A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« Rockasruas | Home | Peixe não puxa carroça »

Copa-Cola

As plaquinhas de propaganda da Coca Cola em 2006 mais uma vez foram uma atração especial. Ao menos para quem é publicitário, como eu, ou estava morrendo de sede, como o maniche da boca seca*.

A estratégia da empresa foi patrocina foi anunciar na primeira fase e depois somente na final. Deixando o mata-mata de lado e apostando em layouts novos a cada rodada. E pelo que eu observei, durante jogos excitantes como Tunísia e Arábia, foi mais ou menos isso:

Primeira Rodada

Placas personalizadas por confronto. Eram dois logos lado a lado, cada um com as cores de uma das nações em campo. Na imagem dá pra ver isso com a França em campo e o Coca-Cola ao fundo em nas cores do Carrefour – digo, da bandeira francesa. Assim como ao lado, enquanto o Van Der Sar se contorce de dor, dá pra notar as cores da Holanda e da Sérvia, separadas pela garrafinha.

franca-01-00.jpg rodada-01-01.jpg

Segunda Rodada

Dois modelos foram adotados. O primeiro, que você pode ver junto às pernas do Luca Toni é o que contêm a marca da empresa para a competição. Basicamente é um círculo central estilizado, que compunha todo o material do site. Era um mapa mundo com esse circulo marcando cada uma das fronteira – bem bolado.

toni-02-02.jpg

Site este que era anunciado na outra placa, que você pode ver aqui atrás do gol onde a Alemanha fez 1x0 na Polônia. Não sei se ainda está no ar, mas assim como a placa, eu comunico www.coca-cola.com/football

alemanha-02-01.jpg

Terceira Rodada

Vez das ramificações do refri favorito do mundo comunista. Coca light de um lado...

rodada-03-00.jpg

...Diet Coke para o público norte-americano.

diet-03-02.jpg

E daí?

E daí que nada disso foi tão legal quanto 2002. Na Copa da Ásia, as placas eram particulares para cada nação, e traziam uma ilustração com motivos nacionais sobre a bojuda e linda garrafinha do caldo negro.

oriental-2002.jpg

Infelizmente só achei essa imagem infeliz, com uma coreana demonstrando sua obra para as câmeras. Um pouco acima dá pra ver um cantinho do banner da Costa Rica. Enfim, se alguém souber onde encontro esse material, dá uma pista. É muito divertido e bonito. Como a boa propaganda deve ser.

* Piada gratuita relativa à fama de maconheiro/cheirador do luso, revelada por Carlo.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus