A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« | Home | Boicote aos bolívios! »

La Paz de espírito

O “governo” boliviano acaba de mandar para o ralo uma quantidade imensa de dinheiro de uma empresa estatal brasileira. E para surpresa de quem não conhece, tudo que o “governo” brasileiro faz foi dizer que isso é um direito constitucional de nossos vizinhos.

Estranho falar em respeito à constituição, já que para defender o partido dos trabalhadores, o nosso presidente não tem encontrado problemas em pisotear a brasileira.

Entretanto, para enfrentar este ataque debochado, tudo parece coberto por uma sagrada aura diplomática. O mesmo espírito que deve ter reinado nas reuniões entre os líderes nacionais semana passada, que foi facilmente esquecido por Evo na hora de meter o exército e pendurar faixas nas refinarias.

Mas tudo bem, para uma nação que dá crédito ao Hugo Chavez, aguentar um líder cocaleiro com tendências suicídas é fichinha. Afinal, Evo rompeu - conforme prometido em campanha - uma relação de 30 anos com o maior investidor e cliente do gás natural. E nossa reação dá a entender que não temos nenhuma moeda de troca e devemos apenas obedecer. Sequer parece que vamos discutir a questão. Acaberemos por tomar providências meia-boca e assistir Morales com o leme na mão. Nada de pensar em represárias, Deus nos livre! Somos todos irmãos sulamericanos.

Este é o sinal claro de que é impossivel abraçar uma estratégia de política internacional. O que era pra ser o norte de nosso crescimento muda a cada “governo”, e agora é comandado por um palerma.

Resta rezar e esperar que os Bolivianos também nacionalizem o Lula. Enquanto isso vou defender alegoricamente a invasão da Bolívia. Vai que eles têm um bom lateral direito pro lugar do Cafú, e a gente ainda pode ter alguma alegria esse ano.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus