Das coisas que fizeram a minha viagem de Natal

Voltei da Finlandia um dia antes da Vigilia de Natal. Voltei tranquila porque consegui ir até a Vila do Papai Noel no Polo Norte e nao entrei para visita-lo. Por questao de principios nao quis uma foto com o bom velhinho, que custava €17 e para a qual deveria fazer a fila com os bambinos que estavam ali so esperando aquele momento.

Na Vila do Papai Noel, que fica exatamente onde marcam a linha imaginaria do circulo polar artico, o mais legal sao as renas que puxam os trenos e o Santa Park, onde as crianças ficam deslizando em escorregadores de gelo. A Christmas House é uma das cabaninhas mais gracinha, junto com a dos Correios que recebe milhoes de cartinhas todos os anos.

Acreditem, as cartas para o Sr. Noel chegam mesmo. Encontrei uma caixa com as cartinhas dos italianinhos, e nos envelopes os endereços mais abstratos do tipo rua das estrelas no. 0 - Polo Norte, ou so Papai Noel - Polo Norte.

Mas fora a lenda marketeira de Natal, o especial da Laponia é o dia sem sol. Na verdade, o sol esta ali, mas abaixo do horizonte, da para ver so alguns raios, como se fosse sempre crepusculo. A foto do post anterior foi feita pelo meio dia, ponto auge de luz. O trem que me levou para Rovaniemi chegou as 8 da manha e uma hora depois do café eu queria perguntar se o dia nascia mesmo daquelas partes ali, porque era ainda escuro profundo de noite. Depois acabei descobrindo sozinha.

A hora da janta é oficialmente as 5 da tarde (ou noite). Estranho nesse ritmo de nascer o dia as 10:30 e jantar as 5, é o almoço, que acaba sendo sempre saltado. As maravilhas da cozinha finlandese lembram um pouco a alema. Batatas e wrustels, com molhos de frutos selvagens, almondegas e também salmao feito de todos os modos e carne de rena. Experimentar essa ultima foi sensacional. Cheguei a pensar que passaria mal de tanta pena do animal, mas a carne é super macia e nao muito diferente de um file de carne de gado. A sopa de salmao com verduras é uma das melhores pedidas com um preço bem em conta.

A sauna é tradicional. Dizem que se pode fazer até 120 graus, mas o ideal é nos 80. Depois de algumas dezenas de minutos de calor, ele se jogam na agua fria, que pode ser uma piscina ou um lago, totalmente ao natural. O ritual da sauna acaba sempre com uma boa cerveja. Confesso que nao tive coragem de me jogar na agua do inverno laponico, mas uma cerveja escura foi o desfecho perfeito.

A habilidade dos finlandeses sobre os patins é notavel. Os menininhos de escola elementar se mostram ja umas ferinhas jogando hockey nas quadras geladas atras dos colégios. No fim da tarde, no ultimo dia em Helsinki, a pista de patinaçao estava lotada de meninas que faziam seus giros e dançavam com desenvoltura enquanto muitos turistas tinham que utilizar os "caminhadores" para iniciantes. Belo so de olhar.

As estradas se congelam facilmente nas temperaturas polares de Rovaniemi. O que nao muda muito para os motoristas locais, que aceleram quando podem e freiam nas curvas para deslizar mesmo e assustar os pobres brasileiros que se aventuram por essas partes do mundo. De Rovaniemi para o norte existem poucos trens e mais linhas de onibus. Renunciei, sem duvidas, qualquer viagem adicional por causa desse pequeno detalhe. A saber, no norte da Finlandia sao menos de 5 habitantes por km quadrado.

Outra coisa que eu me marcou na Laponia foi o rio congelado. Podia-se verdadeiramente caminhar sobre ele. Em dois dias que eu fiquei na cidade, deu para ver o gelo avançando nas partes ainda liquidas.

Tenho ainda muitas fotos para colocar online, mas vou com calma. Essa viagem foi rapida, apenas uma semana, mas com muita informaçao para se assimilar assim tao de repente.

[Aqui, o set]

por vanessawoz | 25 de dezembro | Comentários (508) | TrackBack (0)

"So may the sunrise bring hope where it once was forgotten
Sons are like birds, flying always over the mountain..."

por vanessawoz | 22 de dezembro | Comentários (0) | TrackBack (0)

O mais ao norte que eu ja estive

Circulo Polar Artico - Finlandia
Ontem a noite.

por vanessawoz | 20 de dezembro | Comentários (0) | TrackBack (0)

Eu vi uma rena

mas eu tive medo dela e é por isso que a foto foi tirada assim no meio de dois carros escondida da bichinha. Foi uma das coisas mais lindas que eu vi nessa terra de estremos, perdendo so para a partida de hockey de uns molequinhos na quadra de uma escola no fim da tarde (o que quer dizer ja algumas horas de noite no inverno do final do mundo).

por vanessawoz | 19 de dezembro | Comentários (0) | TrackBack (0)

Tampere - Rovaniemi

Acho que hoje eu estou mais ao norte no mundo do que eu jamais estive. Passei a noite em um trem que depois de 10 horas de viagem me deixou em Rovaniemi, quase na latitude do Circulo Polar Artico. Estranho aqui sao as poucas horas de luz. Das fotos que eu fiz em Tampere ontem, as melhores foram entre 3 e 4 da tarde, no crepusculo. Coloco as thumbnails com links aqui embaixo para quem quiser ve-las.

por vanessawoz | 19 de dezembro | Comentários (4) | TrackBack (0)

Polar Express

Eu descobri que o que eu gosto de fazer mesmo é fotografia de viagem. Decidi fazer um livro de viagem so com fotos depois que eu voltar da minha proxima aventura. Estou pegando um aviao para a Finlandia. Vou para ver renas, passear com [huskies], atravessar o Circulo Polar Artico e ver o marketeiro do Natal de perto na [Vila do Papai Noel]. Ao som de In the Shadows, by [The Rasmus].

por vanessawoz | 17 de dezembro | Comentários (2) | TrackBack (0)

Eu nao gosto de felinos...

mas estou apaixonada pelo novo [Leopard].
E o melhor (e o que vai fazer metade do Insanus me xingar) é que estou influenciando boa parte do staff de Linate a trocar o seu computador pessoal por um Mac. Ninguém curtiu o Vista anyway.

por vanessawoz | 16 de dezembro | Comentários (0) | TrackBack (0)

Milano Merry Xmas

por vanessawoz | 12 de dezembro | Comentários (2) | TrackBack (0)

xmas wishlist

A pelicula versus o digital na lista de natal de um amante da fotografia pode ser uma guerra cara. De 10 euros por uma camera descartavel a 30 mil por uma super digital profissional. Mas supondo que Papai Noel nao fizesse as contas do que vai no seu grande saco vermelho, aqui vai uma lista do que tanto os apaixonados pelo pixel como os charmosos que ainda usam o negativo podem apreciar.

[Alpa 12] - Ja ouvi falar que é a Rolls Royce das cameras, com um verdadeiro sistema fotografico. Uma top top do filme, totalmente personalizavel e construida a mao. Entraria certo para a minha lista.

[Hasselblad H3d-39II] - A médio formato das digitais SLR. Um sonho de consumo profissional, que custa mais de €30mil. Sensor de 39 milhoes de pixels, 48x36 mm e LCD display de 3".

[Olympus µ-v] - Super Nitidez. A opçao compacta para o negativo.

[Canon Digital Ixus] - Essa é a que eu recomendo a todos que querem uma compacta digital, fica à escolha o modelo.

[Leica M7] - Classica a filme e atualissima. Preço nos seu 3mil euros e indispensavel em qualquer lista de cameras fotograficas.

[Canon EOS 40D] - O update da camera que eu normalmente uso, a 30D. Semi-profi, de 10 megapixels, altamente recomendavel.

[Kodak Ultra Compact] - Descartavel, com flash e objetivo Ektanar otimizado para situaçoes de pouca luminosidade. O custo é baixo em relaçao às cameras fotograficas normais e é uma otima soluçao em caso memory card cheio ou falta de bateria. Outro ponto positivo é que ela nao parece tao de brinquedo como as descartaveis pretas e amarelas.

[Pure Digital Cvs] - Camera digital descartavel. Lançada em 2004, com possibilidade de 25 fotos (deletaveis). Nao sei o quanto o mercado absorveu dessa camera. Nao encontrei nenhuma atualizaçao desde entao. So em 2005, do mesmo produtor, a camcorder digital também descartavel. Se alguem testar, pode me mandar os resultados por email.

E boas fotos de Natal.

por vanessawoz | 9 de dezembro | Comentários (1) | TrackBack (0)

Gabriel

O [Gabriel] sempre foi o meu menino das playlists. Ele fez um milhao delas. E algumas ele escreveu a mao. Eu acho que ele achava mais genuino... A Soundtrack for a Rainy Day é a playlist de hoje.

soundtrack4rainyday_1.jpg

Homenagem e lançamento do livro em memória de Gabriel Pillar, criador do Insanus.
Data: 4 de dezembro
Horário: 19h
Local: Galeria de Arte do Dmae, rua 24 de Outubro, 200. Porto Alegre - RS.


vanessawoz direto do velho mundo.