Peguem as bolsas PELOAMORDEDEUS, seus pobres miseráveis

Estão sobrando 15 mil bolsas parciais do ProUni

Brasília - Os estudantes terão até a meia-noite de hoje mais uma chance de se inscrever na segunda fase no Programa Universidade para Todos (ProUni). Na avaliação do ministro da Educação, Tarso Genro, pelo número de candidatos inscritos até agora, cerca de 15 mil bolsas parciais deixarão de ser preenchidas. Ainda não foi marcada a data da terceira fase de inscrição no programa.

Segundo Tarso Genro, a razão para a baixa procura pelas bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade, é a dificuldade que os alunos vão ter para pagar o restante do valor. Cerca de 10 mil estudantes se inscreveram para concorrer a uma das 24 mi.

O mais engraçado de tudo é que dia 27 de dezembro saiu na Folha On-line uma matéria sobre o Observatório Universitário da Universidade Candido Mendes, "que pesquisou o perfil socioeconômico de estudantes de famílias com renda per capita mensal inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 390). Pelas atuais regras do programa, esse é o corte de renda que permite ao aluno pleitear uma vaga totalmente gratuita em uma instituição particular."

Segundo o texto da Folha On-line:

"A partir dos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 2002 do IBGE, os pesquisadores Enrico Martignoni e Ana Beatriz Moraes detectaram que 35% dos estudantes que estão no último ano do ensino médio ou já completaram esse nível de ensino terão dificuldade de se manter no ensino superior mesmo com bolsa integral caso sejam selecionados pelo Prouni.

São estudantes que vêm de famílias em que a renda média nem sequer é suficiente para comprar eletrodomésticos de primeira necessidade, como geladeiras, ou que comprometem mais de 40% do orçamento familiar com aluguel."

A catástrofe, portanto, já estava prevista.

Esse governo deve realmente odiar estatísticas. E - pior de tudo - odeia estatísticas que não fazem mais do que mostrar coisas que todo mundo já sabe.

Hoje foram 4 posts metendo pau no governo. Quando chegar a 5, vou começar a me preocupar muito.

Creative Commons License