A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« Peixe não puxa carroça | Home | Novos caminhos para Guaíba »

"Procurada pelo Extra para opinar sobre o Supertrunfo, a arquidiocese do Rio de Janeiro não quis se pronunciar"

Matéria de Mariana Claudino do Jornal Extra, segundo em circulação no RJ, que saiu domingo sobre o Super Trunfo Católico. Encomendas através do arabe.luther@gmail.com

extra.jpg

PECADO É NÃO JOGAR

Fãs de supertrunfo, preparem-se: o jogo de cartas que fez sucesso nos anos 80 está de volta em uma versão, digamos, polêmica. Eduardo Menezes, um publicitário de Porto Alegre, criou o supertrunfo católico, com 30 cartas com informações diferentes de alguns santos. A carta que mais vale, claro, é de Jesus Cristo.

- Criei o jogo quase sem querer, em uma mesa de bar com amigos do trabalho. Brinquei de supertrunfo minha vida inteira e pensei como seria uma versão religiosa do jogo. Mas de maneira nenhuma eu quis ser desrespeitoso – explica Eduardo, 25 anos.

A IDADE É O QUE MENOS IMPORTA

Casais de namorados, amigos e até pais e filhos se divertem juntos com o supertrunfo católico.

Os namorados cariocas Liv Brandão e Fernando Rocha conheceram o supertrunfo Católico quando estavam em Porto Alegre. Ficaram fascinados com o jogo.

- Achei sensacional, revisita um jogo simples mas sem ser ofensivo – defende Liv, que tem 20 anos e é aluna de comunicação social da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

As 30 cartas do jogo têm fotos dos santos com as seguintes informações sobre cada um deles: fé, milagres, numero de devotos, ano de canonização e RPM (reação ao pecado e à mentira).

- Ganha a carta do outro quem tiver um tópico com maior número que a do adversário. Vence o jogo quem tiver o maior numero de cartaz – explica Eduardo.

O advogado André Leite que tem 35 anos e é pai de Lucas, de 6, brincou muito de supertrunfo quando era criança. Hoje, os dois jogam junto a diversão católica.

- Diferentemente do que muitos pensam, o jogo ensina coisas interessantes sobre a religião. Estávamos na casa de meu pai e meu filho fez várias perguntas a respeito. Juntos, descobrimos histórias sobre os santos.

Procurada pelo Extra para opinar sobre o Supertrunfo, a arquidiocese do Rio de Janeiro não quis se pronunciar.

* * *

Lamentável o fato de ignorar totalmente meus sócios Antenor Savoldi –dono do gene- e Pablo Borhz – que fez a arte divina das cartinhas – mas a matéria ficou supimpa. Ainda mais com a cara-de-pau e dedicação de Nando e Liv que apareceram sorridentes na foto.

Valeu, mais uma vez.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus