home. arquivos: setembro07. agosto07. julho07. junho07. maio07. abril07. março07. fevereiro07. janeiro07. dezembro06. novembro06. outubro06. setembro06. agosto06. julho06. junho06. maio06. abril06. março06. fevereiro06. janeiro06. dezembro05. novembro05. outubro05. setembro05. agosto05. julho05. junho05. maio05. abril05. março05. fevereiro05. janeiro05. dezembro04. novembro04. outubro04. setembro04. agosto04. julho04. junho04. maio04. abril04. março04. fevereiro04. janeiro04. dezembro03.

Insanus
alexandre
bensimon
bituca
bruno
cardoso
carol
cisco
cove
daniel
firpo
gabriel
hermano
menezes
nova corja
parada
träsel
vanessa

Blogroll
3 vozes
alliatti
anna martha
antenor
bibs
bulcão
carine
conjunto comercial
dani
diego
g7+henrique
iuri
jousi
lima
lu
madureiras
marcia
mirella
nego
patrício
rodrigo
soares silva
solon
tams

Brincando de Jô Soares


É com grande prazer que Mujique apresenta sua nova série. Em Brincando de Jô Soares*, vamos destrinçar a origem etimológica de palavras da língua portuguesa, apresentando em detalhes suas curiosas origens. Tudo na base do palpite aleatório, claro. Se assim não fosse 1) não seria brincadeira e 2) nossa equipe realmente saberia do assunto, e seria entrevistada pelo Jô e sufocada por seu imenso conhecimento no assunto.
E para começar, duas gírias que não saem da boca do povo, legal e massa, e uma vestimenta que não sai do corpo dos homens, a cueca.

Legal

Era para ser apenas uma campanha contra o crime, mas rapidamente dizeres como "pagar o bonde antes de descer é legal" e "roubar do armazém não é legal" transformaram a palavra em sinônimo de tudo aquilo que era divertido, massa (ver próximo), do bem.
A gíria quase morreu quando alguém teve a péssima idéia de dar voz aos jovens, que acabaram com os bons modos e transformaram tudo que era legal em coisa de velho e otário, incluindo a palavra em si.
Voltou algum tempo depois, e ainda perdura, mas num país como o Brasil, onde todo mundo tem seu gatinho na luz, sua TV a cabo pirata, seu contato pra não pegar fila, e onde os vibratos do Rogério Flausino dominam, nada nem ninguém pode ser de fato legal.


Massa

Muito usada no Rio Grande do Sul, foi criada pelos imigrantes italianos que vieram para o Estado em busca de uma vida melhor. Aqui, entraram em contato com outras etnias de imigrantes, como os alemães e os poloneses. Ao observar pratos alemães, com repolho e doce misturado com salgado, e poloneses, que incluiam sopa de sangue de pato, diziam:

- Isso é ruim. Bom é massa.

Assim, começaram a usar massa como sinônimo de bom e, como eram maioria e muito gritões, vingou.


Cueca

Esta é fácil. As duas primeiras letras mencionam a localização aproximada da peça de roupa, e as três últimas o principal agente que ela combate (evita que a sujeira se agarre aos fundilhos ou escorra pelas pernas).


*colaboração inconsciente e involuntária de Hilton Lima.