A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Septiembre07. Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« Não importa se é péssimo, o texto abaixo levou 5 horas para ser publicado, então LEIA. | Home | Vida pautada »

Nigéria x Espanha no Sub17

Atualizem no F5 - é um minuto-a-minuto

Caso resolvessem registrar com a idade verdadeira todo jogador de futebol nascido na África, a expectativa de vida no continente daria um salto como nunca visto. Porém, o fato do time espanhol ter no máximo 17 anos e o nigeriano uns 20 pouco, não é suficiente para me fazer torcer pelos ibéricos.

Diferente do que faz a rede Bandeirantes, eu vou contra a Espanha, tendo certeza do vazio futebolístico que representam. Sou Nigéria desde o primeiro minuto, a cada bola dividida, a cada espinha estourada.

Vamos juntos no mundial sub-17 que termina hoje, quase sete horas da manhã. Um minuto-a-minuto feito por mim, que tem na mudança de hábitos uma aliada da insônia, e no futebol de madrugada uma cura e garantia de sono. Viva os torneio na Coréia!

Comigo, uma jarra de chá mate gelado, feito no frescor da madrugada e a certeza de que não será o Teo José o narrador da partida. Afinal, o locutor acabou de narrar Alemanha 2, Gana 1, pela decisão do terceiro lugar no torneio.

Eu espero um jogo sonolento e de poucos gols. Laterais revertidos, times recuados e chatice em geral. Como deve ser qualquer evento na manhã dos domingos. E falo com conhecimento de causa. Outro dia me perguntaram o que eu estava fazendo acordado até as 4 da madrugada, e eu disse: estou vendo se acontece algo. Pura verdade. A última que aconteceu foi a morte do Pavarotti.

Vamos lá.

- O Jogo -

A Espanha joga sem o seu craque, Bojan. Ele foi expulso por um juíz brasileiro no último minuto da semi-final, após comemorar o gol decisivo do jogo tirando a camiseta. É a arbitragem brasileira empastelando todo e qualquer torneio em que seja convidada.

1' - Vamos a um pequeno teste – você consegue diferencias as seguintes as cores?

Pois a FIFA não. E no jogo de hoje, a Nigéria entra com seu uniforme reserva, todo branco, para não confundir com a camiseta vermelha da Espanha. Como os dirigentes da FIFA se comportam frente a um semáforo? Troço que me irrita é esse daltonismo no futebol, mas vou guardar a fúria, afinal, tem muito jogo pela frente.

4' - Osmar Prado narrado, primeira surpresa da manhã. Até agora, muito impedimento e passes errados. Jogo equilibrado, para não dizer que ele não começou.

7' - Primeira finalização, Nigéria de cabeça - para fora.

11' - Tem uma corneta mexicana tomando conta do estádio em Seul. Para a surpresa geral, ela é proveniente da torcida africana. Das duas, uma: ou é um mexicano vingando séculos de exploração colonial, ou as novelas da Televisa passam na Nigéria. Ah, a Espanha chutou com perigo - para fora.

16’ - Segue a correria da Nigéia. Os bons Ibrahim, Mustafá e Joshua mostram entrosamento no meio e a mistura de religiões no país. Por outro lago, o goleirão bateu roupa e quase entregou a rapadura. Cuidado, senão acaba crucificado por cristãos, judeus e muçulmanos.

22’ - Jogo tenso e com clima de final. O ambiente é tão final de copa que apostaria minhas fichas numa decisão por pênaltis. Nigéria melhor no jogo, com jogadores de mais habilidade. Time da Espanha fica o tempo todo testando o goleiro nigeriano, que parece sofrer da síndrome de Patrício (jogador do Grêmio que fez um gol contra com a mão no ultimo minuto de uma final da libertadores).

28’ - Aos 25 a Nigéria chuta longe. Depois, a Espanha cruza errado. Aos 27 a Nigéria joga fora um contra-ataque cruzando torto para fora. O técnico africano está com frio no reservado e esse jogo não esquenta ninguém.

30' - Sufoco tribal. Nigéria chega 3 vezes com perigo! É só apertar que vira tourada. Vamos pra cima, gurizada!

33' - Melhor chance do jogo. Mérida cruza para Lukas que chuta, zagueiro nigeriano tira em cima da linha, como um jogador de pebolim. Bem-vindo, leitor. Sei que agora somos dois lendo esta bagaça! O meu contador de visitas não mente.

Em tempo, não houve replay do lance que contei acima. A TV coreana repete disputa de bola para ver de quem é o lateral, mas deixa passar uma bola tirada em cima da linha. Cadê o Galvão pra reclamar e tirar o da Globo da Reta?

36' - Comentarista da Band reclama da falta de replay. Valeu pela audiência, Mauro Betting. És parente do Joelmir?

40' - Acabou o meu chá. Jogo esfria.

45'+1' - Marasmo segue até o final do primeiro tempo. Até agora um jogo morno e, acima de tudo, equilibrado. Continuo na torcida coruja pela Nigéria, já que tenho fé que os menores de 17 ainda não colocaram a máscara como já fizeram Okocha, Kanu e tantos outros. Vou fazer o meu intervalo. Volto para o segundo tempo.

46' - Começa o segundo tempo. Em Seoul, 27°C – o que nos lembra que o técnico da Nigéria está todo encasacado contra o frio.

Algumas estatísticas do primeiro tempo.

Chutes: 6 a 5 para a Nigéria – um no gol para cada lado.
Impedimentos: 3 a 0 para a Nigéria.
Posse de bola: 52 a 48 para a Nigéia.

Saiu Rafeal e entrou Isa na Nigéria. Isa é um grande nome, enquanto Rafeal não passa de um anagrama de Rafael. Ponho fé no Isa.

50' - Nigéria melhor no jogo, dois escanteios em 5 minutos. Osanga pela direita joga nas costas de Lopez, o lateral de mullet. O grande momento ainda foi Joseph Blatter entendiado tomando água numa garrafinha ao lado de um oriental que dava ordens por um telefone celular.

51' - Na hora de distribuir a braçadeira de capitão, o técnico não deve ter nenhuma dúvida: Alfa, o camisa 13 da Nigéia. Um líder nato, um ditador de tendência, enfim, um jogador Alfa.

55' - O narrador da Band conta da vez que teve que inventar nomes para os jogadores de Japão e Nigéria, já que a escalação do amistoso não tinha sido fornecida para ele. Boa história, mas criar nomes como Chrisantus, Balogun, Isa e Okafor não é para qualquer um.

59' - Terceiro chute no alvo da partida, segundo da Nigéria, no meio do gol.

60' - Com ciuminho, Espanha tenta fazer o mesmo, mas manda para fora.

65' - Nada a relatar. Bico, lançamento longo, drible pro lado, escanteio pra fora, tiro de meta, brancos, negros, caneleiras, sono, moleira e tse-tse. Tá faltando vontade. Entra Alex e sai Nacho, o jogador mais gostoso da Espanha (ah, ah, sacaram?).

68' - Espanhol corta para o meio da área e chuta em cima do goleiro. Boa chance. Após o susto, Nigéria retoma as rédeas da partida.

73 - Muito respeito entre os dois times. O que é um absurdo, se fosse 150 anos atrás os espanhóis teriam criado uma guerra civíl entre os africanos para usufruir da rivalidade. Já os nigerianos estariam salivando por um ensopado de europeu. Assim não dá, todo mundo de cueca de seda não dá certo!

77' - Entra Akinsola e sai Osanga no time de camiseta branca. Não entendo, já que o 7 Osanga era um dos poucos com iniciativa, atucanando no lado direito do ataque. Bom, vamos ver o que o pé de coelho do técnico faz de novo no jogo.

82' - Chute de longe de Merida, que arranca simpatia por ter alguma iniciativa essa altura do embate.

86' - Repararam como os ideogramas japoneses e coreanos são diferentes? Com um pouco de atenção dá para diferenciar certinho. Ainda: camacho mandou o sapato de longe e foi bloqueado, o mesmo acontecendo com uma falta pela direita para a Nigéria.

90'+1" - O goleiro nigeriano perdeu a chance de entregar, num forte chute no contra-ataque espanhol.

90'+2' - No contra-contra-ataque quase que Mustafá marca para a Nigéria, com um corte seco dentro da área e o arremate certeiro, defendido para escanteio por De Gea.

90'+3' - O segundo tempo valeu por estes minutos finais! Muita emoção e vontade de ganhar. Nigéria mostrou seu poder de fogo escondido. Agora é prorrogação, a terceira seguida para a Espanha e a primeira para a Nigéria. Até logo e não tire a mão do botão de atualizar.

- Prorrogação:

3' Ex - distraído por um um clipe do Magic Numbers, perdi o comecinho da prorrogação. Espanha parece ter chutado uma bola, segundo o replay acusa. Bom início.

9’ Ex - A bola não sai dos pés africanos. O time trabalha bem sempre pelo meio, abre para a lateral e peca pelo preciosismo. Querem entrar a drible na área e perdem a velocidade da jogada. Horror e improdutivo. Me sinto torcendo para um time carioca.

10' Ex - Saiu o Alfa.

14' Ex - Espetacular! Udho, camisa 4 e capitão do time nigeriano chuta de antes do meio campo, percebendo o goleiro adiantado e acerta o travessão. Que lástima, quase que ele marca de forma linda o gol que só pelé não fez, como disse meu amigo Xinho.

Vamos para o segundo tempo.

23' Ex - Nada pessoal, continuem dormindo na boa. Acho que vamos para os penaltis.

26' Ex - Acreditem, apareceu alguém da FIFA dormindo na TV, atrás do presidente. Iago, de longe, acerta o travessão. Nem assim a pessoa acordou.

Penalidades - Mais uma vez, para variar, termina assim:
NIG 1 - 0 ESP - Edile no ângulo.
NIG 1 - 0 ESP - Illarra para fora.
NIG 2 - 0 ESP - Joshua faz como Edile.
NIG 2 - 0 ESP - Mérida bate e Ajyboie defende no cantinho.
NIG 3 - 0 ESP - Vantagem quase irreversível alcançada com a cobrança de Oseni
NIG 3 - 1 ESP - Ajyboie defende outro e a Nigéria é campeã. Iago desperdiçou.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus