar.

E não teve.

A banda: um saco, pretensiosa e fracassa ao tentar ser ameaçadora. Um bom baterista que toca como uma locomotiva descarrilando acompanhado pela guitarra extremamente aguda que foge da melodia como um francês do banho. O vocal arrastado indie-tô-nem-ai em um inglês ruim que dói mais do que as letras de corno manso.

Os eslovenos: esteriótipos da raça. Eu estava vendo o Zahovic e o Acimovic na minha frente. caixa craniana pequena com olhos profundos e maxilar de caixa larga. Um deles com um nariz grande não-romano, claros e de cabelos castanhos claros, já puxando para um grisalhos. O guitarrista magro e alto, o baterista um pouco mais baixo, igualmente magro. Cara de sofrimento nata, não longe do desespero búlgaro-romêno e flertando com a angústia italiana. Bonito.

Os diálogos: com a ajuda de Antenor levei um pequeníssimo dialogo com o baterista, que parecia não entender bulhufas do que era dito. Mandei o repertório de palavrões para criar intimidade: “jabemo mater”, “jaben vas” e “budalo”. Ela apenas fez uma cara de nada entender. O aprendizado da noite foi a pronúncia da capital Ljubliana. “ludana”, com o L quase inexistente, apenas para evitar um U sedo. A paroxítona que valeu a noite.

Com tamanha dificuldade de comunicação resolvi sequer propor que eles levassem a encomenda pra Eslovênia. Foi divertido tentar.

*Wanderley, que como todos deveriam saber, só dá idéia errada. Dissecada na litra de Orgia de Traveco da banda UDR: “eu tava com meus mano lá na minha quebrada / chegou o Wanderley e veio dá idéia errada / ele virou pra mim e fez a proposição / orgia de travecom com scat de montão”.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus