A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« São Silvestre | Home | Regredindo »

São Silvestre II

Falando nisso, vale lembrar que a corrida de fim de ano se chama São Silvestre por acontecer no dia 31 de Dezembro, dia de São Silvestre. Os outros santos do dia são meninas: entre elas Santa Catarina de Labouré e Santa Donata. Porém o machismo vem em hora boa. Seria terrível ouvir próximo à linha de chegada o narrador falando: “lá vem Simon Shimoio, vai faturar a santa catarina pela segunda vez”.

Paralelo a isso, Silvestre é muito importante para a história da igreja. Foi durante o seu pontificado que as perseguições aos cristãos cessaram no império romano do ocidente. Depois de Diocleciano e de Maximiliano terem descido o sarrafo na cristianada, Constantino se mostrou aberto à tolerância religiosa, e aceitou o culto – até então secreto.

Um episódio especial marca a virada. Conta a história que Constantino, sofrendo de lepra, foi aconselhado por um médico a banhar-se no sangue de uma criança para obter a cura. Quando ele estava pronto a mandar sacrificar os pequenos para a ducha, uma visão de São Pedro apareceu frente ao imperador. Pedro ordenou que evitasse o sangue e que se Constantino fosse batizado por Silvestre, toda sua moléstia passaria.

E assim foi feito. Constantino virou católico, foi batizado por Silvestre e se curou de lepra. Como agradecimento liberou o cristianismo e fez doações à igreja católica de grande impacto: como a Sicília toda a muitas áreas ao redor de Roma. São Silvestre, além de virar santo, ganhou dois dias no calendário só pra ele. O dia da corrida, 31 de dezembro – que marca sua morte em 335 - e 20 de novembro, que marca o dia do milagre.

Tudo isso nos deixa outra proposta. Além da corrida voltar a ser de noite, podemos pedir que o vencedor, ao invés de ganhar a coroa e um cheque gigante do Bradesco, seja brindado com um banho de sangue.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus