A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« E essa, agora? | Home | Rio de mim »

Segunda derme

Bom mesmo seria se as roupas cicatrizassem, como acontece com a pele. Não estou pedindo para que elas deixem de ser puídas ou nunca percam a cor, essa tarefa de preservação continua sendo nossa, escolhendo um bom amaciante e sabão em pó. Mas sim que elas regenerassem e que suas fibras voltassem a se encontrar de forma resistente e organizada como antes.

E falo na solução de rasgos de forma orgânica mesmo. Quando acontecesse daquela camisa que você adora ficar presa na maçaneta da porta e rasgar, bastaria costurar, colocar no armário e esperar um período determinado pelo tamanho do ferimento. Ao fim de alguns dias, estariam prontos para desfilar por ai: você e a antes condenada peça de vestuário. Talvez não fosse possível ser tão rápida a recuperação, mas continuaria seria boa. Se a malha não visse mais a cor cinza daquele inverno, haveria o consolo que no ano que vem, estariam juntos outra vez.

E o trabalho com meias e cuecas seria um mutirão. Homens costurando e separando meias por pares, para que se curem dos fundilhos e cantos juntos. Roupas nobres e de tecidos caros receberiam tratamento de hemofílicos, tratados a passadas à seco diariamente.

Comentários dariam conta que determinados costureiros eram verdadeiros cirurgiões, agora especialidades munidos de agulha e linha dariam pano pra manga em rodas de socialites e conversas de botequim. Algum velhinho desesperado passaria o dia atrás dos obsoletos especialistas em chapéus, e não apenas os sapateiros seriam donos desses milagres da restauração.

Claro que tirar os pontos ou os nós da costura seria trabalho de profissional. Afinal, arrancar sem saber como pode deixar cicatrizes feias, piores que as originais. Se bem que com paciência, eles cairiam durante o banho. Ou melhor, durante a lavagem.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus