Tenho o costume de cometer pelo menos um faux pas dos grandes por mês. Um desses aconteceu no Enecom de 1999, em Maceió. Dentro do ímpeto "Vocês eu não sei, mas eu vim pelas oficinas". Fui assistir um jogo de futebol em um bar cheio de atleticanos, o que não tinha o que dar certo. Mas enfim, juventude. Lá pelas tantas, largo na mesa:
– Até simpatizo com o Atlético. Mas porra, vocês nunca ganham porra nenhuma. Até parecem o Inter.
– ...
– Ih, olha lá, o Guilherme Cachaça fez um gol.
Te conto: foi a salvação.
Agora que Tarso Genro (PT/ RS) desistiu de concorrer à presidência do partido, fica uma observação: ao invés de anunciar em São Paulo – mas em Porto Alegre – onde deveria estar mesmo que não seja mais candidato, Tarso e o Diretório Nacional do PT indicam qual caminho os gaúchos devem tomar. O diretório regional deve iniciar um processo de introspecção que terminará em 2006. Introspecção aos moldes petistas, é claro. A briga será feia. Assim como em 2002.
Nada a se temer no Alto Uruguai.
Não dá para descobrir em que mundo os petistas vivem
Ato em São Paulo reafirma história do PT
Ataques incisivos contra os que querem destruir o PT e derrubar o governo deram o tom do ato promovido em São Paulo, nesta sexta-feira (26), como parte das manifestações que acontecem em todo país em defesa do partido e do presidente Lula. (...)
Organizado pelo diretório municipal, o ato obedeceu aos moldes do velho PT. Não havia telões, banners ou condução gratuita. Segundo Ítalo Cardoso, presidente do diretório, o aparelho de som para que os oradores pudessem falar foi cedido gratuitamente por um antigo militante.
Mais adiante no artigo, Tarso Genro diz que “Este é momento dos fortes, que sabem que a luta pela transformação é cheia de erros, mas também sabem que ela está prenhe de autocrítica e de capacidade de mudança. Eles pensam que o PT está explodido, desmaiado, morto. O PT não está explodido nem desmaiado nem morto. O PT está reorganizando suas forças”. Isso foi publicado ontem às 23h52.
O meu medo de ver os petistas cagando regras novamente em Porto Alegre logo é abatido quando começa a ser disseminada a notícia de que Tarso vai pular do barco. Pensei que nem tinha mais barco. Tem todo o jeito de ser notícia plantada.
José Dirceu é a caixa-preta do país. Manda no PT e vai se candidatar à presidência. Nessas horas que eu gostaria de ver onde estão os militantes petistas. Ao invés de acusar os outros, precisam é cortar pela metade a dose dos anti-depressivos e parar com a ilusão.
Dirceu vai transformar o PT em um partido fracassado como o PDT. Não vai sobrar ninguém que preste e ele vai se tornar o dono do PT, assim como Leonel Brizola era o dono do PDT. Semanas atrás vi o Brizola discursando contra o governo – como ele sempre fazia – e alguma coisa não fechou. Aí eu lembrei: Ele morreu há um ano.
É isso que o PT vai virar. E antes de espumarem nos outros, os petistas deviam escorraçar Dirceu para fora de lá. Mas não vão.
O candidato que quiser enganar bem nas próximas eleições precisa vender como prioridade a conta Reforma Urbana + Segurança Pública. Saúde e Educação também enganam, mas a verdade é que são conceitos muito amplos para as pessoas reclamarem com eficiência.
As Havaianas da Adidas. Capítulo 7 – Sobre São Paulo
Um estágio superior de civilização: enquanto vivemos na Calçada da Fama, eles têm a Quadra Dourada.
Sou filósofa, falo coisas sem nenhum sentido e, mesmo assim, publicam na Folha
Pensadora ligada ao PT afirma que não entendeu a crise e que o governo, ao se assumir como de transição, caiu em armadilha tucana
Continue lendo...
Eu me identifico com José Dirceu
Eu me identificava com José Dirceu. Sério. Sempre gostei de ficar na surdina e ajambrar tudo sem levar mérito. Na hora. Nas reuniões do pessoal eu costumo falar: PAREM DE HIPERDOCUMENTAR. Vai dar merda certo, mais adiante. Não gosto de deixar rastros ou de dar explicações sobre minha vida particular.
Prefiro pensar assim.
Aí tu vê, as pessoas começam a te abordar na rua e te chamam de arrogante. Tudo bem, é só mais um idiota. Mas aí começa a aparecer mais gente e os adjetivos começam a ficar criativos.
Opa. Tem alguma coisa errada. Não estou enganando bem. Alguém percebeu, descobriu uma pista e pode pegar mal. Ah, mas ninguém perceber. Aí começam a descobrir mais podres. Não consigo mais ser tão discreto. O que será que aconteceu?
Alguém me pergunta por que tem foto de um cara correndo por aí com a máscara do ex-presidente americano Richard Nixon. Me lembro de uma frase em Medo e Delírio em Las Vegas, do Hunter Thompson: "Em uma sociedade de criminosos, o maior delito é ser descoberto".
Gostava de pensar que coordenava enquanto o resto do mundo se organiza para acabar com a minha empáfia e no caminho acabar comigo. Mas não estou nem aí. Nunca vão me pegar. Não deixei rastros. Vou ali dar um pêrrrdido para todo mundo e fica assim. Eles não têm como me pegar. Até o dia em que isso acontece.
Peraí, eu ainda me identifico com José Dirceu.
Mascote Torresminho esteve no lançamento do projeto
Continue lendo...
ZH – As investigações devem chegar ao presidente Lula?
Severino – Sei como tudo começou, mas não sei como vai terminar. Não podemos fazer nenhuma avaliação.
Continue lendo...
Desde a semana passada, circulam pelo Congresso notícias sobre a existência de uma fotografia tirada pelo telefone celular de uma delas. A foto mostraria um deputado petista, famoso pelos modos francos e pela baixa estatura (moral, inclusive), posando ao lado de duas garotas como veio ao mundo – e com um charuto na boca. Pois é, quem disse que as mulheres de Jeany levam uma vida fácil?" (Veja)
Sem dúvida nenhuma, o PT mudou o Brasil. Se não fosse o PT, jamais conheceríamos os serviços de recepcionistas de Jeany Mary Corner. O seu site é bastante instrutivo e inclui até uma "Promoção do Mensalão (Assine 3 meses e ganhe 1 grátis)":
Há diversas opções:
Zayra
Apetitosa morena com tudo de bom. Massagem relaxante e erótica com relax intenso do começo ao fim, um verdadeiro pega-pega sensual.
Detalhes: Altura: 1,70 m | Peso: 60 Kg
Atende: hotel, motel, apartamento privê, homens, mulheres, casais, passiva, ativa, sexo anal
Envie sua opinião
"O cuzinho dela é gostoso demais. É a verdadeira mulher completa. Tem orgasmo no cú."
--
Elaine
Elaine, desejada por todos, satisfazendo so você! (rosto somente para assinantes)
Detalhes: Idade: 22 anos | Altura: 1,70 m | Peso: 62 Kg
Atende: hotel, motel, apartamento privê, em domicílio, 24 horas, homens, mulheres, casais, passiva, ativa, sexo anal
Envie sua opinião
"Uma fofinha muito gostosa, com uma buceta cheirosa!"
Eu avisei na volta do Ano Novo em Garopaba.
A senadora Ideli Salvati, do PT de Santa Catarina, espalhou pelo estado 398 outdoors nos quais aparece elogiando realizações do governo Lula. Um inquérito averigua se Ideli fez propaganda pessoal de obra pública. Ela tem mais a explicar. Segundo o Ministério Público, os outdoors teriam custado 400 000 reais. Ela diz que pagou bem menos: 161 000 reais. Ainda assim, é mais que seu patrimônio declarado à Justiça, de 132 000 reais. Ideli diz que pagou tudo com salários, dois carros e um empréstimo bancário.
Catarina consegue ser pior que gaúcho quando tenta ser esperto.
Por favor, nunca se leve tão a sério
Uma das melhores diversões das duas últimas semanas tem sido acompanhar a briga entre o Diogo Mainardi e o Luís Nassif.
Tudo começou com um comentário do Nassif, criticando o Mainardi por ele ter quebrado a "ética jornalística" ao publicar uma conversa supostamente em off com o deputado José Janene. A resposta veio na Veja da semana seguinte e a coisa não parou mais.
Para que todos possam acompanhar o debate, vou colocar os textos aí embaixo. Começando por cima e descendo: 1) Coluna do Mainardi com trechos da conversa com o Janene e outros; 2) Coluna do Nassif criticando o Mainardi sem citá-lo nominalmente; 3) Resposta do Mainardi na Veja, descendo o cacete no Nassif; 4) Nassif se defendendo na Folha; 5) Coluna do Mainardi na Veja desta semana, colocando mais lenha na fogueira.
Continue lendo...
Dia de Passe Livre nos ônibus de Porto Alegre. Contei 27 crianças cheirando loló no trajeto entre a Fernandes Vieira e o auditório Araújo Vianna, no bairro Bom Fim. Quem escreveu o Estatuto da Criança e do Adolescente devia apodrecer numa Febem. Criança não tem direito a nada.
Só existe uma história do rock gaúcho que Egisto Dal Santo e Julio Reny podem contar: a história da decadência. Histórias do Rock Gaúcho mais parece o cemitério do rock gaúcho.
Ou sou eu que estou realmente por fora, Kátia.
Façam um favor a si mesmos e leiam as colunas do Gabriel Brust no PoaRock. Como ele escreve com lucidez sobre a cena cultural de Porto Alegre, nunca vai conseguir uma coluna entre os míopes na Zero Hora.
As Havaianas da Adidas. Capítulo 5 – Jornalismo/ Críticas musicais
Crítica/MPB: Obsessão "favela chic" retira força musical de Seu Jorge
Data: 19/08/05 10:40
De: Alberto Goldman
Para: dr.gonzo arrouba terra ponto com ponto br
Assunto: RES: Depoimento voluntário
Caro Rodrigo, para que você possa fazer um depoimento voluntário a CPI, teria que enviar dados mais concretos, para avaliação da Comissão da necessidade deste depoimento.
Atenciosamente
Ramon Antonio dos Santos
Chefe de Gabinete do Dep. Alberto Goldman
From: Rodrigo Oliveira Alvares
Date: 17/08/2005 15:45
Subject: GP Brasil
To: dep.mendesribeirofilho@camara.gov.br
Olá,
gostaria de saber se o nobre deputado poderia responder algumas perguntas referentes ao Projeto 5.064/05. Ele adia para setembro de 2006 o início da proibição de propaganda de cigarro em eventos esportivos – basicamente, corridas de automóvel.
Ao justificar o projeto, o senhor disse que "torna viável a realização
de eventos esportivos da magnitude do Grande Prêmio de Fórmula 1 em
2006".
A Nova Corja gostaria de perguntar:
1) Eventos como o GP Brasil e assemelhados não são magnânimos o
suficiente para que sua viabilidade anual seja garantida através de
outras fontes de receita?
2) Como o senhor responde às acusações de que o fim da publicidade
deve afetar empresas como a processadora de fumo Continental Tobaccos
Alliance (CTA). Em 2002, a CTA deu R$ 20 mil ao excelentissímo, seu
segundo maior donativo na campanha. Não existe um limite entre o que é
lobby e o que é projeto público?
Aguardo uma resposta o mais breve possível, pois meu deadline fecha
amanhã. Do contrário, postarei as perguntas sem sua contraparte no
blog.
Abraços,
Rodrigo Oliveira Alvares
---------- Forwarded message ----------
From: Rodrigo Oliveira Alvares
Date: 09/08/2005 14:20
Subject: Eleição
To: sergio.zambiasi@senador.gov.br
Excelentíssimo senador,
gostaria que o senhor me esclarecesse, na medida do possível, as seguintes perguntas:
1) O senhor decidiu sair da RBS por uma questão política, pessoal,
trabalhista ou legal?
2) Para quem Roberto Jefferson teria distribuído no RS parte dos R$ 4
milhões que alegou ter em mãos, mas se recusou a nominar quem recebeu
a partilha? Alguma parte desse dinheiro veio para a campnha de Eliseu
Padilha?
3) Por que pessoas ligadas ao senhor estão disseminando boatos via
internet de que Lula vai cair porque logo descobrirão que Marcos
Valério pagava as contas da primeira-dama? Que espécie de efeito é
esperado, pois faz quase um mês que essa história circula e até agora
nada apareceu?
4) O senhor pretende concorrer do governo do Estado mesmo que Germano
Rigotto concorra à reeleição?
16h15: Acabo de ligar para o gabinete da vereadora porto-alegrense Manuela D'ávila, eleita em 2004 pelo PCdoB. Parece que ela bancar um festerê em um buraco da Cidade Baixa chamado La Bodeguita e está distribuindo ingressos para quem se dispor a ligar para seu gabinete. Fala com a Fernanda que ela te diz para pintar na Câmara e pegar um, talvez mais ingressos. Ah, a vida volta a valer a pena. Chega a ser normal ver a Esquerda Dançante na ativa em plena crise. Mas como sempre, o PCdoB não tem com o que se preocupar.
12h40: "Nada anormal até agora. Mas qualquer coisa pode acontecer no decorrer das horas, aqui, no Congresso, já que Delúbio Soares não está com Habeas Corpus." Lasier Martins (RBS), farejando sangue no ar candango.
14h23: Delúbio emudece frente à pergunta sobre quais amigos seus do Partido dos Trabalhadores ainda lhe são solidários. E o motorista do Ômega blindado?
14h22: questionado por Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) sobre quem seria o culpado pela situação atual que o PT vive, Delúbio se faz de salame e fica quieto.
14h36: nos bastidores da CPI cresce o rumor de que Delúbio Soares quer ganhar a DELAÇÃO PREMIADA do também competidor Toninho da Barcelona.
14h47: incrível como é fácil reconhecer. Delúbio Soares tem Distúrbio de Atenção. Não consegue fixar os olhos em uma direção. Deve ser por isso que ele parecia chumbado na cadeira durante o último depoimento.
14h51: "senhor presidente, vou pedir um minuto a mais de tempo porque o depoente não consegue parar de conversar e olhar para as pessoas", implora um deputado. "Dá Ritalina pra ele", alguém da oposição sugere. "Nem pensar", retruca um petista.
15h05: Delúbio: "Nos empréstimo que tá contabilizado, a executiva garantia.
15h11: Eduardo Suplicy diz que enviou cartinha ao presidente. Pediu a Lula que por favor, quem sabe, fosse lá no Congresso depor. Suplicy sabe que essa não é a prática comum, mas vamos lá, oposição: vamos fazer esse favorzão pro Suplicy. Ele é tri gente fina. Não vai custar nada.
15h21: Intervalo de três minutos para que o depoente DDA possa andar a esmo por aí.
Enquanto isso, em Porto Alegre
Enquanto o capital estrangeiro rapina as reservas de nosso melhor produto de exportação, o prefeito José Fogaça (PPS/RS) reage com uma proposta dinâmica para salvaguardar o pequeno espectador que deseja encontrar os gênios da sua geração:
Prefeitura institui Concurso Nacional de Crítica Cinematográfica
Continue lendo...
Deputado Júlio Redecker (PSDB/RS) = Derrota gaúcha.
Presidente da República pegador
Fernando Gabeira lê A Nova Corja
O assessor de imprensa do Gabeira deve estar nos confundindo com alguém que se importa:
Caros,
O deputado federal Fernando Gabeira acaba de publicar no seu site, as
propostas que ele vai apresentar na reunião com as oposições que
começará daqui a pouco:
http://www.gabeira.com.br/index-d2.html
Abraços,
Fabiano Carnevale
Ass. Dep. Fernando Gabeira (PV-RJ)
Entre as propostas, aberrações corporativas como esta:
Se o impeachment não está no horizonte imediato e, inclusive pode não acontecer, que caminhos uma oposição unificada poderia tomar? O governo terá de ser fiscalizado severamente. Para isto, proponho uma espécie de gabinete paralelo, onde mais dedicados aos temas específicos possam fazer um núcleo de controle, que fiscalize e apresente, quando for o caso, soluções alternativas para os problemas, deixando bem claro que essas soluções não se destinam a fortalecer o governo mas sim impedir que a situação nacional se deteriore.
Sim, claro. Por que não aproveitam e cavam o Carlos Lacerda da tumba, dão um agito na UDN e no PSD e clamam pela Redentora?
IP Address 200.142.58.#
(MINISTERIO PUBLICO FEDERAL - PROCURADORIA GERAL DA)
ISP
MINISTERIO PUBLICO FEDERAL - PROCURADORIA GERAL DA
Location
Continent: South America
Country : Brazil (Facts)
State/Region: Distrito Federal
City: Braslia
Lat/Long: -15.7833, -47.9167
Mais assustador do que o Severino assumir a Presidência em caso de impeachment do Lula é entregar o cargo supremo do país ao Judiciário, nem que seja até a convocação de novas eleições.
Ninguém se dá conta, mas o tão defendido equilíbrio entre os três poderes não existe no Brasil. O Judiciário pode tudo. O Judiciário comanda esse país, ninguém pode atacá-lo.
No ano passado, a Justiça paulista ficou três meses em greve. Entre todas as conseqüências, cito apenas uma: o Estado de São Paulo ficou esses três meses sem fechar NENHUM negócio imobiliário. Não é o Acre nem o Rio Grande do Sul, é o Estado que comanda a economia do país inteiro. Aconteceu algo aos grevistas? Alguém foi demitido? Alguém foi punido? Nada aconteceu, não houve nenhuma punição, os grevistas continuaram recebendo seus salários enquanto vagabundeavam em casa, fodendo com a vida de milhares de pessoas - como os canalhas do INSS estão fazendo agora. O Judiciário jamais irá punir seus pares.
No início do mandato, Lula disse que havia uma "caixa preta" no Judiciário. Foi ameaçado, teve que pedir desculpas, baixar o tom. Para certas coisas eu acredito no Lula. Não se deve desprezar totalmente a opinião de quem fez uma grande coisa para o Brasil: acabar com o PT.
Severino Cavalcanti diz estar pronto para assumir a Presidência
O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), afirmou hoje que se considera pronto para assumir a Presidência da República caso se torne necessário.
Você tem questões a esclarecer
Mensagem que abre o Outlook Express no site da CPMI dos Correios:
Para: denuncia@cpmidoscorreios.org.br
CC:
Assunto: FAÇA AQUI SUA DENÚNCIA IDENTIFICADA OU NÃO
Rezo para que não seja uma trilogia:
P-SOL decide impulsionar mobilização nacional
Executiva Nacional
Diante da gravíssima crise política que se avoluma no país, a direção nacional do P-SOL, em reunião no dia 26 de junho no Rio de Janeiro, decidiu impulsionar um processo de mobilização nacional com o objetivo de buscar uma saída de caráter popular, de acordo com os interesses e as exigências da maioria do povo brasileiro.
Continue lendo...
Tarso lança dúvidas sobre candidatura de Lula e considera a reeleição difícil
O presidente do PT, Tarso Genro, já começa a lançar dúvidas sobre a oportunidade da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006. O debate tem contaminado o partido, num momento em que o governo e a legenda são alvo de investigações.
Tarso "abriu seu coração" numa reunião com a bancada de vereadores do PT de São Paulo, segundo um dos participantes. No encontro, em que defendeu a refundação do partido e a convocação do Conselho da República, Tarso teria alegado que a candidatura à reeleição pode atiçar o apetite da oposição, especialmente se fomentada por desafios do gênero "vão ter que me engolir".
Tarso Genro está onde quer. Dias antes de José Genoino cair da presidência do PT com o episódio das cuecas, o ex-prefeito gaúcho e eterno candidato a governador discursava sua entrada no principal comitê petista. Não é surpresa para nenhum gaúcho o carreirismo de Tarso. Em 2000, ele passou por cima da tradição do partido em Porto Alegre e escanteou José Fortunati, que saiu do PT para o PDT.
Durante a campanha, jurou de pés juntos que não largaria a prefeitura por nada. Ficou um ano e meio no cargo. Em 2002, forçou uma inédita disputa de prévias no diretório regional e disputou com o então governador Olívio Dutra. Venceu e rachou os militantes, uma das causas para a derrota fragorosa contra o PMDB de Germano Rigotto.
Agora, Tarso volta a abrir as asas e toca um biriri em cima dos petistas para que Lula "pense bem" antes de se candidatar. Dá pra imaginar o que vem por aí.
"À divulgação das mentiras soma-se a tentativa de compra de votos, que, em sua versão mais indigna, se manifesta na distribuição seletiva de cestas básicas"
"A instrumentalização da máquina do Estado e a manipulação articulada da informação pela grande imprensa converteram em ilegítimo o processo eleitoral brasileiro. O fato representa um novo golpe contra a já enfraquecida democracia latino-americana".
"O processo eleitoral tem sido digno de uma República das Bananas, com poucas discussões sobre os problemas nacionais."
Trechos de um artigo escrito por Luiz Inácio Lula da Silva para o periódico espanhol Cambio 16, em 1994.
De: Rodrigo Oliveira
Enviada em: quinta-feira, 11 de agosto de 2005 17:06
Para: Dep. José Dirceu
Assunto: Depoimento voluntário
Olá,
gostaria de saber como devo proceder para depor voluntariamente à CPI dos Correios. Faço isso porque creio ser meu dever de gaúcho e de cidadão ajudar a elucidar algumas questões pertinentes desta comissão.
Aguardo ansiosamente uma resposta.
Grato,
Rodrigo Oliveira Alvares
Data: 15/08/05 11:49
De: Dep. José Dirceu
Para: Rodrigo Oliveira
Assunto: RES: Depoimento voluntário
acesse http://www.cpmidoscorreios.org.br/
Helio Madalena
Estava assistindo agora há pouco ao Canal Livre da Bandeirantes. Os convidados de hoje foram o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ). Fiquei pensando em três coisas:
1) Os petistas levam ao extremo provavelmente a coisa mais irritante em política: achar que o que estão falando e/ou discutindo tem alguma importância. Mercadante insitiu muito na "longa história do PT". É a mesma linha utilizada em 95% das falas de qualquer petista. Pois bem, o povo está se lixando para a história do PT. Ninguém na rua conhece a história do PT, ninguém sabe quais são as malditas tendências dentro do PT, o que cada uma representa. Isso é absolutamente inútil para o povo em geral, ninguém se interessa por isso, ninguém tem conhecimento sobre isso. É algo que só interessa, no máximo, aos petistas. Mas o partido continua usando essa linha de argumentação no seu discurso público de defesa.
Não existe história do PT, nacionalmente, antes do governo Lula. E o governo Lula... bem, é o que estamos vendo. Não estava fazendo nada de muito extraordinário, mas pelo menos estava segurando a situação - o que, no fundo, já é grande coisa. Depois das denúncias, acabou o governo e acabou o PT.
Continue lendo...
O sentido de armação política fica evidente com o vazamento da "notícia" antes mesmo da revista chegar às bancas. O objetivo mais do que evidente é não deixar Lula sem denúncias "negativas" um dia sequer, usando para esse fim todos os meios, especialmente a calúnia e a difamação.
Em respeito à opinião pública, o PT esclarece:
1 – Em 1992 (...), O PT paulistano fez ampla campanha de arrecadação de fundos, divulgando pelos meios de comunicação e pelo horário eleitoral gratuito o número da conta em que as doações ao partido poderiam ser feitas;
2 – Essa conta bancária recebeu mais de duas mil contribuições. Para que os depósitos fossem feitos na forma da lei: doação de pessoa física e até o limite de 200 salários mínimos, valor que que à época equivalia a cerca de U$ 10 mil. Tentativas de doações em desacordo com o determinado em lei foram devolvidas;
(...)
4 – As ilações feitas pela revista sobre o origem do dinheiro se baseiam tão somente em declarações do sr. Najum Turner [doleiro de PC Farias e um dos mentores da Operação Uruguai] , desmentidas em todos os jornais pelo mesmo Najum Turner.
5 – O senador Eduardo Suplicy e o deputado José Dirceu foram os responsáveis pelo desmascaramento da farsa.
6 – É totalmente absurdo fazer qualquer ligação do PT com o sr. Turner (...);
9 – Não é a primeira vez que o PT é vítima de uma armação política às vésperas de uma eleição (...);
Esse texto faz parte de uma direito de resposta de cinco páginas concedidas ao PT dentro da revista IstoÉ, incluindo a página do editorial. A matéria trata da ligação do PT com um dos doleiros de Fernando Collor. Como sempre, uma farsa enjambrada por Forças Ocultas. Depois do direito de resposta, a IstoÉ publica outra matéria em que mostra o doc do cheque de Turner e o depósito na conta do PT.
Tem tudo para ser mais um problema ao governo e ao partido. Mas um detalhe: a edição número 1.304 da IstoÉ foi publicada em 28 de setembro de 1994. E a mesma edição traz muito mais matérias que poderiam entrar no contexto da crise atual.
Há, dentro e fora do PT, quem defenda a esdrúxula tese de que o fim da legenda represente uma ameaça à democracia brasileira, em virtude do papel desempenhado pelo PT junto a alguns setores organizados da sociedade. Trata-se de uma bobagem por dois motivos. O primeiro é que em política – sabe-se – não há espaço para o vácuo. A fila anda – e partidos nascem e morrem. Se ainda existe um espaço importante para a esquerda no espectro político nacional, ele deverá ser ocupado por outra agremiação. Depois, a democracia não só nunca dependeu do PT como jamais foi levada a sério por seus principais dirigentes – pelo menos enquanto valor universal. Para os petistas hoje pegos em flagrante litígio com a lisura, a democracia – assim como a ética – jamais foi um fim em si mesmo, mas apenas um meio de chegar ao poder – tem um valor "estratégico". "O PT nunca fez, de verdade, a conversão que os partidos de esquerda da Europa foram forçados a fazer, aceitando a democracia representativa e a economia de mercado", diz o filósofo Denis Rosenfield, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É possível que a passagem do PT pelo cenário político brasileiro, portanto, nem sequer deixe um legado digno de respeito. Pelo contrário: é mais provável que os livros de história se dediquem a contar às futuras gerações o efeito deletério da oposição petista na última década, quando o partido tentou barrar propostas fundamentais para a modernização do Estado brasileiro – como a quebra do monopólio das telecomunicações e a reforma da Previdência –, apenas para retomá-las a partir do primeiro minuto do governo Lula.
O PT acabou. Pelo menos aqui no Rio Grande do Sul. Vou conferir a agenda de compromissos dos deputados estaduais que deveriam estar prestando contas à população gaúcha sobre as maracutaias de David Stival e encontro todas vazias. Nenhum compromisso marcado. Nenhuma viagem para os currais eleitorais. Nenhuma explicação para dar ao público.
Postarei o telefone celular de gabinete de todos eles para prestarem contas. Aqui vão pelos que os números publicados no site para todos os interessados ligarem – e não, não tem o do Raul Pont –:
ELVINO BOHN GASS: (51) 9982-5033
ADÃO VILLAVERDE: (51) 9996-3313/9971-3875
EDSON PORTILHO: (51) 9971-8342
Gostaria de saber o que torna Dionilso Marcon, Estilac Xavier, Fabiano Pereira, Flavio Koutzii, Frei Sérgio, Ivar Pavan, Luiz Fernando Schmidt, Miriam Marroni, Raul Pont e Ronaldo Zülke parlamentares tão especiais.
O Código Eleitoral prevê reclusão de um a cinco anos em caso de utilização de caixa 2. Conforme o artigo 350, a pena é prevista a quem ''omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais''. A lei responsabiliza o dirigente que assina a prestação de contas do partido. No caso do diretório estadual do PT, assinaram o documento em 2003 o presidente, David Stival, e o ex-tesoureiro Marcelino Pies. Eles acabaram admitindo ontem o uso de recursos não contabilizados. Segundo testemunhas, militantes históricos choraram ao ouvir essa revelação.
"ÉPOCA - Lula sabia que a conversa no quarto era sobre dinheiro?
Valdemar - Ele sabia. O presidente sabia o que a gente estava negociando. Olha, ele e o Zé Dirceu construíram o PT juntos. O Lula sabia o que o Dirceu estava fazendo. O Lula foi lá para bater o martelo. Tudo que o Zé Dirceu fez foi para construir o partido."
A revista Época desta semana, que já está circulando em São Paulo, dessa vez se adiantando à Veja em relação ao IMPACTO, traz uma entrevista BOMBA com o Valdemar Costa Neto, o notório mulherengo.
Depois do choro petista com as declarações dadas por Duda Mendonça ontem, aparece essa entrevista.
A declaração do presidente Lula, em uma reunião de ministros hoje, foi lastimável.
Não sei nem mais o que dizer.
A íntegra da entrevista está aqui embaixo:
Continue lendo...
Mas prevejo um editorial na capa da Folha de S. Paulo deste domingo. Quem leu os publicados em 1992 sabe no que resultou.
Campanha de doações para o FSM
Continua a campanha de doações para o FSM. Lançada no início de julho pela Comissão de Recursos do Conselho Internacional do FSM, a campanha tem o objetivo de arrecadar recursos para pagar parte das dívidas do V FSM – realizado de 26 a 31 de janeiro de 2005, em Porto Alegre, Brasil – e dar continuidade ao processo FSM. Uma carta foi enviada para todos os movimentos e organizações que participaram do Fórum Social Mundial, com informações detalhadas sobre a quinta edição do evento mundial, inclusive a situação financeira atual. Na carta você encontrará também todas as informações sobre as diferentes formas de efetuar a doação, caso isto seja possível para você, sua organização ou movimento.
Recibo. Não esqueçam o recibo.
PS: recebi esse texto como parte do boletim que os organizadores do FSM me mandam por algum motivo obscuro. Veja abaixo os/as doadores/as.
Continue lendo...
As Havaianas da Adidas. Capítulo 4 – Movimentos Coletivos
Tem que ser muito portoalegrense para acreditar na necessidade de ser vanguarda quando se diz respeito a movimentos coletivos. Deve ser o alto nível da discussão política na cidade. Aí ressurgem passeatas que fedem a naftalina lideradas – pasmem – pela Luciana Genro. Mais uma que o PT me apronta.
Continue lendo...
Eu avisei que a coisa iria feder muito. Muita gente não acreditou. A maioria das pessoas não acreditou.
Meu conhecimento profundo da alma petista, junto com informações privilegiadas de Brasília, dizendo que a bomba viria no colo do Duda, me fizeram ter a convicção de que era tudo uma questão de tempo.
Agora a coisa está se concretizando e eu só posso sorrir.
"Mas como assim? É preciso seriedade nessa hora! A crise é grave! Não vamos rir disso."
Vou rir muito, sem parar, descontroladamente. Aliás, já comecei. Quero que tudo vá pro buraco.
Não me vem falar de seriedade e ética que eu vou gritar na tua cara: "PETISTA!".
Olá,
gostaria de saber como devo proceder para depor voluntariamente à CPI dos Correios. Faço isso porque creio ser meu dever de gaúcho e de cidadão ajudar a elucidar algumas questões pertinentes desta comissão.
Aguardo ansiosamente uma resposta.
Grato, Rodrigo Oliveira Alvares
Mandei essa mensagem há alguns minutos para os deputados federais Onyx Lorenzoni (PFL/RS), José Dirceu (PT/SP), Severino Cavalcanti (PP/PE), Alberto Goldman (PSDB/SP), Luciana Genro (PSOL/RS) e Pompeo de Mattos (PDT/RS).
Quero ver quem responde primeiro e me liberta dessa culpa que carrego. Não sou Boi de Piranha.
Deve funcionar como ansiolítico
15h47: céus, o Duda Mendonça faz parte do grupo que morde as tampinhas das canetas esferográficas quando está nervoso.
16h17: destrói qualquer seriedade ver o Onyx "Gritaria e Chimarrão" Lorenzoni (PFL/RS) discursar contra Duda Mendonça enquanto o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL/BA) bota a mão no cinto no melhor estilo John Wayne.
Retratos do fracasso no PT gaúcho
Apesar da elogiada condução na vice-presidência da Cpi do Mensalão, Paulo Pimenta (PT/RS) não resistiu aos ossos do ofício petista. Foi pego na butija enquanto Marcos Valério lhe passava uma lista apócrifa de sacadores fora do alcance das pessoas. Deve ser conspiração das elites. O episódio me lembrou aquele diálogo dos cornos:
Marcos Valério: opa, desculpa. Não sabia que ela tinha dono.
Opinião Pública: é, mas ela sabe que tem.
Para completar o fiasco do partido, depois de assumir e desmentir em um dia que é normal os partidos receberem ''dinheiro por fora'' durante as campanhas eleitorais, o presidente regional do partido irá depor amanhã na superintendência da Polícia Federal.
Stival afirmou ontem que o PT gaúcho deverá esclarecer todas as denúncias até o final da semana sem que haja necessidade da quebra dos sigilos.
Ninguém disse que havia essa necessidade.
As Fantásticas Fábricas de Chocolates
"Mesmo sob a pressão crescente dos últimos meses, o deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), 52, EX-OBESO, jura não ter engordado "nem um quilo". Sua receita: exercício, alimentação controlada e... REZA.
Toda manhã, depois de se alongar por 20 minutos, Jefferson faz EXERCÍCIOS AERÓBICOS PARA O DIAFRAGMA, com especial atenção à respiração -EM PLENO AEROPORTO DE CONGONHAS, em São Paulo, onde espera um vôo para Brasília, levanta-se para exibir a técnica: SEGURA A BARRIGA E ARFA, COM A BOCA SEMICERRADA, "SHHHH, FUUUU, PFUUUSSHHHI"."
(Ah: reparem no "MESNSALÃO" escrito no título da matéria aí embaixo. Jornalistas totalmente transtornados.)
Continue lendo...
Fábula de hoje: O Petista Intransigente
No longínquo ano de 2000, quando os petistas carregavam com orgulho suas bandeirinhas vermelhas nas campanhas municipais em apoio a Tarso Genro, eu tive uma revelação. Estava sentado de costas para a rua em uma das primeiras mesas do bar, conversando com uma amiga, quanto ele apareceu.
O Petista Intransigente.
Ele nos ignorou na primeira passagem pela mesa e zuniu em direção aos fundos do bar. Ele tinha panfletos. Começou a distribuir para todas as pessoas que podia. Ninguém recusava porque Meu Deus, Como Um reles Mortal Negará Simpatia Pelo PT? Eu estava completamente zen naquela tarde – além do mais, votaria em tarso do mesmo jeito –, mas aquela técnica de abordagem tava começando a me aporrinhar.
Quando o Petista Intransigente chegou à nossa mesa, largou um panfleto para minha amiga. Mesmo sem ela pedir. No que ele se virou para mim, eu levantei o braço e fiz um negativo com o indicador, ao que se seguiu o seguinte diálogo:
- MAS COMO ASSIM, TU NÃO QUER RECEBER O PANFLETO DO TARSO?
- Eu já tenho candidato.
- E QUEM É?
- O Onyx Lorenzoni (PFL/RS)
- MAS COMO ASSIM?
- É que eu sou da Ala Jovem do PFL.
(Uma das melhores piadas internas já aplicadas aos ananases disseminada pelo Peninha. Saca quando o sangue começa a subir à cabeça dos desenhos animados e sai vapor pelas orelhas? Foi assim que o Petista Intransigente ficou.)
- É, TU PODES VOTAR EM QUEM TU QUISER. (Técnica de culpabilidade que os petistas importaram de Israel)
- Ah, eu sei isso. Mas obrigado por confirmar.
O cara olhou para a minha amiga e disse que "era uma pena uma guria como ela andar com vermes como eu. Cara de pau. O puto me hostiliza e ainda queria dar uns malhos na guria.
Esses petistas, olha, vou te contar.
Tu tens 45 minutos.
PS: é, não saiu.
As Havaianas da Adidas. Capítulo 3 – Sedução
Tentei atravessar uma daquelas curvas que precisam de guard-rail mas não consegui. Uma guria parou do meu lado e, juntos, aguardamos o outro sinal abrir, mas os motoboys foram mais rápidos. A guria tava quase no meio da rua e voltou. Quando o último motoboy passou, gritou um "IISSA" na direção dela. Era o ápice de 10 mil anos de comunicação.
Visivelmente transtornada, retornou ao meio-fio e eu não consegui deixar de largar um Mas Que Barbaridade. Rimos. Ela me diz que desta vez até pegaram leve, que costuma ser bem pior. Concordei com um sorriso e atravessamos a rua. Cada um foi pro seu lado. Mas só por garantia, virei a cabeça para trás e dei uma espiada na mercadoria.
Três momentos de Marcos Valério
Receoso de fazer live blogging desde o depoimento de José Dirceu, há uma semana, passei ao largo pela transmissão da CPI do Mensalão até agora. Mas pincei três momentos interessantes:
1) Senador Almeida Lima (PSDB/SE): "Acho que ainda estamos brincando de CPI, colegas". Melhor frase do dia. E pelo visto, eles só vão guardar os brinquedos em outubro do ano que vem.
2) Deputado Paulo Pimenta (PT/RS), vice-presidente da CPI: "Não estou aqui para ser generoso. Estou aqui para ser rigoroso". Eu sou gaúcho, meu bem.
3) Entendo que a Rede Globo exerça sua influência em Brasília. Mas ver o repórter Júlio Mosquéra ficar sentado à mesa dos parlamentares enquanto bola sua intervenção ao vivo no Jornal Nacional em plena sessão é dose.
Nós temos que concordar com os políticos: esse acúmulo de denúncias emperra a máquina administrativa e impede os parlamentares de aprovar projetos relevantes para a população. Tanto que, entre as matérias com pauta urgente – que deverão ser votadas em três dias úteis (úteis?) —, a que exige clamor popular deve ser essa, do senador César Borges (PFL/BA):
PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 31, DE 2005
(nº 1747/2003, na Casa de origem)
Institui o Dia Nacional de Combate à Pobreza.
Parecer favorável sob nº 1.056, de 2005, da Comissão de Educação, Relator: Senador César Borges.
E eu pensando que o PFL fosse um partido sério.
O SUL não é jornal. Parem com isso
A assessora de Elói Guimarães disse que não tinha sessão, mas tudo estava uma LOUCURA na Câmara. Fui dar uma conferida e encontrei isso:
SESSÃO SOLENE/17h/Plenário Otávio Rocha
Homenagem ao 4º aniversário de fundação do Jornal "O SUL"
Prop.: Ver. Nereu D'Avila
Proc.: 02975/05 Req.: 141
Também não resisti e mandei um e-mail para o nobre vereador:
Por que o senhor decidiu homenagear o quarto ano de existência do jornal O SUL? É pela apuração eficaz com que os repórterres vão às ruas investigar o que está errado na cidade?
Pela falta de respeito com os jornalistas que precisam trabalhar lá para sustentar suas famílias, são humilhados e conseqüentemente demitidos sem nenhum motivo plausível por Otávio Gadret?
Ou pelo fato de que a orientação editorial do periódico obriga todos lá dentro a copiar matérias que saem na internet, nos jornais, na TV e até no rádio de empresas de comunicação concorrentes?
Acho que o Nereu D'ávila (PDT/RS) não vai responder. Mas eu tenho o telefone do gabinete dele. É 3226-3467. Sugiro a todos aqui que trabalharam naquele arremedo de jornal a pegar o telefone ou se dirigir até às 17h para a Câmara e tocar o horror em Gadret e companhia.
Aliás, enviei algumas perguntas para o nobre vereador responder:
1) Roberto Jefferson pretende destilar sua Ética e contar aos gaúchos para quem ele distribuiu os tais R$ 4 milhões que admitiu ter em mãos?
2) Quanto destes R$ 4 milhões o PTB/ RS recebeu para a campanha municipal de 2004?
3) Quanto o senhor gastou na sua campanha para vereador?
4) Qual a verdadeira utilidade para o retorno de Jefferson ao Estado, além de criar mais um factóide?
Liguei para a assessoria do vereador e espero respostas. Se ele não enviá-las, liguem para seu gabinete: 3227-5089.
Enquanto isso, na Câmara municipal
A participação do deputado federal Roberto Jefferson em seminário que irá destacar a ética na política gerou confronto, ontem, na Câmara Municipal de Porto Alegre. O presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Sérgio Bittencourt, pediu ao presidente da Câmara, Elói Guimarães, a cedência do plenário para sexta-feira.
Vereadores do PDT, PMDB, PT e PC do B protestaram. Argumentaram que Jefferson não é a pessoa mais adequada para falar em ética e que a Câmara não poderia ficar marcada por concordar com esse debate. Nereu D'Ávila, do PDT, considerou problema sério relacionar um sujeito, no mínimo polêmico, à instituição. 'Muitos vereadores não concordam com a cedência e eu, como integrante da mesa diretora, não vou assinar o deferimento', reagiu.
Elói Guimarães disse que aceitará o pedido do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, por achar sem sentido as críticas dos colegas. 'Estou colhendo assinaturas e se não houver maioria o encontro sairá, nem que seja na frente da Câmara Municipal', afirmou Elói.
Bittencourt disse que as reações não refletem a postura democrática da Câmara Municipal. 'Me causam estranheza as manifestações de alguns. Será que têm medo de Roberto Jefferson?', provocou. Ele pretende entregar ao deputado o resultado de investigação feita pela CPI da Segurança Pública. Também foram convidados os senadores Pedro Simon, Paulo Paim e Sérgio Zambiasi.
Bob e Zé (fonte: revista Veja)
"Três traficantes foram presos em flagrante nesta semana em Rio Branco tentando burlar a fiscalização com métodos inéditos de comercialização de drogas: um deles vendia maconha com sabor de frutas e outros dois foram presos com 12 quilos de cocaína transformada em esculturas coloridas que os policiais chamaram de coca preta". (Estadão)
O Núcleo Cego da novela das oito foi longe demais: tinha um deles com um PASTOR ALEMÃO em um ônibus da linha D43/ Universitária apinhado de gente hoje às 10h53, no corredor da Osvaldo Aranha.
A Nova Corja sente muito se algum coração sem alma perturbou o sono do nobre Deputado Raul Pont.
Para que isso não aconteça mais, divulgamos o telefone do Gabinete do Deputado Raul Pont aqui em Porto Alegre: (51)3210 1300 (falar com a senhora Eliane Teresinha de Souza Silveira).
O povo gaúcho quer saber que história é essa do ex-tesoureiro do PT-RS, Marcelino Pies, e Paulo Antônio Bassotto terem ido a Belo Horizonte receber dinheiro do Marcos Valério. Os recibos dessa transação foram entregues pelo "publicitário" à Procuradoria-Geral da República na terça-feira. Segundo a Rádio Gaúcha, esses recibos já estão em poder da CPI dos Correios.
13h10: "Ele [Marcos Valério] tinha profundas ligações com a mais alta cúpula do empresariado brasileiro. Com ráizes sólidas. Parecia um pé de uva".
13h55: "Afinal de contas, deputado, o senhor realmente acredita que o presidente Lula não soubesse de nada?" Jefferson gagueja: "Veja bem, não quero fazer conjecturas". Foi emparedado. Essa é nova.
Os políticos gaúchos são diferentes
"Valério diz que PT gaúcho sacou em Minas"
Empresário afirmou que dois integrantes do partido estiveram em Belo Horizonte para retirar dinheiro da agência SMP&B
Suspeito de operar o mensalão, o empresário Marcos Valério de Souza confirma que representantes do PT gaúcho foram a Belo Horizonte para receber dinheiro da SMP&B. A informação consta do depoimento confidencial de Valério à Procuradoria-Geral da República, na terça-feira, quando ele delatou beneficiados pelo esquema.
Em conversa com o deputado Onyx Lorenzoni (PFL), Marcelo Leonardo, advogado de Valério, falou que seu cliente tem como provar o que disse. À Procuradoria, foram entregues documentos que incluem recibos dos beneficiados.
Ao explicar uma lista de pessoas que teriam ganho dinheiro da SMP&B, apresentada à Polícia Federal, Valério disse "que Marcelino Pies era, então, tesoureiro do PT no Rio Grande do Sul e os valores foram recebidos por Jorge e Paulo Antônio Bassotto em Belo Horizonte". Bassotto é ex-funcionário do PT gaúcho. Jorge não foi identificado."
Continue lendo...
Raul Pont (PT/RS) não quer falar comigo. Eu não entendo. Sempre votei em Raul Pont. Mas parece que ele não quer me explicar sobre as acusações de Caixa 2 na campanha municipal de 2004. Agora, o PT ameaça esse blog por citar a matéria de outro veículo de comunicação e publicar o número do telefone celular do gabinete de Raul Pont na Assembléia Legislativa do RS. Não me entenda mal. Conheço todas as implicações desse ato. Admito que errei ao publicar o número, mas por ingenuidade de pensar que Raul Pont saberia responder às perguntas de alguém. Ninguém no PT sabe o que acontece lá dentro.
Só tem um probleminha: eu sou o dono de Raul Pont. Eu pago as contas dele, incluindo as despesas do telefone celular. Até gostaria de pensar que alguém ligou às três da matina para ele, mas sei que isso não aconteceu. Ninguém se importa com Raul Pont. Pensei que isso tivesse ficado claro no ano passado, quando ele conseguiu perder a eleição para José Fogaça (PPS/RS).
Ameaçar um blog.
Repita em voz alta.
Soa patético, não?
Foi a isso que o PT se reduziu. Até para isso eles são atrasados. A Nova Corja tem um e-mail de contato, e a assessora manda o recado para o chefe. Sim, o chefe de um COLETIVO de blogs. Devem ter nos confundindo com a Zero Hora. Se tu tem um problema comigo, fala que eu te escuto numa boa. Não passa recadinho. Mas acho que entendo. Eles não conseguem processar direito a ZH e vêm botar pressão num blog. Sério, é uma bela estratégia. Qual parte de REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES tu não entendeu?
O PT/RS deveria ter outras preocupações. Deveria explicar direito essa história de Caixa 2. A conta a ser paga para a Casa de Cinema dos filmes feitos para a campanha de 2004. Com o nepotismo cruzado na Assembléia. Com as denúncias de corrupção no Plano Diretor de Porto Alegre. O fato de não conseguir fazer oposição ao governo inepto de Germano Rigotto (PMDB/RS) e ao fiasco de Fogaça na prefeitura. O fato de não conseguir emplacar um candidato ao executivo gaúcho que não seja Olívio Dutra ou Tarso Genro desde 1990.
Agora eu fico imaginando algum C.C do Pont fazendo clipping de todos os arquivos dos blogs do Insanus. Com o MEU dinheiro. Raul Pont é uma pessoa pública e tenho todo o direito de saber o quiser dele, a hora que me der na telha. E ele tem que responder direito.
As velhas regras não se aplicam mais.
Isso é A Nova Corja.
Alguém sabe explicar por que diabos o Banrisul tem uma agência bancária nas Ilhas Cayman?
From: eliane teresinha de souza silveira
Date: Wed, 3 Aug 2005 15:24:08 -0300
To: sr.insanus@insanus.org
Subject: providências
Prezado Administrador:
Em visita ao Insanus, nos deparamos com o Blog “A Nova Corja”, onde é veiculada notícia inverídica e desrespeitosa sobre o Deputado Estadual Raul Pont (PT/RS), com o agravante de que, o editor do Blog, divulga, ao final da notícia, o telefone celular do parlamentar. Para sua ciência, reproduzo, abaixo, a notícia em questão. Diante do exposto, solicito sua atenção, na condição de hospedador do referido blog, para tomar as providências necessárias.
Atenciosamente,
Eliane Silveira
Assessora de Imprensa
Deputado Estadual Raul Pont PT/RS
Reg. Prof. 7193
http://www.insanus.org/novacorja/archives/010840.html
Porto Alegre eleita cidade pólo de tecnologia
Uma boa notícia para o mendigo que come os cachorros de Porto Alegre.
"Um grupo de estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Franca escolheu ontem um modo de protestar inusitado: diante do reitor Marcos Macari, eles defecaram, urinaram e vomitaram no salão nobre."
Continue lendo...
Estava claro que Roberto Jefferson (PTB/RJ) ia arremessar outro tijolo contra o governo. O alvo, entretanto, não era José Dirceu (PT/SP), e sim Lula. Ao citar um episódio envolvendo negociações do Planalto com a Portugal Telecom e o ex-ministro de Obras de Portugal, Antônio Meixias, Jefferson internacionalizou o esquema de corrupção do governo. É uma acusação pesada, que deve ser apurada com rigor.
Além de ex-ministro, Meixias foi administrador do Banco Espítito Santo, que por sua vez é o principal investidor da Portugal Telecom. Lula teria enviado dois emissários à Europa: Marcos Valério e o tesoureiro do PTB, Emérson Palmieri. O negócio não saiu porque todos os envolvidos perceberam que era muito arriscado. É a versão de Jefferson. A principal decepção de ontem foi a expectativa de o petebista apresentasse alguma prova concreta , e não que jogasse para alto palavras-chave para que a imprensa e os políticos pegassem. Dá margem para se confeccionar qualquer tipo de informação falsa – ou verdadeira, que seja. Uma piñata geralmente fica pendurada em uma árvore. Mas todos podem enxergá-la. Se quiser mesmo se salvar ou derrubar o governo, é mister que Jefferson mostre o que tem, ao invés de narrar esses detalhes em off para a Folha. Uma pesquisa rápida na internet mostra ao um equívoco na versão de Jefferson, ao afirmar que Antônio Meixias é ministro de Obras. Não é.
A crise atravessou o Atlântico.
As Havaianas da Adidas conquistarão o mundo
Adidas compra Reebok por R$ 8,9 bi e acirra competição com Nike.
"José Dirceu entrou para o depoimento ao Conselho de Ética arrotando sua história de herói revolucionário e saiu do tamanho de Roberto Jefferson, que se auto-intitulou certa vez, adequadamente, como "troglodita". Dirceu ficou do tamanho de um "chicaneiro", esses advogados mambembes que usam os argumentos mais toscos e covardes para livrar seus clientes da cadeia ou de algum outro tipo de punição."
Clóvis Rossi faz a melhor avaliação do depoimento de José Dirceu, na Folha de hoje (coluna inteira aí embaixo):
Continue lendo...
14h56: Rodrigo e Walter já estão abastecidos com 3 packs de long neck (não vai dar nem pra primeira hora). Carlos cobrirá o evento do CENTRO DO PODER. Nunca pensei que um dia compraria petiscos para acompanhar uma sessão inteira de um depoimento.
15h03: Dirceu dá uma apalpada na Maria do Rosário.
15h03: Carlos Nacimento (Band) diz que Dirceu também é INFLAMADO.
15h07: CALA A BOCA, Luciana Genro!
15h09: "Eu estou falando alto. O som é que está baixo". - Professor Luizinho (PT-RS)
15h15: Se alguém souber para que serve a sineta do plenário, eu agradeço.
15h16: PTB protocola pedido de cassação de Dirceu.
15h26: 20 minutos: 6 long necks.
15h28: Zé Dirceu apela para a honra de ex-guerrilheiro e promete morrer abraçado ao fuzil.
15h37: PÁRA DE FALAR ESSE "R" ESCROTO.
15h39: Dirceu começou o discurso com uma expressão corporal visivelmente contida. Mas ela foi esquecida aos poucos, quando Dirceu começou a contar sua história de vida, incluindo a brilhante passagem por Cruzeiro do Oeste (PR). Chega a adotar uma postura agressiva em relação aos parlamentares. Até parece aqueles monólogos teatrais. Deve ser por isso que todos odeiam monólogos teatrais.
15h41: Cadê o Jair Bolsonaro (PFL-RJ)?
15h47: Foi um pack. Começamos com a pinga, pra acompanhar.
15h59: Acabou a fala de Dirceu. Ninguém mais aguentava aqueles "Rssss".
16h08: Dirceu: "Estabeleci relações com o Partido Republicano americano".
16h09: Dirceu: "Acumuluei muita articulação".
16h10: Lula é citado pela primeira vez.
16h12: "O presidente Lula governa, sim. E digo mais, é uma grande figura do nosso país, viaja pelo exterior". Valeu por lembrar que todo mundo votou na rainha Elizabeth.
16h15: Dirceu, usando de toda sua capacidade de julgamento, decidiu que era melhor não levar preocupações ao Lula, referindo-se ao mensalão.
16h24: Dirceu: "Todos sabiam que meu projeto era governar o Brasil com o presidente Lula". Desconsiderem o "com o presidente Lula".
16h27: Band: "José Dirceu: o PT não fazia idéia de quem faria parte do governo."
16h37: O depoente cita "Que país é esse?", do Legião Urbana. FORA DIRCEU.
16h44: Advogados atrás do Dirceu: SÓ NO BIRIRI.
16h48: Curioso perceber que a imprensa lançou vários factóides na internet entre ontem e hoje – como o rumor da renúncia de Dirceu – e, mesmo assim, ver que a cotação do dólar está imóvel.
16h52: A CPI dos Correios acaba de exigir o depoimento de José Dirceu.
16h56: SÓ NA ÁGUA MINERAL, pra aguentar até o final.
16h58: ROBERTO JEFFERSON COMEÇOU (olhando diretamente para a câmera, como sempre): RENÚNCIA DO LULA AMANHÃ.
17h01: Meu deus, ele não pára de olhar para mim. Pára.
17h05: Parece que Roberto Jefferson ficou mesmo com uma cicatriz da bangornada que levou. Passa Bepantol.
17h10: Ao invés de usar seu tempo para fazer palanque e não apresentar nenhuma prova concreta de suas acusações, Roberto Jefferson deveria ser claro e apresentar provas.
17H18: Dirceu pergunta pra Jefferson: "Tu conheces a SEGREDO DO MORCEGO?"
17h20: Alguém dormia na casa de alguém.
17H24: Jefferson usa caneta fosforescente. Pensei que isso não se usava depois da Terceira Série.
17h28: Segundo Jefferson, o Sonae comprou o governo. E eu pensando que tinha sido só no Rio Grande do Sul.
17h31: Nunca fui arrogante, afirma Dirceu. A sala cai na gargalhada.
17h35: Dirceu defende os funcionários públicos. Sem dúvida é BANDIDO. Bandido defendendo bandido. Ou alguém é a favor da greve do INSS?
17h42: Com esse "R", Dirceu não convence ninguém. Esse "R" é coisa de bandido. Nenhuma pessoa decente fala esse "R".
17h45: Informações da rua chegam dizendo que TODO O PAÍS está assistindo ao depoimento. "O padre falou na missa".
18h44: Os deputados seguintes à Jefferson usam o tempo como palaques. Até o ex-secretário de Segurança do RJ (Josias Quintal/ PMDB-RJ) se vê na cara de pau de aparecer no plenário.
19h16: Na abertura do Jornal da Band: Dirceu é aniquilado.
19h16: Lula diz que depoimento de Dirceu "não terá NENHUM destaque na imprensa". Ok.
19h29: Pré-julguei. Mas pré-julguei errado. – José Dirceu
19h43: Dirceu fala "dIrrubou". DIrrubou, dIrrubou, dIrrubou.
Analfabeto funcional.
20h09: Acabou a ceva. E a pinga.
20h11: Só sei que eu ouvi o Diego Casagrande na rádio Bandeirantes imitando o Collares e o Brizola. Sensacional.
20h59: o diretor da comissão avisa que a sessão vai até às 23h. Pena que das 15h até agora apenas cinco deputados falaram.
Deputado João Paulo Cunha (PT-SP) - R$ 200 mil
Deputado Paulo Rocha (PT-PA) - R$ 920 mil
Deputado João Magno (PT-MG) - R$ 350 mil
Deputado Vadão Gomes (PP-SP) - R$ 3,7 milhões
Deputado Josias Gomes (PT-BA) - R$ 100 mil
Deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) - R$ 350 mil
Deputado Professor Luizinho (PT-SP) - R$ 20 mil
Deputado José Borba (PMDB-PR) - R$ 2,1 milhões
Deputado José Janene (PP-PR) - R$ 4,1 milhões
Deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ) - R$ 400 mil
Valdemar Costa Neto (PL-SP) - R$ 10,8 milhões
Diretório nacional do PT - R$ 4,9 milhões
Diretório do PT no Distrito Federal - R$ 605 mil
Diretório do PT no Rio Grande do Sul - R$ 1,2 milhão
Diretório do PT no Rio de Janeiro - R$ 2,67 milhões
Diretório do PT em Santa Catarina - R$ 550 mil
Zilmar Fernandes da Silveira (sócia do publicitário Duda Mendonça) - R$ 500 mil
Outros ligados a Duda Mendonça - R$ 15 milhões
Deputado estadual do Ceará José Nobre Guimarães (irmão do ex-presidente do PT José Genoino) - R$ 250 mil
Emerson Palmieri (tesoureiro informal do PTB) - R$ 2,4 milhões
José Carlos Martinez (presidente do PTB que morreu em acidente aéreo) - R$ 1 milhão
Outro deputado petebista - R$ 418 mil
Márcio Lacerda (Secretário-executivo do ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) - R$ 1 milhão
Prólogo
O PT se escora solitário na varanda durante festa em uma mansão. Neva. PSDB o observa à distância e decide se aproximar. Ele diz ao PT que estava ali apenas para encontrá-lo. Flerta por mais alguns segundos e oferece um cigarro. Os dois sabem o que estão fazendo. O PT se abraça ao PSDB para se consolar dos erros do passado. Eles se beijam, e PSDB dispara um tiro sob a pressão do silenciador. O PT morre.
Sin City
Depois de uma tórrida noite de paixão, Marv encontra morta na sua cama uma ex-militante do Partido dos Trabalhadores. É uma armação. Membros da Abin tentam invadir o quarto, mas Marv se adianta e consegue escapar deles. Agora, Marv que entender o que houve para matarem o que ele via como um projeto de relacionamento. Ele decide que irá vingar seu recém-descoberto amor. Depois de encontrar Heloísa Helena – sua agente de condicional –, Marv sai para caçar. Após matar algumas pessoas, é capturado por Delúbio Soares. Delúbio mantém uma sala de trófeus recheados com as cabeças das mulheres que cortou em pedaços e devorou. Depois de ver o braço esquerdo de Heloísa Helena, vê que Delúbio comeu os dedos da assistente. Quando Delúbio sai da mansão, Marv aproveita para escapar com Heloísa. Enquanto isso, a irmã gêmea de Ex-militante – chamada Militante –, caça-o nas ruas. Ele compra equipamentos de segurança e retorna com munição pesada para Delúbio ceder. Marv o derrota em uma luta pesada nos arredores da mansão.
Quando Delúbio acorda, vê que seus braços e pernas foram amputados. O cheiro de sangue atrai alguns membros da oposição. Eles se banqueteiam com as entranhas de Delúbio, que prefere não falar nada que lhe incrimine no caso da ex-militante assassinada. Então, Marv torna suas atenções para o principal problema de Sin City: o cardeal Capitanias Hereditárias, pai de Oligopólio e avô de Alianças Partidárias. Apesar das conseqüências claramente adversas, Marv ao encontro do cardeal. Este pergunta por que vale a pena matar tanta gente por causa da vadia com quem aquele passou a noite, Marv acaba por matar Capitanias Hereditárias, mas não consegue escapar com Militante da perseguição da Abin.
The Big Fat Kill
José Dirceu bate à porta da atual namorada de Dwight. Exige que ela abra a porta. Dwight diz a ela para deixá-lo entrar. Ela resiste. Dwight diz que pode lidar com Dirceu e seus quatro capangas bêbados, mas se recolhe aos aposentos. Dentro do apartamento, José Dirceu e sua cúpula partidária – composta por Silvio Pereira, José Genoino, Luiz Gushiken e João Paulo
Cunha – se divertem às custas da garota. Dirceu vai mijar. Enquanto lava as mãos, Dwight sai de trás da cortina do box e ameaça Dirceu, que sai correndo dali com seus amigos. Disposto a não deixar que eles inoportunem mais alguém, ele decide persegui-los pela cidade. Os verdadeiros problemas começam quando o carro no qual Dirceu dirige adentra o perímetro do Congresso Nacional.
Lá, as velhas regras não valem. Um grupo de parlamentares bem treinadas defendem o território. Dirceu logo percebe a besteira que fez quando, ao apontar o revólver para uma parlamentar, tem seu braço esquerdo decepado. No meio tempo, incompetentes como são, Gushiken, Silvinho e Genoino são massacrados sem ao menos descer do carro. Desorientado como sempre, Dirceu cai sentado em uma estrelinha budista nas nádegas.
Dirceu tenta se recompor e diz que "aquilo é um grande erro" e que "vocês não sabem com quem estão se metendo". Ele puxa um revólver mas, antes de apertar o gatilho, Luciana Genro lança um tubo na arma. A pressão ocorre ao lado inverso e o cano acerta a testa de Dirceu, tornando-o cego. Após Luciana Genro encerrar a matança com uma semi-decapitação, Dwight apalpa o morto e percebe a verdadeira bomba: José Dirceu era um deputado federal do PT de São Paulo.
The Yellow Bartard
Hartigan encontra Jornalista em cais obscuro da cidade, que o adverte para não se meter no que está acontecendo. Hartigan rechaça a proposta e resgata a frágil Militância do PT do assédio da Aliança Partidária. Enfurecida, a Aliança convoca o Baixo Clero para resolver o assunto. E consegue. Mas Aliança Partidária é atingida de forma letal durante a briga. Hartigan perde oito anos no exílio, onde recebe cartas da Militância do PT. Ela as manda sob a alcunha de "Pedro" em razão do Conselho Federal de Jornalismo. Fora da prisão, Hartigan espera encontrar a frágil menina que vive com os olhos diante dos estudos. Ao entrar em uma boate, Hartigan vê que seu esforço foi em vão. Em oito anos, sua tão adorada Militância do PT havia caído de cabeça no mundo vil e corrupto de Sin City. Graças a ele, ela alcançou a maturidade sacolejando seus dotes para a massa de pobres coitados da cidade, hipnotizados pela stripper, sem pensar na razão que os colocou ali.
O fato é que Militância do PT se esconde das pessoas que a traumatizaram há oito anos, e que lhe desejam morta. Na boate, Hartigan percebe um erro de cálculo típico, o que resulta na descoberta da Aliança Partidária Amarela do paradeiro de Militância do PT.
Epílogo
Uma parlamentar X-9 caminha nos corredores de um hospital enquanto conversa no celular. Finda a conversa, ela entra em um elevador sem reconhecer a pessoa que está ali. Os dois trocam alguns olhares, e PSDB oferece a ela um cigarro.
Pelo menos uma notícia boa no meio dessa porcaria toda
Justiça suspende cobrança da assinatura básica em todo o país
Gaúcho sempre é melhor em tudo
Mendigo matava fome comendo cães em Porto Alegre
When the going gets Gonzo, the Gonzo turns Pro
Cruzo o saguão da mesma maneira dos últimos dois ou três anos: passando os olhos sobre as pessoas. Faz tempo que não estou lá. Encontrei os bixos com aquelas feições típicas de quem espera ver algo interessante. Não vão. É só mais uma colação científica.
Apresento os documentos na secretaria e morro nos 15 minutos básicos. A cerimônia, com o diretor da FAMECOS e o juramento do Jornalista, não leva mais de cinco. Meu par de meias tinha cada pé de cor diferente. O Gabriel estava certo: é mister comprar novos pares. Era isso. Salguem a água de Jesus.
Faço minhas as palavras do Mestre: Pay the ticket. Take the ride.
Mahalo.
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
Cara de pau (164)
Copa do Mundo (17)
Crise Política (138)
Demência moral (531)
Demência seletiva (104)
Deputado Cloclô (31)
Desgovernada Yeda (50)
Dose diária de demência (152)
Dose Diária de Transparência (9)
Eleições 2004 (31)
Eleições 2006 (387)
Eleições 2008 (23)
Eleições francesas (30)
Esquadrão da Morte Moral (18)
Filó$ofa Chiuaua (22)
Gaúcho é melhor em tudo (14)
Gente inútil (437)
Havaianas da Adidas (32)
LatinoDisney (29)
Mangaba Unger (46)
Mensalão (33)
Mídia má (18)
Mondo estudo (24)
Mondo Fristão (58)
Pandemência (3)
Petistas (115)
Porto-alegrenses (53)
Povo Bovino (118)
Pulíticu$ du Braziu (22)
Só no Biriri (68)
TÊ VÊ PÊ TÊ (4)
The Mensalão Chronicles (6)
Agência Estado
Folha Online
O Globo
Zero Hora
BBC Brasil
No Mínimo
Veja
Istoé
Época
Carta Capital
Blog do Noblat
Josias de Souza
Merval Pereira
Jorge Moreno
Fernando Rodrigues