home. arquivos: julho07. junho07. maio07. abril07. março07. fevereiro07. janeiro07. dezembro06. novembro06. outubro06. setembro06. agosto06. julho06. junho06. maio06. abril06. março06. fevereiro06. janeiro06. dezembro05. novembro05. outubro05. setembro05. agosto05. julho05. junho05. maio05. abril05. março05. fevereiro05. janeiro05. dezembro04. novembro04. outubro04. setembro04. agosto04. julho04. junho04. maio04. abril04. março04. fevereiro04. janeiro04. dezembro03.

Insanus
alexandre
bensimon
bituca
bruno
cardoso
carol
cisco
cove
daniel
firpo
gabriel
hermano
menezes
nova corja
parada
träsel
vanessa

Blogroll
3 vozes
alliatti
anna martha
antenor
bibs
bulcão
carine
conjunto comercial
dani
diego
g7+henrique
iuri
jousi
lima
lu
madureiras
marcia
mirella
nego
patrício
rodrigo
soares silva
solon
tams

Go Pops


Minha já tradicional sessão de cinema dos sábados à tarde na Casa de Cultura foi preenchida hoje com Seabiscuit. O filme, que está correndo por fora na disputa do Globo de Ouro (o que, considerando-se a temática jóquei da película, acaba sendo um trocadilho) fez sucesso nos EUA (por aqui foi meio escanteado pelo público e pelas salas de cinema). Parte desse sucesso deve-se, com certeza, a presença da Grande Depressão como elemento costurador da trama. O filme é, aliás, um daqueles que pode ser catalogado na categoria "drama de hollywood clássico": bom tecnicamente (graças ao profissionalismo que há por lá), boa fotografia, direção de arte, etc; uma bela trilha incidental orquestrada; bons atores e uma história (bem contada) que fala sobre uma pessoa (ou grupo de pessoas) que supera alguma adversidade e consegue vencer - nada mais americano.
No caso de Seabescuit, a adversidade é o Crack da Bolsa. Não vou falar mais pra não estragar pra quem não viu, mas uma coisa preciso comentar. É interessante ver que o cavalo Seabescuit e seu jóquei Red (vivido por Tobey Maguire) foram bastante populares nos anos 30. Tudo porque representavam a vitória frente aos obstáculos que a vida impõem. Eram doses de otimismo para a grande massa de americanos que estava desempregada e/ou havia perdido quase tudo.

Quanto a interpretações, eu destacaria o Chris Cooper. Não que ele esteja espetacular - como estava em Adaptação - mas ele vive um papel bem difícil. Quer dizer, eu, leigamente, acho que viver papéis de pessoas sisudas e de pouca expressão facial é mais difícil do que interpretar personagens que permitem caretas e gesticulações exageradas.