B R A S I L

Edson Barbosa Alves de Matos matou cinco mulheres e as estuprou. 'Todas brancas e cheirosas', disse. Duas das vítimas foram identificadas. Ele contou que gosta de violentar crianças. Matos é aquilo que a polícia chama de criminoso em série, um serial killer. Mesmo assim, os investigadores tiveram de soltá-lo. Culpa da lei eleitoral.

Boa sorte e boa votação consciente a todos amanhã!




Dessa vez, a culpa é do delegado

Há uns dez dias, eu comentava com o Walter sobre as ações a conta-gotas da Polícia Federal e em como isso afetaria a última semana da campanha. A linha de raciocínio era simples: na bica do fechamento dos principais semanários e jornais dominicais do país, a PF seguraria as informações até segunda ou terça-feira para caducar as revistas. Para completar, não daria tempo aos adversários do presidente Lula para que expusessem no horário eleitoral ou no debate capas e dados sobre a investigação. A estratégia petista funcionou bem demais. Até ontem.

Depois de todas que o PT aprontou até agora, não tem como passar desapercebido que as fotos "vazaram" um dia depois do final dos programas eleitorais na TV e do debate da Globo. Sem contar que sexta é dia de fechamento nas revistas semanais. Tudo muito conveniente.

O ministro Tarso Genro (PT/ RS) alertou para o "desespero" da oposição. Ricardo Berzoini (PT/ SP) tentou impedir que as fotos fossem publicadas e seu partido pediu a impugnação da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB/ SP) porque ele teria comprado as fotos. Deve ser alguma distorção minha, mas ainda lembro que o PT deveria ser o último partido a entrar com qualquer tipo de processo por compra de informações contra inimigos.

Para completar, hoje o pelo delegado Edmilson Bruno admitiu ser o responsável pelo vazamento das fotos. Os interesses que norteiam as ações da PF nos últimos 15 dias podem ficar mais claros nesta segunda-feira, quando o delegado concederá um entrevista coletiva.




Aí vou eu, Velho Mundo

Sou um covarde. Não agüentei a perseguição política e decidi fugir do país um dia antes das eleições. Lula me expulsou porque eu xingo demais os petistas. Os tucanos também não me suportam porque não consigo engolir gente como Alckmin e José Serra.

Eu poderia ter trocado de nome, feito uma plástica, ido para o interior, virado comerciante e, quando a era Lula acabar, voltar tranqüilamente. Mas não; escolhi seguir os passos do Príncipe. Vou para Paris, xingar o país da Europa, que é mais fácil, cômodo, agradável e limpo.

Quando voltar do exílio, meu advogado, o Dr. Raskolnikov, cuidará de tudo. Terei minha vingança. Exigirei aposentadoria, pensão vitalícia, indenização. Serei Genoino, serei Cony.

Mas não fiquem tristes, continuarei neste blog (inclusive com cobertura das eleições presidenciais francesas 2007) e no meu novo blog pessoal, onde vocês poderão encontrar relatos de quantos croissants eu comi por dia.

Abaixo, a prova da ditadura petista.

Adeus, Bananão!

Continue lendo...




O que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde

"PT entra com representação no TSE contra divulgação de fotos - Durante a visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, o coordenador de campanha à reeleição do presidente, Marco Aurélio Garcia, disse que já entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP) para impedir a divulgação das fotos do dinheiro apreendido que seria usado para a compra de um dossiê contra políticos do PSDB." (do RSS do G1, link falido)

Update: O link falando que o PT entrou com a representação. E outro dizendo que "Coligação de Lula pedirá impugnação de Alckmin"

Demência sem limites.

Update 2: "O Tribunal Superior Eleitoral negou o pedido do Partido dos Trabalhadores para que o Grupo Estado suspenda a divulgação de imagens dos R$ 1,75 milhão apreendidos pela Polícia Federal com petistas para a compra do dossiê Vedoin."




Não acredite. Nunca.

Tive o desprazer de morar 6,5 anos de minha vida em Campinas, interior de São Paulo. Em todo esse tempo, sempre ouvi falar de Aloizio Mercadante como um bom nome dentro do PT. Economista, professor licenciado da PUC e da Unicamp, um bigode de respeito.

Mas não. Nunca acredite em nenhum petista. Jamais. Em hipótese alguma.

Ontem, Mercadante insistiu que não tem nada a ver com Hamilton Lacerda, o ex-assessor de comunicação da sua campanha que entregou a mala de dinheiro aos petistas Gedimar Passos e Valdebran Padilha. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, "Mercadante minimizou o papel de Lacerda na campanha, dizendo que sua única atribuição era acompanhar os programas de TV e rádio." Quase um desconhecido esse tal de Lacerda.

Eis que, hoje, temos a surpresa:

"Hamilton Lacerda, acusado de envolvimento com a compra de um dossiê que supostamente envolvia candidatos tucanos com a Máfia das Sanguessugas, acumulava os cargos de coordenador de comunicação da campanha de Aloizio Mercadante (PT) ao governo de São Paulo e de assessor parlamentar do candidato, também senador."

Mas, como todo petista, Mercadante é um homem de bem. Não conhece Hamilton, seu assessor parlamentar. Também não tem idéia de onde veio essa coisa abaixo:

granadossie1.jpg

Tudo golpismo da imprensa.




votenu1.jpg




O bom gestor

É isso que dá se fazer de morto enquanto o pau come em São Paulo: agora Cláudio Lembo, sem nada a perder em termos de carreira pública, não larga do pé de Alckmin. Às vésperas da eleição, decidiu fulminar a fama de gerente do tucano para a colunista Monica Bergamo:

O "choque de gestão" de Geraldo Alckmin em São Paulo deixou, só até setembro, um rombo de R$ 1,2 bilhão nas contas do Estado. O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, confirma a informação. Há três meses, ele enviou ofício a todos os secretários proibindo novos investimentos e determinando "redobrada atenção do governo" e "rigorosa austeridade nos gastos públicos". Houve também "diminuição no ritmo de velocidade das obras", diz Fernando Braga, ex-assessor especial de Alckmin e hoje secretário de Planejamento.

A coluna segue até dar mais um exemplo do wit sobrancelhístico:

Lembo brinca: diz que não corre o risco de ser preso, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Vamos zerar as contas. Além disso, tenho mais de 70 anos, a pena é menor."

Se não fosse tão velho, era capaz de dar um bom candidato à presidência em 2010.




Agora sim

Para quem achou delirante a pesquisa divulgada ontem pelo instituto Methodus, dando Olívio Dutra como carta fora do baralho na disputa para o governo do Estado, o Correio do Povo divulga hoje a sua pesquisa confirmando a ascensão de Yeda Crusius. O Centro de Pesquisas Correio do Povo tem tradição em não errar nunca em suas pesquisas. Na estimulada, os números são: Rigotto 31,9%, Yeda 29% e Olívio 25,1%. Na espontânea, a mesma ordem: Rigotto 22,5%, Yeda 17,8% e Olívio 16,4%.

Parece mentira, mas, depois de 12 anos e três eleições seguidas, o PT estará fora do segundo turno da disputa para o Piratini. Parece mentira, mas o povo gaúcho colocará no segundo turno os dois partidos que atualmente governam o Estado. E seria ingenuidade achar que eles estarão lá por mérito. Alguém tem dúvida de que isso é culpa do próprio PT?




Alô, golpista!

O golpista Diogo conversou com o golpista Reinaldo para o podcast da Veja.

Concordo com uma coisa que o Reinaldo falou. O Lula está confiante demais achando que vai ganhar no primeiro turno. Mas ao contrário do que gostamos de falar, o povo não é tão bobo e sem-vergonha quanto gostamos de imaginar. Seja na classe baixa ou na elite. O brasileiro vem mostrando alguma maturidade com o passar dos anos de nossa breve democracia.

Se houver segundo turno será a prova disso.




Bom dia

"O núcleo de petistas e ex-sindicalistas envolvidos na compra do dossiê Vedoin contra os tucanos Geraldo Alckmin e José Serra tinha como próximo alvo o governador mineiro Aécio Neves, do PSDB, que concorre à reeleição. Fontes da área de inteligência da Polícia Federal dizem que a tropa de choque do PT estava tentando contatos com o lobista Nilton Monteiro, o mesmo que divulgou a lista de Furnas, no início deste ano, para obter um dossiê "embaraçoso" contra Aécio." (G1)




Live blogging: Debate global sem Lula

Em tempo surreal

22h07: o núcleo de Demência da campanha de Lula alertou o presidente a virar um alvo móvel. Enquanto se defende das questões dos repórteres e do povo em São Bernardo do Campo (SP) sobre sua ausência ao debate da Globo, o petista vai levar chumbo de Geraldo Alckmin, (PSDB-SP), Heloísa Helena (PSOL-AL) e Cristóvam Buarque (PDT-DF). Coisa de gênio. No dia em que o presidente da FIFA visitou o país, Lula mostra o cerne do caráter brasileiro: ganhar por W.O.

22h17: os candidatos estão posicionados. A Globo mostra pela primeira vez a cadeira vazia do presidente. A repórter avisa que cada candidato poderá fazer uma pergunta a Lula. Vamos ver o que a cadeira responderá.

22h31: em frase pinçada no Jornal Nacional. Lula confundiu mais uma vez gente normal com petistas e alerta: "Não se esqueçam de votar". Essa novela não acaba.

22h32: acabou.

22h35: William Bonner surge e fala que as regras evitariam grosserias. Dá a explicação esfarrapada de Lula e faz questão de deixar claro que a cadeira do petista permanecerá no cenário. Até o matemático Oswald de Souza participou da criação das regras do debate.

22h38: a cadeira vazia de Lula já apareceu três vezes.

22h39: Cristóvam Buarque começa falando para Lula que "o senhor é candidato sob fortes suspeitas de recursos ilícitos. O senhor reunciará ao cargo, caso se provem todas as acusações que pesam contra?. Nesse caso, presidente, estamos votando no senhor ou no vice-presidente?". A cadeira silencia.

22h47: Alckmin atesta que a corrupção é uma praga. Sérgio Motta que o diga.

22h49: Alckmin vem o seu tucanês típico sobre o crescimento econômico para cima de Heloísa Helena.

22h51: a ex-petista aproveita e chama de covardia política a atitutde de Lula. Diz que não traiu sua origem. Quanto aos problemas econômicos, ela deixa claro que eles começaram no governo FHC. Só faltou dizer porque nunca denunciou as pilantragens petistas enquanto estava no partido.

22h55: chatice. Que falta faz o Brizola.

22h56: no tema Transportes, Cristóvam diz que é preciso ter saídas para o Oceano Pacífico. Quanto mais rotas de fuga, melhor.

22h59: HH retorna a 1989 e diz que todos são meninos de recados. Parece que o Roberto Robaina está no estúdio auxiliando a senadora. Nota-se.

23h01: intervalo. Se está desesperado por ser obrigado a votar nesses coitados, atente:

Atestados médicos para não votar

1) Estava a caminho da zona eleitoral quando percebi em quem ia votar. Tive um ataque de pânico e voltei correndo para casa.

23h05: putz, que estileira o relógio do Bonner. Saca só.

23h06: Alckmin cita todos os escândalos do governo Lula e esgota seu tempo para a pergunta sobre Corrupção. Isso deve significar alguma coisa.

23h07: se alguém acredita que Cristóvam vai tornar a corrupção um crime hediondo no Brasil, melhor pegar aquela estrada em direção ao Chile.

23h08: Alckmin joga rasteiro e cita o pai morto. Se mostra espantado com a ausência de interesse dos jovens na eleição. Fala do caseiro Francenildo. Eu também queria notícias do Eduardo Jorge. Pede a apuração da grana do Dossiê Tabajara, como se os tucanos não tivessem o que responder.

23h12: Cristóvam faz um biriri dizendo que ele e HH saíram do PT e conclama a esperança dos jovens. Ricardo Noblat agradece.

23h14: Como boa esquerdista, Heloísa Helena acredita que Lula deveria ir ao debate para responder somente a ela – e só ela – para responder aos constrangimentos éticos do PT.

23h16: "Não percam o sonho de uma revolução no Brasil", conclama Cristóvam.

23h17: esse dedo em riste da Heloísa Helena funcionava bem até 1989.

23h19: HH destina uma pergunta ao candidato ausente Lula: "o presidente precisa ser desmascardo de seu argumento". A cadeira de Lula não tem tempo para responder.

23h20: baixou a Yeda no William Bonner: "Eu preciso de silêncio. Eu não posso ouvir a reação do público".

23h21: "Eu não sei o que a senadora HH fez pela segurança pública. Mas eu sei", replica Alckmin. Ele, São Paulo e o PCC sabem muito bem.

23h25: intervalo. A Daniela Cicarelli ainda está vestida no VMB da MTV. Felipe Dylon, o Pegador de Ipanema, surge no palco.

23h29: sobre Energia, HH não deixa escapar o Apagão de FHC e pergunta a Alckmin qual é a bronca. "A senadora sempre vem com essa história. Nós estamos discutindo o futuro", responde o tucano. Vale lembrar que o vice de Alckmin foi ministro da área durante a gestão de Fernando Henrique. Ele diz que vai gerar 16 mil megawatts em quatro anos, como se o Zé da Biboca que usa bateria de carro para assistir ao debate na TV tivesse estudado na FGV.

23h37: no assunto Corrupção, Alckmin pergunta à cadeira de Lula por que ele não veio ao debate. Questiona se é por causa da Saúde, da Educação e...acabou seu tempo.

23h38: Alckmin fala em "política para gostar de gente". Como segue no tucanês e não consegue elaborar uma pergunta em menos de um minuto, é cortado por Bonner. Ficamos à mercê da Educação de Cristóvam Buarque. Valeu.

23h40: a câmera flagra uma tomada "Te Esgano" de Alckmin olhando para Cristóvam.

23h41: o pedetista responde que "estamos de um lado mas estamos opostos também. Senão, estaríamos no mesmo partido". Preciso de mais Educação.

23h44: "Na verdade, eu queria saber o remédio para a gripe que eu tô", assoa Cristóvam.

23h47: é curioso como todos os candidatos usam o Manual de Gesticulação para Explicar a Homer Simpson do Jornal Nacional para olhar à câmera e tentar levar alguma vantagem. Saudades do Roberto Jefferson.

23h50: intervalo. Tem claques no estúdio, mas a Globo corta o som rapidinho.

Atestados médicos para não votar

2) "Não consigo sair da cama. Estou deprimido desde que assisti ao debate e percebi que estamos todos ferrados. Ferrados!".

23h55: é mesmo uma pena que Lula não tenha ido ao debate. A virose que Cristóvam passará a Alckmin e HH com sua tosse poderia nos salvar.

23:56: HH insiste em meter a família no meio. Misturar a mãe com política deve ser pecado. Não tem um mandamento que manda "honrar pai e mãe"?

00:01: deu certo. Heloísa Helena começa a pigarrear.

00:03: "Saúde começa pela Educação". Adivinhe.

00:07: Cristóvam faz todo um jogo semântico para emaranhar Alckmin na questão do Bolsa Família. Ninguém quer comprar a idéia do Bolsa Tarja Preta. Tsc.

00:10: Alckmin: "O atual governo perdeu a lógica da contrapartida". Falta Educação.

00:13: Bonner chama o intervalo e um ângulo contra-plongé mostra pela sétima vez a cadeira vazia do presidente.

00:16: mensagens finais.

00:17: Cristóvam é EMO. Desconfiava.

00:19: HH agradece a todos. Assim como o pedetista, pede votos aos deputados para ultrapassar a cláusula de barreira. Ela está quase chorando. Não votarei.

00:22: baixa Daniel Galera em William Bonner: "Menos entusiasmo. Menos".

00:24: Alckmin dá um discurso que deve estar publicado no site da Tradição, Família e Propriedade. Tomara que role um segundo turno para que Lula possa massacrá-lo com o biriri habitual.




A seguir: Live blogging

Lula acaba de ligar para a Globo e disse que não irá ao debate. Para variar, assessores ligados ao Planalto culparam a oposição pela mudança de planos. Lula estava decidido a botar a cara na tela, mas ficou emburrado porque Tasso Jereissati (PSDB/ CE) se reuniu com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles para saber das informações sobre a origem do dinheiro que compraria o dossiê contra tucanos. Agora só falta culpar a mídia por ter colocado um alvo na cadeira que ficará vazia.




PT-RS em chamas

Um tal de Instituto Methodus divulgou hoje uma pesquisa no mínimo curiosa sobre as eleições no Rio Grande do Sul. Além da já esperada vitória de Alckmin no estado (39,1% contra 28,4% de Lula, na espontânea), a pesquisa traz dados que acabam com o PT-RS.

Na pesquisa espontânea, Rigotto (PMDB) está na frente e Olívio (PT) é ultrapassado até pelo "Não sabe/Não opinou". Que maldade, coitado.

methodusespontanea.jpg

Na pesquisa estimulada (a chicote, provavelmente), Yeda Crusius (PSDB) venceria Rigotto:

methodusestimulada.jpg

A pesquisa foi divulgada na Revista Voto. Diz o pessoal das internas que o Instituto Methodus não é lá muito confiável. De qualquer forma, como o Mondo Estudo domina a falta de sentido universal, vale a pena registrar. Tumulto é o que interessa.




Banco de petista

A PF descobriu que dos US$ 248 mil apreendidos com os aloprados petistas, US$ 110 mil vieram de um tal de Banco Sofisa.

Já ouviu falar? Nem eu.

O Banco Sofisa tem agências somente em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo (na Al. Santos, para não nivelar por baixo) e, é claro, Campinas, fonte de 95% das desgraças deste país. Segundo o site do banco:

"Operam ainda sob a marca Sofisa outros dois bancos, o Sofisa Bank of Florida, que no ano de 2004 completa 5 anos de vitoriosa operação no mercado americano e o Sofisa Bank Limited, com sede em Saint John's, Antígua."

Para quem não sabe, Antígua fica no Caribe, fonte de 95% do dinheiro sujo do mundo. Será que o Zé Dirceu já passou as férias lá?




A Nova Corja entrevista Mano Changes

O candidato a deputado estadual e vocalista da banda Comunidade Nin-Jitsu Mano Changes (PP/ RS) encerra a delonga de quase um mês em cima da risca da lei eleitoral, na semana em que as pessoas realmente decidem os votos legislativos:

"Caro Rodrigo,

Peço desculpas pelo atraso no envio das respostas. Disse ao Maurício que eu mesmo me encarregaria delas.

Estive realmente ocupado. Até três semanas atrás, por exemplo, estava conciliando show da Comunidade e campanha. Essa semana, então, está uma loucura.

Mas seguem as respostas. Espero que tenham ficado claras e ainda lhes sejam úteis. Sinceramente, teria sido proveitosa uma conversa com vocês da Nova Corja. Quem sabe, em uma próxima ocasião?

Parabéns pelo trabalho.
Diogo Bier"

A Nova Corja: Como surgiu a idéia de entrar para a política?

Mano Changes: Meu interesse surgiu depois de toda essa lama em Brasília. Puro sentimento de frustração. De quem quer fazer alguma coisa para a mudança. Quero um melhor futuro para o jovem, para a música, para a arte, para o país. Há um ano comecei a elaborar um plano de candidatura. Passei a pensar em propostas. Aí me candidatei.

Continue lendo...




Sem direito de resposta para o PT

O jornal Folha de São Paulo alegou cerceamento de defesa ao entrar com recurso no TSE pedindo a anulação do julgamento que concedeu direito de resposta ao presidente Lula por causa de texto do jornalista Clóvis Rossi. Sua coluna foi publicada normalmente na edição de hoje. Ontem, Rossi concedeu algumas palavras ao blog sobre o processo:

A Nova Corja: Se até o procurador geral da República disse que os petistas incluídos no mensalão fazem parte de uma quadrilha, qual a razão de processar o senhor?

Clóvis Rossi: Acho que só quem pediu direito de resposta poderia responder com precisão. Eu só posso especular: acho que ouvir verdades incomoda o governo e o PT.

A Nova Corja: O senhor pretende escrever um texto de resposta caso a decisão seja mantida ou é melhor deixar quieto?

Clóvis Rossi: Decisão da Justiça se cumpre e ponto. No resto, nem pensei ainda.

A Nova Corja: Outros jornalistas da Folha receberam ameaças de processos nessa eleição? Se sim, quais e por quê?

Clóvis Rossi: Não sei.

Oficialmente, o prazo de 48 horas para a publicação da resposta se esgota hoje. No site do tribunal, o documento está registrado em Segredo de Justiça. Na defesa, os advogados do jornal afirmam que "a intenção da coligação e do PT é clara no sentido de intimidar a imprensa ou a Folha por meio de processo judicial eleitoral".

Update: o Terra publica que o TSE começou a julgar ontem um segundo pedido de resposta do PT, contra a coluna de Rossi intitulada "Pior que república bananeira", publicada na edição do último dia 21. Em suas edições digitais, nenhum veículo da Grande Mídia – O Globo, Estadão e Veja – noticiou o processo. Abaixo, o texto na íntegra.

Continue lendo...




Muita calma nessa hora

A pressão da demência eleitoral finalmente chegou aos porto-alegrenses. Eu esperava o ônibus no corredor da Osvaldo Aranha e notei um cara andando no canteiro entre as duas pistas da avenida. Ele chutou, rasgou e quebrou todos os cavaletes à sua frente em uma distância de 300 metros. Todos de candidatos petistas. O bairro Bom Fim é o ex-reduto da classe média porto-alegrense que votava neles.

Em eleições passadas, era praticamente impossível caminhar pelo bairro e não ser acossado com adesivos e panfletos do partido. Desaparecidos sem licença oficial desde o estouro do mensalão, reaparecem timidamente nas últimas semanas. Na parada do ônibus, as pessoas acenavam positivamente com a atitude do transtornado. Ia falar com ele, mas a minha impressão era a de que poderia levar uma bica na canela.




Pssshhh!

Autoridades que fariam mais bem ao país calando a boca:

Roberto Busato, presidente da OAB. Pela maneira como prega a idéia de impeachment, deixa claro demais que está a serviço da oposição e, provavelmente, de um projeto político pessoal. Isto é, fala nisso para aparecer mais e se candidatar em uma eleição vindoura. Nada contra a idéia de impedir o presidente Lula, quando e se houver apoio da maioria da população para isso, como no caso Collor. Não é o que mais de 50% de intenção de votos válidos fazem parecer.

Marco Aurélio Mello, presidente do TSE, também deveria parar de falar em assuntos que pode vir a julgar. Certo ou não em suas opiniões, pega mal para um juiz ficar dando pitaco sobre tudo. Parece estar querendo seguir os passos do ex-presidente do STF Nelson Jobim, que vivia dando trela a jornalistas e depois deixou o tribunal para se juntar às hostes do PMDB.

Em boca fechada não entra mosca, já dizia minha avó.




Dose Diária de Demência Eleitoral - Quarta - 27/09/2006

17PO04E.jpg

O candidato ao governo do Rio Grande do Norte pelo PTC, Xeque Humberto foi fantasiado de árabe ao debate de ontem na Intertv Cabugi, afiliada da Rede Globo. A razão era simples: em alusão ao sobrenome. Em entrevista ao Diário de Natal, Xeque explica melhor sua candidatura:

Diário: Você acha que o eleitor leva a sério suas propostas?

Xeque: A princípio, minha proposta choca. Quando explico, me chamam de inteligente e corajoso.

Diário: Como sua família vê essa candidatura?

Xeque: De início, não só a minha família, mas todos se assustaram. Hoje, aceitam porque o povo aceitou minha candidatura.




Não sabemos de nada

O TSE concedeu direito de resposta ao PT e à coligação A Força do Povo contra jornal Folha de S. Paulo por causa de supostos trechos ofensivos que o colunista Clóvis Rossi destinou aos integrantes do partido. O título do texto era “Como se forma uma quadrilha”.

O argumento do TSE é de que quando o jornalista afirma que todos os petistas são componentes de uma quadrilha, a afirmação é genérica e ofensiva. Isso só comprova o cada um por si que o PT virou, mas que tanto condenava quando o assunto era com outros partidos. Não defendem mais o partido como um todo e ainda querem ser levados a sério nessa ilusão. A coluna era encerrada com a seguinte afirmativa: “Foi essa cultura que gerou a quadrilha chamada antigamente de Partido dos Trabalhadores”.

Talvez seja melhor a Polícia Federal abrir investigação contra o procurador-geral da República, que também acusou petistas por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão ilegal de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato. Abaixo, o texto completo.

Continue lendo...




Live blogging: Eleições Gaúchas

22h36: Yeda Crusius (PSDB-RS) fala no seu biriri tucanês que no seu site tem 40 projetos para o governo do Estado. Não adianta, se carisma fosse dinheiro daria para entender melhor porque os marqueteiros fugiram da campanha dela.

22h50: Francisco Turra (PP-RS) diz que vai fortalecer a Corsan, esperando a réplica de uma candidata cujo vice defende a privatização do Banrisul. Yeda responde que vai buscar recursos no Banco Mundial. Ou seja, podem esperar sentados o leilão da estatal. Na tréplica, Yeda diz que se orgulha de ter feito parte do governo Rigotto. Pensei que o PSDB não tivesse nada a ver com o fracasso dos últimos governos estaduais que apoiou e teve o vice-governador sob a orientação de Rigotto. Crap or get off the pot.

22h54: Collares também não compreende regras simples. Lasier ofereceu Robaina, Beto Grill e Pedro Couto. Collares foi de Robaina, mas quando o apresentador falou "30 segundos", o reloginho começou a contar e o candidato do PDT ficou parado. Quando se deu conta, pediu para repetir o tema (finanças do Estado). Obviamente não estava prestando a atenção. Devia estar pensando em como pretende reimplantar o calendário rotativo.

22h57: "Nós estamos enganando o povo". Alceu Collares (PDT-RS) nunca me decepciona.

22h59: Roberto Robaina (PSOL-RS) pergunta a Turra se o desastre da segurança pública que era da pasta do pepista no governo Rigotto vai seguir no governo dele. Como não tem nenhuma criança para cantar o jingle dele, Turra se sai com o habitual "a culpa da insegurança está em todo o país. Na capa do Diário Gaúcho de hoje apareceu um brigadiano chorando porque um colega morreu durante ação. Imagina se o Bisol ainda fosse o secretário de Segurança. Mas como José Otávio Germano recolocou os coturnos nos BMs, não tem problema chorar feito uma mulherzinha. A culpa é da conjuntura nacional.

23h07: Só agora eu vi que Edison Pereira (PV-RS) tem colado na lapela do terno um adesivo com 5% escrito. Estou cego.

23h14: Rigotto manda Yeda se orientar e decidir que governo atacar. Ela insiste em dizer o endereço do seu site. Talvez eu coloque o link mais tarde para dar uma aumentada nos acessos dela. O governador também aproveita para dizer que a vice da sua chapa – a petebista Sônia Santos – pensa da mesma forma que ele. Imagino que Roberto Jefferson e o sanguessuga Edir Oliveira venham no pacote do partido dela.

23h17: "Sua falta de preparo vai perturbar o governo, Yeda". Collares, de novo. Collares fala dos cheques sem fundo que Chico Santa Rita recebeu de Yeda. Morri. "Olha o que vem aí pela frente", alerta o ex-prefeito da Escolinha do Gasômetro.

23h21: Deusdocéu. Turra insiste no maldito episódio da Ford que foi para a Bahia. Por que não chama a Tropa de Choque do Antônio Britto para babar de raiva?

23h26: Beto Grill (PSB-RS) diz que é da Metade Sul do Estado e connhece as dificuldades da região. Eu também ficaria desesperado. A praga dos agroboys só perde para a destruição dos javalis selvagens nas lavouras de Santa Catarina.

23h31: "Vendo essas aposentadorias dos ex-governadores, vejo que minha mãe é a culpada pela situação financeira do Estado", chora Pereira.

23h32: É irritante ouvir Roberto Robaina usar uma retórica rasa para fazer grau com os servidores públicos, os mesmos que fazem greve e subsidiam partidos como o PT..ops, agora ele é do PSOL. Grande diferença. Chego a sentir falta do Guilherme Giordano (PCO-RS) para dizer que o novo partido "nascido da traição nacional que o PT cometeu" também é capacho da patronagem.

23h39: Rigotto diz que a CEEE se tornou superavitária no seu governo. Só não conta que a Assembléia aprovou a cisão da empresa. Sem dúvida, um sinal de fortalecimento. O governador também não pára de falar sobre a Stora Enso, que ele trouxe ao Estado. Queria que ele explicasse sobre o misterioso Tour da Celulose que deputados governistas fizeram meses atrás sem declarar as diárias no site de Transparência da AL-RS.

23h45: Não dá para distinguir se Yeda Crusius é apática mesmo ou se andou bebendo do mesmo suco de limão que Sílvio Pereira e Delúbio Soares sorveram nas CPIs.

23h48: Nota-se que Olívio tem pregada uma estrela do PT na lapela. Bem, alguém no partido precisava assumir essa bronca e admitir publicamente a filiação partidária.

23h52: Está tudo tão transtornado que o Collares está discutindo até com o Lasier Martins.

Continue lendo...




Dose Diária de Demência Eleitoral - Terça - 26/09/2006

400117-5673-cp.jpg

Frase proferida pelo candidato do PT ao governo gaúcho, Olívio Dutra, durante o comício de ontem em Porto Alegre: "O governante daqui é um guri chorão. Se queixa até do São Pedro".

Não deixa de estar certo. Mas com as trapalhadas do PT paulista/ aloprado, o ex-governador periga ficar de fora do segundo turno contra Germano Rigotto (PMDB/ RS). Além da tucana Yeda Crusius ter dobrado a intenção de votos na pesquisa espontânea do Correio do Povo– pulou de 6% para 12% –, o PT sofre com a rejeição dos gaúchos há alguns anos. O mensalão tirou-os das ruas, onde costumavam oprimir quem não votasse no partido. O episódio do Dossiê Tabajara alavancou a tendência de crescimento de Geraldo Alckmin – 43% na última pesquisa regional – e isso deve ajudar Yeda. Ao invés de Rigotto, Olívio deverá ser o saco de pancadas no debate que começa às 22h.




Horizonte nebuloso

Se a internet ainda não chegou ao Acre, o TRE do Pará multou um jornalista de Santarém (1.526 km de Belém) por divulgar em seu blog suposta pesquisa interna do PSDB. O levantamento, que não foi registrado no TRE, era sobre o cenário na disputa para deputado federal no Estado. Osvaldo Carneiro terá que pagar R$ 54.205. Ele disse que publicou a notícia a partir de informações do blog de um publicitário de Belém. Segundo o jornalista, "só fiz copiar a notícia e dar o link para o outro blog". Para Carneiro, o processo aconteceu por razões pessoais. O endereço está fora do ar.

Independente das informações publicadas, começa a se formar um horizonte nada favorável. No caso do site Imprensa Marrom, o domínio é brasileiro. O de Carneiro estava hospedado no Blogger. São dois precedentes que começam a nublar o horizonte da blogosfera brasileira e que não deve melhorar em 2007. Os pelegos dos sindicatos não desistiram do famigerado Conselho Federal de Jornalismo e babam por uma chance de tentar emplacar aquela aberração no Congresso mais uma vez.




A expressão clara do lulismo

O comício do PT ontem à noite no Largo Glênio Peres, apesar de tudo, passou a impressão de que a militância petista ganhou fôlego em relação à última campanha eleitoral, a municipal de 2004, ainda que isso possa parecer absurdo. Lembro de, em 2004, ver um melancólico cenário no mesmo local, com Raul Pont e Maria do Rosário discursando para meia dúzia de bandeiras, no comício petista mais vazio dos últimos anos. Estava ali retratada a desilusão petista, tínhamos apenas dois anos de um governo que já mostrava que não daria a guinada à esquerda que a militância esperava. O mensalão ainda não tinha chegado, mas a impressão que dava era de que o petismo estava morto.

Pois para meu espanto, ao chegar ontem à noite no centro da cidade, vi um largo completamente lotado – alguns dizem que foi o maior comício da campanha de Lula até agora.

Continue lendo...




Que venham as outras tendências

O PT, como se sabe, é composto por um emaranhado de "tendências" que lutam pelo poder dentro do partido.

Quem levou a melhor até agora foi a chamada Articulação, da qual fazem parte Lula, Zé Dirceu, Palocci, João Paulo Cunha, Mercadante, Marta Suplicy, Gushiken, a sambista Ângela Guadagnin e, é claro, Ricardo Berzoini.

Com a queda de José Genoino (tendência Democracia Radical) depois da descoberta do valerioduto, a presidência do partido voltou diretamente às mãos da Articulação - que, sob o comando de Dirceu, nunca deixou de mandar no partido.

É exatamente essa gente que está envolvida com o dossiêgate. Berzoini foi chutado da coordenação de campanha de Lula e, ontem, o presidente disse que ele é o culpado pela contratação da INTELIJÊNSCIA que se meteu no escândalo do dossiê. Berzoini se limitou a dizer que "se o presidente falou, está falado". O PT está em chamas.

A tendência Democracia Socialista (composta, entre outros, por Olívio Dutra e Raul Pont - que anda chorando sem parar), quer a queda de Berzoini e o fim da hegemonia da Articulação. A Articulação de Esquerda, de Valter Pomar, porta-voz do MST, quer o poderrr também. Pomar escreveu um artigo no site do PT ontem, metendo o pau na Veja. Bastante triste. Não porque Pomar não deva criticar a revista - como petista, tem o dever de fazer isso -, mas porque o faz nos termos mais lastimáveis (complô da imprensa, veículo de direita etc). Não aprendem nunca.

O PT é uma história que se repete e só tende a se autodestruir. Alguém acha que vai mudar alguma coisa se as outras "tendências" assumirem o controle do partido?




Pela criação do programa Demência Zero

lula_sorocaba.jpg

Se Lula anunciar um programa Demência Zero para embutir no Bolsa Família, a reeleição está no papo: "Compareça a um posto do INSS e retire sua dose mensal de Prozac para agüentar mais quatro anos de metáforas futebolísticas e coisas que nenhum petista vê. Cada família também receberá uma cartela de Ritalina por filho para melhorar a presença na escola. Elas correrão todas as manhãs para a escola e nunca sentirão fome na hora de comer a merenda que foi superfaturada e nunca chegou à cidade".




Aberta a temporada de caça

"A partir de amanhã (26) até 48 horas após as eleições nenhum eleitor poderá ser preso ou detido no País, "salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto", de acordo com o Código Eleitoral. Segundo a Agência Câmara, esta lei obedece ao Princípio das Garantias Eleitorais, baseado na tese de que ninguém poderá impedir ou atrapalhar o direito do cidadão de votar." (G1)




Santo do pau oco

Em entrevista ao site Carta Maior, o secretário-geral do PT, o gaúcho Raul Pont, declara que "mais uma vez, a mídia utilizou todo o seu poder para atingir o partido. É só avaliar o tratamento que foi dado aqui no Rio Grande do Sul, na Zero Hora, em outros jornais, na televisão, no rádio. O partido foi o principal atingido e não dois ou três dirigentes que devem ser avaliados, criticados e penalizados por seu comportamento. Essas coisas são corrosivas. Não tem jeito".

Não dá é para acreditar que o principal beneficiado estadual pelo mensalão de Marcos Valério venha com essa conversa mole. A campanha de Raul Pont à prefeitura de Porto Alegre em 2004 recebeu R$ 1, 2 milhão do publicitário mineiro. O presidente estadual do partido admitiu isso na frente de toda a imprensa para no dia seguinte tentar se desmentir. Isso foi em 2005. Os petistas nunca sabem de nada em Estado algum. Ainda bem que Raul Pont é irrelevante.

Até a matéria da Carta Capital ("Dossiê Bumerangue") dessa semana sobre a operação toda descreve Pont como candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul. Espero que ele tenha enviado um e-mail à revista ameaçando processá-la pela divulgação dessa informação errada.




Conspiração midiática fracassada

Não é por acaso que o Ministério Público entrou com uma ação contra a Coaf e o Banco do Brasil. Quando a Polícia Federal apresentou com rapidez os três bancos envolvidos e a suspeita de que os dólares usados pelos petistas teriam entrado ilegalmente no país, a investigação da dinheirama foi transferida de Cuiabá para Brasília. Essa leniência teria uma explicação prática: a última semana da campanha.

A imprensa estava babando para furar essas informações até sexta. Todas as revistas atrasaram a impressão e as edições dominicais dos jornais acabaram no vácuo e contemporizaram ao esperar essas informações da Veja ou de qual revista fosse. Mesmo que a PF liberasse sábado à noite, sairia algo domingo no Fantástico e os jornais estampariam as manchetes nas edições de hoje. Uma catástrofe para o governo.

A operação para rastrear os donos da grana estava em velocidade acelerada. Mesmo que a PF solte as informações hoje à tarde – o que é improvável –, as redações precisariam ruminar os dados até as edições de quarta ou quinta, dia do debate na Globo. Difícil crer que o Planalto municie os adversários com capas de jornais e comprovações de que petistas próximos a Lula usaram dólares ilegais para comprar de gângsters um vídeo que daqui a pouco deve estar no Youtube. Que conspiração da mídia mais fracassada.




00 e confirma

Um pessoal de Porto Alegre criou um blog para fazer campanha para o voto nulo. Andaram distribuindo dez mil flyers neste domingo na Redenção. Estão investindo pesado para atingir os 50% mais um voto.




Bom dia

Começo a semana com o Fernando de Barros e Silva sintetizando o perfil dos canditos à presidência:

"O "dossiêgate" deu, enfim, algum sentido à campanha de Alckmin, desde sempre um candidato do PFL alojado no PSDB. O homem que amassa barro se revelou um vazio de idéias cercado de gente e referências da província -uma mistura de Padre Marcelo e Mazzaropi. Movida a ressentimentos, Heloísa Helena é uma não-alternativa de poder. É bom que exista como candidata e ótimo que não tenha chances. E Cristovam Buarque errou: tem plataforma de deputado federal. Sem querer, o TSE acertou ao associar o eleitor a um avestruz." (Folha de S. Paulo, 25/09/06)




Vote neles

Você, que diz que vai votar no Cristovam Buarque, vote nele. Você, que acha a Heloísa Helena é meio louca, meio ingênua, mas boa gente, vote nela. Você tem pena de todos aqueles outros sujeitos que aparecem com 1 minuto regulamentar no Jornal Nacional? Vote neles. Até no Alckmin, se for o caso. Assim aumenta o número de votos válidos e tem 2º turno.

Emiliano deseja que haja segundo turno. Eu também. Não quero que o Lulinha sinta as tentações chavistas.




Dose diária de demência midiática

Mais lidos da Folha Online nessa tarde:

1. Após caso Cicarelli, psicólogos comentam a exposição do sexo
2. Vídeo de Cicarelli fará Brasil desbancar Espanha no YouTube
3. Lula diz que mesmo com denúncia vai vencer eleição no 1º turno
4. Site vende vídeo de Cicarelli; blog "morre" na praia após insistir em links
5. "Páginas da Vida" perde até 1 milhão de telespectadores em SP

Mas tudo bem, é domingo, vamos dar um desconto à elite de brasileiros com acesso a Internet.




Só melhora

Mais lidas desta tarde na Folha Online:

1. Cicarelli passou dos limites com vídeo, diz Bruna Surfistinha
2. Site vende vídeo de Cicarelli; blog "morre" na praia após insistir em links
3. Vídeo com "cenas quentes" de Cicarelli e namorado cai na web
4. Conheça os 10 artistas que estão em baixa no "mercado dos famosos"
5. Vídeo polêmico de Daniella Cicarelli ganha mídia internacional

Enquanto isso, naquele mundo à parte onde se tomam as decisões sobre os rumos do país, Lula segue favorito e pode se eleger no 1º turno.




Máfia ítalo-petista

Há todo um aspecto deprimente e melancólico em chutar cachorro morto. Mas não adianta, eles ainda conseguem latir. Vou deixar a Marilena Chaui de lado um pouco e chutar outro cachorro morto: Mino Carta.

Fiquei curioso para saber o que Mino iria dizer sobre os últimos acontecimentos envolvendo seus amigos petistas. Entrei no site da Carta Capital. A capa da edição desta semana é estarrecedora: "O lado escuro do PT".

Tentei continuar, mas depois deste parágrafo da seção A Semana, foi realmente impossível:

"Nos casos da negociação do dossiê Vedoin e da divulgação da entrevista dos envolvidos, a forma assumida pelo negócio é escancaradamente típica das relações que constituem o sistema de poder e aumentam as suspeitas de “instrumentalização” da imprensa. É preciso fazer distinções. Por isso, Lula aplicou um golpe duro no queixo dos petistas que se meteram no episódio: “Mexer com bandido não dá certo em lugar nenhum do mundo”."

Çençaçional.




Piada de sindicalista churrasqueiro

- Cumpanheiro da Intelijênsia, qual é o primeiro passo para fazer um surrasco?
- Roubar uma vaca.

(Do blog do Reinaldo Azevedo)




Update da demência

1) Não vai parar. A Folha de hoje revela o que Gedimar Passos, um dos petistas preso com os R$ 1,7 milhão, disse à Polícia Federal:

"Foi para tirar de circulação um calhamaço com cerca de 2.000 páginas com denúncias contra vários partidos, principalmente contra o PT, que petistas estariam dispostos a pagar R$ 2 milhões para Luiz Vedoin, chefe dos sanguessugas. A afirmação foi feita pelo ex-policial federal Gedimar Pereira Passos, preso na sexta-feira negociando o dossiê. Os documentos, disse ele, desapareceram."

A coisa toda só piora.

2) A origem da grana está próxima e agora já sabem ao certo de quais bancos o dinheiro foi sacado:

"A Polícia Federal já sabe que os saques foram realizados em agências dos dois bancos em São Paulo, nos bairros da Barra Funda e da Lapa, e no Rio de Janeiro (Duque de Caxias e Campo Grande)."

Espero realmente que o adevogado criminalista não esteja botando pressão na PF para segurar a revelação da fonte da grana até as revistas semanais saírem. Mas como os petistas sempre acabam com o que me resta de esperança...

Outro update. Sem parar:

"Cópia do comprovante do saque foi entregue há pouco pela Polícia Federal aos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Carlos Sampaio (PSDB-SP), sub-relatores da CPI dos Sanguessugas. Eles receberam também cópias de todos os depoimentos colhidos pela polícia até agora."




Núcleo de Demência da campanha de Lula

nixo450.jpg

De toda a entrevista do presidente Lula (PT/ SP), o que mais me espantou foi o grau de conhecimento do presidente sobre Watergate. Ou prepararam ele – mal – para essa pergunta que os jornalistas fariam ou Lula pegou dicas de Jorge Lorenzetti enquanto estava em Nova York e tentou desqualificar a comparação dos dois escândalos nos jornais americanos. A descoberta da operação em 1972 corroeu o governo americano durante dois anos, mas não impediu a reeleição de Richard Nixon. O republicano renunciou para não sofrer impeachment em 1974 em face às provas contundentes que responsabilizaram-no como mandante do esquema.

A despeito de algumas evoluções semânticas e tecnólogicas, a comparação procede. Cinco homens são flagrados em uma ação para gravar conversas no comitê do partido democrata e amealhar informações para a reeleição de Nixon. Um deles era conselheiro de segurança do presidente. Segundo o jornal The Washington Post , ele era responsável por controlar um fundo secreto usado pelos republicanos para financiar a coleta de informações contra os democratas. Realmente, uma coisa nada tem a ver com a outra. Em sua autobiografia, Nixon evidenciava seu desdém em relação à imprensa e repúdio às “denúncias”, assim como Lula e os petistas sempre fazem.




Não irei

Assessora de campanha de Mano Changes (PP/ RS) liga para me convidar a participar da carreata do cantor e candidato a deputado estadual para Imbé – imagino quais eleitores eles pretendem abordar. As pessoas da “Lista de Contato” que se apresentarem na avenida Severo Dullius amanhã às 8h30 ganharão combustível e vale-alimentação para o evento. A assessora pediu para divulgar isso ao máximo. Não irei ao formidável Litoral Norte gaúcho, mas pedi a ela que agilizasse as respostas para as perguntas que enviei há quase 15 dias para Mano Changes.




Enquanto o mundo acaba

Matérias mais lidas da Folha Online na tarde de sexta-feira:

1. Vídeo com "cenas quentes" de Cicarelli e namorado cai na web
2. Para Alckmin, não adianta Lula tentar se desvincular do PT
3. Pobreza cai, mas ainda atinge 42,6 milhões de brasileiros, diz FGV
4. Empresa de telefonia abre mão de contrato com Cicarelli
5. Lula mantém vantagem mesmo após escândalo sobre dossiê, mostra Vox Populi

É como diz o Gaúcho da Fronteira:

Churrasco, bom chimarrão
Fandango, trago e mulher
É disso que o velho gosta
É isso que o velho quer




Agora me ferrei

lulaputamerda1.jpg
Foto: MÔNICA ZARATTINI/AGÊNCIA ESTADO/AE




Olha o complô da mídia aí, gente

O site da revista Veja está em chamas. Poucas vezes a edição da revista foi tão aguardada. Tortura.

Já antecipando a possível bomba, são citadas duas matérias do Estadão de hoje:

1) "De acordo com reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, a PF descobriu que onze petistas estão envolvidos ao ouvir diálogos telefônicos interceptados com autorização judicial. Seis dos envolvidos já foram identificados."

2) "Órgãos ligados ao governo federal repetem no atual escândalo do dossiê a mesma demora notada em investigações do mensalão. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), por exemplo, ainda não informou quem foram os sacadores do dinheiro da compra do material contra os tucanos, apesar do procedimento ser muito fácil e rápido - o sistema é informatizado e on-line."

Duas informações, portanto, que o país inteiro espera: quem são os outros petistas e de onde veio o maldito dinheiro?




Pulga atrás da orelha

Tem uma coisa nessa palhaçada toda de dossiê contra os tucanos que parece escapar à maioria dos meus coleguinhas repórteres e ao público em geral: foi a Polícia Federal, subordinada ao ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e ao presidente Lula, que impediu a negociata com Vedoin e prendeu os integrantes do PT envolvidos.

Cadê a reportagem contando como isso foi feito, de quem foi a decisão, como ela não foi barrada pelas instâncias superiores? Cadê o analista político para explicar como um governo decide comprar ilegalmente um dossiê contra inimigos e ao mesmo tempo manda agentes seus melarem o negócio? Cadê o herói da história, o policial de conduta ilibada que se arriscou a ser enviado para uma delegacia em Roraima para impedir uma sacanagem de seu governo?

Só há duas explicações para o silêncio da mídia: incompetência ou má-fé.

ATUALIZAÇÃO: Evidentemente, faltou a possibilidade de incompetência extrema do próprio governo em não se certificar de que a própria polícia estava fora do caso antes de mandar comprar o dossiê. A denúncia da Folha pode indicar que: 1- a idéia foi dos paulistas do PT e Lula não ficou sabendo; 2- Lula ficou sabendo, mas é burro além de qualquer medida. Como já trabalhei em campanhas, sinto-me inclinado à primeira. O candidato raramente sabe tudo que seus coordenadores e tesoureiros fazem, até porque estão mais preocupados em beijar criancinhas. Enfim, a matéria diz o que se tentou fazer depois, mas ainda não responde às duas primeiras perguntas.




O melhor voto é o ausente

Ei, se tu está cansado do minuto-a-minuto dos escândalos e a aporrinhação dos candidatos, deveria falar para o seu vizinho que a melhor forma de protesto é simplesmente não ir votar. Os anarquistas vão ficar loucos. Mas como a maioria deles não trabalha porque estuda para ser funcionário público ou já é um funcionário público que prega o desmantelamento de seu próprio Estado, eles ficam colando cartazes por aí dizendo que para tirar a escumalha é preciso votar nulo.

Os meios de comunicação também estão desesperados com a apatia geral e instam as pessoas a tirar a bunda da cadeira em um domingo. Se fossem tão isentos quanto gostam de apregoar no Brasil, publicariam sobre essa opção, ao invés de interpretar mil vezes diferentes o que acontece se tu te prestar a sair de casa para votar. Melhor ficar dormindo.

O argumento básico é que se tu ficares sem votar, nunca poderá ter emprego público. Balela. Tem várias formas de subverter a sua posição política no dia das eleições sem se encrencar. Se é que brasileiro tem posição política.

Em Porto Alegre, fazem tanta questão que se vote que chegam a decretar dia de Passe Livre nos ônibus, tamanha a disposição das pessoas em ir às urnas. A cada eleição, tu vê o Zé das Couves remar 12 horas para ir e 12 horas para voltar à sua tapera. Não tem coisa mais patética. Ninguém quer votar nesse país. Ao menos nesse ano.

Continue lendo...




Vereador culpa a Brigada pelo fracasso do Desfile Farroupilha

O vereador Ervino Besson (PDT) propôs, na tribuna da Câmara Municipal, que os desfiles da da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e EPTC sejam limados do Desfile Farroupilha, deixando o evento apenas para a apresentação dos piquetes gaudérios. Para o vereador, o atraso no desfile da última quarta-feira foi causado pela passagem destas representações que "teriam espaço garantido e mais apropriado no desfile de 7 de Setembro". Besson ainda acrescentou: "Se as pessoas saem de casa, é porque querem ver o desfile Farroupilha".

Algo me diz que esse papo não vai cair bem nos ouvidos dos milicos. De qualquer forma, o fracasso do desfile deste ano foi ótimo para arrefecer o discurso das dúzias de candidatos que usam "o sucesso do Desfile Farroupilha" para ganhar voto. Além de derrubar de vez a farsa de que a Semana Farroupilha é a maior festa popular do Estado – assunto que foi tratado neste blog há exatamente um ano, para a fúria de muitos leitores.




Bate-papo com Clóvis Rossi

O jornalista Clóvis Rossi participou de um debate on-line sobre a crise do dossiê. O colunista da Folha de S. Paulo respondeu às seguintes perguntas:

A Nova Corja: O contexto no qual Ricardo Berzoini está envolvido não torna insustentável sua permanência como presidente nacional do PT e justifica uma intervenção imediata do próprio diretório paulista para afastá-lo do cargo?

Clóvis Rossi: Esse é um problema pra petista resolver. Se é insustentável para ele, por que seria sustentável para o chefe dele?

A Nova Corja: Que tipo de mensagem Ricardo Berzoini pode passar aos seus eleitores quando divulga três versões completamente diferentes de seu envolvimento com o dossiê?

Clóvis Rossi: New Corja in the block, a mensagem para gente civilizada é clara: eu sou um baita mentiroso. Mas para certo tipo de eleitor idiotizado que compra qualquer mercadoria, pode não fazer diferença. No fundo, o voto em certos nomes vem de currais modernos, que não se importam com o que faça ou diga seu candidato, mas apenas com os benefícios que podem conseguir com a eleição dele.

A Nova Corja: Não é contraditório que Berzoini peça à militância petista a defesa nas ruas da reeleição de Lula depois das trapalhadas que ele mesmo permitiu acontecerem?

Clóvis Rossi: Nova Corja, é pura retórica. Ele sabe que ninguém sai à rua nem para defender a eleição de Lula nem para pregar o impeachment.




Dose Diária de Demência Eleitoral - Quinta - 21/09/2006

papainoel.jpg

Devidamente caracterizado para as festividades natalinas no horário eleitoral, Oswaldo Hansen Albaran é o seu candidato do PTN-SP à Câmara Federal. É o PAPAI NOEL, n. 1919. Papai Noel é casado, empresário e possui até o ensino médio completo. (Contribuiu: Kátia).

Update: tinha ficado faltando o YouTube do Papai Noel. Tá aqui.




Lavar as mãos limpa a consciência, diz estudo

De acordo com o estudo, publicado na semana passada na revista "Science", os seres humanos têm um grande desejo de se lavar, literalmente, após ter agido contra seus ideais, como se a água contribuísse de alguma maneira para lavar essa parte do cérebro onde se aloja a consciência.

"A associação entre a pureza moral e a física foi algo disseminado por tanto tempo que é surpreendente que ninguém ainda a tivesse provado empiricamente", disse Chen-Bo Zhong, pesquisador da Universidade de Toronto e co-autor do estudo. (Globo)

Ih, foi mal. Errei de blog.

Bom, quem tem um dedo a menos que lave melhor.




Pelo resto da dignidade petista

Diante das patuscadas dos petistas do diretório de São Paulo e seu representante máximo no partido, Ricardo Berzoini, fica a se saber se os integrantes dos outros estados responderão à sua chamada do para defender a candidatura de Lula à reeleição de seu próprio presidente nacional.

Durante toda a minha vida, ouvi que o PT era o único partido de verdade no Brasil, que o resto era um agrupamento de nomes e que, assim, se alguém ofendia um militante, ofendia todo o partido. Hoje, cada um se safa como pode. A defesa geral do mensalão era que não se podia criminalizar todo o partido por causa de algumas pessoas irresponsáveis e a impossibilidade de se controlar tudo o que acontecia lá dentro. Conversa mole. O grupo que tomou conta do partido manteve todo o aparato burocrático para mascarar suas trapalhadas, mas sempre tomou decisões em pequenos comitês internos.

Ricardo Berzoini é integrante desse grupo. O presidente nacional do PT, acusado de liderar – para ficar por aí – a operação de R$ 1,7 milhão que serviria apenas para a campanha do PT paulista desencadeou uma crise que se não compromete a reeleição de Lula, deixa o segundo mandato sob investigação. José Genoino (PT/ SP) foi derrubado da presidência nacional por muito menos. Agora, Berzoini pede aos militantes que o defendam dele mesmo. É muita covardia.

O mais triste é constatar a inoperância e falta de vontade de intervenção da militância de outros estados. Se corroborarem o pedido ao invés de exigir a saída imediata de Berzoini, fica registrada a falta de espinha dorsal da militância à cúpula do partido. Mais dignidade, se não é pedir muito.




Chuchu acordando

"Ladrão de carro quando é pego fala: 'poxa, mas não precisava disso'. Mas por que roubou? Roubou porque achava que não iria ser pego".

Geraaaldo Alckmin nesta manhã, após entrevista à rádio CBN.




Muito bem lembrado

Para quem assistiu à declaração de Aloizio Mercadante ontem, jurando pelo próprio bigode que não sabia que seu coordenador de comunicação, Hamilton Lacerda, estava metido no caso do dossiê anti-Serra, aconselho a leitura da coluna da Eliane Cantanhêde na Folha de hoje (íntegra abaixo). Cantanhêde responde aos seus leitores, que perguntam qual o interesse dos petistas em divulgar o dossiê:

"Não sei, mas Ibsen Pinheiro talvez saiba. Ele presidia a Câmara durante a CPI do Collor e virou um potencial adversário de Lula na campanha presidencial seguinte, de 1994. Até que um tal Waldomiro Diniz, assessor de Dirceu e Mercadante, chegou às redações das revistas numa sexta-feira à noite (sem tempo de checar nada direito), com uma conta de US$ 1 milhão no nome de Ibsen. Depois se viu que o US$ 1 milhão era US$ 1 mil. Tarde demais. Ibsen foi cassado, a candidatura evaporou."

Continue lendo...




Origem da grana

A "Carta Aberta à Militância Petista", divulgada ontem por Ricardo Berzoini após ser chutado da coordenação geral da campanha de Lula, é a síntese da quadrilha sindicalizada que tomou conta do Estado brasileiro.

Para as próximas horas, espera-se a divulgação da origem do R$ 1,75 milhão em notas de reais e dólares aprendidos com os petistas sexta passada em Guarulhos.

O que já se sabe é que a quantia em reais foi sacada dos bancos Bradesco, Bank Boston e Safra na capital carioca e em Duque de Caxias. Existem várias hipóteses: contas abertas por laranjas, caixa 2 ou dinheiro da ONG Unitrabalho, ligada ao churrasqueiro de Lula, Jorge Lorenzetti (a ONG recebeu R$ 4 milhões do governo quinta-feira passada).

Tudo muito lamentável.




Dose Diária de Demência Eleitoral - Quarta - 20/09/2006

Especial Farroupilha

farr1.jpg

A honra de hoje vai para a declaração ao vivo do governador Germano Rigotto (PMDB-RS) durante o desfile comemorativo à Revolução Farroupilha: "Tenho certeza de que o Desfile Farroupilha será um dos maiores eventos turísticos do Brasil em alguns anos". Devia ter crack na cuia.

Continue lendo...




Mondo spam

Os petistas estão desesperados. Um deles, o jornalista Marco Weissheimer, divulga em seu blog trecho de um spam que circula pelo mondo virtual, assinado por um tal de Mauro Carrara:

Um amigo que trabalha na torre do mal, na Marginal do Pinheiros, acaba de me soprar, desesperado, a próxima Capa de Veja. Um teste de capa faz uma montagem em que Lula aparece com as mãos para trás e algemado. Usaram como base uma foto tirada na saída do prédio da ONU, neste dia 19, quando o presidente era escoltado por um segurança do evento. O título provisório é: O MANDANTE DO CRIME. A matéria principal está absorvendo o trabalho de praticamente toda a redação. A idéia é montar uma história que faça de Lula o arquiteto do caso dossiê. É a cartada final de "Veja". A proposta é que a matéria da revista abasteça toda a grande imprensa para o golpe final na candidatura de Lula."

Verdade ou não, a idéia é genial. Só me resta difundir a boataria.

TORRE DO MAL. hahhaa. Çençaçional esses petistas.




Churrasco e chimarrão enquanto o país acaba

Feriado chuvoso no RS.

Nada melhor do que ler frases petistas para animar o dia:

Uma pessoa, para se envolver numa coisa como essas, além de ser mau-caráter, tem que ser muito burra
Tarso Genro, em NY, sobre seus amigos petistas metidos na falcatrua do dossiê anti-Serra.

"Eu de vez em quando fico vendo as notícias, fico lembrando de um goleiro chileno que uma vez numa disputa de uma final com o Brasil finge que está machucado para tentar melar o jogo. Graças a Deus as investigações descobriram que ele estava fingindo."
Lula, em NY, em mais uma citação futebolística ao dizer que o dossiê anti-Serra é coisa de quem quer melar o processo eleitoral

"A crise do mensalão foi uma construção fantasmagórica da mídia. O que parece se anunciar nas próximas eleições é que a realidade é mais forte que o simulacro, que o pensamento é mais forte que a manipulação e que a experiência social é mais forte que a intimidação. A construção da democracia está a caminho".
Professora Doutora Marilena Chaui, ontem, em Brasília, no Sindicato dos Bancários.

"O PT sempre rejeitou o denuncismo eleitoral e a produção ilegal de dossiês, até mesmo por já termos sido vítimas desse tipo de procedimento."
Berzoini, presidente do PT, em 16 de setembro.

"Tomei conhecimento apenas no sábado que esse cidadão (Gedimar) fazia parte de um dispositivo que foi montado para dar tratamento às informações, tudo o que sai na imprensa, na Internet e informações que chegam na campanha e no partido através de militantes. Ele era subordinado ao Jorge Lorenzetti, que era a pessoa que coordenava esse tipo de trabalho de tratamento de informações."
Berzoini, presidente do PT, em 18 de setembro.

"De fato, tive conhecimento de que um integrante da nossa campanha manteria contato com a revista Época para tratar de uma pauta de interesse jornalístico. Jamais tive ciência do conteúdo abordado nesse encontro, conforme reproduzido fielmente pelo site da revista."
Berzoini, presidente do PT, em 19 de setembro.




O Dia Seguinte

O problema, dizem, é o enfraquecimento político de Lula. Mesmo reeleito em primeiro turno, o petista verá aumentar a dependência do fisiológico PMDB na mesma proporção em que crescerá a irritação da oposição e de setores da classe média e da imprensa com a sua recondução.

É um cenário muito ruim para um presidente, que, de acordo com o Datafolha, tem chance de se eleger no primeiro turno com 56% dos votos válidos. O temor maior do governo é o "day after" da eleição, que promete um começo de segundo mandato bem mais complicado do que o já esperado.

Kennedy Alencar em sua coluna na Folha de ontem. Seis meses atrás Aécio Neves disse algo parecido ao Estadão. Lula terá muita dificuldade para governar em seu segundo mandato. Não consigo saber se isso é bom ou ruim.




Sindicalismo mafioso

O colega jornalista Alessandro Minuscoli chamou a atenção para um ponto que rende uma profunda discussão nessa papagaiada toda do Dossiê de Cuiabá – apelido que a mídia está tentando dar ao material contra o PSDB, mas que parece não estar colando. O ponto é: em todos os recentes rolos do PT estão envolvidos os sindicalistas, a suposta "ala proletária" do partido. Ou seja, trata-se de uma máfia forjada nos sindicatos, logo, uma máfia que foi sustentada por nós ao longo das últimas décadas. A atual estrutura sindical brasileira faz com que "doemos" rios de dinheiro para sindicatos que, na maior parte das vezes, não sabemos nem onde ficam. Quem já trabalhou algum tempo em jornais sem ter diploma e um dia descobriu que contribuía para o obscuro "Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas" certamente sabe do que estou falando. O sindicato não passa de uma salinha num prédio abandonado do Centro, que eles abrem uma vez por mês para registrar demissões e admissões. E cobrar, claro. Não duvidemos que, surgido desta salinha, daqui a alguns anos, não apareça um Jorge Lorenzetti ou um Freud Godoy, direto para a Assessoria Especial da Presidência da República.




Ao comitê de Geraldo Alckmin

Aproveitando que A Nova Corja é leitura diária no comitê de campanha de Geraldo Alckmin, vou dar umas dicas aos tucanos sobre a atual conjuntura política.

Geraaaldo continua muito apagado. Tenho visto pouca televisão, fico na Internet praticamente o dia inteiro preparando minha fuga do país. É sofrível, no mondo virtual, a reação tucana à maracutaia petista. Não sei se o PSDB já se deu conta, mas o caso dossiê anti-Serra será a única chance do partido fazer algo que preste nestas eleições. Não que vá mudar alguma coisa. Lula vencerá de qualquer jeito e é bom vocês se contentarem com os governos de São Paulo e Minas Gerais - o que, perto do que o PT conseguirá, já é muita coisa.

Então lá vai a sugestão: na madrugada do próximo sábado, assim que vocês puderem checar a edição da Veja da próxima semana na internet, para ver se não vem mais chumbo grosso por aí, comecem a escrever uma espécie de Carta ao Povo Brasileiro, para o Geraaaldo publicar no sábado mesmo. Nela, Geraaaldo deve comentar explicitamente o caso do dossiê anti-Serra. Deve dizer que esse comportamento é típico dos petistas, que simplesmente não conseguem respeitar a lei, que isso não vai parar, que no segundo mandato de Lula os petistas vão perder o controle, que vai ter dólar na cueca, em hotel, em motel, em restaurante, em todo lugar. Com a Carta, Alckmin causará um fato na imprensa e, com sorte, uns 10% dos 5% da população brasileira que sabe ler terá acesso ao texto.

O PSDB não tem lá muita moral para cobrar alguma coisa e não conseguiu despertar nenhum sentimento popular falando sobre as maracutaias anteriores do governo Lula, mas não dá para perder esta chance do dossiê. O fato está aí, a bola está pronta para ser chutada.

Como eu disse e vocês sabem, isso não terá efeito nenhum sobre a vitória esmagadora de Lula. Mas pensem bem: quando o próximo tiro no pé petista ocorrer (sim, porque os petistas não vão parar), depois que Lula ganhar, Geraaldo poderá dizer que, naquela famosa carta sóbria, séria, do dia 24 de setembro de 2006, avisou a nação.

Até agora, só vi os tucanos com as fracas críticas de sempre, fazendo uma oposição lastimável. Tentem esboçar alguma reação, peloamordedeus.

Atenciosamente,

Walter Valdevino




Os problemas da sua candidatura acabaram!

Um estudante de 22 anos do Distrito Federal enviou emails a candidatos oferecendo seu voto em troca de algum dinheiro. Segundo o Correio Braziliense, o jovem pediu valores que variavam de R$ 500 a R$ 700. Foram enviados 10 emails, em que ele afirma não ter candidato e deixa seu telefone para o eventual interessado no negócio. Oferecer e pedir benefícios em troca de votos é crime, segundo o Código Eleitoral brasileiro, mas quem se importa, diante de toda a demência moral que infesta o país?

Seguindo a mesma onda, aproveito para oferecer aqui o apoio incondicional d'A Nova Corja ao condidato que nos pagar algumas cervejas. Uma boa quantidade, diga-se de passagem, e que seja de uma marca decente. Garantimos a rápida ascensão do candidato nas pesquisas. Vale presidente, governador, senador e até deputado estadual do Vale do Taquari. Interessados, mandem emails.

PS.: no caso de a candidata Yeda se interessar pelo negócio, exigiremos pagamento antecipado.




Relações orgânicas

O empreiteiro Valdebran Padilha doou R$ 600,00 do seu bolso à campanha de Alexandre César (PT/ MT) à prefeitura de Cuiabá em 2004. De lá para cá, foi indicado para ser o novo diretor econômico e financeiro da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte), estatal subordinada à Eletrobrás, do Ministério das Minas e Energia. Ali, controlaria um orçamento que em 2005 foi de R$ 969,8 milhões. Pena que foi preso em setembro de 2006 com R$ 1,75 milhão que ninguém diz de onde veio.




Tiro no pé do dia

A newsletter da campanha do presidente Lula publica nota para alertar que foi criado um site no formato de agência de notícias que replica todos os boatos contra o PT que circulam na Internet. Segundo a assessoria, “atentos à lei eleitoral brasileira e com receio de que qualquer ação do Tribunal Superior Eleitoral pudesse retirar o site do ar, os criadores apócrifos, que não tem coragem de se responsabilizar pelas informações publicadas, utilizam-se de um servidor internacional para hospedar a página". O registro do servidor é na Holanda e está em nome de http://fshosting.com, um site de servidor de chat ThePalace. O próprio http://lpchat.com é um servidor de chat ThePalace, que vende serviços para o Brasil.

O site “Brasil acima de tudo” publica um amontoado de textos que vai de Jorge Bornahusen, passa por Roberto Romano e chega em Fernando Rodrigues – que um dia é acusado de ser tucano e no outro, petista. Só não dá para entender porque os petistas fizeram questão de divulgar uma página que noticia os problemas do partido no e-mail oficial que eles mandam aos jornalistas cadastrados. Deve ser o tiro no pé do dia.




Dose Diária de Demência Eleitoral - Terça - 19/09/2006

20060918205102age20060918304g.jpg

O bancário e economiário Ricardo Berzoini (PT/ SP) mandou velhinhos de 90 anos para filas de recadastramento como ministro da Previdência. Assumiu a presidência do PT embalado pela turma de José Dirceu e é notório por suas declarações carregadas de desdém a quem ouse questionar qualquer atitude dos integrantes do Partido dos Trabalhadores.

Ontem, como era de se esperar, Berzoini resistiu em conversar com a imprensa, mas diante do número de jornalistas que o aguardavam na sede da campanha e após quase três horas de espera, ele decidiu atender aos apelos para que se manifestasse. O presidente do partido do presidente da República saiu-se com essa: "Consideramos a hipótese de armação contra o PT". Consideramos? Hipótese? Ou é ou não é, cara pálida. Chega de biriri.




Elio Gaspari e a agenda não tão secreta da mídia

Trecho de coluna publicada por Elio Gaspari no dia 9 de julho:

"Bomba V-2

Tem gente muito boa em Brasília suspeitando de que no meio da campanha eleitoral surgirá alguma novidade terrível relacionada com o caso do assassínio do prefeito Celso Daniel, ocorrido em 2002."

O pior de tudo isso é que as denúncias abaixo foram feitas pelo candidato a vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), José "Apagão" Jorge (PFL-PE) ao jornal Estado de São Paulo.

* "A empresa registrada em nome da mulher de Freud cuidou durante certo tempo da segurança do prefeito Celso Daniel, de Santo André, que morreu assassinado. Também era amigo de dois personagens do escândalo de Santo André - o empresário Sérgio Gomes (o Sombra), acusado de ser o cabeça da operação de execução de Celso Daniel, e Ronan Maria Pinto, ex-secretário municipal em Santo André."

Continue lendo...




Dose Diária de Demência Eleitoral - Segunda - 18/09/2006

freudelula2.jpg

Nosso homenageado de hoje é Lula, evidentemente. Com 56% dos votos válidos, o PT precisava fazer merda?

Não, não precisava. Não que Lula não vá ganhar do mesmo jeito, inclusive com os votos de vários de nossos leitores. Mas pegou mal, e pode ser o início de muita complicação.

Sigmund Freud Godoy, malhando na foto acima com Lula, era assessor especial da secretaria da Presidência da República. ERA. Pediu demissão hoje depois de ter sido envolvido pelo petista Gedimar Passos na falcatrua do dossiê anti-Serra.

Mesmo assim, Sigmund Freud aconselha o presidente a dormir tranqüilo:

"O presidente me ligou e disse que ficou preocupado com a questão de quebra de confiança e eu coloquei que se ´o problema do senhor de governar e de campanha for esse o senhor pode colocar a cabeça no travesseiro e dormir muito tranqüilo porque tenho como afirmar e como provar que eu não tenho nada a ver com isso´"

Ah, sim: a empresa da mulher de Sigmund Freud Godoy foi responsável durante algum tempo pela segurança do prefeito Celso Daniel, de Santo André. Freud Godoy chegou até a ser ouvido no inquérito que apura a morte do ex-prefeito. O boato é que vem muita coisa suja por aí.




A Nova Corja entrevista Diogo Mainardi

mainardientrevista.jpg

Com sua coluna semanal na Veja desde 1999, Diogo Mainardi alcançou o ápice da fama e passou a realmente despertar ódio a partir dos ataques desferidos contra Lula e as maracutaias petistas. Todos o acusavam de direitista maluco. Calaram-se - ou, pelo menos, perderam a credibilidade - depois que a crise política de 2005 mostrou que Mainardi estava certo em boa parte de suas críticas.

Mainardi não conseguiu derrubar Lula, mas contribuiu bastante para desmontar a ilusão petista. Já é muito. Temos que agradecer. Com um tipo de ironia que provoca reviravoltas estomacais tanto em políticos quanto em jornalistas, Mainardi, na entrevista abaixo, fala sobre parajornalismo, Brasil, Acre, e confessa: é um ávido leitor de tudo que aparece, inclusive do A Nova Corja.

A Nova Corja: É verdade que você desmaiou depois de presenciar uma cena repugnante durante um jantar na casa de Danuza Leão? O que realmente aconteceu?

Mainardi: Repugnante? Como ousa? Foi uma cena épica. Há testemunhas. Danuza escorregou e caiu no chão. Na queda, luxou o cotovelo. Já sofri mais de dez luxações fazendo esporte. Dói para burro. Quando vi o braço desconjuntado da Danuza, minha pressão arterial zerou. Como uma mocinha, desmaiei no elevador. Segundo minha mulher, soltei também um gemido, mas desconfio que seja mentira dela só para me envergonhar. O fato é que tento roubar a cena até mesmo no acidente dos outros.

A Nova Corja: Você enfrenta mais de oitenta processos individuais num tribunal do Acre por ter dito em maio, durante o programa Manhattan Connection, que o Estado não vale um pangaré. Você não superestimou o valor do pangaré?

Mainardi: Consultando o site do tribunal do Acre, descobri que, na verdade, enfrento cento e quarenta processos. Eu nem sabia que o Acre tinha internet.

A Nova Corja: A crise moral dos políticos brasileiros não seria o ápice do regime representativo do país? A demência comportamental do Executivo, Legislativo e Judiciário não reflete o caráter geral do brasileiro?

Mainardi: Pergunto-me apenas se é o ápice. No caso do Brasil, sempre dá para piorar.

A Nova Corja: A herança patrimonialista do Brasil não está mais enraizada do que se percebe quando essa reverência que os políticos acreditam merecer fica latente com a leniência da sociedade em relação a todas as denúncias de corrupção, não só as do PT, mas de toda a classe política?

Mainardi: Fiz quatro romances. O tema de todos eles é a servidão voluntária. Não conheço nada mais autenticamente brasileiro - e genuinamente cômico - do que isso.

A Nova Corja: Gostam de te chamar de parajornalista, mas como você costuma deixar claro, as informações publicadas na sua coluna estão à disposição do público. Sem entrar na questão do fetiche do diploma, o que você faz é o trabalho básico de um repórter, que aprofunda as informações ao invés de copiar e colar as notícias das agências. O verdadeiro parajornalismo não seria o praticado nas redações brasileiras?

Mainardi: Já não posso mais me vangloriar de ser um parajornalista. Estou meio institucionalizado. Quando percebi que os oposicionistas não tinham a menor intenção de derrubar Lula, passei a buscar notícias por conta própria. E encontrei um montão. Agora mesmo estou fuçando a vida de uns publicitários que trabalham para o governo. Não sou repórter. Não sei fazer reportagem. Mas a notoriedade da coluna abriu muitas portas.

A Nova Corja: Severino Cavalcanti (PP/ PE) foi derrubado uma semana depois de ofender o jornalista e deputado Fernando Gabeira (PV/ RJ) com documentos e investigações prontas. Em uma entrevista que deu quando assumiu a presidência da Câmara, Severino disse que "parte dos deputados recebiam por fora" para votar a favor do governo. Em maio de 2005, o mensalão veio à tona. Fica difícil crer que os setoristas de Brasília descubram essas informações às vésperas da publicação. Você mesmo cansou de publicar denúncias que mais tarde foram confirmadas por outros veículos. O que acontece? A mídia brasileira tem uma agenda secreta?

Mainardi: A agenda nem é tão secreta assim. Estou sendo processado por inúmeros jornalistas. Eles se sentem caluniados porque revelo para quem eles trabalham. Só jornalistas maricas processam outros jornalistas. Um jornalista que se preze responde a um artigo com outro artigo.

A Nova Corja: Por que a Veja não assume a preferência por um determinado candidato ou partido - como é comum na imprensa americana, cujo modelo jornalístico a revista segue - e que tem acontecido em publicações brasileiras como o Estado de S. Paulo e a Carta Capital?

Mainardi: Eu assumi minha preferência: derrubar Lula. Em primeiro lugar, com o impeachment. Como não deu certo, voto em Alckmin.

A Nova Corja: O que vale a pena ler na imprensa brasileira?

Mainardi: Eu leio tudo. Até o Nova Corja.




Chama o Delúbio

No seu depoimento à Polícia Federal, o advogado petista Gedimar Passos disse que recebeu a quantia de R$ 1,7 milhão de um membro do PT paulista – confirmado há pouco no Jornal Hoje como Freud Godoy, assessor especial do gabinete da Presidência. Mas parou por aí. Como um bom filiado, alegou que não sabia direito o nome de quem lhe entregou a grana. Deu apenas uma descrição física do companheiro. O diretório estadual do PT paulista emitiu a nota de sempre, na qual negou qualquer tipo de envolvimento no episódio e estranhou a veiculação de notícias sobre a participação de petistas no episódio.

O curioso da história é que Passos compraria o Dossiê Cuiabá a pedido de uma revista. Qual semanário, no caso, o advogado não quis revelar. Para ao menos descobrir quem entregou o dinheiro a Godoy, a PF pode encontrar uma boa pista na sede da Editora Três.

A revista em questão é a IstoÉ, que tem como sócio oculto o ex-governador paulista Orestes Quércia (PMDB/ SP), aliado de primeira hora do presidente Lula e que entrou na disputa ao governo de São Paulo para forçar com seu lote de votos um segundo turno entre Serra e Mercadante. Com a denúncia estampada na capa da revista dessa semana, seria natural publicar na próxima edição os vídeos e fotos que comprometem Serra e Geraldo Alckmin. O resultado é a desmoralização de mais uma norma da famigerada Ética Jornalística Brasileira: a compra de informações, comumente negada em todas as redações.

Pelo visto, a ajuda do sócio oculto da IstoÉ ao PT veio também através de recursos não contabilizados. Ao menos, o presidente confirmou as expectativas, segundo declaração de Godoy: "Lula ficou muito preocupado com isso e me perguntou o que estava acontecendo". A oposição pedirá a impugnação da candidatura do presidente. É nessas horas que o Delúbio Soares faz falta.




ACM: hamster bobão

"Sabem qual é a raiva desse senador que um dia foi chamado de leão do Norte, é que até agora não o convidei para ir na minha sala e não vou convidar."

Lula na Bahia chamou o ACM de hamster e seu neto de naniquinho.

Fofo!




Autodestruição petista

Eu já estava ficando feliz porque os Vedoin finalmente iriam jogar lama em José Serra e provar seu envolvimento na máfia que superfaturava a compra de ambulâncias com dinheiro público.

Mas não. O espírito de autodestruição petista não tem limites.

Luiz Antonio Vedoin, um dos donos da Planam, a empresa que comandava a falcatrua das ambulâncias, foi preso ontem em um motel em Cuiabá.

Tudo começou quinta-feira com a prisão de seu primo, Paulo Roberto Trevisan, tentando embarcar da capital mato-grossense para São Paulo com uma fita de vídeo, um DVD, uma agenda e seis fotografias que vinculariam políticos ao esquema de superfaturamento. Os políticos seriam: José Serra e Alckmin (em cerimônia de entrega de ambulâncias), o senador Antero Paes de Barros e mais outros tucanos.

Após a prisão, Trevisan disse que, a pedido de Vedoin, entregaria o material a duas pessoas em São Paulo. A PF ficou na cola e se tocou para o hotel Ibis Congonhas.

No hotel, a PF encontrou dois petistas com muito dinheiro vivo: Valdebran Carlos Padilha da Silva, empreiteiro mato-grossense, e Gedimar Pereira Passos, advogado e ex-agente da PF. Os dois estavam com US$ 248,8 mil e R$ 1,168 milhão (sorte que não na cueca) para pagar pelo dossiê Vedoin-Trevisan.

Valdebran e Gedimar fazem parte da nata petista.

Valdebran, filiado ao PT, é um conhecido financiador de campanhas políticas no Mato Grosso. Foi coordenador financeiro da campanha derrotada do petista Alexandre César à Prefeitura de Cuiabá em 2004. Obviamente Alexandre César estava metido na falcatrua delubiana, com suspeitas de sonegação de R$ 3,5 milhões na campanha. Valdebran também é amigo próximo do deputado petista Carlos Abicalil, conhecido por sumir com provas na CPI dos Correios e que atualmente usa uma casa de Valdebran em Cuiabá como comitê de campanha. Valdebran também tem atuação forte na campanha da senadora petista Serys Slhessarenko ao governo do Mato Grosso. Serys é uma das senadoras envolvidas no escândalo dos sanguessugas.

Já o petista Gedimar Pereira Passos é advogado, ex-agente da PF e atualmente trabalha como segurança para o partido. Gedimar já disse que estava a serviço do partido na transação.

Hoje, foi preso o tio do empresário Luiz Antônio Vedoin, Paulo Roberto Dalcol Trevisan.

A família Vedoin jogou os benefícios da delação premiada no lixo e o PT perdeu qualquer moral (ainda tinha alguma?) para envolver José Serra na máfia das ambulâncias.

Não adianta, não vai parar nunca. Muito medo do segundo mandato de Lula. Acho que serei realmente obrigado a abandonar o país




Favela comanda o país

Os pobres ignorantes são o principal tema de disputa entre os analistas de pesquisas eleitorais. Em particular, os pobres ignorantes do Nordeste. Os lulistas acreditam que os pobres do Nordeste são tão ignorantes, mas tão ignorantes, que vão acabar votando em Lula, apesar dos quarenta malfeitores. Os tucanos discordam. Eles acreditam que os pobres do Nordeste podem até declarar voto em Lula nas pesquisas eleitorais, mas são tão ignorantes, tão ignorantes, que vão apertar o botão errado na hora de votar, anulando suas escolhas. Sempre que Lula ultrapassa a barreira dos 50 pontos, sou obrigado a apelar para esse argumento.

Diogo Mainardi comenta as últimas pesquisas eleitorais em sua coluna da Veja desta semana. Leiam o texto na íntegra abaixo, queridos leitores petistas.

É realmente incrível: 60% de aprovação e NÃO CONSEGUEM PARAR.

Continue lendo...




Dose Diária de Demência Eleitoral - Sexta - 15/09/2006

debora.jpg

Sim, queremos aumentar o número de acessos ao blog. Se ontem, com a Milena dos Santos, funcionou, por que não iria funcionar com a Débora Daggy?

Em 2001, com 18 anos, Débora Michelle Araújo Daggy foi escolhida Miss Pernambuco. No ano seguinte, sua fama aumentou ao assumir o namoro com o governador pernambucano Jarbas Vasconcelos, na época com 61 anos. Mas não se preocupe: Vasconcelos fez upgrade e depois trocou Daggy pela Miss Pernambuco 2003, Meyrielle Abrantes. Aécio Neves que se cuide.

Agora, Débora decidiu entrar para a política de vez. É candidata a deputada estadual de PE pelo PSB, n. 40100. Quer ver mais fotos dela? Clique djá aqui e aqui.




Truco, ladrão!

lulatruco.jpg

Os camelôs do Rio estão vendendo baralho com as fotos dos figurões.

Roberto Jefferson deveria ser o quatro de paus.




Proposta para 2008

Assistindo a Guilherme Giordano, candidato do Partido da Causa Operária ao governo do Rio Grande do Sul, dizer em frente ao viaduto da Borges de Medeiros que a candidatura de Heloísa Helena, do PSol, é uma "fachada" dos capitalistas e da direita, é que me caiu a ficha: na próxima eleição, se não houver uma virada de mesa contra a cláusula de barreira, não poderemos mais curtir o melhor do horário eleitoral. Pensem nisso. Os deputados, além de nos roubar, ainda querem tirar o único consolo do período de campanha, que é ver o freak show dos candidatos do PCO, PSTU, PV, Prona, PAN, PMN, PSL, PSDC e toda uma gama de partidos nanicos, que hoje aliviam a chatice dos programas do PT, PMDB, PSDB, PFL e outros partidos tradicionais.

Como nenhum dos concorrentes sérios a qualquer cargo se arrisca a sair da mesmice e dizer algo realmente diferente dos clichês estabelecidos, como só fazem promessas da boca para fora, como não há o menor traço de uma discussão séria sobre qualquer questão de interesse nacional, nem ao menos ataques uns aos outros, proponho desde já uma inversão da cláusula de barreira: em vez de perder tempo no horário eleitoral, os partidos que não atingirem o patamar necessário trocarão de lugar com os grandes. Ou seja, o partido menos expressivo será aquele com maior espaço na televisão, o segundo menos expressivo terá o segundo maior tempo, e assim por diante. PT, PSDB, PMDB, PFL e outros da mesma categoria assumirão os minutos e frações de minuto hoje destinadas aos nanicos.

Confiem em mim. O povo ficará tão satisfeito que exigirá horário eleitoral o ano inteiro. É capaz de até começar a se interessar por política.




José Serra quer falar de outras coisas

Chega a dar dó acompanhar as eleições paulistas. Nenhuma pessoa que abordei quando estive lá há algumas semanas conseguia encontrar uma razão para votar em José Serra (PSDB/ SP). Ética, competência e carisma não foram adjetivos citados adequadamente. Cheguei a acompanhar o final da sabatina do tucano na sede do Estadão, no dia 24 de agosto. A impressão não foi das melhores.

Um jornalista da mesa ousou perguntar a Serra se ele considerava manter o atual secretário de Segurança do Estado, Saulo de Castro, em seu eventual governo. O tucano alertou que não começaria a lotear naquele momento, pois depois seria um pandemônio de gente disputando cargos. Perguntaram se o que o candidato achava boa a gestão de Saulo.

“Sim, considero positiva”, respondeu para espanto do auditório semi-cheio.

Outro jornalista voltou à carga: “Mas o senhor não vê nada de errado na Segurança em São Paulo? Está tudo perfeito?”. “Vejo mais pontos positivos do que negativos”, tucaneou Serra. Os participantes da mesa ficaram inquietos. Insistiram no assunto. Lá pela quinta pergunta, ele bateu as palmas das mãos na mesa e disse: “Vamos parar de falar nesse assunto, porque é contraprodutivo”. E, para meu espanto, todos pararam.

Há meses, a imprensa aponta para o envolvimento do ex-ministro da Saúde no caso da Máfia das ambulâncias. A revista IstoÉ desta semana denuncia que os Vedoin “apresentaram documentos que comprovariam o envolvimento do candidato ao governo do Estado de São Paulo, José Serra, com a máfia que superfaturava a compra de ambulâncias com dinheiro da União”. Credibilidade da revista de lado, procura-se o outro lado, que respondeu: “A assessoria de José Serra informou que ele não vai se manifestar sobre o assunto”. Guilherme Fiúza escreveu em sua coluna no No Mínimo intitulada Deixem o Serra em paz : “O Brasil será muito mais justo no dia em que ninguém mais puder atiçar publicamente o mau humor de José Serra”. São Paulo caminha a passos largos rumo a essa Justiça.

P.S./ 18h24: há pouco, Luiz Antonio Vedoin, um dos donos da Planam e chefe da Máfia dos Sanguessugas, foi preso pela Polícia Federal (PF) do Mato Grosso em um motel de Cuiabá. O repórter Felipe Recondo, do Blog do Noblat, escreve que o superintendente da PF do Mato Grosso, Geraldo Pereira, disse que Vedoin estava negociando a venda de documentos por R$ 2 milhões.

Continue lendo...




Qualquer propaganda é boa propaganda

2309015.jpg
Grupo de umbanda protestou em frente ao comitê de Yeda com cartazes e rituais

A que ponto chegou a miséria da campanha do PSDB: até os adversários fizeram o favor de organizar um protesto e divulgar propaganda com as fotos de Geraldo Alckmin e Yeda Crusius juntos, associação gráfica que os tucanos gaúchos não gostam de evidenciar. Uma publicidade dessas caiu do céu, visto que a grana anda curta no ninho.

O protesto dos umbambistas foi feito por causa de uma réplica desastrosa de Yeda a Alceu Collares (PDT) durante o último debate, quando o ex-governador falou que a passagem da tucana pelo Ministério do Planejamento do Governo Itamar fora “como uma vela que se apaga rapidamente”, Collares ouviu como réplica da tucana que “acender vela pode ser na esquina também”.




Bom dia

presidente_altarenda2.gif




Dedada de Morales no Brasil

Mês passado dizíamos que o mundo perderia o respeito pelo Brasil com o caso da nacionalização dos hidrocarbonetos na Bolívia. É isso que acontece quando um presidente manda a turma do deixa-disso para enfrentar um governo que pretende roubar seus bens: toma no rabo. Anteontem o governo boliviano rebaixou duas refinarias da Petrobras a prestadoras de serviço. O controle das refinarias passou para a Bolívia, que não pretende dar nenhum tostão ao Brasil. A Petrobras ensaia uma reação, mas da última vez também endureceu no início e depois arriou as calças. Não que seja o caso de mandar o exército arrasar a Bolívia como fez com o Paraguai no século XIX. Mas Lula, dessa vez, poderia deixar de tratar Morales como muy amigo e negociar direito, para ao menos diminuir o prejuízo.




Dose Diária de Demência Eleitoral - Quinta - 14/09/2006

milenasantos1.jpg

Que política coisa nenhuma. Tirar a roupa é muito melhor. Pelo menos essa foi a escolha de Milena Silva dos Santos, (mais fotos no link, seus tarados) atualmente primeira-suplente de um vereador de Salvador. Milena renunciou à candidatura a deputada estadual pelo PSDC da Bahia e vai sair na Revista Premium, da Sexy, deste mês de setembro.




Exclusivo: Contas do PSDB sob suspeita no RS

A campanha de Yeda Crusius estava em ascensão tão vigorosa nas pesquisas eleitorais que não dá para entender por que 10% da sua equipe de marketing continua trabalhando. Graças às pesquisas estimuladas que mostravam Yeda encoxando Olívio Dutra (PT/ RS), a tucana foi a candidata que mais arrecadou no mês de setembro: R$ 470.239,72. Esse valor é o quádruplo dos R$ 115.285,00 constados na receita do mês de agosto. Se a campanha dela não tem dinheiro em caixa, atrasa pagamentos e sofre debandada geral da equipe, talvez seja o caso do TRE/ RS investigar por que esses valores foram declarados pela candidata se eles nunca existiram ou, ao menos, quem doou e para onde foram parar os tais R$ 585.524,72.

P.S.: a soma das despesas de agosto e setembro da candidata é de R$ 485.559,42. A subtração com o total da receita é igual a R$ 99.965,3. Agora cabe ao senhor Sérgio Campos de Moraes – um dos remanescentes da coordenação da campanha de Yeda – explicar qual é o problema.

Continue lendo...




Banditismo petista não tem limites

O petismo não tem limites. Nem no meio da crise política que acabou com o PT, no ano passado, conseguiram parar de cometer crime.

A Veja desta semana, que começou a circular no último sábado, causou estrago ao trazer a público a investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre R$ 11,7 milhões gastos pela Secretaria de Comunicação (Secom), subordinada à Presidência, na aquisição de materiais gráficos e produção de revistas e encartes.

A investigação começou em outubro do ano passado. A expressão “demência moral” é água com açúcar para classificar a primeira explicação dada pelo PT: os diretórios municipais do PT teriam ficado encarregados de distribuir o material da publicidade. A incapacidade petista de entender a diferença entre o público e o privado, entre o governo e o partido, não tem limites. O mais demente de tudo é que até agora ninguém sabe sequer se o material de propaganda do governo foi impresso ou se o dinheiro simplesmente foi roubado.

Ontem, o TCU tomou a decisão:

Gushiken e duas agências de publicidade têm 15 dias para devolver R$ 11,7 mi ao erário - O TCU (Tribunal de Contas da União) fixou ontem prazo de 15 dias para o ex-ministro Luiz Gushiken e as agências Duda Mendonça e Matisse devolverem aos cofres públicos R$ 11,7 milhões em decorrência de supostos serviços superfaturados ou nem sequer prestados na publicidade do governo Lula. Esse também é o prazo fixado para a defesa dos envolvidos.”

As desculpas de Gushiken e de Tarso Genro dão vontade de vomitar:

Estranho que somente agora, às vésperas das eleições, venha a se apontar suposto conteúdo não-institucional [do material de propaganda]". - Gushiken

Se não fosse em época de eleição seria o quê? “Uso político”?

"É atitude golpista de quem quer já deslegitimar o próximo governo, a partir do reconhecimento que eles mesmos fazem de que perderam a eleição, o que é uma visão deles". - Tarso Genro.

Abaixo, a íntegra da matéria da Veja e os três textos da Folha de hoje falando sobre o prazo para Gushiken, a agência de Duda Mendonça e agência campineira Matisse devolverem o dinheiro:

Continue lendo...




Caros amigos contra Veja

Na entrevista deste mês, Franklin Martins enfia o pé na jaca:

A Veja é um caso diferente. Eu não falo sobre nenhum órgão. A Veja ultrapassou todos os limites, não entendo por que a Veja fez isso com a Veja. Uma coisa estarrecedora. Publicou pelo menos três grandes barrigas: o negócio das Farcs, o negócio dos dólares de Cuba e o negócio do Daniel Dantas. O do Daniel Dantas é uma alucinação. A Veja: “Eu não acredito nisso que estou publicando, mas vou publicar assim mesmo antes que alguém publique”. Acho que ela será julgada também.




A Nova Corja entrevista Cururu

Seguindo nossa tradição em entrevistas (ver ao lado), A Nova Corja convidou o vereador de Pelotas e candidato a Deputado Federal pelo PFL-RS, Cláudio Insaurriaga, o Cururu, a responder algumas perguntas.

cururu2.jpg

Cururu ficou famoso em 2004, na última campanha para vereador em Pelotas, com o bordão "Como estou desempregado, conto com seu apoio para resolver os meus problemas. Não sou ladrão nem mentiroso." Ganhou.

Agora, Cururu quer ser nosso representante na Câmara Federal. Sua candidatura neste pleito continua chamando atenção. Seus vídeos circulam na internet e Cururu já teve espaço no Fantástico e no Programa do Ratinho.

A Nova Corja: A idéia de usar o YouTube, fotolog e site para divulgar sua campanha foi sua ou sugerida por algum marqueteiro?

Cururu: As idéias de marketing saem todas de minha cabeça, e conto com apoio do meu assessor de imprensa, Theleon.

A Nova Corja: No seu primeiro vídeo, o senhor carrega uma mala cheia de dinheiro com a palavra “Mensalão” escrita. Para quem o senhor gostaria de entregar a mala?

Cururu: Para o Lula.

A Nova Corja: Como é a sua relação com os outros integrantes do PFL em Pelotas?

Cururu: Não existe relação entre o Cururu e o PFL. Apenas viabilizamos interesses eleitorais em função deste modelo eleitoral imprestável.

A Nova Corja: O que realmente aconteceu nos episódios de 2005 e deste ano, nos quais o senhor, Ademar Ornel (PFL) e sua filha e namorado brigaram? Em 2006, as trocas de socos, pontapés, empurrões e xingões teriam acontecido no espaço reservado aos cidadãos e os protagonistas foram dois assessores do senhor e um profissional da imprensa local.

Cururu: Não houve troca de socos e pontapés, na verdade eu fui covardemente agredido por estas três pessoas, dentro do plenário e na frente de alguns veradores, que covardemente não quiseram cassar o mandato dele por falta de decoro.

A Nova Corja: O senhor ajudou a fundar o PT em Pelotas e já atuou em conjunto com o vereador Paulo Oppa (PT). O senhor mesmo disse que só entrou em um partido “para concorrer”. O PFL vê com bons olhos sua relação independente com outros partidos?

Cururu: Não sei o que pensa o PFL, mas para mim não faz diferença, os partidos são todos iguais e muito ruins.

Continue lendo...




Eu sou um especialista

ft_boletim_25.jpg
Não te preocupa, sei o que estou fazendo. Tenho diploma de presidente




Investimento de baixo retorno

A Carta Capital dessa semana traz dois artigos interessantes. Primeiro, o editorial de apoio a Lula escrito por Mino Carta. Concorde-se ou não com a escolha, abrir o voto é um hábito saudável dos veículos jornalísticos. Ao menos o leitor fica sabendo onde pisa. O Estadão, jornal com posição à direita bem conhecida, também costuma apoiar candidatos abertamente. Já a Folha e outros veículos supostamente imparciais costumam se fingir de mortos.

Há também uma matéria sobre os resultados do trabalho dos deputados federais. Os números indicam um baixíssimo retorno do investimento. Os parlamentares aprovaram 112 leis em 2005, das quais mais da metade (64) foram propostas pelo poder Executivo. Apenas 45 projetos aprovados partiram dos deputados. Os outros vieram do poder Judiciário. O mais grave é que 28 das leis aprovadas são oriundas de Medidas Provisórias — na prática, um tipo de decreto presidencial. A média de aprovação de projetos por parlamentar é 10%.

Se 45 leis saíram do parlamento, isso significa que são necessários cerca de 10 parlamentares para criar uma lei no Brasil. Um absurdo. Desperdício de dinheiro público. Está certo que números são apenas números, mas qualquer um pode acompanhar pela mídia o nível de qualidade do que sai do Congresso. Criar leis a torto e a direito não é necessariamente bom para o país, nem o único papel do Legislativo. Porém, quando mais da metade delas são propostas pelo Executivo, é óbvio que os parlamentares estão vagabundeando demais.

Isso até faz o sujeito pensar em piadas infames, baseadas no modelo daquelas sobre portugueses: Quantos deputados são necessários para aprovar uma lei no Brasil? Dez. Um para criar o projeto, nove para embolsar a propina em troca de seu voto favorável.




Dose Diária de Demência Eleitoral Extraordinária

goulartmumia.jpg
Marcelo Fleury/ZH

Eu até teria agüentado ficar só com a dose normal de demência de hoje. Vi a foto acima na seção "Voz das Ruas" da Zero Hora, com o texto abaixo, e não me perturbei, resisti bravamente, não ia postar:

"Não bastassem os sustos habituais que o ato de parar o carro numa sinaleira provocam, agora essa. Sete jovens claudicantes, enfaixados e com respingos de sangue (tinta, na verdade) surgem desde ontem diante dos motoristas porto-alegrenses, em diferentes pontos, com um cartaz no qual se lê: - Cadê a minha vaga no SUS?
São as "múmias do Dr. Goulart", como eles mesmos dizem, em referência ao candidato para o qual fazem propaganda. Enquanto desfilam, outro cabo eleitoral vai de carro em carro dizendo que, como político, o Dr. Goulart já criou não sei quantas leis, implantou não sei quantos postos de saúde, ajudou a melhorar o atendimento em tais locais. O que leva a pensar: se fez tanto, qual então o motivo do protesto?
"

Foi então que cometi o erro de visitar o site do vereador e candidato a deputado estadual Dr. Goulart pelo PDT-RS, n. 12220.

Humberto Ciulla Goulart, além de médico, é compositor letrista do Carnaval de Porto Alegre, membro da Associação dos Jurados do Carnaval e Conselheiro da Escola de Samba Estado Maior da Restinga. Goulart é um poeta. As poesias dedicadas a seu filho, Saul Goulart, são comoventes, como a que homenageia o jovem quando completou 15 anos (clique no link e vá baixando a tela):

Ah, filho meu!
Amado, bandido,
inquieto,
pateta,
teu pai vai ousar
mais uma vez
ser poeta.
Quinze anos, meu filho!

Para registro da posteridade, coloco aí embaixo TODAS as poesias disponíveis no site do candidato:

Continue lendo...




Dose Diária de Demência Eleitoral - Quarta - 13/09/2006

cowboy.jpg

Um cowboy comunista? Não entendi. Sempre achei que essa coisa de Velho Oeste era moda dos malditos ianques imperialistas.

Formado em Computação, Wager dos Santos, sem nenhum bem declarado, é candidato a deputado federal pelo PSOL-SP.

Entre suas propostas está um projeto de lei para regulamentação das festas de peão:

"A promoção de rodeios tem e deve proporcionar um modo de enfrentar problemas sociais, de gerar recursos para serem aplicados em obras de benemerência. Afinal, estas festas geram dividendos para todo o município e arredores. Mostrar-se como atividade aglutinadora de diferentes interesses, dos religiosos aos empresariais, dos filantrópicos aos da mídia, e do espetáculo."

Além do Cowboy do Asfalto, também temos outro agroboy candidato pelo PSOL-SP: é o Professor Giovani Tomazelli.

É a ala montada do comunismo. (Contribuiu: Dante).




Minha parte do butim

Enviei a autorização, imprimi o formulário do depósito e os R$ 5,00 estarão amanhã na conta do PT. Me satisfaço com um patrocínio do Ministério da Cultura e banner do A Nova Corja no site da Radiobras.

"Prezado Senhor(a).,

Em nome da Coligação "A Força do Povo" quero convidar-lhe a contribuir financeiramente para a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de ajudar a viabilizar a divulgação da plataforma de Lula para o Brasil, seu apoio terá um importante significado político: seu nome constará da relação de doadores que, após as eleições, ficará disponível para consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Em 2006, a Justiça Eleitoral aumentou as exigências para as doações eleitorais. Para cumprir a legislação e facilitar esse processo, a Campanha Lula criou um cupom exclusivo destinado a doações entre R$ 5,00 e R$ 1.000,00. Para contribuir, o doador deve preencher o cupom, comparecer com ele a qualquer agência da CEF ou do BB e fazer um depósito identificado para a campanha, em dinheiro. Após fazer o depósito, basta colocar o boleto em qualquer agência ou caixa dos Correios. Ele funciona como cartão-resposta e não tem custo para o doador.

Clique aqui para imprimir seu cupom de doação.

Peço ainda mais um favor. Caso você autorize a inclusão de seu nome em anúncios de apoiadores da candidatura do presidente Lula que poderão vir a ser publicados na imprensa antes das eleições, envie um e-mail para comitefinanceiro@lula13.org.br com seu nome, profissão, telefone e o seguinte texto: "Autorizo a publicação de meu nome em anúncios de apoiadores da Campanha Lula".

Se desejar mais informações, entre em contato com nosso Comitê Financeiro:

Muito obrigado e um abraço"
assina.gif
José de Filippi Jr.
Coordenador financeiro da Campanha Lula Presidente 2006
Prefeito licenciado de Diadema (SP).

Comitê Lula Presidente - São Paulo: Av. Indianópolis, 1465 – Planalto Paulista – CEP 04062-003
Comitê Financeiro: Telefones: (11) 4044-9748 / 4044-9169




Desfigurada

Acabou a campanha de Yoda.

Os paulistas que estavam fazendo a propaganda de TV e rádio da candidata desistiram simplesmente por falta de pagamento. A desculpa, é claro, não poderia ter sido mais demente:

"Em meio a uma temperatura de 32ºC em Porto Alegre, a jornalista da campanha tucana Sandra Terra confirmou que "seis ou sete" profissionais responsáveis pelos programas de rádio e TV deixaram a equipe e voltaram a São Paulo. Ela alegou problemas de adaptação do grupo com o "frio gaúcho"." (Zero Hora)

Mesmo assim, Yoda segue ganhando de Olívio em todas as simulações de segundo turno contra o petista. Eu já estou satisfeito.




Dose Diária de Demência Eleitoral - Terça - 12/09/2006

noefernandes.jpg

Noé Melo Fernandes é o "Gaúcho do Beira-Rio". Militar reformado, sem nenhum bem declarado, Noé cansou da vida de ter que acordar cedo e fazer a barba todo dia. Noé quer seu voto para ser deputado estadual pelo PMDB do RS (n. 15913).




Jornal de Debates

Entrou no ar nesta segunda no IG o Jornal de Debates, comandado pelo jornalista Paulo Markun.

A idéia é reviver na internet um jornal impresso que fez sucesso entre 1946 e 1955. O conselho editorial tem 50 membros dos mais diversos (e bizarros) posicionamentos ideológicos: Alberto Dines, Cacá Diegues, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Marta Suplicy, Paulo Caruso, Tarso Genro, entre outros.

Como tudo no IG, falou ter RSS. Cobro R$ 1.000,00 por minuto para explicar filosoficamente a importância do Real Simple Syndication.




Lulinha Voodoo

lulavoodoo1.jpg

Dica do Luiz Antonio Ryff, no no mínimo:

"No site onde está sendo vendido, os interessados partiram para a galhofa e perguntam se o bonequinho vem com dinheiro na cueca, com bafo de cana, com um aviãozinho de brinde ou sem um mindinho.

Autor da idéia, o artista plástico Rudi Sgarbi revela estar pensando em fazer um com o presidenciável tucano. Aqui vai uma sugestão: aquelas bolas que, apertadas, servem para exercícios de fisioterapia, poderiam inspirar um boneco no formato de chuchu. "

Rudi Sgarbi deixa bem claro seu objetivo:

"A intenção não é denegrir a imagem do nosso excelentíssimo presidente. Essa é apenas uma maneira saudável de aliviar a tensão e o stress causados pela atual conjuntura política do país."




Dose Diária de Demência Eleitoral - Segunda - 11/09/2006

A vida não anda fácil para os postulantes a senador do PSL que aceitaram concorrer com a legenda número 171:

psl1.jpg

O candidato Braz Divino (PSL/ GO) está com a situação da candidatura indeferida, ele não tem bem algum declarado ao TSE e não recebeu um tostão para o financiamento da campanha. Para completar, está com 0,20% de preferência dos eleitores goianos.

psl2.jpg

O padeiro, confeiteiro e assemelhado Antonio Sotero (PSL/ RN) definiu o limite de arrecadação para a campanha em R$ 10 milhões. Mas, assim como Divino, ele ainda não recebeu um centavo segundo a consulta de suas prestações de contas junto ao TSE. Em pesquisa realizada entre os dias 08/07 e 11/07, ele contava com a simpatia de 0,12% dos potiguares.




Corrupção na alma

Sempre achei meio patética a crença nacional de que o país vai mal por causa da classe política e sua desonestidade. Claro que a classe política é corrupta, mas os 300 picaretas de Brasília não passam de uma amostra bastante significativa da população. Esse papo de que temos um povo pobre e trabalhador é balela. Somos corruptos e desonestos, em todas as camadas da sociedade. Sempre penso nisso quando vejo essa campanha da MTV – para citar um exemplo – dizendo para "preparar os tomates e os ovos" contra os políticos. O publicitário cool da MTV que fez a tal vinheta provavelmente é um canalha daqueles, em suas relações cotidianas. Mas contra os políticos todos se sentem no direito – e estão no direito – de esculhambar. Para mim, xingar político é mais do que bater em cachorro morto: é demagogia e hipocrisia. E o artigo do Roberto Pompeu de Toledo (dica do Walter) na Veja dessa semana só vem comprovar isso. Ele fala de uma pesquisa que contabilizou as multas de trânsito dos embaixadores de dezenas de países em Nova York. Os que tem mais multas: os africanos. Os que tem menos multas: Noruega e Suécia. Reparem que o índice corresponde exatamente ao grau de desenvolvimento do país. O Brasil, claro, ficou em um honroso 29º lugar, sendo o campeão da corrupção entre os latino-americanos. Confira o texto na íntegra:


Continue lendo...




Libertem os acessos ao Correio do Povo

Entrevista Exclusiva com Bin Laden

Juremir Machado da Silva

Cinco anos do 11 de setembro. Segundo a mídia, que adora situações definitivas, cinco anos do atentado que mudou o mundo , ainda que boa gente parte do mundo não se dê conta disso. Resolvi ir direto à fonte par saber suas impressões sobre os fatídicos últimos cinco anos. Obtive uma exclusiva com Bin Laden. Não foi difícil. Bastou um pouco de imaginação. O homem está escondido no ciberespaço. Mata parte do tempo vendo filmes americanos. É fã do Woody Allen, com o qual partilha a mesma angústia em relação ao sentido da vida.O resto do tempo se divide entre CNN e Al Jazeera. A clandestinidade impede-o de fazer as longas caminhadas de antigamente, quando ia do Afeganistão ao Paquistão a pé só para manter a forma e refletir. Hoje, para manter a barriguinha sarada e o corpinho esbelto, faz esteira.mas acha terrivelmente chato. Atualmente, faz isso olhando, na Globo Internacional, "Páginas da vida". Lamenta não poder ver nosso horário eleitoral.

Fui direto ao assunto: por que ter destruído as torres gêmeas? A resposta foi um verdadeiro manifesto:

"Era uma questão estética. procuramos derrubar o que havia de pior na arquitetura pós-moderna. Além disso, o nosso marqueteiro nos convenceu de que precisávamos criar um acontecimento bombástico".

E os inocentes que morreram?

"Ninguém é inocente até prova em contrário, ao menos é o que pude aprender com os governos Collor, FHC e Lulla".

Mas o senhor não previu as conseqüências?

"Na verdade, eu não sabia de nada Fui traído pelos companheiros que me cercavam. Eu achava que só setávamos fazendo o que todo mundo faz, um pouco de terrorismo em nome do bem contra o mal, caixa dois e alguma encenação".

Como o senhor queria que acabasse?

"Achava que tudo ia acabar em pizza, claro".

Continue lendo...




Chico Vs Caetano

Tutty Vasques pergunta:

Se as eleições fossem hoje, você votaria em Chico ou Caetano?




Volltarão

"Nós somos a turma do Lula. A gente vive a negar o mensalão, caixa dois, os sanguessugas (que escândalo). A gente está tentando escapar. Nós somos a turma do Lula. Bobeira foi nos cassar. Se o Lula for eleito de novo, a turma dele vai voltar. Mude de presidente. Ou você quer que essa turma volte? (Nem a pau)".

O TSE proibiu a veiculação desse vídeo na propaganda eleitoral gratuita, o que é justificável. Afinal, ninguém quer se lembrar de que José Genoino (Quartinho dos Fundos - SP) esteve em reunião no Palácio do Planalto com o presidente, José Dirceu "apóia" o movimento em favor de sua anistia política e Delúbio Soares é sondado para retornar ao Partido dos Trabalhadores.




Visão de mundo tucano-petista

A carta aberta de Fernando Henrique Cardoso ao PSDB é antes um sintoma dos problemas que ele ataca do que uma eventual solução. Ele reconhece erros na falta de investimento em infra-estrutura, como no caso do apagão. Critica o Bolsa Família do governo Lula por não oferecer "contrapartida" (a obrigação de ir à escola), embora o objetivo do programa seja antes de mais nada ajudar pessoas abaixo da linha de pobreza. Ataca a política de segurança estadual de Covas e Alckmin, que inchou os presídios e permitiu o crescimento do PCC. E critica o partido no caso Azeredo, que deveria ter sido afastado por suas ligações com Marcos Valério. Mas por que só diz essas coisas agora que é tarde? FHC parece mais cabreiro com a popularidade de Lula do que com qualquer outra coisa. Essa popularidade foi em boa parte construída pela continuação de políticas tucanas: a queda da inflação, o salto da exportação e a distribuição de renda. A ironia é que Lula criticou o Plano Real, as privatizações (que hoje permitem que o Brasil exporte celulares e aviões, por exemplo) e a abertura comercial - e hoje segue ou se beneficia de tudo isso. O que FHC e o PSDB não criticam é justamente o que o governo Lula tem de ruim, porque em grande parte também segue o governo anterior: a carga tributária, a falta de investimento produtivo, o descaso com o conteúdo da educação, a corrupção - que não se pode dizer se é numericamente maior ou menor, tal a carência de dados. A visão de mundo tucana - agora também petista -, a "social-democracia" à moda da casa, é míope. Não vê longe.

Do blog do Daniel Piza do Estadão.




Dose Diária de Demência Eleitoral - sábado - 09/09/2006

A coluna E-leitor da Zero Hora de hoje registra o exato momento em que os candidatos ultrapassaram os limites da falta de caixa 2:

Manequim eleitoral

"A leitora Liane Merlo, de Porto Alegre, passava pela Avenida Nilo Peçanha quando viu uma propaganda curiosa de um candidato a deputado. Pegou sua câmera digital e registrou a imagem:

2294802.jpeg

- Um 'casal' portava a propaganda do tal candidato [Vitor Bertini/ PMDB-rs]. Quando cheguei bem perto, para minha surpresa, vi que eram manequins. Achei muito criativo. Aí tirei fotos e resolvi mandar para vocês."

Gaúchos, esses politizados.




Musa das Diretas

Imperdível a entrevista da Folha com a musa das Diretas e cientista política Fafá de Belém.

Fafá fala sobre política, Geraldo Alckmin, Heloísa Helena, Cristovam Buarque, Aécio Neves, Roberto Freire, Fernando Henrique e, é claro, Lula.

E também presta consultoria sobre cheiração...

Folha - Você já teve problemas com drogas? Você declarou numa época que tinha parado de cheirar.
Fafá - Problemas não. Eu já usei de tudo, como qualquer pessoa da minha geração. Todos nós experimentamos. Quem têm 50 anos e não experimentou, começou cheirar aos 40, o que é muito pior! Porque só pegou coisa ruim.

Folha - Mas houve um momento em que você se obrigou a parar?
Fafá - Ué, quem não tem essa consciência, bicho, ou está maluco, ou ficou no meio do caminho, ou não foi para lugar nenhum. Eu já sou esfuziante, já nasci aditivada! Eu adoro um bom vinho, um bom champanhe e água. E está ótimo.




Câmara dos Deputados renovada

Segundo a Seção Radar da Veja que começa a circular hoje, o Ibope fez pesquisa na semana passada, em todo o país, sobre os candidatos à Câmara Federal.

Paulo Maluf (PP-SP) é o campeão de votos.
Clodovil Hernandes (PTC-SP) está entre os dez mais votados.
Palocci (PT-SP), Fernando Gabeira (PV-RJ) e Ciro Gomes (PSB-CE) também levam mandato.
Já a nata do PT - João Paulo Cunha, José Mentor, José Genoino e Professor Luizinho - está muito mal e periga não se eleger.




Dose Diária de Demência Eleitoral - sexta - 08/09/2006

frankaguiar.jpg

Vou te Excluir do Meu Orkut

O quê? Não conhece o sucesso de Frank Aguiar? Que absurdo. Cante o refrão comigo:

Eu vou te deletar te excluir do meu orkut
Eu vou te bloquear no MSN
Não me manda mais scraps nem e-mail, Power point
Me exclua também e adicione ele

Pois saiba que esse poeta, Francineto Luz de Aguiar, o Frank Aguiar, está aí para resolver todos os teus problemas. Frank é candidato a deputado federal pelo PTB de São Paulo, n. 1470.

Já que o tom das eleições 2006 é a forrozeira, por que não eleger um profissional?




Perderá

A quem estará Yeda Crusius se dirigindo com sua proposta de "nota eletrônica", que consistem em interligar todos os estabelecimentos comerciais gaúchos com a secretaria da Fazenda? Provavelmente não a seus próprios eleitores, muitos deles pequenos comerciantes. Até as pedras do calçamento sabem que os estabelecimentos sonegam o quanto podem. Não porque sejam malvados, mas apenas porque a carga tributária é muito alta e o Estado perdeu a legitimidade com os constantes escândalos de corrupção e desperdício.

Além disso, se o governo não bancar a instalação dos inevitáveis equipamentos de registro e conexão, essa proposta não será aprovada pela Assembléia Legislativa nem com mensalão. Corre o risco de terminar como a tentativa de instalar máquinas registradoras em todas casas comerciais, há alguns anos. Cada uma custava cerca de R$ 5 mil. Ninguém instalou e ficou por isso mesmo. Quem seguiu a Lei, para variar, fez papel de trouxa. Difícil acreditar que alguém vai fiscalizar o armazém no meio do pampa. Aliás, se houvesse fiscalização decente, essa proposta seria desnecessária.

A idéia, em tese, é boa no sentido de aumentar a arrecadação sem aumentar impostos. O problema é ser impraticável. Na melhor das hipóteses, Yeda está iludida. Na pior, está prometendo o que sabe não poder entregar.




Querida República

A Folha está acrescentando seções em seu portal Eleições 2006.

Uma das novidades é o histórico de todos os presidentes da nossa República, começando pelo Deodoro.




JC sempre foi petista

Está marcada para amanhã a formalização do apoio da Convenção Nacional da Assembléia de Deus à candidatura Lula. A Convenção Nacional é uma das duas maiores correntes da igreja Assembléia de Deus que, ao todo, tem 9 milhões de fiéis e 22 mil pastores.

A outra grande corrente da igreja, a Convenção Geral, que agrega a outra metade dos fiés, até agora apóia Alckmin, mas está pensando seriamente em desistir. Causa perdida e apoio a gente sem barba não salva ninguém.

A bancada evangélica no Congresso Nacional é de 60 deputados e três senadores (21 deles da Assembléia de Deus).

Eu já disse, o futuro é de Jesus.




Evangélicos são os novos petistas

O deputado federal Paulo Gouvêa (PL/ RS), indiciado por envolvimento na Máfia das Sanguessugas, apresentou ao TSE receita de gastos orçada em R$ 50 mil reais no mês de agosto. A gráfica e os militantes evangélicos devem ter muita fé no candidato, pois na lista de despesas não consta um centavo gasto material de propaganda. Cartazes foram colados por toda Porto Alegre – destaque para os arredores da Igreja Universal do Reino de Deus, na avenida Júlio de Castilhos. Mesmo assim, Gouvêa é o único parlamentar gaúcho que não gastou o dinheiro da receita apresentada até agora. O deputado evangélico não consta da lista dos candidatos que prestaram contas para os gastos do mês de setembro.




Profissão: militante

Hoje foi a vez de Roberto Robaina, do P-Sol, aparecer na série de perfis dos candidatos ao governo do Estado que a Zero Hora vem fazendo. Robaina relata as dificuldades da infância, vivida em condições precárias. "Sou um típico da classe média baixa", afirma ele. O curioso, no entanto, é que, segundo a reportagem, Robaina trabalhou apenas durante cinco anos, entre 1989 e 1994, no Banco Real. Com exceção deste período, "construiu uma trajetória de militante profissional, nos sindicatos ou nas estruturas partidárias". No quadrinho com a "ficha técnica" do candidato, na parte da profissão, diz "sindicalista e dirigente partidário". Robaina deveria dar umas aulas ao seu companheiro de esquerdismo lunático Guilherme Giordano, do PCO, de como sobreviver sendo militante. Talvez o PCO não estivesse condições tão precárias e Giordano não precisasse pegar o Trensurb todos os dias, até seu emprego em São Leopoldo.




Bom dia

collorefidel.jpg




Ética djá!

"Sabe com quem... Celso Russomano (PP-SP) bateu boca ontem no estacionamento da Câmara com um taxista que obstruía a passagem de seu carro. Aos berros, o deputado destratou o motorista.

...está falando? Em seguida, chamou um segurança para deter o taxista, que já havia se desculpado. Quando o passageiro tentou acalmar Russomano, o parlamentar disparou: "Não me chame de você! Sou deputado federal!"." (Folha de S. Paulo, 07/09, Painel - Renata Lo Prete)




Dose Diária de Demência Eleitoral Patriótica - 07/09/2006

sidney.jpg

Lembra da Fat Family? Pois um de seus integrantes, Sidney Cipriano, resolveu se candidatar a deputado federal pelo PL de São Paulo. Para animar a campanha de Sidney - Fat Family, n. 2282, vamos todos cantar o grande sucesso da banda de Sorocaba: Gulosa.

Uhh ahhhhhh
Vem voce sabe como fazer
Voce sabe ler meu segredo
Tocar meu desejo
Mexer com a minha vida

Com esse olhar sensual
Voce me conquistou fez tudo que queria
Fez muito alem do bem e do mal
Quero ser a dona do seu prazer

Eu sou gulosa e quero tudo que voce pode dar
Eu sou gulosa e quero ir fundo, fundo até desmaiar




Mais uma pedra no sapato da falcatruagem

É com algum atraso que recomendamos o site Políticos do Brasil, grande banco de dados com informações sobre todos os candidatos inscritos para o pleito deste ano. Foi criado por um repórter da Folha de São Paulo, Fernando Rodrigues. Esse é o tipo de cara que deveria ganhar uma medalha de honra ao mérito.

Para estrear o uso da ferramenta, os dados sobre Elói Guimarães, primeiro suplente na chapa do candidato a senador Pedro Simon, fornecidos pela receita federal. A situação de seu CPF é regular. Ele não tem direito a restituição, mas entregou a declaração de renda, já que tem imposto a pagar. Elói também não tem nenhum processo no arquivo da Receita Federal. Sua declaração de bens também não oferece nenhum dado bizarro. Ou seja, aparentemente é um homem honesto.

Por que o interesse em Elói? Ora, Simon provavelmente não vai conseguir sobreviver aos oito anos do mandato e o primeiro suplente deve assumir a alguma altura do campeonato, caso ele seja reeleito.




A maldade está na cabeça dos outros

O jingle do candidato Francisco Turra (PP-RS) é mesmo cativante. Segundo a colunista Rosane de Oliveira, "é o melhor da campanha para o Palácio Piratini. Caiu nas graças de crianças e adolescentes". Mas a equipe de marketing não deve ter rascunhado durante o brainstorm da campanha que trocar o "T" pelo "C" no slogan "Eu quero Tu, eu quero Turra" poderia deixar algumas pessoas transtornadas. Tape os ouvidos das crianças.




Dose Diária de Demência Eleitoral - Quarta - 06/09/2006

foto2.jpg

Discurso autista de José Otávio Germano (PP-RS) no horário político. Sem cortes, sem edições: "Minha prioridade será a criação de empregos. Para isso, pretendo usar minha experiência à frente da Secretaria de Justiça e Segurança".

Dado o histórico do deputado na pasta, decerto o Sindicato dos Vigilantes Particulares do Sul ficará agradecido.




Agora cola

Na Zero Hora de hoje, a coluna Olá, e-leitor descreve as agruras do comerciário Júlio César Cardoso para limpar a cola que se alastra pela calçada de sua loja toda vez que cartazes de candidatos são fixados na parede ao lado da loja. Cansado da sujeira, Cardoso denunciou ao jornal ter recebido ameaças de integrantes de um partido – que não foi mencionado na matéria. O problema passaria em branco se a foto da reportagem não mostrasse parte do cartaz do candidato a deputado estadual Vitor Bertini (PMDB-RS), ex-presidente da Corsan.

2287097.jpg

No canto esquerdo da foto de Genaro Joner, é possível reconhecer parte do número (1555), do layout do pôster e do slogan do candidato: "Vote água, vote vida, vote Bertini". Dá para entender o medo do comerciante. Enquanto os petistas de Porto Alegre tinham prazer em acossar os entreguistas, é conhecida a truculência da militância do PMDB com ameaças físicas a quem levante a voz contra eles. Se bem que com os R$ 250 milhões gastos pelo governo do Estado na Corsan, é melhor não arriscar qualquer espécie de fracasso.




Mãos na merda

folhacandidatos-lulaebetti.jpg

Imperdível a galeria de fotos sobre as eleições da Folha Online.




Pós-graduação em chefia do PCC

"Suzane von Richthofen, 22, condenada em julho a 39 anos de prisão por participar da morte dos pais, está presa na mesma cela em que estão as advogadas do PCC (Primeiro Comando da Capital) Libânia Catarina Fernandes Costa e Valéria Dammous desde a noite de segunda-feira (4)." (Folha Online)




Dose Diária de Demência Eleitoral - Terça - 05/09/2006

clodovil.jpg

Ok, já era hora de prestar homenagem ao nosso querido Clodovil Hernandes. Clô decidiu entrar para a política. Dono de uma famosa mansão em Ubatuba (sempre envolvida com acusações de crime ambiental), de uma casa na Granja Viana e de um Mitsubishi, Clô é candidato à Câmara Federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) de São Paulo. Número 3611.

Seu vídeos são imperdíveis:

"Brasília nunca mais será a mesma, vocês verão."
"Eu vou denunciar aquilo que passar pela minha frente. É preciso acabar de uma vez com essa passividade."




Chuchu odeia a verdade

A demência de Representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta eleição é tamanha que os partidos estão mantendo plantão de adevogados 24hs.

O número de recursos à Justiça (em época eleitoral ou fora dela) é diretamente proporcional à demência moral que toma conta do país.

A última palhaçada foi protagonizada pelo PSDB/PFL:

"A coligação Por um Brasil Decente (PSDB-PFL), que apóia a candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República, ajuizou Representação (RP 1092) nesta terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra afirmações do presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, durante entrevista concedida ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes. Segundo a representante, seriam afirmações favoráveis à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato da coligação A Força do Povo (PT-PRB-PCdoB). De acordo com a Representação, o presidente do Vox Populi deu entrevista, no último domingo, ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, em rede nacional. Ocasião em que Marcos Coimbra e seus entrevistadores comentaram que as eleições estariam decididas em favor de Lula, e que a questão agora limitava-se à discussão se o presidente estaria reeleito no primeiro ou no segundo turno."

Eu assisti a praticamente todo o programa. Foi exatamente isso que Coimbra (nas horas em que consegui me manter acordado ouvindo sua voz) e os demais participantes do programa disseram: Lula está eleito e era isso. Acabou.

Para quem clama "Por um Brasil Decente", o melhor seria começar aceitando a verdade.




Exclusivo: hackers interditam site do PSDB/ RS

psdbcrackp.jpg

O site do PSDB gaúcho sofreu ataque de internautas na manhã de hoje com o aviso “PSDB: Você foi desfigurado”. Até às 11h, a página nacional do partido também estava fora do ar. Pelo teor do texto, os autores deixam a entender que são os mesmos que praticaram as três últimas sabotagens nas páginas do PT nacional e paulista. A Kadumídia, empresa que hospeda os tucanos gaúchos, também está com seu site em reformulação.

P.S/ 15h22
: a assessoria de imprensa do PSDB/ RS informa que a página tucana ficou fora do ar desde as 22h de ontem. Segundo o próprio Kadu – responsável pela Kadumídia –, os hackers invadiram o servidor do Terra e mudaram o index do site. Conseguiram desabilitá-lo por mais de 12 horas.

Continue lendo...




A cadidata dos dotô

"Mais de 250 intelectuais de todo o mundo, entre eles o lingüista e ativista americano Noam Chomsky, o sociólogo francês Michael Lowy, o cineasta britânico Ken Loach e o filósofo esloveno Slavoj Zizek, assinaram um manifesto que critica o governo Lula por ter seguido "um típico curso social-liberal, desapontando milhões de pessoas que votaram nele com a esperança de mudança social e política radical e pessoas do mundo inteiro que esperavam do Brasil novo impulso à luta antiimperialista". No texto, o grupo informa que apóia a candidatura de Heloísa Helena, do PSOL, à Presidência por ela ser "a candidata que levanta as bandeiras históricas do movimento operário brasileiro, dos camponeses, dos pobres e dos oprimidos". Entre essas bandeiras, citam: a reforma agrária radical, a suspensão do pagamento da dívida externa e a rejeição da Alca. A nota foi divulgada pela campanha de Heloísa Helena." (Folha de S. Paulo, 05/09/06)

A lista completa dos "Socialistas do Mundo" que apóiam Helô está em seu site.

Entre os brasileiros que a apóiam estão: Roberto Romano (filósofo), Carlos Nelson Coutinho (cientista político), Carlos Lessa e Reinaldo Gonçalves (economistas), Aziz Ab’Saber (geógrafo), Guilherme Arantes, Vital Farias e Ziraldo, Leandro Konder, Chico de Oliveira, Leda Maria Paulani, Ledo Ivo, Afonso Arinos de Melo Franco, Paulo Arantes, Maria Sylvia Carvalho Franco, Ricardo Antunes e Bispo D. Tomás Balduíno.




Foga$$a privatza

O mote da campanha de Fogaça (PPS) à prefeitura de Porto Alegre foi "mudar o que precisa ser mudado e melhorar o que é bom". É claro que isso depende muito dos conceitos de bom e ruim do sujeito. No caso da prefeitura, parece que o Orçamento Participativo não é importante. Os conselheiros do OP andam dizendo por aí que o governo municipal está desprezando o resultado dos debates e também tomando decisões sem submetê-las à avaliação do povo. Na Lei de Diretrizes Orçamentárias apareceram, segundo eles, diversas renúncias fiscais não debatidas.

Imposto nunca é bom, mas renúncias fiscais irresponsáveis são piores ainda. O PT realizou investimentos no município durante os 16 anos de governo, entre outras coisas, porque se prestou ao desgaste de aumentar impostos. Fogaça, ao que parece, decidiu agradar aos empresários e a camadas populares com renúncias. Por exemplo, "redução da alíquota do ISSQN para o transporte coletivo, diminuindo de 2,5% para 2% o imposto cobrado das empresas de ônibus". Interessante a predileção do prefeito pelas empresas de ônibus. Os clientes da linha 510 Auxiliadora ficaram chocados há alguns meses, quando os confortáveis ônibus da Carris deram lugar a velharias da Conorte e STS. Motivo? As empresas privadas não tiveram lucro suficiente, então a linha mais rentável de Porto Alegre foi cedida a elas até o final do ano.

É a velha história do empresariado brasileiro. Os transportadores chiaram quando Olívio — bestamente, aliás — encampou as empresas de ônibus, que eram uma merda, na primeira gestão petista em Porto Alegre. Agora, correm para a prefeitura quando tomam prejuízo, como pode acontecer com qualquer empreendimento privado. Por que, então, não devolvem as concessões das linhas fracas para a Carris, que aliás é a melhor empresa de transportes da capital? Duvido que o povo reclamasse. Irônico que os supostos socialistas respeitem mais as leis de mercado do que os peemedebistas, supostamente favoráveis ao capitalismo.

Em todo caso, seria legal se os repórteres do tivessem ouvido a prefeitura sobre a questão do OP.




Dose Diária de Demência Eleitoral - Segunda - 04/09/2006

148g.jpg
“Cada um vê do jeito que quiser e quero fazer com que as pessoas pensem”

Sem grandes estruturas de marketing e contando com poucos segundos para dar o seu recado aos eleitores no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, os candidatos a deputado estadual e federal protagonizam cenas curiosas no vídeo. Para se destacar na “multidão”, alguns apelam para expedientes pouco ortodoxos.

O caso mais extremo é o do candidato a deputado federal pelo PSL/ PR, QI Erikson Leif. Ele passou 51 dias em uma caixa de vidro. Foram quase dois meses num cubículo de pouco mais de três metros quadrados, suspenso a nove metros de altura, sem comer, bebendo apenas água mineral. Em seu site, o candidato faz a seguinte enquete: “Você acredita que o QI poderá se dividir ao meio, e sair andando na sua frente?”. Abaixo, Leif apresenta "Propostas reais para uma Revolução Democrática", boa parte delas de autoria do presidenciável Luciano Bivar:

Continue lendo...




Contra a "impuguinação" do PCO

Pode ser que o PCO sofra perseguição política por motivos obscuros da burguesia. A culpa nem precisaria ser da esquizofrenia do partido. Nem gravar um vídeo para o horário político pior do que os meus colegas da 6ª série faziam em 1992. Mas bem que o candidato a deputado estadual Alfeu Goulart poderia corrigir o seu protesto no texto que fica grudado na tela da TV contra a impuguinação do candidato a presidente Rui Pimenta junto ao TSE. A grafia errada apareceu nos três últimos programas de Alfeu. Imagino que a correção da palavra não vá pesar no orçamento de R$ 15 mil do garçon alegretense. Mas vai saber. Como estamos no Rio Grande do Sul, ele pode alegar que aquilo está dentro dos requisitos estéticos do Dogma 29.




Dose Diária de Demência Eleitoral - fim de semana - 02 e 03/09/2006

anamariarangel.jpg

Ana Maria Teixeira Rangel é canditada à presidência pelo Partido Republicano Progressista (PRP). Seu nome constava desde o início no site do TSE, mas sua candidatura esbarrou em questionamentos legais. Agora, ela surge do nada para nos apavorar. Sabe-se pouco sobre a candidata; sua profissão é Cientista Política.

Eu não entendi. E você?




A Caçada continua

A Caçada ao Último Petista da Redenção continua. Uma caminhada pelo Brique do parque não avisaria que temos eleições daqui a um mês. Para variar, nenhum petista disposto a defender o retorno dos mensaleiros. Cheguei a avistar um deles, mas como esperava encontrar mais deles resolvi voltar. Ele havia desaparecido. Justo quando eu ia perguntar se o PT gaúcho expulsou David Stival – ex-presidente estadual que admitiu receber R$ 1,2 milhão de Marcos Valério para a campanha de Raul Pont e foi condenado pela Justiça.

As bancas loteadas têm de tudo, do PSTU a gente desfilando orgulhosas com adesivos e bandeiras do PFL. Menos uma banca do PT. O partido se resume a chacotas alheias. Em frente ao espaço vazio, o poeta Moyses Pereira colou páginas ao chão em versão ampliada e vendia por R$ 0,10 o xerox intitulado "Lula Traidor". Até os poetas tiram sarro do PT em Porto Alegre.

Continue lendo...




Crackers atacam site do PT paulista

O PT tirou do ar o site do partido em São Paulo após a invasão na madrugada deste domingo de crackers no sistema. A mensagem permaneceu no ar até às 11h. Melhor horário impossível. Todos deviam estar dormindo da farra no dia anterior. Como a página continua fora do ar, devem estar no meio de uma assembléia para decidir o que fazer.

O texto e a imagem que os invasores publicaram continham ofensas do tipo:

391461-5564-cp.jpg

"Partido dos Trabalhadores - SP (PT) Você foi desfigurado", dizia o cabeçalho da página. Logo abaixo, um texto intitulado "É sempre a mesma história" criticava "mensalão, sanguessugas e o escândalo da Corrupção".

O site exibia ainda uma foto de Lula com chifres vermelhos e as inscrições: "Companheiros, eu não sabia de nada!". Os crackers ironizaram propostas de mudanças do presidente, disseram fazer mais que políticos e cobraram "atitude" por parte de Lula.

No final da página, os invasores afirmavam que a promessa foi cumprida: "Atenção: promessa cumprida. Prometemos novos ataques. E aí está a nossa prova! Não somos políticos, muito menos criminosos. Por isso cumprimos com nossas palavras!".

O PT gaúcho está em chamas. Foi o diretório que mais recebeu dinheiro de Marcos Valério – R$ 1,2 milhão, confirmado pelo ex-presidente estadual David Stival. Um ataque de hackers deve ser esperado nas próximas semanas. Mas petistas nunca sabem de nada.




Lula x PT

Volltei. E nada melhor para retomar do que citar a Veja, é claro.

Na edição que começou a circular hoje, a revista explica o abismo entre o programa de governo apresentado pelo PT e o que Lula tem feito e falado nos últimos tempos.

A conclusão da Veja é a única possível: ainda bem que Lula não é mais do PT e está se lixando para os petistas.

Abaixo, os trechos citados pela revista, com a fala de Lula, o que está no programa do PT e, depois, comentário:

Continue lendo...




Dose Diária de Demência Eleitoral - sexta - 1º/09/2006

cururu.jpg

– Tá indo pra onde, meu amor?

– Tô indo pra Brasília.

– Vê se tu não vira ladrão por lá.

Candidato a deputado federal pelo PFL/ RS, o vereador pelotense Cururu se envolveu em briga com outro vereador do PFL – Ademar Ornel – em 2005. Em meados de junho desse ano, Cururu teve rejeitado o pedido de cassação do mandato de Ornel. Segundo o jornal Diário Popular, durante a sessão “Cururu Insaurriaga vestia uma camisa vermelha com inscrições do alfabeto japonês e uma figura ninja verde, no comando de um exército”.




Fora do alcance

O site Imprensa Marrom foi condenado em primeira instância a pagar R$ 3.500 por danos morais porque um comentarista teria ofendido a honra de uma pessoa. O autor do post recomenda a todos que têm blogs no Brasil a acabar com as caixas de comentários. Caso o precedente seja mantido, abrangerá automaticamente todos os demais blogs brasileiros. Inclusive aqueles dos grandes portais. Felizmente, estamos fora do alcance de processos imbecis com os quais recebemos ameaças espúrias no ano passado.

Contato

novacorja@gmail.com

Arquivos

março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004

Categorias

Cara de pau (167)
Copa do Mundo (17)
Crise Política (139)
Demência (2)
Demência moral (538)
Demência seletiva (107)
Deputado Cloclô (31)
Desgovernada Yeda (54)
Dose diária de demência (158)
Dose Diária de Transparência (9)
Eleições 2004 (31)
Eleições 2006 (387)
Eleições 2008 (26)
Eleições francesas (30)
Esquadrão da Morte Moral (19)
Filó$ofa Chiuaua (22)
Gaúcho é melhor em tudo (20)
Gente inútil (443)
Guerra nuclear sudamericana (4)
Havaianas da Adidas (33)
LatinoDisney (29)
Mangaba Unger (46)
Mensalão: ele existe (52)
Mídia má (18)
Mondo estudo (25)
Mondo Fristão (58)
Pandemência (4)
Petistas (116)
Porto-alegrenses (54)
Povo Bovino (119)
Pulíticu$ du Braziu (23)
Só no Biriri (71)
TÊ VÊ PÊ TÊ (4)
The Mensalão Chronicles (6)

Notícias

Agência Estado
Folha Online
O Globo
Zero Hora
BBC Brasil
No Mínimo
Veja
Istoé
Época
Carta Capital
Blog do Noblat
Josias de Souza
Merval Pereira
Jorge Moreno
Fernando Rodrigues

Partidos

PT
PSDB
PMDB
PFL
PDT
PSOL
PSTU
PH
PMR
PCO
PPS
PL

Creative Commons License