Mordendo a língua

Não é verdade que na Itália não se encontram filmes em língua original no cinema. Só tem que procurar muuuito bem. Achei esse olhando em baixo do tapete: [UCI cinemas]

por vanessawoz | 26 de fevereiro | Comentários (0) | TrackBack (0)

Lion's mane

Ando muito relapsa com a fotografia ultimamente, mas não é por falta de paixão, só um misto de falta de tempo e de inspiração. Para me fazer perdoar de mim mesma, procuro fotos que ainda podem me dar o gostinho do "foi eu quem fez isso". Esse foi meu último post no flickr e é uma foto que ficou para trás em dezembro enquanto passeavo com meu irmão pela Itália. Gosto muito dela, parece banhada em cobre. "Lion's mane" vem do fato de que o leão é o símbolo do Veneto e de cuja bandeira faz parte. E para mim, me encontravo naquele momento bem no fim de sua cabeça, a beira do Canal Grande em Venezia.


por vanessawoz | 25 de fevereiro | Comentários (0) | TrackBack (0)

Loro sono due, noi siamo three.

Nessas minhas análises sobre a italianidade, decidi ver "O Poderoso Chefão" em língua original. Juro que foi uma das experiências mais prova de conhecimento que eu já vivi até agora. E o mais satisfatório e engraçado foi eu ter entendido a mistura toda.

"Ma perchè? Michele, perchè non pick up my car?" (No maior sotaque siciliano, um dos homens de Michael Corleone, enquanto ele se esconde depois de se vingar do atentado à vida de seu pai na America).

Connie: Dinner's on the table.
Carlo: I'm not hungry yet.
Connie: Your food is on the table. It's getting cold.
Carlo: I'll eat out later.
Connie: You just told me to make you dinner!
Carlo: Hey, vaffunculo, eh?
Connie: Aw, vaffunculo you!


---
No final do último verão aqui, conheci umas senhoras que viajavam da Sicilia de volta para os Estados Unidos. Na verdade, como funcionária do aeroporto, eu lhes deveria indicar a direção para o próximo vôo. Logicamente me dirigi a elas em italiano, porque pelos nomes me pareciam todas italianas. Surpresa, porém, elas não falavam italiano, só dialeto siciliano e inglês americano...


---
Fato: todos os filmes em salas de cinema na Itália, são dublados para o italiano. Nunca me aconteceu de ir ao cinema e ver filme em Inglês.


---
Esses dias um colega de curso, Sueco, me chamou a atenção para o fato de que tu não pode falar inglês muito corretamente com os italianos, senão eles não te entendem.

Do tipo:
She is very fashionable!
ahn??
She is fashion!
ahhhh!

Não é sempre, mas acontece muuuuito frequentemente.

por vanessawoz | 24 de fevereiro | Comentários (3) | TrackBack (0)

Particularidades

A Itália é pior que uma paixão. Te prende nos mínimos detalhes, te faz acreditar que não viverias sem eles. E quando te ignora, te faz uma falta tremenda. Isso porque a Itália é particular. Os defeitos e as belezas se confundem, e tu não sabes se os ama ou se os odeia. O video abaixo foi feito por italianos, e é bastante fiel a realidade sobre as diferenças deles com o resto da Europa. Aqui elas me fazem mais rir do que irritar, certamente.

por vanessawoz | 20 de fevereiro | Comentários (0) | TrackBack (0)

Lo specchio dell'Italia degli anni 80

Outro dia um amigo italiano tentou me ensinar uma música. Ele cantava a primeira parte de uma estrofe e depois esperava que eu continuasse com a palavra final. Só um problema: eu não conseguia parar de rir. Entre gli spaghetti al dente e la chitarra in mano tive que verificar o [histórico Lastfm do cantor] e no fim acabei num videoclip no youtube. Não pude evitar de postar. Eis o italiano vero.

por vanessawoz | 18 de fevereiro | Comentários (2) | TrackBack (0)

Ahhhh internacionalidade...

Tem coisa melhor do que danish butter cookies com doce de leite conaprole?

por vanessawoz | 18 de fevereiro | Comentários (0) | TrackBack (0)

Viagem Sweetspots

Sou louca para conhecer o Japão.
Só tenho medo de esquiar...

[Join the Crew] para a Patagonia esse ano.

por vanessawoz | 13 de fevereiro | Comentários (0) | TrackBack (0)

I [heart] Apple

mas precisava muito ouvir [isso].
quem sabe agora meu AirPort volte a funcionar como antes...

por vanessawoz | 12 de fevereiro | Comentários (1) | TrackBack (0)

Em Milão, o carnaval dura mais.

Os milaneses terminam o carnaval no sábado, então hoje é o dia da ressaca provincial. Até ontem as crianças ainda estavam fantasiadas por todos os lugares, com um saquinho de confetes nas mãos, fazendo o terror dos garis da cidade. Hoje o silêncio é a ordem do dia...

Mas por que a quarta-feira de cinzas deles cai no domingo? A explicação é porque eles seguem o rito Ambrosiano da Igreja, diverso daquele seguido no resto do Ocidente, o chamado rito Romano.

La differenza tra il carnevale ambrosiano e quello in uso del resto del mondo è dovuto proprio al diverso modo di calcolare la Quaresima. Nel rito romano le domeniche non sono calcolate come giorno di penitenza, e quindi la quaresima è più lunga e comincia prima. Vi sono differenze anche nella concezione dei venerdì di Quaresima: per il rito ambrosiano, infatti, il venerdì è feria aneucaristica, durante la quale non possono essere celebrate messe. [Fonte Wikipedia]

O calendário para o Advento também difere. Já que a Quaresma é mais curta, no rito Ambrosiano, a preparação para o Natal é de seis semanas ao invés de quatro como no rito Romano.

por vanessawoz | 10 de fevereiro | Comentários (1) | TrackBack (0)

Na Estrada

Sabe o que mais me assusta quando eu vou para o Brasil? As auto-estradas simples, aquelas em que um vai e outro vem sem nenhuma divisão. Pouco antes de viajar, paro e penso no percurso Porto Alegre - Erechim e nos ônibus da Unesul. Calafrios.

Esse ano, a Porto Alegre - Erechim nos deu um susto que justificou bem os meus calafrios para o resto da vida. Fomos alvo de um carro que vinha em sentido contrário e perdeu o controle debaixo de uma chuva dos infernos. Hoje sei o quanto os rallies que meu irmão participou lhe ajudaram a pensar rápido na hora em que o carro está girando de volta para a pista em direção a um caminhão... era ele no volante. Ainda bem, só assim não terminamos entre o idiota ali embaixo e aquelas árvores pró-homicídio.

Têm quem teme a violência, os assaltos, os seqüestros-relâmpago... não lhes tiro a razão, mas eu temo as auto-estradas simples do Rio Grande do Sul, as com pedágio mais do que as outras.

por vanessawoz | 9 de fevereiro | Comentários (0) | TrackBack (0)

Escapadinha

[Great Escapes Around the World]
O mais novo item da minha wishlist.
Nem que seja só para sonhar.

por vanessawoz | 8 de fevereiro | Comentários (0) | TrackBack (0)

Programação Zero

Agora que passou, posso até confessar sem muito receio o porquê de ter voltado para a Europa na quinta-feira antes do carnaval. Pura falta de programação.

Para se ter uma idéia, me sentia a única no aeroporto de Guarulhos inteiro a segurar um cappotto de inverno enquanto todos falavam em praia, Bahia, carnaval, caixas de cervejas e gostosas do orkut. Sim, eu era literalmente um alien. Tinha ficado de encontrar minha prima ali, porque ela também estava partindo. Quando cheguei, atrasada uma hora num vôo [OceanAir], ela já estava na sala de embarque quase entrando no avião. Queria que eu fosse fazer o check-in para entrar lá e lhe dar um abraço. Só que as horas até meu próximo vôo eram tantas que no momento em que eu estivesse fazendo o check-in, ela já estaria em Salvador com uma Bohemia na mão...

"Como uma brasileira vai passar férias no Brasil e volta um dia antes do carnaval?" Na Itália, os comentários se multiplicaram aos milhões até que finalmente chegou a quarta-feira de cinzas. Espero que se esqueçam logo e parem de me encher o saco. Nunca fui uma grande foliã, mas este ano me enganei feio. Não me baseio nos feriados normais para ter dias de folga, então nem pensei de ver quando caía o carnaval... Sacanagem é que este ano ele foi cedo demais e todo mundo pensa que eu escapei da festa.

Minha lição, never take things for granted, principalmente antes de viajar para casa.

por vanessawoz | 7 de fevereiro | Comentários (5) | TrackBack (0)

fomos e somos insanus

Uma das regras de um blogueiro é escrever por prazer. Ou melhor, pela diversão. Confesso que no último ano pensei como alguém mais, e não via muito sentido em ter um blog no Insanus sem o Gabriel por perto. Postar tinha ficado sem graça sem os seus comentários inevitáveis ou o seu famoso "vai postar no blog!" Fora toda a sua força criativa e amizade inestimável. Isso foi tomando muito de mim.

Entrando em 2008 precisei dar dois passinhos para trás (to see the whole picture), e fui buscar no iníco de tudo o porquê de escrever numa comunidade como o Insanus. E a resposta é porque nós nos divertiamos. Porque para mim faz mais sentido blogar num espaço onde eu faça parte de um grupo interessante de pessoas com quem eu me dou bem e tenho uma história, do que fazer carreira solo na web.

Muitos dos que passaram pelo Insanus já sentiram isso, mas hoje amadureceram para outros projetos. Vou sentir saudades da antiga comunidade e do grupo de pessoas. Relutante, provavelmente mudarei meu blogroll e também a lista de blogs na capa.

Resolução de ano novo? Não sei...
Eu pretendo continuar escrevendo por aqui.

por vanessawoz | 6 de fevereiro | Comentários (0) | TrackBack (0)

Lady in red

Começo o ano com um blog novo! Template by Gabriel, o dono, num projeto que eu demorei a assumir, mas agora vai. Andei pensando, enquanto estava no Brasil, que eu gostaria de voltar a me divertir blogando. Então iniciamos 2008 viajando afu, no maior soul delay, sem dar tempo de se acomodar.

Abaixo, alguns posts do arquivo na beleza do travel light, estilo que espero adotar esse ano na Europa, depois de pagar muuuito excesso de peso nos vôos internos brasileiros.

[Soul Delay] [Bypasses] [It's a carpe diem world after all]
[Gone] [Lake Como] [Englishman in New York]
[Made in Italy] [Polar Express]

Boa Viagem de Carnaval!!!
E por favor, lembrem-se dos Ingleses recomendando
Have a safe trip home!!

vanessawoz direto do velho mundo.