home. arquivos: setembro07. agosto07. julho07. junho07. maio07. abril07. março07. fevereiro07. janeiro07. dezembro06. novembro06. outubro06. setembro06. agosto06. julho06. junho06. maio06. abril06. março06. fevereiro06. janeiro06. dezembro05. novembro05. outubro05. setembro05. agosto05. julho05. junho05. maio05. abril05. março05. fevereiro05. janeiro05. dezembro04. novembro04. outubro04. setembro04. agosto04. julho04. junho04. maio04. abril04. março04. fevereiro04. janeiro04. dezembro03.

Insanus
alexandre
bensimon
bituca
bruno
cardoso
carol
cisco
cove
daniel
firpo
gabriel
hermano
menezes
nova corja
parada
träsel
vanessa

Blogroll
3 vozes
alliatti
anna martha
antenor
bibs
bulcão
carine
conjunto comercial
dani
diego
g7+henrique
iuri
jousi
lima
lu
madureiras
marcia
mirella
nego
patrício
rodrigo
soares silva
solon
tams

Teledramaturgia


Extraído do Manual Prático da Novela Brasileira, que acabo de inventar.

- Como mostrar que uma personagem está sofrendo de amor

Coloque-a andando a pé em uma avenida de trânsito caótico (exemplo: Avenida Brasil, no Rio de Janeiro). A cena ganhará muito em intensidade se o passeio for noturno.
Outra idéia interessante é deslocar a personagem para um dos cantos da tela, dando destaque para os faróis dos carros que passam em alta velocidade, enquanto ela caminha lentamente ao som de uma música triste.
Personagens de novela reclamam da violência urbana que "tá um horror, né? A gente nem pode mais sair de casa!", mas na hora de sofrer, não pensam duas vezes: vão para uma avenida movimentada e andam tranqüilas, preocupadas apenas com seu grande amor, que foi criar avestruz em um estado do Centro-Oeste - e justo com sua melhor amiga.

- Como utilizar a trilha para aumentar o erotismo da cena

Nos confins da nossa mente, solos de saxofone estão intimamente relacionados a comportamento libidinoso. Então é fácil: só chamar num Kenny G cheio de volúpia e agudos prolongados.
Uma atuação repleta de piscares de olhos e bocas repuxadas também ajuda.