A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Noviembre07. Octubre07. Septiembre07. Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« | Home | qoisa »

O Internacional não é um fracasso Internacional.

Minhas teorias furadas sobre futebol. Parte 1 de 80.

Frente a duas surras em anos consecutivos que o colorado tomou do Boca Juniors pela copa sulamericana, muitos dizem que o Inter é um rotundo fracasso em termos sulamericanos. Vou deixa a flauta de bi-campeão da América na caixinha debaixo da cama e defender a honra co-irmã.

Em primeiro lugar que essa Sul-americana não vale nada. Não passa de um aglomerado de times desmotivados e cartolas querendo vender placa de publicidade em suas jaulas futebolísticas. Entre eles o Boca, que quando apanha no campeonato nacional se socorre desse torneio para respirar. Pode ser bonito pro Goiás ou pro Coritiba jogar, mas não tem um milésimo da importância e seriedade da Libertadores.

Libertadores na qual o Inter tem passagens de realizações opostas. Em 1980 chegou a final contra o Nacional de Montevidéu. Um time que vive no cume da montanha da raça, tomando frio, vento e gostando. Fator local para eles é estar por 90 minutos no inferno que fala castelhano. Tanta fúria que tem 3 libertadores da América no peito e 3 mundiais interclube. Ou seja: invicto contra europeus.

Mesmo assim o Inter vendeu caro o título. Um jogo entre dois grandes times que foi decidido por um gigante: Hugo de Leon. O homem que encabeçava a última geração de uruguaios uruguaios (sic).

Mais de 10 anos depois os colorados voltariam a jogar a Libertadores, dessa vez caíram em um grupo com dois colombianos. Conseguiram ser o último de um grupo que só eliminava o último. Apesar do time médio, eles tiveram adversários difíceis, o que explica o fracasso. Na época Nacional de Medellín e América dividiam os maiores jogadores da história colombiana. Aristizabal, Rincon, Higuita, Asprilla e outros foram os responsáveis pelo histórico 5x1 da Colômbia contra a Argentina nas eliminatórias seguintes.

Um fracasso, mas não maior do que os fracassos no Brasil. Isso não é menor do que perder Copa do Brasil para Londrina, Fortaleza, Paulista ou Fortaleza. Um clube que há 20 anos não tinha um time tão bom tem mantido sua constância dentro e fora do país. Essas goleadas na Argentina devem estar servindo para ensinar como se joga esse tipo de competição. Espero que não estejam prontos para a Libertadores do ano que vem, já que ser o melhor time do Brasil credencia qualquer um a um título da América. Me resta secar.

E isso é o que tenho a falar sobre o Inter. O Grêmio, depois do que fez sábado, não precisa de comentários.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus