home. arquivos: setembro07. agosto07. julho07. junho07. maio07. abril07. março07. fevereiro07. janeiro07. dezembro06. novembro06. outubro06. setembro06. agosto06. julho06. junho06. maio06. abril06. março06. fevereiro06. janeiro06. dezembro05. novembro05. outubro05. setembro05. agosto05. julho05. junho05. maio05. abril05. março05. fevereiro05. janeiro05. dezembro04. novembro04. outubro04. setembro04. agosto04. julho04. junho04. maio04. abril04. março04. fevereiro04. janeiro04. dezembro03.

Insanus
alexandre
bensimon
bituca
bruno
cardoso
carol
cisco
cove
daniel
firpo
gabriel
hermano
menezes
nova corja
parada
träsel
vanessa

Blogroll
3 vozes
alliatti
anna martha
antenor
bibs
bulcão
carine
conjunto comercial
dani
diego
g7+henrique
iuri
jousi
lima
lu
madureiras
marcia
mirella
nego
patrício
rodrigo
soares silva
solon
tams

Fígado


Esses dias vi Turistas, aquele que foi acusado num patético abaixo-assinado de denegrir a imagem do Brasil ao mostrar o país como um lugar desorganizado, atrasado e dominado pelo caos, onde turistas são raptados e têm seus órgãos retirados e vendidos para transplante.
Claro que se trata de um filme bem medíocre, como todos os pertencentes ao seu gênero (história de ação com sustinhos e roteiro respingado de sangue - também conhecido como filme com CENAS FORTES*), mas é preciso admitir que por trás das câmeras havia alguém que conhecia muito bem o Brasil. A língua, os costumes, a geografia, as características do povo, tudo é muito bem retratado (emblemática a cena em que a turista estrangeira que está há mais tempo no Brasil comenta o curioso hábito tupiniquim de usar biquinis minúsculos e nunca fazer topless, argumentando que "estamos em um país católico, afinal!"). Ou seja, o Brasil aparece - adivinhem - como um lugar desorganizado, atrasado e dominado pelo caos. Ah: e violento e corrupto, naturalmente.
O único erro do roteiro na caracterização brasileira é (SPOILER chegando, pense antes de ler) colocar o vilão da história como um médico que rouba órgãos de estrangeiros para doar - sim, isso mesmo, doar - para um hospital público carioca. Quem no Brasil roubaria rins se não fosse para vender por uma boa soma de dinheiro? E o pior: o médico retira as vísceras dos pacientes letárgicos enquanto faz um discurso muito lamentável e comunista do tipo "vocês, países ricos, nos exploram. Essa é a minha vingança, Hua, hua, hua".
No mais, não veja. Nem cenas fortes tem.

*Nota mental: lembrar de escrever sobre.

Geografia


Se tem uma coisa que não consigo entender no mundo é existir um lugar chamado Piriápolis no Uruguai. A primeira vez que ouvi alguém dizer "Fui a Montevidéu e dei um pulinho em Piriápolis" exclamei na hora:

- Ué, como assim do Uruguai até Goiás tão rápido?

Definição


Tenho uma grande admiração pelo gênio anônimo que cunhou a expressão "ambiente agradável". Poucas vezes vi algo dizer tão pouco e ser tão difundido pelo mundo. Praticamente todos os lugares, de farmácias a restaurantes, se vendem como possuidores de um ambiente agradável, mesmo que ninguém tenha a menor idéia do que isso quer dizer na prática.
Aliás, o que será que significa, na gênese do termo? Ambiente limpo, com uma leve brisa e cheiro de lavanda? Sem nenhum fã do The Doors por perto? Ou talvez um espaço onde é vetada a entrada de gente que usa muita loção pós-barba?
É mais ou menos a mesma situação do "um novo conceito em (coloque aqui seu ramo de negócio)", também usado sem critério. Mas esse, pelo menos,dá pra imaginar como surgiu.