home. arquivos: setembro07. agosto07. julho07. junho07. maio07. abril07. março07. fevereiro07. janeiro07. dezembro06. novembro06. outubro06. setembro06. agosto06. julho06. junho06. maio06. abril06. março06. fevereiro06. janeiro06. dezembro05. novembro05. outubro05. setembro05. agosto05. julho05. junho05. maio05. abril05. março05. fevereiro05. janeiro05. dezembro04. novembro04. outubro04. setembro04. agosto04. julho04. junho04. maio04. abril04. março04. fevereiro04. janeiro04. dezembro03.

Insanus
alexandre
bensimon
bituca
bruno
cardoso
carol
cisco
cove
daniel
firpo
gabriel
hermano
menezes
nova corja
parada
träsel
vanessa

Blogroll
3 vozes
alliatti
anna martha
antenor
bibs
bulcão
carine
conjunto comercial
dani
diego
g7+henrique
iuri
jousi
lima
lu
madureiras
marcia
mirella
nego
patrício
rodrigo
soares silva
solon
tams

O Estalo


Vamos brincar de Dráuzio Varela?
Convido todos a acompanhar comigo o nascimento e a evolução de um post, desde a sua concepção mais inicial até o momento em que ele acaba aqui, disponível para vocês, meus cinco queridos leitores.
Para matar dois animais desferindo apenas um golpe, vamos acompanhar a gestação do post "As Cem Melhores Coisas Que Já Ouvi", já prometido aqui outrora. Assim garanto que ele sairá.

A gestação de um post

Posts podem nascer de pelo menos algumas centenas de jeitos diferentes. Podem vir de uma situação vivida - o texto de blog em essência -, da necessidade de expressar alguma opinião, de falar de algo que se leu/ouviu/viu, de noticiar fatos, etc. E esses fatores ainda podem se combinar entre si infinitamente, formando HÍBRIDOS.
Tudo isso, claro, sempre vai depender do perfil do blog e de quem o escreve. Alguns podem falar de tudo o que está aí em cima. Outros podem não falar de nada disso.
Mas independente do tipo de post, todos têm alguns aspectos em comum. Esses aspectos formam a espinha dorsal do texto de blog. São eles: o estalo, a fomentação, a concepção, a execução e a publicação.
É claro que etapas podem ser puladas, misturadas, ignoradas ou adicionadas nesse processo, mas em geral acontece mais ou menos assim.

O Estalo

Eureka dos blogueiros, o estalo é o momento em que se juntam dois pólos: de um lado, está um assunto potencial, do outro, um blog esperando esperando por textos.
O estalo é o ímã que atrai um pólo para o outro.
Para mim, é expresso verbalmente através da expressão "hm, isso dá um bom post". Mas talvez para os outros não seja nada disso.
Curioso é que quando temos uma certa, digamos, responsabilidade de escrever ("tenho um blog e preciso mantê-lo atualizado"), a gente passa a viver num estado constante de vigília, sempre em busca do estalo que vai unir os pólos.
Particularmente, não acho isso ruim. Hoje olho para tudo de modo mais atento, cuidadoso. Um homem andando de bengala na rua pode render texto. Um caco de vidro no chão também.
E nada disso é forçado ou cansativo, apenas canalizei uma energia que sempre tive. A energia de estar constantemente observando as coisas.
No caso específico do "Cem Melhores...", o post nasceu, pura e simplesmente, da minha vontade de fazer minha própria lista de melhores canções. Eu estava cansado de listas que não colocam cinco músicas dos Beatles entre as cem melhores.
Dei uma de PT. Cansei de ser pedra e quis ser vidraça.

No próximo episósio: Fomentação. A hora de começar a transformar uma idéia em texto.