home. arquivos: julho07. junho07. maio07. abril07. março07. fevereiro07. janeiro07. dezembro06. novembro06. outubro06. setembro06. agosto06. julho06. junho06. maio06. abril06. março06. fevereiro06. janeiro06. dezembro05. novembro05. outubro05. setembro05. agosto05. julho05. junho05. maio05. abril05. março05. fevereiro05. janeiro05. dezembro04. novembro04. outubro04. setembro04. agosto04. julho04. junho04. maio04. abril04. março04. fevereiro04. janeiro04. dezembro03.

Insanus
alexandre
bensimon
bituca
bruno
cardoso
carol
cisco
cove
daniel
firpo
gabriel
hermano
menezes
nova corja
parada
träsel
vanessa

Blogroll
3 vozes
alliatti
anna martha
antenor
bibs
bulcão
carine
conjunto comercial
dani
diego
g7+henrique
iuri
jousi
lima
lu
madureiras
marcia
mirella
nego
patrício
rodrigo
soares silva
solon
tams

Oriente


Uma das poucas coisas que aprendi na aula de sociologia do Hugo Dantas é que não devemos julgar as culturas valorativamente, ou seja, não existe cultura melhor, nem cultura pior, apenas diferentes.
É engraçado pensar nisso quando a gente olha pra essa moda de endeusar tudo, absolutamente tudo, que é oriental. As tatuagens, os adesivos nos carros, as camisetas, tudo hoje são ideogramas. As comidas, as filosofias, os passatempos, as soluções para nossa sociedade consumista e vazia, até os desenhos animados, tudo vem de lá.
Nada contra, mas estamos invertendo os pólos sem alterar a raiz idiota da questão. Antes (eu digo bem antes mesmo, no tempo em que se passa O Último Samurai, por exemplo), era comum a idéia de que a cultura ocidental era melhor e mais desenvolvida e blá blá blá. Aí a coisa inverteu, hoje eles é que são sábios e evoluídos, enquanto nós somos atrasados e pouco espiritualizados. Quer dizer, continuamos julgando que uma cultura é melhor do que a outra, só mudamos a perspectiva.
É claro que temos muito a aprender com os sábios orientais. Mas e quem disse que eles não têm o que aprender conosco? Fato é que todos os problemas do lado de cá, chamamos de "ah, essa sociedade consumista ocidental aí", enquanto que todos as maluquices de lá ganham a desculpa de "ah, é que é uma cultura diferente, outros padrões". E aí eu trabalhar dezoito horas por dia porque quero comprar o carro tal é burrice, mas cometer suicídio porque tenho notas ruins na escola e vou envergonhar minha família não é, é apenas diferença cultural. Ah, me poupem.

parênteses: sei muito bem que estou sendo generalista ao botar tudo que é oriental no mesmo saco. Para quem discordar dessa atitude, recomendo ler o blog do Alexandre Soares Silva, especialmente um post que já recomendei aqui antes.

E esses cursos orientais que eu vejo por aí. Nada mais ocidental. Muitos são máquinas de fazer dinheiro, inclusive. Aliás, acho que é um investimento bem seguro hoje em dia:
- escolher um nome com três palavras monossilábicas, sendo uma delas, obrigatoriamente iniciada com "ch". ex: hon chin pon, kein lon chan.
- escolher um país oriental como origem. dica: Tailândia está na moda.
- colocar os termos "oriental" e "milenar" em algum lugar.

Pra encerrar: o Budismo. É uma religião bem interessante mesmo (até o Nietzsche foi condescendente com ele), mas, como disse o
Hilton, certa feita: "Saulo, me diga por que as pessoas que se dizem budistas são as menos budistas e te dou um pirulito". É isso, não dá pra explicar. Assim como não dá pra explicar como tanta gente inteligente faz reverência aos textos sobre budismo, que em geral me lembram o Lair Ribeiro palestrando.