A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« Golpe | Home | Deletar é viver »

Indahouse

*Publicado originalmente no semcaneleira.

Foi numa tarde de domingo em 1997 que a ESPN entendeu como funciona o futebol e, conseqüentemente, o mundo. Naquele dia estavam em disputa partidas decisivas da zona européia das eliminatórias para a copa da França. Em campo estava a Espanha, a Rússia, os holandeses de laranja e italianos narigudos, ingleses não-letrados em ginga e belgas de vermelho, todos se acotovelando por uma vaga. Enquanto isso, a ESPN transmitia Irlanda do Norte contra Malta.

Hoje vejo que faz sentido.

A rede de televisão nos mostrou com seu amadorismo que esses recortes são a parte mais importante do futebol, mesmo quando causar ira no telespectador. Minha indignação com a defesa do Ulster e com a previsível tosqueira do embate era o reflexo de uma valorização descabida de outros futebóis igualmente enjoados. A diversão dentro de campo na Europa não existe. A ESPN me mostrou com aquele zero a zero que o errado era eu. Gostar de futebol internacional é semear importância na pequena área dos piores times. Ou seja: o que importa é o nome dos goleiros e a cor das meias, deixo o resto para o Teo José.

Visto esta ideologia desde então. E provo, trazendo agora uma série de recortes adquiridos durante as duas primeiras rodadas das
eliminatórias para a Euro 2008.

Paraná Clube da Noruega


A Noruega estreou com 4 a 1 sobre a Hungria, com todos os gols de presente. Se o São Nicolau nasceu lá eu não sei, mas com aquela defesa pela frente, é sempre natal para o adversário. No primeiro gol o zagueiro recuou errado, no segundo o goleiro cruzou a bola na frente da própria área. O quarto gol foi um chute sem força do bom velhinho Solskajer, que o goleiro aceitou sem problemas.

Cazaquistão

A UEFA aceita os cazaquis nas suas eliminatórias desde 2000, mesmo o país sendo localizado no meio da Ásia, e não na Europa. Dessa vez, eles caíram no mesmo grupo que Portugal. Ou seja, o mais ocidental contra o mais oriental em dois embates em lugares opostos do globo. E o pior: pra chegar tão longe são necessárias umas dez horas dentro de um Tupolev. Levando em consideração a sucata que anda a companhia aérea local, o vôo é mais perigoso que uma dividida com o Maniche.

Uniformes novos

Pais de Gales anda desfilando seu pouco futebol dentro de uma camiseta amarela e calções verdes. Não sei o motivo, talvez queiram parecer brasileiros para assustar os adversários. Duvido muito que alguém acredite, afinal, eles jogam com raça e parecem amar sua pátria.

Irlanda e Malta

Não vi os resultados de Malta, mas devem ter perdido. A Irlanda no norte estreou tomando três a zero da Islândia em casa. Na seqüência, foi até a Espanha e venceu a "fúria" por 3 a 2. Vou ligar para a ESPN e ver se eles me explicam.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus