A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« Sem uso para um Buick* | Home | Milhões de buzinas tocando sem cessar. »

Com uso para um Buick

Ou ainda: mais um post casadinho com o logo abaixo.

Desde que foi noticiado que três caras tentaram navegar em um Buick de Cuba até Miami o mundo nunca mais foi o mesmo. Esse é o ponto de partida para o Jornalismo Buick, tão bem alimentado no Buick Watch.



Para quem não sabe, Buick é um carrão fora de linha. Comum na frota cinqüentenária que circula nas ruas – e nos mares – da ilha de Fidel. Seguindo o verso “quem precisa de um Iate, quando se tem uma banheira” com fé, esses cubanos desencadearam um espiral no jornalismo mundial.

A partir daquele momento, qualquer bizarrice viraria notícia, tudo seria colocado em portais e a ruptura estaria feita em forma de revolução silenciosa.

Mais explicações teóricas você encontra no Manifesto Buick, escrito por Bruno Galera, que junto com Antenor e Mojo gerenciam o site. Site que, aliás, que faz o acompanhamento das inutilidades em portais da Internet. Não apenas selecionando matérias, como colocando em negrito as partes absurdas.

Dizem eles: “o grande foco, na verdade, são as nuances jornalísticas empregadas por redatores desse mundão na hora de dar esse tipo de notícia, com o velho caráter imparcial e objetivo que se reza nas cartilhas de redação por aí.”

* * *

Exemplo clássico de Buickianismo, em uma matéria sobre um possível tsunamis avistado por pilotos hondurenhos:

...A mesma fonte militar disse que o Exército e a Força Naval de Honduras no sul do país estão alertas perante qualquer situação que possa acontecer e que, além disso, têm informação de que o fenômeno estaria mais em direção de Costa Rica e Nicarágua.

"É possível que o oficial tenha confundido com a informação. Não temos esse dado da altura da onda porque ninguém a mediu, mas nos chama a atenção o relatório dos pilotos, que teriam visto a onda perto da costa entre Costa Rica e Nicarágua, por onde voavam nesse momento", ressaltou.

Arévalo disse que "os fenômenos naturais são imprevisíveis", que "não se pode descartar que a onda possa chegar à costa de Honduras e El Salvador". Os pilotos alertaram do fato à Corporação Centro-Americana de Serviços de Navegação Aérea (Cocesna) por volta das 17h (21h horário de Brasília), segundo o comissionado da Copeco. Arévalo enfatizou que o alerta "não é para alarmar ninguém", mas para que os habitantes de regiões hondurenhas como o porto de Amapala, na ilha do Tigre, Coyolito e Cedeño, comunidades hondurenhas no Golfo de Fonseca, tomem precauções.

* * *

Tudo em nome da diversão.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus