Nada como uma boa plenária para começar o mês

O problema desse pessoal é que eles adoram uma plenária. Centro acadêmico da UFRGS então, tem assembléia, plenária, coletivo, conselho, ata, primeira chamada e tudo que for necessário para se perder no mínimo duas horas e não se chegar a lugar nenhum. Agora, a vereadora Manuela D'Àvila (PCdoB) convida para a sua Plenária do Mandato. O objetivo é proporcionar "um momento para todos se conhecerem, trocarem idéias e matar as saudades". É amanhã, às 19h, na Lima e Silva, "ao lado do Copão", orienta a vereadora. O convite foi feito por meio do site preferido da Manu, o Orkut, claro.




As propostas de Yeda

A deputada federal e candidata tucana ao Piratini Yeda Crusius, apresentou em reunião da Bancada Gaúcha no Congresso abaixo-assinado em apoio à proposta da Granpal que defende a implantação do chamado 'Polão' e institui pedágio nas vias que ligam São Leopoldo a Novo Hamburgo (BR 386) e Sapucaia a Porto Alegre (RS 110). Os moradores da região têm um site para coletar assinaturas contra a construção e apresentar informações sobre ela.




Alta discrição

Perguntado se estava em forte campanha pelo Estado, Olívio Dutra (PT/RS) respondeu:

- Sim, a campanha nunca pára.

Seu colega de partido, o deputado estadual Fabiano Pereira (PT/RS), foi rápido na correção:

- Não, governador. Não pode dizer que já está em campanha. Ainda mais dentro do Tribunal Eleitoral.

Da coluna de Rosane de Oliveira.




Dose diária de demência – terça-feira – 30/05/06

- Elite – Foi realizado ontem o jantar de gala do PSDB para arrecadar fundos para a campanha de Alckmin. Convites a R$ 300.

- Carta ao Povo Brasileiro II – PT, PSB e PC do B vão começar a escrever uma segunda versão da Carta ao Povo Brasileiro. Vão adotar o lembismo e dizer que não aconteceu nada.

- Telefonia – Foram enviadas várias mensagens para o celular de nosso correspondente em Capinas-SP.




Vamos convidar o Lembo pro A Nova Corja

Do governador Cláudio Lembo, de São Paulo, sobre o fato de o senador Jorge Bornhausen, presidente do PFL, já ter pego carona em jatinho do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity:

- Eu não faria.




Um abrasso da Luiza Erundina

Prezados companheiros e companheiras,

O ano de 2006 será marcado pela a realização das eleições gerais, que coloca para cada um de nós a responsabilidade de reafirmamos nosso compromisso com a luta em defesa da cidadania para todos em nosso país e de nos empenharmos para que as eleições possibilitem a transformação do poder no Brasil.

Assim sendo, creio que a melhor maneira de contribuir nesse processo será a reunião dos companheiros, a fim de definir nossas propostas e estratégias.

Para tanto, espero contar com seu valioso apoio.

Aproveito o ensejo para convidá-lo(a) para a minha plenária:

Dia: 03 de junho de 2006 (sábado)
Horário: 14 horas
Local: SINTHORESP - Rua Taguá, 282 (Metro São Joaquim)

Certo de contar, mais uma vez, com sua presença, envio um abraço afetuoso.
Luiza Erundina de Sousa
Deputada Federal - São Paulo / SP - PSB




Dose diária de demência – segunda-feira – 29/05/06

- Essa tal de gravidade do Seu Newton... - Polícia de SP matou 22 civis com tiros de cima para baixo.

- Quase uma Harvard – 46% dos candidatos que disputaram vaga pelo sistema de cotas no último vestibular da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foram eliminados por ter zerado em pelo menos uma das provas.

- Volta, Zé – Zé Maria, presidente do PSTU, desistiu de sair candidato nestas eleições. Ficou tristinho porque o vice da Helô acabou sendo o o jornalista e economista César Benjamin (PSOL-RJ).

- Tudo eu, tudo eu – O ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, voltou a assumir sozinho a responsabilidade pela violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Tentou novamente livrar a cara de Paloffi.

- Muita maconha mesmo - "Eu, Gilberto Gil, como ministro de Cultura do Brasil e como músico trabalho a cada dia com o impulso da ética hacker".




Bob Jefferson de volta

00h03 O programa se encerra. Não culpo a TV Cultura. Um recall da falcatrua sempre é necessário.

00h02 "O Genoino vai ter que juntar toda a militância para tentar se eleger".

23h58 "O Silvinho tem sobre essa maldição. O Silvinho era um arrogante, né?". "Aí mandaram o Zé Dirceu e o Silvinho tomou aquele Lexotan na sessão, não tomou?".

23h54 "O governo me isolou para me explodir".

23h49 Paulo Markun lembra o outro Roda Viva com Jefferson (de junho de 2005), no qual mostra o ex-deputado dizendo se sentir miserável do ponto de vista existencial. "Engordei cinco quilos. Eu estou voltando".

23h42 "O PT meteu a mão de uma forma muito mais desavergonhada. O PT reparte o motivo".

23h35 "O Congresso é a Geni".

23h31 Jefferson parece um exemplo tirado do meu livro de Semiótica do primeiro semestre da Famecos: perdeu toda a sua aura devido à irrestrita superexposição – não apenas por causa da sua figura, mas sim do número de escândalos que sucederam desde maio de 2005. Em maio de 2006, o homem que teria recebido um cheque branco do presidente Lula passa a imagem de uma Tia Velha, resignada. Mais decadente que isso, só o Circo Vostok.

23h06 "Eu não seria candidato a deputado federal".

23h05 "O povo vai procurar renovar. Quem se defendeu da cassação não escapará do povo".

23h03 "Como é financiamento da campanha dos seus filhos? É possível elegê-los sem Caixa 2?". Jefferson garante que sim, mas não acredita as eleições desse ano se vejam livres do recurso.

23h01 Quando eu olho para a gente da Comissão de Ética posando de freira, eu sei que freira não é.

22h53 Era tudo o que os gaúchos queriam ouvir: "Meu sonho é ver o Pedro Simon como candidato".

22h52 "A princípio, meu voto é no Alckmin".

22h48 Acho que sou eu, mas parece que o Roberto Jefferson fez chapinha nos cabelos.

22h46 O presidente é culpado por omissão. Creio que o povo percebeu que o presidente Lula foi traído.

22h45 "Ninguém quer mexer com o Daniel porque ele tem muitas ligações no PT, no PFL e no PSDB."

22h42 "O senhor ainda acredita que José Dirceu (PT-SP) ainda exerça influência dentro do PT?". "Claro", afirma o petebista.

22h37 Começa a transmissão da entrevista ao vivo com o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ). Paulo Markun começa perguntando qual das previsões feitas por ele qual que não se realizaram: "Penso que o objetivo foi atingido", responde Jefferson.




Yeda se levanta

Como era de se esperar, a propaganda política de Yeda Crusius (PSDB - RS) começou prometendo a expansão trensurb da Região Metropolitana de Porto Alegre. Disse que "não dá para esperar o governo federal nem os municípios". Com uma produção modesta, o vídeo apresentou os cânones tucanos do Rio Grande do Sul. Destaque para Marcos Ronchetti, prefeito de Canoas, e Júlio Redecker, que saiu do PP para o PSDB logo depois que se elegeu deputado federal em 2002.

Depois, Yeda falou que vai seguir os passos das administrações de Alckmin em São Paulo e de Aécio Neves em MG. Para o final, imagens da candidata ao Piratini assinando a ficha dos novos filiados ao PSDB gaúcho no interior do Estado. Não deve ter dado muito trabalho. O PSDB é uma nulidade aqui. Imagino quantos dos coitados que recém se filiaram não são oriundos "Novo PT", expressão que esteve em voga até 2005. Sim, antes do escândalo do Mensalão.




Mãos dadas contra a Veja

O senador Arthur Virgílio é daquela estirpe tucana que se esbalda com suas versões da verdade quando dossiês "completos" estão em suas mãos. Um caso exemplar foi durante o depoimento de Silvinho Pereira à CPI dos Bingos. Virgílio mostrou documentação que provaria a ligação de Daniel Dantas com a cúpula petista, mas não apresentou provas disso. Deve ter adorado quando a Veja vazou a lista de Dantas poucos dias depois. O que o senador não esperava era que a Veja passase por cima dele em sua vendetta para expôr o dono do Opportuniy.

Agora há pouco no plenário do Senado, Vigílio atacou a revista por tê-lo acusado de "sumir do mapa" no caso Daniel Dantas.

Diz trecho da matéria:

"Há três semanas, o senador Arthur Virgílio, do PSDB do Amazonas, denunciou a tentativa de achaque a Dantas feita por Delúbio Soares. Depois de VEJA revelar que as relações entre o banqueiro e o governo eram mais complexas, muito mais complexas, Virgílio sumiu do mapa. Por que será? Dantas sabe."

Virgílio também declarou que espera pelos pedidos de desculpas do autores da matéria: " Não é assim que se faz uma carreira decente no jornalismo". O senador também afirmou que não endossa as acusações - que teriam sido feitas por Daniel Dantas em entrevista a Veja - de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria contas ilegais no exterior. "Não tenho provas disso - ressaltou Virgílio, acrescentando que "isso cheira a Dossiê Cayman", se defendeu. Para completar o dia, o líder do PSDB no Senado recebeu solidariedade da senadora Ideli Salvati (PT-SC), líder do PT. A senadora catarinense dá todo apoio ao senador do PSDB contra a revista.




Pedala, Fogaça

Agenda do prefeito de Porto Alegre

16h30min às 16h55min
Audiência com Sr. Roberto de Assis Moreira e Sr. Cláudio Duarte
Local: Gabinete do Prefeito

Para quem não sabe, o senhor Roberto Moreira é Assis, ex-jogador do Grêmio e irmão-procurador de Ronaldinho "Só jogo no Grêmio para Pagar a Gasolina" Gaúcho. Cláudio Duarte foi jogador de futebol, técnico de Inter e Grêmio e comentarista sazonal de transmissões de futebol. Seu papel na reunião é uma incógnita. Como nas Pautas do Dia que são publicadas diariamente no site da prefeitura o encontro não é mencionado – muito menos a presença do secretário Municipal de Esportes, Márcio Bins Ely (PDT) –, o assunto da reunião não deverá tratar de futebol ou assemelhados. Até porque se fosse para recuperar alguma pracinha, o irmão de Ronaldinho não deixaria passar mais essa oportunidade e aumentar o marketing "Bom Moço" do irmão. A conferir.




Que saudade do Bob

Roberto Jefferson está de volta.

Hoje às 22h30, no Programa Roda Viva, na TV Cultura.

Live blogging aqui no A Nova Corja.




Convenções partidárias

Bolinha vice do Simon, que por sua vez é vice do Lula, que vai bater no Alckmin, que queria o José Agripino, mas recebeu o José Jorge, que por sua vez prefere o Serra. Essa enrolação de alianças está perto do fim. Entre os dias 10 e 30 de junho, a lei obriga a realização de convenções partidárias que definem os candidatos oficiais de cada sigla. Bom lembrar que, apesar de toda a choradeira, a verticalização (obrigatoriedade de manter nos Estados as alianças nacionais) vai valer nas eleições. Abaixo o calendário das convenções já definidas.

PT - 24 de junho (sábado), às 10h. A Convenção Nacional do PT será no Minas Brasília Tênis Clube, na capital federal, e deve aclamar Lula na presença de mais de 3 mil filiados.

PSDB - 11 de junho (domingo) das 9h às 14h. A Executiva do PSDB confirmou a realização da Convenção Nacional em Belo Horizonte, no ginásio Mineirinho.

PFL - 14 de junho (quarta-feira), das 10h às 13h. No auditório Petrônio Portella, no Senado Federal, em Brasília.

PMDB - 29 de junho (quinta-feira), sem local e hora definidos. Aliás, quase nada está definido. A ala governista do PMDB conseguiu adiar de 11 para 29 de junho a Convenção que decidirá se haverá ou não candidato próprio. Esse prazo dificulta muito a vida de Simon e Garotinho, mas, no PMDB, quem dá a última palavra é sempre a Justiça.

PPS, PSOL, PDT - Sem definição. Aprovaram resolução que prevê a Convenção entre os dias 10 e 30 de junho, como manda a lei.




Diabólicos

Pedro Simon chama de diabólicos seus colegas do "MDB" e resume a campanha eleitoral de 2006 em entrevista à Folha (conteúdo fechado):

"Tudo o que o PT disser do PSDB praticamente é verdade e tudo que o PSDB disser do PT é praticamente verdade."




Dose diária de demência – sábado e domingo – 27 e 28/05/06

- Veja – A revista volta a bater em Marcio Thomaz Bastos, que simplesmente “não consegue” entender a divisão entre público (ser Ministro da Justiça) e privado (ser advogado criminalista de bandido).

- Época – A revista mostra (o que também passou no Jornal Nacional de sexta-feira) que são os presos que mandam dentro do Presídio de Presidente Bernardes, considerado o mais seguro do país.

- Folha - O jornal de domingo também entra na onda de bater em Daniel Dantas, dizendo que a agência de investigação Kroll, quando atuava para a Brasil Telecom (na época em que era dirigida pelo Opportunity de Dantas), recorreu à CIA para investigar o governo brasileiro.

- Forró – Está confirmado o forró de lançamento da campanha de Lula à reeleição.




Urubu

É duro agüentar o ex-governador de São Paulo Fleury "Carandiru" Filho se aproveitando dos ataques do PCC para fazer demagogia no programa gratuito do PTB, pedindo menos "moleza" da polícia. Em seu site há um link chamado "segurança pública" com a etiqueta "novo".




Carta do Leitor

O leitor Gabriel Britto manda mais uma Pérola Parlamentar, dessa vez do gabinete da deputada federal e candidata ao governo gaúcho pelo PSDB, Yeda Crusius:

Pessoal, pelo amor de deus, se vocês conseguirem uma entrevista com a Yeda Crusius, não deixem de perguntar por que o nome dela não estava na lista dos parlamentares que recusaram os salários extras na última convocação extrordinária do congresso.

Sim, eu sou um mala, um chato, um obcecado por este assunto!

Tenho enviado mensagens a vários deputados e senadores fazendo essa pergunta. Me divirto muito com isso. Alguns simplesmente me ignoram, o que me faz continuar enviando mensagens, só para atazanar. E a Yeda é uma deputada cujos assessores vêm dando demonstrações de não saberem como tratar com assuntos espinhosos. A última mensagem que recebi foi a seguinte:

--- dep.yedacrusius@camara.gov.br wrote:

Prezado,
A deputada está em atividade fora do Gabinete. Tendo em vista que o Sr. levou CINCO MESES para formular a pergunta abaixo - a sessão extraordinária ocorreu em janeiro - peço um pouco mais de paciência. Seu e-mail será respondido.
Abraço, Maurício

AlckminYeda01.jpg
"Quem é a vice dele?"




"Dormir comigo é um papel fundamental."

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, casado há 32 anos, disse que sua mulher, Marisa Letícia, é "uma das mulheres mais bem casadas deste país". Em discurso de improviso na 1ª Conferência Nacional dos Direitos dos Idosos, afirmou: "Vocês olham na cara da Marisa, que ainda não chegou à terceira idade, percebem que ela é uma mulher feliz, porque talvez seja uma mulher, uma das mais bem casadas deste país"." (Folha de São Paulo)




Dose diária de demência – sexta-feira - 26/05/06

- PerdeuNinguém acredita no pobre do Lambo-Lambo.

- Fukuyama – O PCC mandou e o secretário da Administração Penitenciária de São Paulo, Nagashi Furukawa, saiu. Um pedagogo assume o cargo.

- Será solto nas próximas horas – A Polícia Federal prendeu o ex-dono do Banco Santos, Edemar Cid Ferreira.

- AgnaldoNinguém acredita no pobre do Timóteo

- Feliz aniversário – Ressaca.




Joguetes da Mídia e da Moda

A Folha Online está com uma votação para os internautas escolherem o mutante do filme X-Men - O Confronto Final com quem o brasileiro mais se identifica. O líder das respostas dá uma amostra do que esperar para as eleições de outubro: "Fera, porque sou um animal sensível e inteligente", tem 24% dos votos. Vá no link e tente fazer paralelos entre o perfil dos personagens e o perfil dos políticos brasileiros (ou dos brasileiros em geral. Go nuts).




Novo emprego

Franklin Martins já tem nova casa. O comentarista político foi demitido da Globo depois que o colunista da Veja Diogo Mainardi denunciou sua "relação promíscua com o poder". A Band anunciou hoje a contratação de Franklin, que vai atuar como comentarista e repórter dos telejornais, especialmente do Jornal da Band. Também fará participações nas rádios Bandeirantes e BandNews FM, além da BandNews (canal pago do Grupo). Parece que, entre os termos do contrato, também constava a contratação de um irmão e de um primo de terceiro grau do comentarista pela emissora.




PMDB = futuro do PT + PSDB

simontranstorno.jpg




Brasil: exportando expropriações

Não bastasse o roubo do caminhão da Nike em Weggis, na Suiça, os furtos se disseminaram na pacata cidadezinha. O laptop do fotógrafo André Feltes, da Zero Hora, foi afanado no meio da Sala de Imprensa. Segundo o Terra, não foi um incidente isolado.




Campanha aberta

Agenda do governador Germano Rigotto
para sexta-feira, 26 de maio de 2006


FARROUPILHA

10h20min - Assiste missa de Nossa Senhora do Caravaggio. Local: Santuário de
Nossa Senhora do Caravaggio.

GUARANI DAS MISSÕES

12h30 - Solenidade de abertura da 7ª Polfest. Local: Parque de Eventos
Clemente Vicente Binkoski

SÃO NICOLAU

14h30 - Entrega obras de restauração da RS 561. Local: Quilômetro zero, na
saída do município.

ALECRIM

16h - Inaugura a estrada RS 540. Local: Trevo do Distrito Industrial.

É uma loucura governar esse Estado. Não sei como o Rigotto agüenta.




Diálogo do ano

Acareação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas, tarde do dia 25 de maio. Sergio Wesley Cunha, advogado do Primeiro Comando da Capital (PCC) e acusado de comprar a gravação de uma reunião secreta da mesma CPI, é interrogado pelos deputados:
- Você aprendeu bem com a malandragem - provocou o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), referindo-se ao PCC.
- A gente aprende rápido aqui - respondeu o advogado, antes de ser algemado por desacatado à autoridade. Ou por ter falado a verdade.




Mondo petista - o eterno retorno

"Em evento regado a champanhe num hotel cinco estrelas de São Paulo, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, foi homenageado ontem com a "medalha de mérito empresarial" pelo Estado do Piauí, um dos mais pobres do país, prêmio entregue pelo próprio governador petista Wellington Dias. Segundo ele, a medalha é um reconhecimento ao papel do Sebrae em seu Estado. "O que nós fizemos, a rigor, foi não deixar de prestar essa homenagem só por conta desses fatos [acusações contra Okamotto]." Sempre sorridente, Okamotto afirmou quase nem se lembrar da crise e avisou que haverá "frustrações" para os que querem quebrar seu sigilo bancário. "Vão encontrar uma conta normal, de uma pessoal normal, que recebe salário e gasta seu dinheiro de forma normal. Vão se frustar." (Folha de São Paulo)




Dose diária de demência – quinta-feira - 25/05/06

- UÉSLEY – O adevogado do PCC, Sérgio Weslei da Cunha, fala a verdade e é preso.

- Delírio de direita – Como Lembo, César Maia acha que está tudo bem.

- Demência PMDB – Derrota de Simon: Governistas conseguem adiar convenção do PMDB para final de junho.

- Muito bêbado – Rigotto pegou a Wanderléa (melhor site).




Ironia certa

Fracassei miseravelmente ontem ao tentar fazer ironia com o PT. O editorial do Estadão de hoje dá a fórmula certa ao comentar a decisão do Supremo de fazer valer já em outubro a nova regra que responsabiliza também os candidatos pelos atos de seus tesoureiros:

Assim, se um gestor dos recursos de campanha que se chame, por exemplo, Delúbio, faltar com a verdade na prestação de contas à Justiça Eleitoral, o candidato a quem servir se verá, ele também, às voltas com os tribunais.

Para quem não lembra, Delúbio processou uma escola por citar em uma questão de concurso público um hipotético Delúbio como autor de crime contra a máquina pública. Além disso, o ex-tesoureiro é a musa inspiradora da nova regra.

Essa norma, aliás, é um grande avanço. Sem ironias. Impede esse papo de "eu não sabia", que ninguém engole mais.




Pegador

rigottowanderlea.jpg




O PMDB é uma piada

Quero ver onde os setoristas gaúchos do PMDB vão enfiar a cara. Depois de defenderem com unhas e dentes a candidatura de Pedro Simon à presidência, levaram um chapéu: Anthony “Bangladesh” Garotinho veio no pacote como vice-presidente. Não bastou Germano Rigotto dar com os burros n’água e ser humilhado pelo ex-comandante Bolinha, agora Simon adere à cortina de fumaça para garantir os votos no Senado. Coisa lamentável. Os gaúchos têm os jornais e os políticos que merecem.




Para a OAB, com carinho: Live Cuffing

Advogado é algemado e deixa acareação da CPI

343792-0788-cp.jpg
"Eles queriam a foto e conseguiram", disse o chicaneiro

O advogado Sérgio Weslei da Cunha deixou há pouco, algemado, a acareação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas. O presidente da CPI, deputado Moroni Torgan (PFL-CE), explicou que todos os deputados entenderam que Cunha feriu o artigo 331 do Código Penal, sobre o desacato a funcionário público em exercício de sua função. Cunha foi preso pela Polícia Legislativa. Como ele é advogado, Moroni Torgan pediu que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seja informada imediatamente sobre a prisão em flagrante.

A discussão ocorreu porque o advogado falou "aqui se aprende rápido" e deputados afirmam que ele estava ofendendo a Câmara. O advogado diz que se referia ao Brasil, mas a carapuça serviu aos excelentíssemos. A próxima a sair algemada deve ser a advogada Maria Cristina de Souza Rachado, que continua na acareação junto com Artur Silva, ex-funcionário da Câmara que acusa ela de comprar fita sigilosa da CPI.

11h46 "Eu me considero uma boa advogada", diz Maria Cristina. "É nada, é nada. Senão não se metia nessas roubadas", diz advogado. "Eu estou muito constrangida", diz ela. "Tem gente chorando a morte ainda. A senhora foi responsável pela morte de policiais".

11h50 "Eu não tô mentindo", diz advogada. Parlamentar diz que "devia ter instrumento para prender mentirosos". Aí não sobra ninguém.

12h11 Artur Vinícius afirmou que, quando saiu do shopping center, os R$ 200 já haviam sido pagos pela advogada pela fita que teria sido entregue a Marcola, líder do PCC.

12h15 Questionado sobre suas tatuagens da CPI do Tráfico de Armas. O técnico diz que luta jiu-jitsu e que, a cada luta que vence, faz uma nova tatuagem.

12h24 Maria Cristina afirma que o técnico quer expô-la ao ridículo e acabar com sua carreira. Quem sabe se ela não se maquiasse no camarim do Bozo, até poderia funcionar. “R$ 2 mil é muito pouco para o que eu estou passando agora”, afirma a advogada. Ela acaba de confessar o suborno ao dizer que o funcionário terceirizado "não quis receber o dinheiro lá dentro [da loja onde foi copiado o CD]".

12h25 Carlos Sampaio (PSDB-SP): "Se ele não quis receber o dinheiro lá dentro, fica claro que alguém lhe ofereceu dinheiro", disse o parlamentar. A advogada negou. "Eu não quis dizer isso."




Ajude um blogueiro

Não estou sendo irônico, nem querendo criar polêmicas do nada. Mas eu preciso entender como, depois de tudo que aconteceu, o Lula vai ser reeleito. (...) Da onde vem esse poder, esse força politica e popular que faz uma crise muito pior do que a do Collor parecer brincadeira?

Responda para o FYI.




Brasil manda R$ 10 mi para o espaço

Marcos Pontes, aquele insuportável astronauta brasileiro, se aposentou, para ter acesso ao salário integral na reserva e ainda poder se dedicar a dar palestras Brasil afora, enchendo a burra de grana. Supõe-se que a primeira palestra foi encomendada pela Embrapa, com o objetivo de desenvolver métodos de cultura de feijão em gravidade zero.

Retrato do Brasil, esse caso. O governo gasta uma quantidade obscena de dinheiro com uma inutilidade desesperadora e a única coisa que consegue com isso é ser feito de trouxa por mais uma encarnação da Lei de Gérson. O constrangimento na Força Aérea é enorme. Difícil decidir entre matar ou condecorar o Marcos Pontes.

Depois o brasileiro reclama dos políticos que tem.




Pela tungada nas empresas telefônicas

Ligue 0800-619619. Não digite nada. Espere para falar com uma atendente. Diga que é para votar a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo, que custa R$ 37,02. A Lei é a nº 5476. O assunto não está sendo veiculado na TV ou rádio porque as empresas não têm interesse neste tipo de divulgação. O telefone é da Câmara dos Deputados. Mesmo se não for você quem paga o telefone da sua casa, exerça seus direitos. As ligações são aceitas de segunda à sexta-feira, das 08h às 20h.

As ligações são rápidas. É necessário informar apenas seu nome completo, a cidade onde mora e o número do telefone fixo de sua residência. Quando a lei entrar em vigor, quem estiver cadastrado só pagará pelas ligações efetuadas. Este projeto está tramitando na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara. Quanto mais pessoas ligarem, mais fácil será para o projeto ir à votação.




Dose diária de demência – quarta-feira - 24/05/06

- Bandido vota em bandido - Comunicado do PCC prega voto no PT contra o PSDB.

- Senilidade & demência – Foi confirmado hoje a “oficialização” da tentativa de candidatura de Simon para a presidência, com Garotinho para vice. Itamar fez o nobre gesto de desistir da disputa. A demência será anunciada nesta quinta-feira em Brasília, às 11hs. Enquanto isso, os governistas do PMDB mexem os pauzinhos.

- Fala, Dantas - A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado convocou o banqueiro Daniel Dantas para participar de audiência no dia 7 de junho.

- Vadão, Vadão – Absolvido mais um deputado acusado de receber o valerioduto (243 votos favoráveis à absolvição, 161 contrários, 1 nulo, 4 em branco e 16 abstenções). A Folha fez um resumo do que aconteceu com todos os envolvidos.

- Comunista é tudo derrotado – Acabou sem acordo o encontro entre PSTU, PSOL e PCB.

- Cancela a audiência com Márcio Thomaz Bastos - Sobrinho de Saddam Hussein foi detido no aeroporto de Beirute (Líbano), quando tentava embarcar para o Brasil para se encontrar com seu advogado, Dr. Márcio Thomaz Bastos.

- O que todo mundo já sabia – Tanto a pesquisa CNT/Sensus quanto a Datafolha apontam a vitória de Lula já no primeiro turno. Antecipem logo as eleições e vamos acabar com isso, por deus.

- Seleção treina em Weggis, na Suíça – Estudo prova que futebol é coisa de gay.




O desespero comendo solto

alckminrs6.jpg

Geraldo Alckmin (PSDB/SP) encarou até a Lancheria Cacique, na Rua da Praia. A tentativa de conseguir o voto da chinelagem porto-alegrense, porém, não vai vingar. Ele devia ter ido no Ossip mendigar votos do pessoal Havaianas da Adidas.

Mais fotos aqui.




URGENTE: Prenderam o Lula

lulapreso.jpg




Acelerando no vácuo

Quando o colega Walter veio, escandalizado, me contar a "bomba" da Veja, falando do encontro do ministro da Justiça com o Orelhudo Dantas, só o que pude dizer é "não vai dar em nada". Pode o Thomaz Bastos encontrar o Bin Laden, o Delúbio contratar outro Valério e o Silvio Pereira ganhar uma frota de Land Rover. Se Lula não bater na mãe – ou outra cagada de apelo popular – até outubro, nada vai impedir a sua reeleição. É o que mostra a pesquisa CNT/Sensus divulgada agora há pouco.

As denúncias são muitas, mas complexas, escapando à compreensão da esmagadora maioria da população e encontrando repulsa junto à classe média que não agüenta mais ler ou ouvir falar disso. A matéria da Veja teve pouca repercussão ao longo da semana. Mais ou menos como descreveu Jean Baudrillard, chegamos ao ponto paradoxal em que cada nova notícia divulgada não corrobora, e sim tira a força do fato principal. No caso, o mar de lama que é o governo Lula. Enquanto isso, seguimos acelerando no vácuo, como definiu o mesmo Baudrillard.




Então Lula falou A VERDADE

Da Folha de S. Paulo de hoje:

"Uma coisa eu tenho tranqüilidade, Sarney: nunca lhe ofendi", disse Lula, que em 1987 chamou o presidente de "ladrão".




Eremildo petista

Eduardo Suplicy é mesmo um idiota. Quando surgiu a CPI dos Correios para investigar irregularidades no governo PT, o senador foi lá e assinou o requerimento. Quando a CPI dos Bingos decidiu chamar Francenildo Costa para expôr a corrupção no Ministério da Fazenda petista, Suplicy também foi voto favorável. O senador já chegou até a pedir que Lula vá ao Congresso explicar o que diabos está acontecendo no governo, se é que ele ou alguém sabe.

Agora o senador quer que Márcio Thomaz Bastos, o ministro da Justiça, explique seu encontro com Daniel Dantas, o satã da Carta Capital. Suplicy não percebeu ainda que existe uma lei suprema no governo. Só por que o governo é a favor de investigações e esclarecimentos sobre todos os escândalos mencionados, não significa que o governo precisa apoiar qualquer medida que investigue ou esclareça. Quase uma lei de Newton, de tão lógica.

Infelizmente Suplicy não vai abandonar a sigla. Ele alega uma tal de "fidelidade partidária". Infeliz para ele. Muito mais infeliz para o PT, que tem de aturá-lo.




Dose diária de demência – terça-feira - 23/05/06

- Delúbio segura Ao Vivo – Desta vez não teve graça nem nenhuma revelação. Nossa cobertura foi melhor do que o depoimento em si. O depoimento dos advogados analfabetos do Marcola na CPI das Armas estava bem melhor.

- Boca livre – Um dia depois de Lula gravar a propaganda de seu partido no hotel Hotel Blue Tree Park, o PT inaugura seu novo escritório em Brasília. Economia mensal de R$ 1.850 (R$ 7 mil de aluguel mais condomínio de R$ 3.150). A boca livre parecia interessante.

- Se eu não puder brincar, ninguém mais pode - PT implorará ao TSE para limitar gastos nas campanhas.

- É nesta quarta que o Brasil começa a mudar - PSTU, PSOL e PCB se reúnem para definir vice de Heloísa Helena. Estou torcendo muito pelo Zé Maria.

- Botox - Rigotto é mais feliz do que se pensa.




Quem, eu, me preocupar?

festapt.jpg

Festa de inauguração da nova sede do Partido dos Trabalhadores (PT) no Edifício Palácio da Imprensa, no setor de Rádio e TV Sul, em Brasília, nesta terça-feira.




RBS mente

De acordo com o RBS Notícias, um dos compromissos na agenda do candidato Gerlado Alckmin é encontrar-se com a diretoria da empresa de comunicação gaúcha. Não se trata de entrevista coletiva, nem nada do gênero. Conversar com candidatos não implica necessariamente em infração à ética jornalística, mas que pega mal, pega. A não ser, é claro, que o Sr. Sirotsky receba também os outros, inclusive Lula e Heloísa Helena.

A RBS ganhou este mês também um blog dedicado somente a criticar as reportagens de um ponto de vista de esquerda.




Delúbio segura Ao Vivo

delubio.jpg

16h05 Deu pau na transmissão da TV do Terra. Acho que o redator do Live Blogging deles saiu correndo da redação. Inveja.

15h41 Delúbio: "O caixa 2 do PT é diferente do habitual. Usamos dinheiro contabilizado para pagar dívidas não contabilizadas".

15h27 "Senador Suplicy, eu peço a vossa excelência que se concentre". Não tem mais ninguém para fazer perguntas a Delúbio.

15h08 A sala onde ocorre o depoimento está praticamente vazia.

15h05 Romeu Tuma (PFL/SP): "Acredito que quem fica por último não tem muito mais a perguntar". No alvo.

15h04 Que circo. O senador Tião Viana (PT/AC) e o presidente da CPI discutem a respeito dos mecanismos de arrecadação estaduais do PT. Efraim Moraes interrompe o petista a cada frase.

14h38 "Os recursos do Valerioduto foram para a campanha de Lurian [filha do presidente Lula] em Santa Catarina?". Delúbio responde que ela não foi candidata em 2002 e 2004.

14h31 José Agripino Maia (PFL/RN) fala da reportagem da revista Veja que fala sobre o envolvimento de Delúbio Soares com Daniel Dantas. Com a fala trôpega, Delúbio nega que tenha pedido dinheiro ao Opportunity.

14h02 A TV Senado corta a transmissão para o plenário. Até lá viram que isso não vai dar em nada.

13h56 "É mais fácil falar dos estados que não receberam recursos [do Valerioduto] do que os que não receberam". Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul e Acre foram os Estados que não receberam os recursos.

13h45 Efraim Moraes dá um coordenol em Ideli Salvatti (PT/SC): "o presidente da CPI pode intervir com perguntas a hora que eu quiser. Eu não tenho que obedecer regras de outras CPIs".

13h43 "Eu não conheço nenhum presidente de partido que não tenha conhecimento de empréstimos desse vulto", declara o presidente da CPI.

13h39 Heráclito Fortes expõe as penas que os dirigentes do PT gaúcho estão pagando. Ele quer saber qual foi a fonte do empréstimo de R$ 1,2 para quitar as dívidas de campanha de Raul Pont (PT/RS). "Quanto ao RS, o rapaz detido no aeroporto também tinha dinheiro do Marcos Valério. O partido dos trabalhadores passava por dificuldades financeiras em 2003". Alguém pergunta se a bolada foi para a campanha de Tarso Genro em 2002.

13h32 "Volta ao Ceará", sussura no ouvido de um deputado o senador baiano. Ele retorna à questão das cuecas. "Era dinheiro de Marcos Valério", afirma Delúbio.

13h30 "O José Guimarães é aquele dos dólares na cueca?", pergunta ACM. Aquele dinheiro saiu da sede do PT? "Não".

13h28 "O senhor tinha permissão do partido para fazer esses empréstimos?. Quem autorizava o senhor?". "Eu era responsável pelas finanças e tinha autorização do diretório do PT. Fui procurado por vários dirigentes do PT. Esse assunto já está no STF. Tudo foi explicado. Eu tinha credibilidade interna no PT".

13h24 Sobre a entrevista de Sílvio Pereira ao jornal O Globo, Delúbio disse que tomou conhecimento da entrevista do "senhor Pereira" pela imprensa. "Para quitar as dívidas pedimos empréstimo de R$ 55 milhões aos bancos Rural e BMG. O senhor Pereira é meu amigo pessoal".

13h23 Bate-boca: "Vossa senhoria não venha se fazer de vítima nessa comissão. E não me tire a paciência".

13h21 "Eu não participei da equipe de transição o governo em 2002".

13h18 "Não conheço Rogério Burati, nunca o vi", diz Delúbio. Ele diz que não tem conhecimento que houve doação da Gtech ao PT. "Não tenho conhecimento que a direção do PT deu essa orientação. Conheco Valdomiro Diniz desde 2003".

13h16 Para todas as perguntas sobre Cuba e Caixa 2 da campanha, Delúbio responde que "só soube pela imprensa".

13h13 "O senhor tem conhecimento da participação de Rogério Buratti na campanha?". "Só pela imprensa".

13h12 Enquanto isso, na CPI das Armas.

13h08: Delúbio: "Paulo Okamotto não teve participação financeira na campanha". "Paulo Okamoto é um companheiro do PT, como eu era. Ele era responsável pelo comitê em SP. Ele não tinha relação financeira com a campanha", acrescentou.

13h06 "Não reconheço a existência de caixa 2 na campanha". Desmentiu Lula e toda a cúpula petista.

13h05 "Qual era a participação de Marcos Valério na campanha presidencial?"." Nenhuma", responde Delúbio.

13h03 "Vossa senhoria conhece esses bingueiros angolanos?".

12h59 "O senador Magno Malta, por favor, baixe o volume do telefone celular", pede o presidente da Mesa, Efraim Moraes (PFL/PB).

12h58 "Quem eram os principais membros dessa corredenação financeira?", pergunta Garibaldi Alves (PMDB/ES). "Presidente do partido, José Dirceu, e eu, pelo partido, e os integrantes da base aliada. Da frente, era o presidente e tesoureiro de cada partido. O candidato também tem responsabilidade pela legislação eleitoral. Do PL, o Valdemar Costa Neto e o Jacinto Lamas", responde o ex-tesoureiro.

12h57 Começam as perguntas a Delúbio.

12h53 "Quem paga o senhor Arthur Malheiros (advogado de Delúbio) é o PT?", pergunta o passageiro Air dantas, senador Heráclito Fortes (PFL/PI). "Fica como registro o fato de que o PT cedeu informações falsas a essa CPI", encerra Heráclito.

12h48 Delúbio é convocado à Mesa.

12h35 "Como o governo não quer investigar coisa alguma, eu sei que vou perder. Mas voto Sim", proclama o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL/BA). Mentira. ACM nunca perde. "Nós estamos ajudando o governo ao não ouvir Delúbio", reclama da morosidade das votações dos requerimentos o cacique baiano.

12h29 Integrantes da CPI votam a convocação do publicitário Marcos Valério. O requerimento não foi aprovado. A convocação do empresário Daniel Dantas também foi reprovada: por 6 votos a 5.

11h58 Uma hora de atraso para o início do depoimento. Delúbio deve ter morrido na antesala com overdose de Lorazepan. A TV do Terra passa a entrevista coletiva do técnico da Seleção, Carlos Alberto Parreira. Muito mais importante.

10h58 Dentro de instantes começa a transmissão ao vivo do depoimento do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares à CPI dos Bingos. Delúbio não conseguiu o Habeas Corpus junto ao STF e terá de responder todas as perguntas dos deputados. Pode sair preso e levar o governo junto.




Feliz da vida

Os passageiros do vôo TAM 3702 de segunda-feira, às 7h29, ficaram emudecidos quando embarcaram em São Paulo. Delúbio Soares entrou no avião impecavelmente vestido e ocupou seu lugar discretamente. No desembarque, em Brasília, todos olharam para o ex-tesoureiro do PT que deixava o aeroporto às gargalhadas com seu acompanhante. Uma senhora, ao ver a cena, não se conteve e exclamou: "A que ponto chegamos!!!"

Nota do colunista social do Estadão Cesar Gibobi.




Perdedores

Geraldo Alckmin (PSDB/SP) deu bolo em um dos principais programas de rádio da cadeia RBS, o Gaúcha Atualidade. O presidenciável tucano deve ter sentido o desgaste da aclamação popular ontem à noite no aeroporto Salgado Filho e preferiu não monopolizar a exposição que o maior grupo de comunicação do Sul do país lhe ofereceu. Constrangidos no ar, os apresentadores Armindo Antonio Ranzolin e Ana Amélia Lemos chamaram no tradicional Plano B: mais inofensivo que Alckmin, só Cristóvam Buarque (PDT/DF).




Geraldo Alckmin em Porto Alegre

chuchu11.jpg

O candidato tucano à presidência da república aterrisou ontem à noite em Porto Alegre. Desesperados por divulgação, os tucanos permitiram a entrada da nossa equipe na Sala de Autoridades. "Não reconheci ninguém lá dentro", testumunhou o fotógrafo Walter ao sair da sala. O pessoal da TV Mais (sem site na internet) preparava a câmera para filmar a chegada do candidato. A claque peessedebista se restringia a 30 pessoas dentro da Sala de Autoridades e meia dúzia de integrantes da Juventude Tucana que cochichavam no saguão. Quando o avião pousou às 22h38, ninguém sabia que um presidenciável chegava à cidade.

Não era pra menos. O vôo número 3049 da TAM que trouxe Alckmin foi pouco divulgado. Previsto para as 22h, chegou atrasado às 22h38. Alheios à movimentação na salinha VIP, os transeuntes se contentavam a esperar seus parentes e amigos. O ex-governador paulista foi aplaudido quando entrou na salinha. Do lado de fora, uma militante perguntou "quem é a vice dele?".

Às 22h54, membros da Juventude Tucana saíram da sala para agilizar o Passat bordô do candidato. Uma representante do partido vem falar conosco para avisar que Alckmin logo sairá, mas que não era para usar o flash da máquina fotográfica. "Mas eu sou fã dele", retrucou Walter. Quando saiu, foi seguido de um séquito com presença reduzida. Alckmin só foi aplaudido quando estava perto da saída do saguão.

Confira a cobertura completa na extensão:

Continue lendo...




Dose diária de demência – segunda-feira - 22/05/06

- Continuo esperando – A Folha de São Paulo publica uma entrevista com o senador Heráclito Fortes, que presenciou o encontro entre Thomaz Bastos e Daniel Dantas. Fortes é um freqüentador assíduo dos aviões particulares do Grupo Opportunity. Tarso Genro acha que o encontro entre Bastos e Dantas é perfeitamente normal. Roberto Busato, presidente da OAB, também acha que é tudo normal. Bastos concorda e acha que não houve nenhum problema. A Nova Corja marcará uma entrevista com o Ministro da Justiça dentro de algumas semanas. Já que o ministro recebe qualquer um, nos receberá facilmente, mesmo porque AINDA não somos investigados pela Polícia Federal.

- PMDB + PDT = ninguém merece.

- Fim da classe mérdia - R$ 2,289.

- Petistas não aprendem jamais - Lula grava participação no programa do PT no Hotel Blue Tree Park, um dos mais caros de Brasilia (o PT supostamente está falido), o mesmo hotel que Delúbio usava para se encontrar com Marcos Valério.

- Muitas drogas, o eterno retorno - Delúbio Soares depõe na CPI dos Bingos nesta terça-feira, a partir das 11h. Medo e delírio n'A Nova Corja.

- Alckmin chega a Porto Alegre - A Nova Corja não poderia deixar um evento tão irrelevante passar em branco. Confira a cobertura completa no post acima.




Comparações

A propaganda partidária do PT gaúcho, apresentada há pouco na TV, pode ser resumida na pergunta que a repórter fez aos transeuntes e deveria martelar a cabeça de todos no Rio Grande do Sul: "Tu conheces alguma obra do governo Rigotto?". De fato, para um candidato que prometeu um posto de saúde a cada quilômetro, Germano Rigotto ficou aquém das expectativas mais pessimistas mesmo em comparação com o governo de Olívio Dutra (1999-2003).

O ex-governador e agora candidato petista apareceu na TV como presidente estadual do PT-RS para balizar os depoimentos de estrelas do partido no Estado que falaram sobre medidas concretas enquanto estavam no Palácio Piratini. Olívio teve uma gestão regular, mas com a desculpa de que era a primeira do Partido dos Trabalhadores no comando gaúcho. Noves fora a oposição escancarada ao governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP), o gaúcho de Bossoroca deixa Rigotto na poeira.

O peemedebista assumiu o executivo com a bandeira da união na mão esquerda e um pacote de promessas furadas na mão direita, como aquela de prometer não aumentar os impostos – dois anos depois, veio a tungada do ICMS. A bagagem do PMDB no governo estadual continha dois mandatos: Pedro Simon (1987-1991) e Antônio Britto (1995-1999). Falta de experiência seria uma desculpa esfarrapada, assim como a infame Lei Kandir, que Rigotto botava na conta do governo do presidente Lula. Mesmo com toda a rivalidade no RS, o PMDB gaúcho sempre teve canal aberto e nunca fez oposição de verdade ao Palácio da Alvorada. A cortina de fumaça da pré-candidatura presidencial desapareceu e continua a pergunta: "o que Rigotto fez de prático no governo gaúcho?".




Nas asas da loucura bovina

Comitê organiza comemorações do centenário do vôo do 14 Bis

O governador Germano Rigotto (PMDB/RS) instala hoje, às 15h, no Palácio Piratini, comitê responsável pelas comemorações no Estado do centenário do vôo do 14 Bis. Ao longo de 2006, uma série de eventos está programada para ocorrer no RS em comemoração ao centenário do vôo de Alberto Santos Dumont (1873-1932), no campo de Bagatelle, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Implantado pelo decreto nº 43.923 de 15 de julho de 2005, o Comitê Executivo 14 Bis tem a missão de organizar estas atividades.

No outro lado da campanha, o PT/RS apresentará hoje, às 20h30, propaganda eleitoral de Olívio Dutra. Para disfarçar, participarão as principais lideranças do PT gaúcho: o presidente regional, Olívio Dutra; o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; o senador Paulo Paim; a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef; o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Tarso Genro; e o líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, Flavio Koutzii. Será interessante para ver em que pé andará a candidatura petista depois da quebradeira dos diretórios metropolitanos e estadual e a desmoralização por ter recebido R$ 1,2 milhão do Valerioduto nas eleições de 2004.




Piada (in)voluntária do dia

O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, em entrevista ao Jornal Hoje, afirma que serão tomadas medidas para garantir maior segurança ao prédio:

"Circulam por aqui cerca de 18 mil pessoas por dia. Não há como saber se, entre elas, há bandidos".




Ainda Lembo

Manifestações de genialidade política aparecem onde a gente menos espera. Até semana passada, o insosso governador Claudio Lembo era o alvo preferido de toda a imprensa e da população, devido à semana de terror em São Paulo. Duas hábeis entrevistas depois - uma para a Monica Bergamo e outra para o Bob Fernandes - e toda a ira da crônica e do público passou para o Alckmin e para os tucanos. De rodas de amigos, a taxistas a colunistas de opinião, a incompetência tucana é o grande saldo final do episódio do PCC. Lembo jogou as luzes da ribalta em cima de seus aliados em apenas duas conversas com jornalistas. Inacreditável, considerando que há uma semana esse era o cara que falava para William Bonner no ar que "nada deu errado."

Enquanto isso, aqui em São Paulo, a vida não poderia me parecer mais normal. No sábado, o metrô estava lotado em plena meia-noite, com a Virada Cultural. Bares e restaurantes lotados dia e noite, ruas tomadas de gente, meu único receio, por enquanto, é ir no jogo do Corinthians contra o Inter na quinta-feira. Nem vestígios daquele dia que o Emiliano narrou tão bem.




Relações institucionais da Casa Grande e da Senzala

Um dia depois do encontro entre Márcio Thomas Bastos e Daniel Dantas que visava um acordo de cavalheiros entre o governo e o empresário, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro (PT/ RS), se disse abismado com a decisão do governador paulista, Cláudio Lembo (PFL/ SP), de negociar com os criminosos do PCC. No auge da crise em São Paulo, quarta-feira passada, o ministro das Relações Institucionais não devia estar ciente da reunião ocorrida no dia anterior para facilitar a vida de Dantas e do governo federal.

P.S: a Folha Online publicou matéria às 16h22 sobre declarações de Tarso. Nas palavras do gaúcho, "missão cumprida da maneira correta e adequada pelo ministro [da Justiça]. Essa questão da visita tem que ser tratada tecnicamente pelo ministro. Estou respondendo politicamente que ele cumpriu função institucional sua".




Tudo na maior alegria

Trechos da entrevista concedida pelo senador Heráclito Fortes (PFL/ PI) ao jornal Folha de S. Paulo na qual explica seu envolvimento no encontro do ministro Márcio Thomas Bastos e o empresário Daniel Dantas. Um dos parlamentares que está na folha de pagamentos de Dantas, Heráclito viajou diversas vezes ao Piauí em aviões particulares do Grupo Opportunity, mesmo sem a empresa prestar serviços nesse Estado.

Folha - O senhor presenciou a conversa entre os dois?

Heráclito Fortes - Algumas partes não. Causou-me surpresa uma coisa que o
ministro disse [a Dantas]: "Olha, quero confessar que o governo acha que você é
o culpado". Só que acho que o governo que acha é o [Luiz] Gushiken , porque essa
briga deixou de ser uma briga de governo para ser uma briga pessoal. É uma briga
do Gushiken, que defende os fundos de pensão, contra o Daniel, que se sente
agredido pelos fundos de pensão. O Daniel disse: "Olha, ministro, eu fui tão
surpreendido [pela reportagem da "Veja'] como o senhor", e entregou uma carta a
ele.

Folha - Foi o Rodenburg que pediu para fazer o contato com o ministro?

Heráclito - Não, não, não, eu não fiz, não, nunca liguei.

Folha - Não foi o senhor quem convidou o ministro para ir à sua casa encontrar o
Daniel Dantas?

Heráclito - Recebi o ministro com a maior alegria na minha casa.

Folha - Mas não foi o senhor que o convidou?

Heráclito - Recebi o ministro com a maior alegria na minha casa.




Quero um emprego público

Secretarias municipais da Capital contam aproximadamente com 11,2 mil funcionários -— mas é como se 1.250 deles não existissem. Esse é o número aproximado de servidores, em média, que se ausentam do trabalho todo mês graças a licenças médicas próprias ou para atender familiares doentes — o equivalente a 11% do pessoal, conforme relatórios que embasam o trabalho de uma CPI da Câmara de Vereadores que investiga a situação.

É injusto com os funcionários públicos que fazem um bom trabalho dizer isso, mas lá vai: depois estes mesmos safados picaretas reclamam quando o governo quer privatizar alguma coisa.




Dose diária de demência – domingo - 21/05/06

- Continuo esperando.




Estou esperando

Domingo, 21 de maio de 2006. 16hs.

Lula deve estar jogando futebol e bebendo cachaça. É a única explicação possível para ainda não ter demitido o Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.

A Folha de São Paulo de hoje traz a confirmação do encontro entre Dantas e Bastos:

"Investigado pela PF, Dantas tem encontro com Bastos.
Por meio de nota, o banqueiro Daniel Dantas (Opportunity) confirmou ontem que esteve na noite da última terça-feira em Brasília com o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), conforme reportagem divulgada neste final de semana pela revista "Veja". O ministro, por meio de sua assessoria, também confirmou o encontro com o banqueiro
."

Continuo esperando.

Continue lendo...




Padre Pinto watch

O véio não pára. Segue notícia do Terra:

Padre Pinto vai a uma boate gay e acaba no hospital

Após anunciar sua saída da Igreja Católica e declarar sua intenção de transformar-se em pai-de-santo no início da semana, o padre José Pinto trocou o terreiro de candomblé por uma boate gay OFF Club, na última sexta. O ex-católico acabou sendo internado no sábado a tarde, após desmaiar.

Padre Pinto deixou o terreiro Ilê Axé Omi-Nidê na última sexta por causa de desentendimentos com a líder espiritual Mãe Guerreiro, a qual classificou de mercenária. De acordo com o jornal A Tarde, após sair do local, o religioso resolveu conhecer a boate, acompanhado de um amigo.

Pinto declarou que, embora sua intenção fosse a de "experimentar o outro lado", ele apenas dançou e bebeu, mas não teve "contato sexual". No sábado pela manhã, o padre, bebeu grande quantidade de cervejas e outras bebidas alcóolicas e acabou desmaiando. Três amigos e uma amiga levaram o padre ao Hospital Português, na Barra.
O boletim médico menciona apenas que Padre Pinto deu entrada em estado de semi-inconsciência às 15h e que ele recebeu alta às 17h30 depois de receber hidratação venosa (soro).




Márcio Thomaz Bastos caga na nossa cara

O Jornal da Bandeirantes acabou de informar que a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça confirmou o encontro do ministro Márcio Thomaz Bastos com o banqueiro Daniel Dantas.

Dantas teria dito que não era responsável pela lista com as supostas contas bancárias de petistas (incluindo a de Bastos) no exterior.

Desde quando um Ministro da Justiça marca encontros com pessoas investigadas pela Polícia Federal?

Por que Bastos não processou Dantas quando soube das denúncias? Aliás, por que nenhum petista disse que iria processar Dantas?

Por que foi necessário que a Veja divulgasse o encontrinho secreto para que o Ministro se pronunciasse?

Márcio Thomaz Bastos precisa ser demitido ainda hoje.




Dose diária de demência – sábado - 20/05/06
Edição extraordinária.

Publicada sempre no início da madrugada ou no dia seguinte pela manhã, será preciso antecipar a Dose diária de demência deste sábado. Acrescentarei algo se alguém for demitido ou se matar. Além disso, para os que não entenderam a ironia do post abaixo, agora serei sério.

- Márcio Thomaz BastosVeja afirma que o banqueiro Daniel Dantas teve um encontro secreto com o Ministro da Justiça na noite da última quarta-feira, em Brasília. Desta vez não é a mesma situação da violação de sigilo bancário ordenada por Palocci. Bastos não poderá dar negativas vagas. Não interessa o que eles discutiram. Ministro da Justiça não pode ter encontros secretos com quem está sendo investigado pela Polícia Federal. Só há duas possibilidades: 1) a revista Veja está mentindo e não houve o encontro. A revista terá que ser banida do país. Não se acusa um Ministro da Justiça sem provas. 2) Veja não está mentindo e realmente ocorreu o encontro. SE este for o caso, trata-se da prova final de que somos governados por bandidos. Absolutamente mais nada terá sentido neste país.

conferencia.jpg

- Roberto Mangabeira UngerVeja também acusa o advogado e amigo pessoal de Dantas, o filósofo brasileiro mais citado no exterior (inclusive por Habermas) e professor da Faculdade de Direito de Harvard, Mangabeira Unger, de participar de uma conferência telefônica no dia 10 de fevereiro de 2005, da qual participaram, entre outros, Dantas e o investigador Frank Holder. Os assuntos: a disposição de José Dirceu em defender os interesses do Opportunity junto ao governo; o interesse do governo em evitar investigações da PF; a possibilidade de corromper pessoas da PF para que nada fosse investigado a respeito da Kroll. Novamente, só há duas possibilidades: 1) A história toda é falsa (Veja obteve a transcrição da conversa nos Estados Unidos, em uma investigação que ainda está em sigilo). 2) A história é verdadeira. SE for este o caso, a carreira de Mangabeira Unger estará definitivamente sepultada e sua obra completa deverá ser jogado no fundo da lata de lixo.




Veja mente

A Veja desta semana mente.

A revista semanal continua a investigação sobre a lista de supostas contas bancárias de petistas no exterior, fornecida por Daniel Dantas.

A revista afirma:

Dantas teve um encontro secreto com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, na noite da última quarta-feira, em Brasília.” (...) O simples fato de um cidadão com o histórico policial de Daniel Dantas deter uma lista com supostos segredos financeiros da cúpula do governo deveria causar uma reação enérgica do Estado contra o banqueiro. Estranhamente, Lula e seus principais ministros decidiram poupá-lo. Em vez de apurarem o conteúdo da mensagem, insurgiram-se contra o mensageiro. (...) Ao mesmo tempo que VEJA era atacada pelo governo e por colunistas e editorialistas crédulos, loucos para acreditar em tudo que favoreça o governo, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, reunia-se secretamente com Dantas. O encontro ocorreu em Brasília, na noite de quarta-feira 17. VEJA apurou que Dantas e Bastos celebraram uma trégua. O governo não colocaria a Polícia Federal na cola do banqueiro desde que Dantas e seu investigador fechassem a boca – e que o banqueiro segurasse seus sócios e cúmplices, caso eles viessem a ser convocados a depor na CPI dos Bingos.”

O ministro Márcio Thomaz Bastos é um homem íntegro, jamais se submeteria a esse tipo de encontro com Dantas. O governo Lula jamais faria qualquer acordo com Daniel Dantas. A revista Veja só pode ter inventado esse encontro. Jamais algo desse tipo poderia ter ocorrido. O teor de uma reunião desse tipo nem precisaria ser revelado. Se um encontro desse tipo tivesse acontecido, o ministro teria que ser demitido imediatamente. É claro que não aconteceu.

E as invenções da revista não param por aí. Veja afirma ter recebido a “transcrição da ata de uma conferência telefônica realizada no dia 10 de fevereiro de 2005 entre o banqueiro, sua turma e a direção da Kroll”, obtida nos EUA e que ainda estaria em sigilo:

Na transcrição da conversa, Dantas diz que Dirceu estava disposto a defender os interesses do Opportunity junto ao governo. Em troca, Dirceu exigiria a garantia de não ser alvo de espionagem. Em outro trecho, o banqueiro diz que o governo Lula como um todo ficaria satisfeito em evitar investigações. Afirma ainda conhecer "elementos" da Polícia Federal que, "se corrompidos, poderiam atuar como mercenários". Um dos participantes da conversa é o investigador Frank Holder, a quem Dantas diz ter conhecido apenas superficialmente. Outro é o esquisitão Mangabeira Unger, o guru de aluguel contratado por Dantas para assessorá-lo. Na ocasião, a Kroll já era investigada no Brasil pela PF.”

Todos nós conhecemos a integridade do filósofo brasileiro Roberto Mangabeira Unger, professor na Faculdade de Direito de Harvard. Conhecemos suas posições políticas, lemos seus artigos semanais no jornal Folha de São Paulo. Mangabeira jamais se envolveria com gente como Daniel Dantas, muito menos em conversas desse teor.

Que acusações absurdas.




Mais exemplos da ética petista

Ao concluir que o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, foi crime de mando levado a cabo pelo esquema de corrupção supostamente montado pelo PT na cidade, a CPI dos Bingos deve apontar como envolvidos no caso o ex-ministro José Dirceu e o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho.

Deu na Folha Online. Garibaldi Filho (PMDB-RN), o relator da CPI dos Bingos, disse: "Eu vou dizer que houve corrupção. Ouvimos muita gente, acumulamos um volume amplo de material. Agora, não vou tratar de uma questão que é de polícia. Eu vou descrever a corrupção e apontar os responsáveis. E direi que foi isso que levou ao assassinato"

Enquanto isso, Carta Capital traz matéria dizendo que a CPI dos Bingos não tem foco algum; que nem Palocci nem Okamotto serão indiciados no relatório final; que a CPI é um buraco negro para sujar qualquer tipo de informação para constranger o governo Lula. Como se o governo não desse motivos gritantes para isso.

Pois bem, agora José Dirceu e Gilberto Carvalho estarão apontados no relatório final como envolvidos na morte de Celso Daniel. Carta Capital antecipadamente reclama: "Metade dos depoimentos trataram do assassinato de Celso Daniel, sem que houvesse um só indício de que o crime poderia ter qualquer relação com jogos de azar."

Teria sido muito melhor mesmo se não houvesse as investigação do caso Francenildo e da morte de Celso Daniel, nem a quitação das dívidas de Lula por Okamotto. Carta Capital chama a CPI dos Bingos de uma CPI "sem crime e sem culpados." O problema da Carta Capital não é defender o governo, mas sim o de ser um orgão de imprensa que compactua com a não muito enriquecedora ética petista.




Não li, não gostei do que não li, vou processar

paloccijr.jpg

"O espião da Kroll, numa das listas que encaminhou a VEJA, acabou grafando errado o nome de Antonio Palocci. O fato gerou uma gritaria danada. Não consigo entender os petistas. Por isso implico tanto com eles. Antonio Palocci não processou seu antigo parceiro Rogério Buratti, que o acusou de ser corrupto. Ao mesmo tempo, prometeu processar VEJA, que publicou uma lista em que ele é erroneamente chamado de Júnior. Ou seja, corrupto pode, Júnior não."

Continue lendo...




Dose diária de demência – sexta-feira - 19/05/06

- Demência senil – Como se não bastasse a velhice lunática de Lembo-Lembo, hoje foi a vez do senador Pedro Simon (PMDB-RS) admitir que pode concorrer à presidência. Garotinho Bangladesh já disse que desiste de sua candidatura para ser vice de Simon.

- Lembo-Lembo – O Terra Magazine publica outra entrevista com Lembo-Lembo. Troféu Demência para ele. Em discurso, o governador implora a Deus para que seu mandato acabe logo.

- NY – A cúpula do PSDB, mantendo a tradição, se reúne em Nova Iorque. Continua o jogo de empurra para saber quem foi responsável pelos atentados em São Paulo. Alckmin promete a solução para tudo.




Parabéns, papai!

Vollta.




lemboarrobauolpontocompontobr

Mande uma mensagem para o e-mail pessoal de Cláudio Lembo: lembo@uol.com.br

Também aproveite para dar uma olhada em seu Currículo Lattes.




Nova enquete

Enquanto Lembo pede a Deus que seu curto mandato acabe logo e convida o senador Romeu Tuma (PFL-SP) para assumir a Secretaria de Segurança, contribua com nossa enquete ali ao lado.

PS.: Nunca mais falarei mal do vice de Alckmin, o senador José Apagão Jorge. Descobri hoje que foi ele o criador do Troféu Berzoini de Crueldade, um antiprêmio criado para “identificar e condenar publicamente ações do governo Lula que manifestem desprezo pelo cidadão”.




Lembo watch

Hoje o Terra Magazine publica entrevista de Bob Fernandes com o governador de São Paulo. Lembo explica alguns trechos da entrevista de ontem e faz mais um monte de piadas e ironias. Ainda está difícil decidir se ele é gênio ou imbecil. Em todo caso, ele admite que um dos motivos para perder as estribeiras é estar já com mais de 70 anos. Leia abaixo os melhores trechos.

Continue lendo...




Pai Pinto


Abmael Silva

Pois o Padre Pinto, expulso da Igreja Católica por celebrar missas rebolando no altar, está em processo de conversão ao candomblé. A família nega, dizendo que pessoas de má fé deram drogas pesadas e doparam o Padre Pinto. Estão à procura dos responsáveis. Denúncia do Estadão.




Dose diária de demência – quinta-feira - 18/05/06

- PerderáO PFL indicou o senador José Apagão Jorge (PE) para ser vice de Alckmin. Jorge foi Ministro das Minas e Energia durante nosso inesquecível apagão.

- Lembo-Lembo – Cada vez mais lunático, Lembo-Lembo afirma em entrevista que “a burguesia é cínica e perversa” e que os “IMPULSOS telefônicos são caros”.

- Mondo estudoÉ impossível parar de comer.




Come quieto

O PT mineiro escolhe amanhã o candidato ao governo do Estado contra a reeleição de Aécio Neves (PSDB/ MG). O slogan da campanha, entretanto, já está definido: “Você pode ter outra Minas: diga quem e diga como”. Não pode perder.




Jamanta queria viver

Mais uma prova da inoperância da campanha oposicionista à presidência da República: ao invés de emitir nota sobre a entrevista do governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL/ SP), existe um clarão entre as notícias das 09h54 e 14h39, quando o PFL anunciou a pá de cal na candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB/ SP) à presidência com a indicação de José Jorge (PFL/ PE) à vaga de vice-presidente na chapa. Os tucanos se eximiram de defender o governo de 12 anos em SP das acusações de Lembo.

No vácuo do autismo da oposição, o site do PT publicou a entrevista na íntegra às 15h08, devidamente disseminada pela internet.




Chauí não vem

Começa no próximo dia 23, em Porto Alegre, o clico de conferências O Silêncio dos Intelectuais, evento que já passou por diversas partes do país, com patrocínio, claro, do Ministério da Cultura. Quer dizer, o governo paga os intelectuais para debater por que, em certos momentos, eles não falam do governo. Faz sentido. O evento faz parte do projeto Cultura e Pensamento em Tempos de Incerteza.

Entre os convidados estarão Franklin Leopoldo e Silva, Newton Bignotto, Marcelo Coelho, Haquira Osakabe, José Miguel Wisnik e Adauto Novaes, curador do ciclo. Só faltou a rainha do silêncio, Marilena Chauí.




Vitória de Lula no primeiro turno

Lembo acabou com São Paulo, com o PFL e com a candidatura Alckmin. Junto com Kassab, Lembo forma a dupla dinâmica da demência política nacional.

Para completar o estrago, o PFL indicou hoje o senador José Jorge (PE) para ser vice de Alckmin.

Lembra do José Jorge? NÃO!?

José Jorge foi o Ministro das Minas e Energia de FHC quando houve o apagão.




Demência seletiva

Todo o funcionamento do PCC foi esclarecido enquanto os jornalistas tentavam furar a lona do circo montado no depoimento de Sílvio Pereira. Matéria no site Congresso em Foco apresenta os resultados da audiência da CPI das Armas feita em 10 de julho – mesmo dia do depoimento de Silvinho à CPI dos Bingos. Abaixo, o lead da reportagem:

Realização de conferência telefônica por celular para julgar uma pessoa, afinal condenada à morte e assassinada. Entrada de fuzil em presídio por meio do popular Sedex, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Cobrança de contribuições mensais dos "sócios" (R$ 50 por mês de cada preso e R$ 550 de criminosos que se encontram em liberdade). Caixa para financiar roubos, seqüestros e outras ações violentas mediante concessão de empréstimos, pagos com juros e correção monetária. Fornecimento de "bolsas de estudo" a estudantes de Direito para futuramente defender "juridicamente" a organização.

Entre os requerimentos aprovados naquele dia, está um do deputado Moroni Torgan (PFL/ CE), que solicita a intimação dos representantes de todas as operadoras de telefonia Celular, o Presidente e Diretor Técnico da ANATEL. Mas ninguém notou. Não devia ser importante publicar essa informação.

Na extensão, reportagem do Jornal do Brasil sobre o abastecimento de armas do PCC. Publicada em 30 de janeiro. Santa eficiência, Batman.

Continue lendo...




Lembo-Lembo se revela

O governador interino de São Paulo melhora um pouco a imagem com sua entrevista extraoridinariamente honesta para a Folha. É raro ver um político dizer o que realmente pensa. Parece que, vendo toda e qualquer chance de avançar na política após o episódio de guerra civil se dissipar, resolveu levar todo mundo junto com ele. Lembo pelo jeito está puto da cara com Alckmin, alfineta o governador o tempo inteiro.

Destaque para o trecho abaixo, dirigido à classe-média que vê em protestos de gente vestindo branco e pedindo paz uma forma de combater o crime:

Continue lendo...




De volta ao cargo

Não é único casos como o do jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, ex-diretor de redação do Estadão, que mata, confessa, é julgado, condenado e ganha como sentença a liberdade. O promotor de Justiça Thales Ferri Schoedl, que matou a tiros um jovem que mexeu com sua namorada durante um luau na Riviera de São Lourenço, litoral norte de São Paulo, terá novas oportunidades de sair ileso por seu crime. Ele, que estava exonerado do cargo, conseguiu nessa quarta-feira todos seus direitos de promotor de volta. Schoedl volta ao cargo mas não exercerá suas funções. Porém, volta a receber o salário e demais vantagens que o cargo oferece. A que lhe interessa: ser julgado em fórum especial, não mais a júri popular. Aguarda em liberdade.

A notícia é do site Consultor Jurídico. Parabéns à Justiça de São Paulo.




Prisão como Quartel-General

No editorial de ontem, o Estadão defendeu que líderes máximos de organizações criminosas precisam ser isolados de seus quartéis-generais para desestruturar as megarebeliões comandadas por esses chefes de dentro dos presídios.

"Esse tipo de organização só se vence com aquilo que os militares chamam de decapitação. Corte-se a cabeça da víbora e ela morrerá. Isso significa que as lideranças do PCC precisam ser isoladas de seus lugar-tenentes, de seus soldados e de seus simpatizantes. Sem os líderes, essa tropa de malfeitores voltará a ser o que era: punguistas, assaltantes, traficantes - cada qual cuidando de sua vida miserável, sem condições de colocar em risco a própria organização social e a estrutura do Estado. E com tipos assim a polícia sabe tratar."

No editorial de hoje, o Estadão volta a defender não apenas o isolamento desses chefões, mas também total incomunicabilidade com seus bandos de criminosos que comandam:

Daí por que para esse tipo de líder do crime organizado como é o Marcola, do PCC, não basta o Regime Disciplinar Diferenciado que é apenas um castigo extra, com vigência máxima de um ano. É necessário um regime permanente de incomunicabilidade com os bandos de criminosos que comanda hoje, dentro e fora dos presídios. A modificação da legislação atual é uma necessidade tragicamente reafirmada nestes dias em São Paulo. Nesse sentido, traz alento a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado de um pacote de medidas - entre as quais fixação de responsabilidades no bloqueio de celulares, sistema de videoconferência nos interrogatórios de presos e isolamento de chefes do crime por até 720 dias, renováveis por dois anos e outras medidas - num total de 10, com o mesmo objetivo de decapitar as organizações criminosas.

É o mínimo que o Estado deveria ter feito há muito tempo e por uma incompetência absurda nunca conseguiu realizar. Seriam essas as regalias dos criminosos negociadas com o governo? O Estadão também não engoliu o lero-lero do Lembo-Lembo: "não há como deixar de admitir que só quem teve poder para iniciar a guerra teve para cessá-la".




Dose diária de demência – quarta-feira - 17/05/06

- Elite branca – Lembo-Lembo diz que tudo que aconteceu em São Paulo é culpa da elite branca.

- Deposita 100 milhões pra mim na tua conta? – A mãe do Marcola foi morta ontem.

- Que ressaca.




Ética jornalística já

Não vamos nos igualar a Lula, que não lê e não gosta do que não lê. Lula olhou a capa da revista Veja desta semana e achou que a revista estava afirmando que ele e outros petistas tinham conta no exterior. Tudo bem ser analfabeto funcional, mas pelo menos os assessores deveriam saber ler, antes de Lula sair ameaçando a revista de processo. Algumas coisas precisam ser esclarecidas:

Continue lendo...




O Estado de quatro

O deputado Moroni Torgan (PFL-CE), presidente da CPI do Tráfico de Armas, confirmou: o depoimento do diretor da Deic, Godofredo Bittencourt Filho, prestado em sessão reservada na câmera, chegou às mãos do Marcola, líder do PCC.

Um funcionário terceirizado identificado pela polícia confessou que vendeu a fita com a gravação da reunião para advogados do PCC. A audiência foi fechada porque na quarta passada os advogados estavam presentes no plenário assistindo a sessão.

A OAB deveria tomar alguma providência por causa desses advogados que trabalham a serviço de um partido criminoso que começa a ter fortes bases dentro de alguns dos órgãos mais respeitados do país.

Enquanto isso, Lembo-Lembo defendeu o uso do avião da PM para transportar a advogada Iracema Vasciaveo ao presídio de Presidente Bernardes, onde conversou com Marcola e possivelmente orquestrou o acordo para o cessar fogo do PCC.




Alguém precisa dar um jeito na Veja

Uma palhaçada sem limites a resposta do diretor de redação de Veja sobre as críticas de Lula à acusação de que o presidente teria uma conta no exterior com míseros US$ 38 mil.

Merecem destaque sobretudo dois pontos da réplica. Primeiro, que "a revista, na reportagem, não afirma que a conta bancária atribuída ao presidente Lula é verdadeira. Também não diz que é falsa, por não dispor de meios suficientes para fazê-lo". Ora, se não tem certeza, publicou por que a informação? Isso vai contra qualquer regra básica de ética jornalística. Uma coisa é publicar um fato errado por engano, o que pode acontecer nas melhores redações, mas publicar um fato sobre o qual não se tem certeza é um crime.

Segundo, a explicação da revista para a publicação de um fato duvidoso sobre o presidente da República é "evitar o uso das supostas contas como elemento de chantagem". Obviamente, a revista se arriscou a difamar o mais alto funcionário da nação apenas por espírito cívico. O fato de que a Editora Abril doa dinheiro às campanhas de candidatos tucanos e provavelmente apoiará Alckmin não tem nada a ver com isso. Sei. Nem o governador Cláudio Lembo acreditaria nessa.

Leia a íntegra da réplica abaixo.

Continue lendo...




Sugestão para novo mascote: jumento

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu suspender o período de propaganda do PSDB em 2007. A decisão foi proferida no julgamento do recurso de Agravo Regimental na Representação (RP 911), apresentada pelo PT. Na mesma decisão, o Tribunal resolveu não impor ao PSDB a aplicação de multa por propaganda antecipada.

O caso seia grave porque nos dias 21, 24 e 25 de abril o programa dos tucanos limitou-se a apresentar Geraldo Alckmin e seus feitos no governo do Estado, o que foi caracterizado como propaganda eleitoral. A data oficial para o início da campnha presidencial é 5 de julho. Até o PT foi mais esperto e só colocou a estrela do partido no final das propagandas de divulgação da auto-suficiência em petróleo alcançada pela Petrobras.

Abaixo, a nota oficial do TSE.

Continue lendo...




Dose diária de demência – terça-feira - 16/05/06

- A conversa furada – O governo paulista começou segunda e continuou nesta terça-feira negando que houve acordo para que o PCC parasse os ataques. Absolutamente ninguém engoliu a versão do Lambo-Lambo.

- Mas e o Collares? – O senador Cristovam Buarque foi indicado como candidato do PDT à presidência. Ninguém levou a sério.

- Mondo EstudoGordo não é homem.




O contra-ataque invisível da polícia

Certamente a resposta da polícia à morte de seus companheiros será pesada. Segundo a Folha Online, o número de bandidos mortos até agora é 71. Mas em uma conversa com um médico legista de uma cidade do interior de São Paulo, A Nova Corja constatou que esse número possivelmente é bem maior. Apenas na noite de sábado, chegaram ao IML no qual ele trabalha cerca de 25 corpos. Todos com uma característica em comum: um tiro no rosto. Para dificultar a identificação, segundo o médico. "O que vai morrer de gente esses dias não é brincadeira", disse. Acredita que o número contabilizado será muito mais baixo. "É só fazer um levantamento nos IMLs das cidades do Estado". Ele tem tem trabalhado sem parar e não há previsão de quando terminará. Depois, ele prometeu, contar mais.




Zé Colméia integra fileiras do PCC

urso.jpg

"Está tudo normal", garante guarda Smith.




Para tranqüilizar todo mundo

O prédio da Editora Abril não entrou em chamas e não foi evacuado, conforme testemunhas e a quantidade de e-mails enviados. Escreve o David, do Alto Volta: "Não houve ordem geral. Cada revista adotou uma política. Algumas até falaram para o pessoal trabalhar em casa nesta terça-feira". Tudo em paz na casa dos Civita.




Doutor Marcola

"Ávido leitor, Marcola PCC gosta de indicar aos amigos de cárcere a leitura de "A Arte da Guerra", livro escrito há mais de 2.500 anos pelo filósofo chinês Sun Tzu. Marcola também gosta de indicar a leitura do poeta italiano Dante Alighieri. Carombola, Macarrão, Júnior e Gegê [líderes do PCC], assim como o mentor Marcola, quase nunca falam gíria e sempre sabem, de acordo com agentes penitenciários que cuidaram deles, como negociar moderamente aquilo que desejam." (Folha de São Paulo)

Já leu mais livros do que o Lula e o Lembo juntos.

Bandido carioca é tudo chinelão.

Continue lendo...




Oportunismo tem hora

O deputado federal Alberto Fraga (PFL/ DF) envia para os meios de comunicação e-mail com o anúncio de que entrou ontem com dois Projetos de Lei para "tornar crime o uso de celulares na cadeia". Fraga tem um histórico com as questões de Segurança Pública. Tanto que se elegeu deputado do Distrito Federal em 2002 pelo PMDB com esse discurso. Se vossa excelência conhecia a realidade dos presídios, devia ter proposto a lei logo que assumiu.

Na extensão, os e-mails Projetos de Lei.

Continue lendo...




Ataca e submerge

O que faz o crime organizado: ele ataca e submerge. Ele submerge quando já fez ações espetaculares e difundiu o medo. Toda vez em São Paulo que o PCC submerge, o governo sai dizendo que o PCC acabou, está em frangalhos e desarticulado. E ai ele volta a atacar. Ou seja: enquanto ele submerge, há interesse dos governos de cantar vitória. Ou quer enganar a população ou é incompetência de não ver as coisas.

Trecho da entrevista de Walter Maierovitch, colunista da Carta Capital e especialista em crime organizado, ao blog do Noblat. Parece que dessa vez o governo não terá coragem de cantar vitória. O Estado perdeu, e perdeu feio.




Dose diária de demência – segunda-feira - 15/05/06

- Lembo-Lembo – “Como é o nome dessa porcaria? PCC”. O governador Cláudio Lembo mostrou toda sua demência. Até William Bonner ficou transtornado com o governador no Jornal Nacional. Aparentemente, os ataques cessaram no início da noite. Marcola aniquilou a cidade de São Paulo e só mandou parar depois do governo implorar.

- Copa – Parreira divulga os convocados para a Seleção Brasileira. Kaká afirma no Jornal da Globo que casou virgem. Seremos humilhados na Copa.

- Pânico – Anão do Pânico na TV vira ator pornô. Confira cenas de Pânico das Mulheres.




Disk Lembo

Uma de nossas inúmeras correspondentes decidiu ligar para o governador Claúdio Lembo. Conseguiu falar com alguém no Gabinete do Governador. Eis o relato da ligação:

Correspondente Nova Corja diz: achei tão engraçado que a mulher do gabinete do governador que atendeu o telefone estava PUTA pq ele não ia aceitar ajuda do governo federal...

Nova Corja diz: mas a mulher tava puta com o Lembo porque ele não aceitou?

Correspondente Nova Corja diz: mais ou menos.... ela me perguntou qual era o assunto sobre o qual eu queria falar e eu disse que queria o e-mail do governador ou do secretário de segurança pública pq eu queria dizer pra eles aceitarem a ajuda federal pq a situação estava longe de ser controlada, que estava todo mundo apavorado em SP.

Correspondente Nova Corja diz: e ela disse que as 6 da tarde ele iria dar uma entrevista coletiva

Correspondente Nova Corja diz: e eu disse que queria dizer pra ele aceitar a ajuda federal e ela disse: "ele não vai aceitar pq o assessor dele disse pra não aceitar. o governador NÃO VAI DAR O BRAÇO A TORCER"

Correspondente Nova Corja diz: ela queria dizer q não adiantava, mas eu disse que queria o e-mail pq era meu dever como cidadã dar a minha opinião e tal, que senão eu não ia votar nunca mais no psdb e pfl

Correspondente Nova Corja diz: ela só concordava comigo.




SP, 21h00




Lembo-Lembo

lembo3.jpg

"Rota na rua? Tô nessa, Tuma"




Pode ficar Pior

O PP surge no horário político-partidário durante o intervalo falando com dezenas de pessoas sobre a violência no RS. O partido quer mostrar a sua "visão" sobre o assunto. O candidato pepista ao governo gaúcho, Francisco Turra, diz que "não se resolve o problema com conversa fiada". Deve ter esquecido os constantes fiascos do ex-secretário de Segurança José Otávio Germano toda vez que aparecia para explicar as patuscadas da Brigada Militar.

O meu favorito foi aquele no qual ele disse ao vivo no Jornal do Almoço (jornal televisivo das donas de casa de Porto Alegre) que, durante um assalto, o menino assassinado não teria levado um tiro caso não tivesse retrucado alguma ao ladrão. Botou a culpa no guri. As pessoas fizeram protesto durante dias contra o secretário, que se escondeu. Esse foi um exemplo. Existem outros. "Se tudo o que fizemos não aparece e você tem sensação de insegurança, é porque o mundo ficou mais perigoso, alerta Turra, o visionário.




LIVE BURNING

21h20 "Nada deu errado", afirma o governador paulista Cláudio Lembo (PFL-SP, curiosamente, o acesso é fechado), ao vivo no Jornal Nacional. "Então, o que aconteceu", repila Bonner. "Foi tudo um grande drama". Acorrentem. Esse. Demente. Logo. O JN encerra com o repórter Rodrigo Vianna anunciando que todas as 72 penitenciárias estão sob controle. Un Gran Finale.

20h15 William Bonner abre o Jornal Nacional ao vivo no Complexo Roberto Marinho, na marginal Pinheiros, para mostrar que a Globo se solidariza com o paulistano que vive na maior.., ops, com quem vive no Estado paulista.

19h24 Você sabia? As torres de celular em torno de presídios costumam ser as de maior rentabilidade das empresas de telefonia.

18h48 Deu em uma nota rápida na CBN que, de acordo com novo balanço da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, das 72 rebeliões simultâneas nos presídios do Estado, apenas 2 estão em andamento, em Hortolândia e São Vicente. E das 196 pessoas que estavam como reféns, apenas 16 permanecem sob domínio dos presos. Parece um enorme avanço. Já o caos e medo na população que volta pra casa parece apenas aumentar.

18h33 O prefeito de Campinas tomou as seguintes medidas que espera ajudar a tranqüilizar a população: liberação de horas extras para aumentar o turno da guarda municipal, distribuição de colete para todas as guardas, compra de 400 armas no prazo máximo de 15 dias, reforço da segurança em escolas e posto de saúde, e estudo para contratação de seguro de vida para a guarda policial. A informação é do secretário de Cultura e Lazer, Francisco Lagos, para a CBN Campinas.

18h23 Acaba de chegar a informação de que a redação da revista Veja sofreu uma ameaça de bomba e o prédio da Abril teve de ser evacuado.

18h09 "Hoje foi o dia mais tranqüilo dos últimos dias", diz o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Eliseu Éclair Teixeira Borges, para o Terra ao vivo.

18h02 Caso os paulistas estejam insatisfeitos ou tenham algum tipo de questionamento acerca do que o governador Lembo fará, mandem um mail para a assessoria de imprensa do governo do Estado de São Paulo: hbertazzi@sp.gov.br

17h30 Campinas está sob toque de recolher. Não haverá ônibus nas ruas depois das 18h. As duas maiores universidades da cidade, UNICAMP e PUC, estão sendo esvaziadas. As aulas foram canceladas. O trânsito está caótico dentro da universidade estadual. Os ônibus aparentemente correm mais do que o normal. Nas ruas, a sensação de pânico: as pessoas no ponto de ônibus (algumas pedindo carona), todo o comércio, o próprio Fórum às 16h começou a fechar as portas. Todo mundo ligando pra todo mundo pra saber onde estão. Ninguém sairá de casa à noite. Pode ser exagero, mas o PCC venceu: apavoraram a população e pararam o Estado de São Paulo matando policiais.

17h13 quanto tempo até o governo federal intervir para resolver o problema da Guerra Civil em São Paulo, Estado governado pelo PSDB há 12 anos? Sempre imaginei que isso aconteceria primeiro no Rio de Janeiro. Esta na hora de Geraldo Alckmin sair da toca e assumir a responsabilidade pela leniência com que tratou a Segurança Pública em São Paulo.

17h01 A rádio Jovem Pan informa que algumas antenas foram estrategicamente desligadas para interromper a comunicação dos bandidos. O corte pode durar quinze dias. Os celulares de São Paulo estão incomunicáveis.

16h39 Matéria da Folha On-line alerta que "Internautas espalham boatos sobre PCC e alimentam pânico em SP".

16h10 Informações disseminadas na internet trazem a dimensão do horror em São Paulo. Os funcionários do Terra São Paulo foram liberados para ir pra casa ou ficar num hotel no meio do caminho, já que não tem ônibus e, aparentemente, nem táxis.




Enquanto isso, em Porto Alegre...

Em uma "Carta aberta aos cidadãos porto-alegrenses", a vereadora Manuela D'Ávila (PC do B) esclarece as imagens veiculadas pela RBSTV no domingo à noite. Como ninguém assiste ao Teledomingo, a carta chegou às caixas de email sem fazer muito sentido. No entanto, não precisa ser nenhum gênio para deduzir qual foi o flagrante feito pela equipe de reportagem:

"Não estava fazendo uso do orkut na sessão exibida. Estava fazendo uma reunião por outro mecanismo moderno e econômico, o "msn messenger". A imprensa não tem a tarefa (e digo isso como jornalista) de gravar conversas políticas e /ou pessoais de qualquer pessoa sem autorização. Portanto fechei o computador e sorri gentilmente para o cinegrafista. Como visto por todos, os poucos segundos exibidos na televisão reduziram nosso trabalho diário ao uso de computador e ao saudável hábito do chimarrão. Quem acompanha, recebe o boletim, observa os jornais sabe de nosso compromisso com a mudança da política e das profundas alterações em nosso país..."

Leia a íntegra da carta no www.eaibeleza.com.br




Estado de direito

A Folha On-line colocou UM BANNER.

Agora parece que é sério




Fuga de São Paulo

Gabriel Pillar foi passar o fim de semana em São Paulo e descreve ao vivo via MSN a situação no aeroporto de Congonhas, que teve o saguão evacuado em razão de amaeça de bomba: "FUGA DE SÃO PAULO. Ameaça de bomba no aeroporto, no metrô e na rodoviária. Policiais declaram que haverá toque de recolher a partir das 20h".




Presente de Alckmin para São Paulo

Ilustríssimo Senhor Governador Claúdio Lembo:

"Uns 20 dias atrás nosso serviço de inteligência havia recolhido folhetos manuscritos dentro de unidades prisionais. Era uma troca de informações que sinalizavam para uma série de ataques programados para ocorrer no domingo do Dia das Mães. Não somos desvairados. Tínhamos informações".

"Além do mais, estão misturando ações do PCC com crimes próprios da grande cidade. O controle é total. Não temos a menor preocupação com o futuro."

"Você tinha uma série de militantes do comando de caça, essa besteira, PCB...PCC, em várias penitenciárias. Eles iam fazer uma série de revoltas hoje [ontem], Dia das Mães. Soubemos antes. Pegamos os perigosos, 670, não sei exatamente o número, e deslocamos para Presidente Bernardes e sabíamos que haveria reação. Veio à tona todo o primeiro comando de caça. Como é o nome dessa porcaria? PCC".

Continue lendo...




MSN causa transtornos em redação de jornal

Hermano Freitas manda no rebote de mensagens do MSN uma das razões para a guerra civil em São Paulo: "o Geraldo [Alckmin, candidato do PSDB à presidência] é um governador que 'quebra galhos' dos presidiários para eveitar grandes problemas, tipo 'te dou uniforme rosa, mas não faz rebelião' o governador substituto mandou os familiares pagarem o novo uniforme. Entendeu o exemplo?".




Um X-Picanha com fritas pro Marcola

Bob Fernandes mostra em pequenos detalhes no Terra Magazine o reconhecimento e subordinação da polícia em relação ao poder paralelo que representa o grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC). E a extrema ousadia e descaso de rei de seu principal líder, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Questionado se pretende matar um delegado especialista em PCC, ele diz: "Não, doutor, não é verdade, eu não vou matar o Rui. Eu vou matar você". Sobre o pedido para mandar terminar a matança, Marcola só lamenta: "Não, eu não posso fazer parar isso. A ordem já foi dada". E ainda completa, "Eu posso entrar numa delegacia e matar um policial, mas um policial não pode entrar na cadeia e me matar, pois é obrigação do estado me proteger".

Muita gente sabia e esperava que tudo isso fosse acontecer. O Estado sabia mas não pôde fazer nada, não tem o preparo e poder para conter esse tipo de represália dos bandidos. Enquanto isso, o governador de SP, Cláudio Lemo, tem a coragem de dizer que "O controle está total nas nossas ruas." Não está. Estou em Campinas e até para mim perguntaram se está tudo tranqüilo. Está, disse. E lembrei que, há 15 minutos, no Complexo Penitenciário Hortolândia-Campinas, 5.000 presos estão rebelados. Hoje à tarde, em Limeira, será o enterro de um policial morto no final de semana. Ônibus, bancos e a polícia foram atacados em Campinas durante à noite.

Hoje, em São Paulo, 70% da frota de ônibus da cidade decidiu não sair da garagem. Ainda assim alguns foram incendiados, mesmo dentro da garagem. De madrugada, os ataques foram nas agências de bancos, 11 no total. Rebeliões explodiram até na Bahia: a bandidagem é uma classe reunida. Tipo os deputados mensaleiros.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) em depoimento à imprensa hoje usou o termo "guerra civil" para ilustrar o que está acontecendo. Sempre soa absurdo – ainda que os índices de violências do país há tempos são maiores do que os de países em guerra: esse final de semana no Iraque, considerado um dos mais violentos, morreram 34 pessoas. Os ataques do PCC causaram 77 mortes. Dá para começar a imaginar o que o poder desses criminosos pode fazer com o país quando e como eles quiserem.

Há, sim, características de guerra civil. Um exemplo do cotidiano: hoje de manhã uma amiga jornalista contou que sua mãe, residente da capital, ligou para dar notícias que estava tudo bem, que tinha conseguido chegar ao trabalho sem nenhum problema. Detalhe que a última vez que ela ligou para a filha para dar esse tipo de notícia foi enquanto trabalhava para uma empreiteira em Angola, durante a guerra civil de lá.

Tudo isso paralisa São Paulo, estado mais rico e supostamente preparado do país. A expectativa é tensa para as próximas horas. Os ataques continuam. Esperemos quais serão as próximas informações sobre os próximos ataques do PCC. Que a polícia faça um acordo que agrade bastante seus chefes, para pedirem o retorno de seus soldados aos quartéis e que não saiam novamente até a próxima ordem de ataque.




Saiba mais sobre a Brigada Militar

Já que "a violência no RS é maior do que em São Paulo", os gaúchos podem perguntar ao principal ex- responsável pela SJS como a situação degringolou nos últimos quatro anos. O deputado federal José Otávio Germano (PP/ RS) lança às 18h de hoje, no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (rua 7 de Setembro, nº 1020), o livro Na Linha de Frente - Reflexões sobre Segurança Pública. O livro contém artigos e entrevistas do deputado federal nos três anos em que ocupou a Secretaria da Justiça e da Segurança. É segundo ele “um documento que registra opiniões e experiências pertinentes a todos os que se interessam pelo tema”. A apresentação é feita pelo governador Germano Rigotto (PMDB/ RS).




A fumaça dissipou

De um alto representante da indústria calçadista do Vale dos Sinos esbravejou ontem à tarde: "Vamos falar a verdade: o governo do Rigotto é uma legítima merda. É o pior governo que a gente já teve nesse Estado. Não fez nada. Alguém aqui viu o que ele fez? Acabou com a economia do Estado e passeia por aí como se estivesse tudo bem. Toda as pequenas e médias indústrias estão operando no vermelho ou quebradas. Como é que os jornais não mostram isso? Como é que ninguém fala sobre o governo desse cara ou sobre o PMDB daqui? Alguém pode me explicar? E ainda quer se reeleger, aquele filho da puta. Mas pra fazer o quê? Algum de vocês aqui [em uma mesa de vinte pessoas] pretende votar nele esse ano?".




Dose diária de demência – sáb. e dom. – 13 e 14/05/06

- Novamente Dantas – A Veja traz uma matéria dizendo que o banqueiro Daniel Dantas teria uma lista com contas em paraísos fiscais que seriam do presidente Lula e do resto da cúpula do PT. Ideli Salvatti, líder do PT no Senado, lutará com todas as forças para que Dantas não seja ouvido na CPI dos Bingos. Lula disse que Veja fez podridão e que processará a revista.

- Convenção do PMDB – Mais um pouco de NADA. A convenção extraordinária do partido decidiu contra a candidatura própria: 351 votos contra, 303 a favor, 1 nulo e 2 em branco. Não vale nada porque a justiça retirou o valor legal do circo. Decisão supostamente para valer só em 11 de junho.

- São Paulo – O PCC (Primeiro Comando da Capital) iniciou uma série de ataques contra alvos policiais na noite de sexta-feira. Até agora, 60 pessoas morreram. A imprensa internacional surtou: morreu mais gente em São Paulo, neste final de semana, do que no Iraque. Marcos Camacho, o Marcola, líder do PCC, assume o cargo de Cláudio Lembo nesta segunda-feira, com entrevista coletiva para a imprensa às 14hs no Palácio dos Bandeirantes.




Nenhum sentido

Entre os pedidos dos criminosos, 60 aparelhos de TV para assistir a Copa do Mundo, a troca da cor dos uniformes de amarelo para cinza (reivindicação aceita) e a liberação de visitas íntimas nos presídios sob o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado).

Só pode ser piada.

Essa onda de violência em São Paulo mostra quem manda no Brasil: ninguém.




Chegam em Brasília na terça-feira

"Uma penitenciária do Paraná e quatro de Mato Grosso do Sul estão rebeladas, neste domingo, em um movimento solidário à onda de ataques realizada pelo PCC (Primeiro Comando do Capital) desde sexta-feira (12) em São Paulo." (Folha)

Mas como são solidários esses brasileiros.




Orgulho do país esse partido

O PMDB é o tema do Canal Livre de domingo

Os rumos do maior partido do país. Os conflitos internos. A hora da decisão. A influência na luta eleitoral. A guerra nos estados. O PMDB é o assunto do Canal Livre deste domingo.

Nos estúdios da Band, em São Paulo, o deputado Michel Temer, presidente do PMDB.
Do Rio de Janeiro, a participação de Anthony Garotinho.

Domingo, 14/05, às 23h30.




A Veja erra o foco

A revista Veja publicou matéria na edição dessa semana sobre as cruéis condenações de três dirigentes do PT no Rio Grande do Sul: "Para se safar do processo e deixar de correr o risco de parar no xilindró, fizeram um acordo com a Justiça: aceitaram doar cestas básicas a uma instituição de caridade em Porto Alegre. A quantidade de cestas básicas é que chama atenção: uma por mês, durante cinco meses. E nada mais. No total, cada réu terá de desembolsar R$ 1.750, divididos em cinco suaves parcelas de R$ 350 para a APAE de Porto Alegre. Os três dirigentes são réus confessos. Eles admitiram que pegaram R$ 1,2 milhão através do Valerioduto e disseram ter usado o dinheiro para pagar despesas de campanha do PT gaúcho".

Tudo muito lindo, fora a parte que menciona o conhecimento geral sobre isso no RS desde o estouro da crise em meados de 2005. O presidente estadual do partido à época, David Stival, admitiu ter recebido a grana de Marcos Valério à imprensa e no dia seguinte desmentiu tudo. Meses depois, disse no Ministério Público que "não sabia de onde vinha o dinheiro. É culpa do Delúbio". A matéria da Veja ia bem até aí.

Continue lendo...




Finesse

"O ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) acusou hoje o grupo contrário à candidatura própria do PMDB ao Palácio do Planalto de tentar transformar o partido numa "prostituta".

"Nos convidam a virar uma prostituta. Num Estado, vamos nos unir aos 40 ladrões, no outro, aos vendilhões da pátria. O PMDB não é uma prostituta. Não pode ir para a cama com qualquer um, a não ser com o povo", disparou." (Folha).

Isso mesmo. Só pode comer o povo.




Alckmin presidente

pcc.jpg

55 ataques a policiais;
Rebeliões em 21 presídios e Centros de Detenção Provisória;
30 pessoas mortas, sendo que 16 eram policiais.

Sai correndo daí logo, Seu Lembo, que o PCC vai sentar na tua cadeira.




Carta do leitor

E-mail enviado de Novo Hamburgo (RS) pelo leitor Gabriel Britto:

"Pessoal,

eu vinha, havia algum tempo, enviando e-mails pro senador Paulo Paim perguntando por que ele não devolveu o dinheiro da convocação extraordinária. Depois de 4 mensagens, ele finalmente me respondeu. Vejam aí e, se quiserem, publiquem a cara-de-pau do rapaz. Abraços."

From: Sen. Paulo Renato Paim
To: Gabriel Britto

"Prezado Senhor Gabriel,

Recebi sua nova mensagem e terei toda a paciência do mundo para explicar sobre a convocação extraordinária.
Não devolvi a convocação, pois considero uma tremenda demagogia. Há um debate falso entre os que devolveram, que são os anjos e os que não devolveram, que são só demônios. Sempre defendi que os parlamentares tivessem férias anuais de 30 dias, como qualquer trabalhador. Fiz a defesa e me manifestei publicamente para que acabasse o pagamento da convocação extraordinária. Agora é lei e eu vou cumpri-la com todo o prazer do mundo.
O Senhor tem todo o direito do mundo de discordar de qualquer afirmação e caso não queira mais receber informativos, favor responder esta mensagem.
Saudações respeitosas

PAULO PAIM
Senador- PT/RS"




Ganhou

O PMDB está eleito para o próximo governo. Kennedy Alencar, da Folha, antecipa o resultado da convenção do partido, amanhã: Lula e Alckmin já teriam sido informados que não receberão o apoio peemedebista.

Era o que se esperava. Seria muito difícil o PMDB abrir mão da possibilidade de fazer coligações estaduais tanto com o PT quanto com o PSDB.

Adeus, Topete. Adeus, Bangladesh.




Mas é sigilo

A coordenação da campanha de Yeda Crusius (PSDB/ RS) ao Palácio Piratini está em nível avançado. A escolha da produtora de TV para fazer o horário eleitoral deve sair nos próximos dias e o escritório em Porto Alegre está devidamente equipado. Apenas um profissional gaúcho trabalha na equipe de comunicação, que vem toda de São Paulo. “Tenho aqui os melhores profissionais que o dinheiro pode pagar”, disse em uma reunião a candidata tucana ao governo do Rio Grande do Sul.




Compreenda

miguelice.jpg

A miguelice comanda.




Crise institucional profunda

Há uma crise institucional no Brasil. Nossa democracia representativa está ameaçada.

Uma recente pesquisa do Ibope mostrou que 75% dos brasileiros cometeriam pelo menos um dos 13 atos claramente imorais apresentados no questionário do Ibope. Mentiram descaradamente. Duvido que 25% da população brasileira deixaria de tirar proveito pessoal ao ocupar algum cargo público ou deixaria de fazer caixa 2 em campanhas eleitorais. É muito otimismo. 25% dos brasileiros seriam honestos? 25% dos brasileiros são cerca de 45 milhões pessoas. 45 milhões de pessoas honestas? Duvido.

De qualquer forma, vamos aceitar os dados da pesquisa. Eles podem ser úteis para analisar o escândalo dos sanguessugas. Maria da Penha Lino, ex-assessora do Ministério da Saúde, afirma que 170 deputados receberam propina para entrar no esquema de venda de emendas ao Orçamento da União, principalmente as relacionadas à venda de ambulâncias superfaturadas para prefeituras.

Maria da Penha está em busca da chamada “delação premiada”, ou seja, acusa um monte de gente e, com isso, pega uma redução da própria pena. Talvez ela esteja chutando para cima o número de deputados envolvidos. Mas fiquemos com os 170 (já há uma redução para 81, que pode ser conferida aqui).

Há 513 deputados federais. 170 deputados sanguessugas significam exatamente 1/3 da Câmara. É muito pouco deputado envolvido com falcatrua. Precisamos de 384 deputados com o pé na lama para estarmos de acordo com a expectativa (otimista) de 75% de canalhas na população em geral.

Algo está muito errado. Ou se envolve mais 214 deputados em falcatruas - para fechar os 384 - ou eu vou começar a achar que estamos perigosamente nos encaminhando para uma aristocracia. Que absurdo.




(Im)Prestação de serviços

Em 2005, Plenário teve índice de 80% de presenças

Pela primeira vez, estatísticas completas a respeito das atividades legislativas estão disponíveis ao público. A publicação de estréia abrange o ano de 2005.

Continue lendo...




Free Anthony

Anthony Garotinho finalmente conseguiu e a Justiça do Rio de Janeiro concedeu o direito de resposta na Veja e no O Globo ao ex-candidato do PMDB à presidência. Garotinho deverá publicar sua versão da verdade ao estilo Silvinho: alucinado. Uma das denúncias contra o Bangladesh é curiosa: o caso do avião alugado que pertencia a João Arcanjo Ribeiro, chefe do crime organizado no Mato Grosso, foi julgado pela juíza Fernanda Sepúlveda Telles. Sob a ótica da juíza, existem documentos no processo que comprovam que a aeronave em que ele viajou estava arrendada pela empresa Construfert Ambiental, e que seus sócios não conheceram ou mantiveram contato.

Um outro processo julgado por Telles também diz respeito a problemas aéreos. Mas que é parecida com a história de Garotinho rumo à presidência. A TAM teve que pagar R$ 14 mil a Weber Nazareno Sena da Silva, cliente que a empresa deixou a pé no aeroporto de Maceió, em 2004, ao decolar um de seus jatos 20 minutos antes da hora prevista. A TAM bem que tentou jogar a culpa no passageiro, atribuindo a ele a responsabilidade por não ter chegado ao aeroporto uma hora antes da viagem.

No parecer da juíza: “A ré não pode ser furtar às suas responsabilidades” observou a juíza em sua sentença. Ela citou o Código de Defesa do Consumidor: “Quando um fornecedor presta serviço defeituoso, ele tem o dever de reparar os prejuízos causados a uma pessoa, independentemente da existência e culpa de sua parte”.




Jovens: eu começaria com um lança-chamas

O ex-ministro José Dirceu foi hostilizado por estudantes ontem na PUC/ MG, em Belo Horizonte. Interrompido várias vezes sob o coro de "Ladrão" enquanto falava mal – como de hábito – da imprensa e defendia o governo Lula, o deputado cassado teve um nariz de palhaço arremessado em seu rosto ao final da palestra. Como um bom petista, chamou todos de "tucanos" e emendou que "esse tipo de violência vindo da juventude é uma coisa muito perigosa para o país".

José Dirceu (PT) está certo. Os jovens deveriam fazer guerrilha urbana, fugir do país, fazer cirurgias plásticas e elaborar projetos de poder. Como nos velhos tempos.




Meu suco de limão

Sérgio Lima/Folha Imagem
SilvioRemedioSLim.JPG
"Se ocorreu alguma distorção, foi na minha cabeça", admite Sílvio Pereira




Live Rover

Ao Vivo – O ex-secretário-geral do Partido dos Trabalhadores (PT) Sílvio Pereira presta depoimento em sessão da CPI dos Bingos sobre a entrevista divulgada no último domingo no jornal O Globo. Na entrevista, Silvio afirma que o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza pretendia arrecadar R$ 1 bilhão com o PT no governo.

11h41: Sílvio começa falando sobre a negligência de seus ex-companheiros: "Fiquei um ano sem falar com pessoas com quem convivi por 22 anos".

11h44: Com voz embargada e visivelmente sob efeito de calmantes, Sílvio explica o colapso nervoso durante a entrevista ao O Globo.

11h46: "Tenho orgulho daquilo que possuo. Um apartamento financiado pelo Bradesco durante oito anos. Dei de entrada dois carros".

11h49: Pela dose de Lorazepam, Sílvio mal consegue explicar o contexto da matéria. Vai surtar quando comçarem as perguntas.

11h52: "Eu queria assistir o jogo de futebol e a repórter não me deixava em paz".

12h01: "Quem me conhece no PT sabe que eu nunca fazia ligações. Nunca soube desse negócio de bingo".

12h03: Sílvio joga a bomba dos bingos nas mãos do então secretário Jorge Bittar (PT/ RJ).

12h05: "O tesoureiro era quem dava as ordens. Era quem comandava tudo". Delúbio Soares agradece.

12h06: "Vários petistas que estão nessa sala participavam das reuniões e sabem como funcionava o financiamento".

12h08: sobre o esquema de arrecadação do R$ 1 bilhão, Sílvio diz que "não se lembra do que disse". "Não sei o que a repórter escreveu. Não li a matéria. Não sei dizer daonde eu tirei essas informações".

12h09: "Mas o senhor tem amnésia?", pergunta Garibaldi Alves (PMDB/ PI).

12h12: Baixou a Marilena Chauí em Sílvio Pereira: "Não li a matéria. Não li jornal. Não vi o noticiário".

12h14: Até agora, o depoimento favorece de maneira clara o PT. Sílvio diz que nunca estava à mesa com os principais líderes do partido.

12h16: sobre o diálogo com Ricardo Berzoini (presidente do PT), "a partir do momento em que você sai do PT você não fala com o PT e o PT não fala com você. Berzoini, eu participei por 22 anos do PT. Me coloco à disposição para falar com vocês". "Você se vira", teria dito Berzoini.

12h38: Pausa para almoço. O meu, claro.

13h56: [Onyx Lorenzoni (PFL/ RS)] me conta que o senhor chegou em Porto Alegre e eles estavam com dificuldades financeiras para a campanha de Raul Pont (PT/ RS) e você deu o dinheiro a eles", acusa Álvaro Dias (PSDB/ PR).

13h57: "Realmente, em Porto Alegre eles estavam mal financeiramente", admite Sílvio Pereira. Cadê aquele processo que queriam mover contra nós por causa do link à matéria do jornal Já que tratava disso e foi publicada em julho de 2005?

14h12: "Quero observar ter notado que era seu desejo ter conversado sobre todos esses fatos e acho isso mais do que justo. Quero que Ricardo Berzoini abra essa possibilidade", pede o senador Eduardo Suplicy (PT/ SP).

Não dá para crer no circo montado. Fica difícil acreditar em uma pessoa tenha se esquecido do que disse em dois dias consecutivos à repórter do principal jornal da maior empresa de comunicação do país. Porque o cara subiu nas tamancas, sumiu, foi acusado de maluco, chorou e fez beicinho quando viajou para Brasília não deveria sequer ter aceito falar com a jornalista do O Globo.

Pereira diz que sequer leu o jornal e faz troça de todos completamente dopado de tranqüilizantes. Confirma o atestado de maluquice dado a ele por todos os envolvidos na matéria publicada sábado passado. Que conveniente para todos. Quando José Genoino sair do quarto dos fundos para depor a estratégia deverá ser parecida. Tarja preta tem limite.

Continue lendo...




Estresse pós-traumático

Silvio "Land Rover" Pereira terá que depor hoje às 11h. O STF rejeitou o pedido da defesa de Pereira, que queria restringir as respostas do ex-secretário-geral do PT a questões relacionadas com os bingos. Sílvio alegou estresse pós-traumático, depressão e distimia. No laudo, os médicos atestam que Pereira estava "descompensado emocionalmente" e "com ideações de menos valia bem como de auto-extermínio".

O depoimento será uma incógnita. Ao mesmo tempo que Sílvio pode acrescentar detalhes que não havia dito em seu primeiro depoimento e complicar de vez o governo, bancar o maluco na entrevista ao O Globo deu a senha para que seus argumentos não sejam levados a sério. O discurso afinado dos petistas sobre o colapso nervoso do ex-secretário do partido também leva a crer que Sílvio talvez seja a laranja da vez para livrar a cara do presidente Lula. Talvez.




Marcha em Defesa da Lu Alckmin

Força, Lu.




Ala jovem do PDT

"Rigotto, almofadinha
Nosso Negão vai te botar na linha
."




Antônio Britto manda lembranças

Ao recepcionar ontem no Palácio Piratini o vice-presidente da General Motors do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, o governador Germano Rigotto (PMDB/ RS) recebeu as chaves de um automóvel Celta 600 mil para ser utilizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). (...) "A GM já havia doado veículos ao Gabinete da Primeira-Dama, que repassou os dois primeiros ao Instituto do Câncer Infantil, em 2003, e para a Apae/RS, em 2004", disse o governador. Rigotto ressaltou ainda que doações como a da GM são importantes para auxiliar as instituições beneficiadas na continuidade do trabalho que desenvolvem. "Para a Fepam, com certeza, o automóvel será de grande utilidade para defesa do meio ambiente", afirmou.

Finalmente voltou a grana que o ex-governador Antônio Britto (1995/ 1998, ex-PMDB), deu para a GM. Com sua visão estratégica, não duvido que o carro recebido pelo governador seja movido a gás boliviano.




Errar é humano, permanecer no erro é Lula

Lula comparou seu projeto de construir um gasoduto ligando a Venezuela ao Brasil com a Muralha da China, conforme declaração reproduzida no Jornal da Globo. A comparação é boa, até porque, assim como essa idéia, a grande muralha jamais funcionou: no século XVII um general simplesmente deixou o exército manchu passar.




As Havaianas da Adidas. Capítulo 12: animais

billy_leash.jpg

A novidade dos últimos dias é a quantidade de gente que leva os gatos para passear de coleira pelas ruas de Porto Alegre. Sete casos no fim de semana. Deve dar um espasmo de prazer amarrar o bichano pelo pescoço e arrastá-lo pela rua para mostrar que é você quem manda na peça. Todo mundo acredita.

A seguir: a maneira mais segura para colocar a focinheira no seu coelho.




Definitivamente comeu bombom escondido

72,57% dos votantes de nossa última enquete estavam certos: Garotinho "agüentou" mais de uma semana. Na verdade, na sexta-feira o símbolo máximo do Rio de Janeiro já apelou para o soro caseiro. De qualquer forma, já perdeu o sensacionalismo, ninguém agüenta mais.

Portanto, você já pode votar na nossa mais recente enquete, ali ao lado.




Cuidado: Garotinho pode virar um hippie

No livro As Portas da Percepção, Aldous Huxley descrevia as formas que uma pessoa poderia escolher para encontrar o caminho do Desvelo. Entorpecentes de lado, Huxley percebeu que a falta de comida (ou a insônia proposital) poderia conceder ao "usuário" as mesmas sensações perceptivas do LSD, peiote e similares. As conseqüências, porém, poderiam ser desastrosas, já que a auto-indução da fome para ficar alucinado nunca traria o mesmo prazer que o de um agente químico. Mas as mirações apareceriam do mesmo jeito. Bad trip do Cão para Anthony Garotinho.




Por incrível que pareça, fez bem

A colunista Vera Spolidoro saiu do jornal O SUL (o link é da Rede Pampa. O SUL não tem página na internet para o Ctrl+C/ Ctrl+V não ficar escancarado) para assessorar Tarso Genro (PT/ RS). Ela irá atuar na comunicação do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. A jornalista acompanha o ministro há muitos anos, com destaque para as duas passagens de Tarso pela prefeitura de Porto Alegre.




Os hunos bufam

1) Professor Luizinho, dia 13 de junho de 2005: "O Roberto Jefferson está construindo uma nova parte de sua peça de teatro, mas precisa de fatos. Qualquer pessoa que acusa precisa de provas, ou então vira um circo".

2) Professor Luizinho, 09 de novembro de 2005: "Nego qualquer vínculo com o saque de R$ 20 mil realizado pelo meu assessor José Nilson dos Santos na agência do Banco Rural da Avenida Paulista, em São Paulo". Em depoimento prestado nesta quarta-feira no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, Luizinho disse que "seu ex-funcionário tinha relativa autonomia partidária porque trabalhava na articulação política do PT".

3) Professor Luizinho, 17 de outubro de 2005: "O dinheiro sacado junto ao Delúbio Soares por meu assessor é coisa deles, e eles confirmam isso. Não há nada que pese sobre a minha pessoa, então não tinha a menor lógica renunciar. Tenho a convicção de que o conselho irá punir quem é culpado, mas garantirá a absolvição de quem é inocente. E eu sou inocente".




Professor Luizinho bateu na porta novamente

Da Zero Hora de domingo:

Petistas se envolvem em confusão

"Segundo relatos de testemunhas, por volta das 14h o grupo de parlamentares chegou, se acomodou e passou a consumir vinho "de muitíssima boa qualidade, em meio a piadinhas e comentários impróprios entre os homens e as mulheres da mesa". Na mesa ao lado deles estava uma família. O pai comemorava o aniversário. Quando o pianista começou a tocar o Parabéns a Você, Luizinho teria começado a reclamar, pois o barulho estava atrapalhando sua conversa ao celular."

Leia a íntegra da reportagem no extended.

Continue lendo...




Acochambrou

evo_lula.0.jpg

Sugestão de Fernanda Obregon.





Quando minha Land Rover falou

Partes da entrevista exclusiva de Sílvio "Land Rover" Pereira, ex-secretário-geral do PT e um dos principais acusados do esquema do mensalão, concedida ao jornal O Globo que já está on-line mas terá o texto completo amanhã:

"A meta do PT era arrecadar R$ 1 bilhão para pagar débitos e futuras despesas, todas com pendências na atuação do governo: Banco Economico, Banco Mercantil de Pernambuco e Grupo Opportunity, além de ações de passivos na área de agropecuária. Tinha ações dele lá que renderiam dinheiro. Mas nenhum dos quatro esquemas rolava. Valério trabalhava para Daniel Dantas As operações não teriam dado certo e por isso Marcos Valério teria começado a cobrar as faturas. Não só Lula e José Dirceu sabiam de tudo e comandavam tudo: o senador Aloizio Mercadante (PT), atual líder do governo, também sabia."

Silvio_Pereira.jpeg
O Zé Dirceu vai cortar o fluido do freio da minha Land Rover

Há cem Marcos Valério por trás de Marcos Valério. A fonte dos recursos foi injetada nas campanhas eleitorais de 2004 para PT e PTB, oriunda de um pool de empresas, empenhadas em ganhar contratos com governo e também em garantir o destino de emendas parlamentares. Bastaria o governo não notar os pools, principalmente em consórcios. "Mas não há santo nessa história toda, em nenhum partido, nem na direção do PT, que pagou o pato todo", disse.

"Se a direção do PT me chamar para ser ouvido, eu vou. Eu liguei para o Berzoini e disse a ele que gostaria muito de ser ouvido para que minhas informações contribuíssem para as inestigações internas. Eu disse a ele e repito agora: estou à disposição. (...) Mas só coloco uma condição: que avaliem a postura de quem recebeu. Aliás, quem recebeu? Sabe qual é o problema? Eu nunca fui ouvido pelo PT. Nunca quiseram saber. Mas deveriam. Ou talvez saibam".

"'Silvinho enlouqueceu', comentou o secretário particular do presidente da República, Gilberto Carvalho, ao tomar conhecimento em linhas gerais da entrevista."

Agora os petistas não se esquecem. Enlouquecem.




Preview

Silvio Pereira, 22 de julho de 2005: "Sem levar em conta as conseqüências de meu ato, aceitei que César Oliveira, meu amigo pessoal, mas proprietário da empresa GDK, me presenteasse com um carro Defender, produzido pela Land Rover. Nada ofereci ou me foi pedido em troca, minha consciência está tranqüila".




Confundida com bandido

Andando por aí de Vespa, estou acostumada a ver as pessoas fecharem a janela do carro quando eu passo devagarinho ao lado delas. Ser confundida com bandido é indescritivelmente desagradável. E isso só acontece comigo enquanto estou na rua sobre duas rodas; imagine o que é ser preto e pobre... (Se bem que, sendo político e do PT, a gente acaba vivendo essa situação mais freqüentemente, mas deixa pra lá).

Soninha conta algumas de suas experiências de ser confundida com bandido.




Alegria de pobre dura pouco

Quando pareceu que a Petrobras e o governo brasileiro tinham resolvido negociar com a Bolívia como qualquer bodegueiro de Bagé faria com seus fornecedores, Lula deu um jeito de estragar tudo. Inexplicavelmente, passou a mão na cabeça de Morales e ainda disse que a Petrobras vai absorver o aumento do gás natural boliviano sem repassar ao consumidor. Ou seja, tudo ao contrário do que deveria ter feito.

É de se ficar chocado. O que andam botando na água de Porto Alegre? Só pode ser uma alucinação, isso. Onde Lula está com a cabeça? O que diabos ele pretende ganhar continuando amigo do Morales depois de o índio bater a carteira do Brasil? Será que o presidente encheu a cara de pisco antes da reunião? Dá vontade até de não anular nem outubro, só para votar contra um cretino desses.




Dieta da Veja

dietaveja.jpg




Abriu vaga na Globo de Brasília

"A Rede Globo confirmou hoje que o comentarista político Franklin Martins, 57, vai deixar a emissora. O contrato do jornalista não será renovado. Em declaração, a Globo diz que não comentará publicamente o caso. No mês passado, um artigo da revista "Veja" [Diogo Mainardi] citou que Martins teria usado sua influência para garantir a nomeação de parentes (irmão e mulher) em cargos públicos." (Folha)

68,18% dos votantes em nossa enquete "Mainardi x Franklin" estavam miseravelmente equivocadas.




Para mim, já acabou

Segundo o Terra, "nesta manhã Garotinho precisou tomar soro caseiro". Já tinha a água, agora rolou um soro. Só falta o bombom. Para mim, tecnicamente o jejum acabou.




Boicote ao Cirque du Soleil

Atendendo a pedidos do leitor Nitrium, um linchamento moral contra roubo do dinheiro do contribuinte para patrocinar gente já cheia da grana.




Mate o legislador de sua preferência

Um dos projetos d'A Nova Corja para este ano é fazer um levantamento de algumas das demências morais de nossos políticos: projetos absurdos, declarações sem nenhum sentido, falcatruas etc. Faço, portanto, minha contribuição antecipada para 2010.

Meu LEGISLADOR DEMENTE MORAL de hoje é o senador Paulo Paim (PT-RS).

Cansei de escutar por aí "eu voto no Paim porque, ele sim, é um político decente". Paim parece ter entrado naquela categoria de políticos na qual também se encontra o senador Eduardo Suplicy (PT-SP): é o queridinho dos paulistas, mas não consegue articular sequer uma frase completa (até seu filho, Supla, é mais inteligente do que o pai).

Pois bem, a demência moral de Paim ficou evidente nesta terça-feira, quando o Senado aprovou um projeto de lei, de sua autoria, que obriga todas as universidades particulares do país a conceder bolsas a 15% de seus alunos. De acordo com o projeto, os 5% dos estudantes com menor renda terão 80% de desconto nas mensalidades; os outros 10% terão redução de 50%. Os alunos beneficiados não poderão possuir renda familiar per capita acima de um salário mínimo e meio (R$ 525).

Continue lendo...




Em defesa do Comandante Bolinha

No programa Boa Noite Brasil, apresentado por Gilberto Barros, o Jornalismo da Bandeirantes aproveita para anunciar entrevista com Rosinha Garotinho. Depois de mostrar um Anthony Garotinho debilitado por 100 horas de greve de fome – que aproveitou para acenar à câmera –, a governadora fluminenese bate na tecla das "calúnias" contra seu marido.

Armada com um procurador, ela mostra documentos que comprovariam a inocência de seu marido. De camisa azul-bebê, Rosinha beira o histerismo, dizendo que tais mentiras inviabilizam a futura presidência do marido. Depois de acusar uma "Grande Rede de Comunicação" de difamar o Comandante Bolinha, ela acrescenta que "a maior acusação mentirosa foi a de administrador corrupto", disse Rosinha.

Rosinha diz que a revista Veja omitiu informações para difamar Garotinho no caso do aluguel de táxi-aéreo. "Nenhuma ONG doou dinheiro para a pré-campanha de meu marido", retrucou contra outra pergunta constrangedora. "Ele é vítima de uma grande rede de televisão e rádio". Depois de Barros insistir, Rosinha admite que a fonte das acusações é a Rede Globo. O programa corta imagens da governadora com as de Garotinho deitado no sofá-cama.

Barros: Até onde vamos com essa greve de fome?

Rosinha: Ele diz que vai até as últimas conseqüências. Buscar a sua honra.

Barros: A última conseqüência é... a morte?

Rosinha repila todas as perguntas de Fernando Vieira a respeito da matéria da Veja. Ela dá uma desculpa esfarrapada. Desconversa. "Os bancos em São Paulo também têm suas sedes em pequenas cidades", acusou. Enquanto isso, dezenas de tomadas na salinha de Garotinho.

"A greve de fome não é marketing. Ele quer mostrar que é injustiçado. Quando Ghandi fez greve de fome era marketing?", lembrou a governadora fluminense. "Estamos a favor do bom jornalismo". Rosinha disse que o governo Lula comprou ações da NET, para ajudar a dívida da Globo.

O Freak Show de Anthony Garotinho finalmente chegou ao vivo às casas das pessoas. Me lembrou de quando o Circo Vostok esteve em Porto Alegre, em 1987. A maior atração era a privada ao estilo russo. No chão, para que quem precisasse ir aos pés ficasse de cócoras. É o mínimo que o casal fluminense merece.




Para os insones, Nascimento em dobro

Não é alucinação, mas está muito estranho assistir o Jornal do SBT – Edição Noite com Carlos Nascimento e perceber que o SBT repete a edição logo depois. Para um jornal que propôs como linha editorial preparar a opinião dos espectadores para o dia seguinte, parece que a metodologia encontrada é através do processo de osmose, enquanto o vivente tenta dormir.




Melhor coisa sobre a Bolívia até agora

MORALES SEM ÉTICA

Juremir Machado da Silva (no Correio do Povo)

De fato, cada país tem o imperialismo que merece. O da Bolívia é o brasileiro. Até aí tudo bem, mesmo que se trate de um império de segunda divisão. Mas não se pode admitir que um presidente cumpra o que prometeu na campanha eleitoral. É falta de ética e de ótica. E de coleguismo. Deixa a categoria em má situação. Não está previsto na cartilha eleitoral e pode trazer sérios prejuízos para uma nação. Basta perguntar a um marqueteiro que se respeite e se terá a resposta na hora: cumprir promessas feitas à ralé é ingenuidade. Mais do que isso, é irresponsabilidade. Embora não esteja escrito, faz parte dos costumes que, eleito, o candidato, por responsabilidade cívica, descumprirá todas as promessas feitas ao populacho em busca de votos. Políticos que cumprem as suas promessas dificilmente são reeleitos. Além de que revelam o quanto são populistas, demagógicos, irrealistas e reacionários.

Continue lendo...




Puxa meu dedo

evo.jpg
Claro que eu estou prestando atenção, Lula. Vou fazer tudo o que usted pediu




Muy amigo

Lula chavez 2.jpg

PDVSA promete auxílio técnico à Bolívia.




Abro o meu voto

Pouco comum para jornalistas, mas abro meu voto agora. Tenho visto tanta gente reclamando da falta de opções nas urnas neste ano. A crise está levando todos para a teclinha do branco na urna. Comigo, ocorre o contrário. Nunca foi tão fácil votar. É simples: só não voto em quem se aliar ao PMDB.

Com todo respeito ao PMDB - que fez muito pela redemocratização e que ainda possui gente séria nos seus quadros - as opções que a sigla apresentou até agora deixam claro que a única proposta política séria do Brasil é tentar deixar o PMDB de fora de todos governos de agora em diante. Vejamos:

1- Em 2002, pediu que votássemos em Serra, com Rita Camata no banco de reservas.
2- Já no final daquele ano, pediu que apoiássemos Lula.
3- Hoje apresenta duas alternativas: Lula ou Garotinho (ou Itamar, ou Rigotto, ou Quércia).

Não há proposta de governo ou projeto ideológico. Sem falar que no final dos anos 80, o PMDB tinha a presidência da República, das duas casas do Congresso e da Assembléia Constituinte. O megagoverno peemedebista fracassou e Ulysses teve desempenho eleitoral de síndico.

Quem tiver uma proposta de governo que não inclua essa Velha Corja, recebe o voto deste humilde redator da Nova.




Plantão Bolívia

A cobertura de O Globo sobre o caso da nacionalização do gás boliviano é a melhor nos jornais brasileiros. Lá descobre-se que Lula admitiu o erro, o que nas entrelinhas poderia ser lido como "percebi que fui ingênuo". Além disso, a Petrobras decidiu usar todo seu peso na economia boliviana para fazer o lógico e defender os interesses do Brasil. Evo Morales, por outro lado, diz que continua amigão de Lula. Muy amigo. Já os índios que elegeram Morales festejaram a nacionalização com coca.

Em todo caso, vale conferir a cobertura da Folha Online, com seu indefectível entenda a disputa.




Bolívia: "sensação nenhuma"

De Arequipa (sul do Peru), Taís Campello manda um breve relato do estado de ânimos na Bolívia: "Sensação nenhuma. Greve geral e fronteira fechada. O povo que vinha comigo teve que passar em ônibus clandestinho e escapar de barricada".

A Nova Corja: E tu no meio deles?

Taís: "Não, eu tirei as minhas milhas da Varig para vir".




Aí brou, mó astral aqui na salinha

beleza.jpg




Rigotto para vice-presidente

Que pesadelo. Três dias depois de tentar acessar o site do PMDB nacional para saber a opinão deles a respeito da greve de fome de Anthony Garotinho (PMDB-RJ), a página finalmente abre com esta manchete:

Rigotto defende mobilização de governadores contra ameaça a investimentos brasileiros na Bolívia

Pura coincidência. O PMDB perde a espinha dorsal ao respaldar Garotinho e cai por terra qualquer esperança de cacifar o partido para o segundo turno das eleições. O governador gaúcho está doido para arranjar uma desculpa e escapar da reeleição. Não por acaso, o ministro Tarso Genro ofereceu mais uma vez o cargo de vice na chapa de Lula para os peemedebistas. Com a cara na chão, deveriam aceitar e agradecer. Garotinho acabou com qualquer respaldo que o PMDB ainda tinha.

Se Lula quiser mesmo garantir a reeleição no primeiro turno, não precisa perder tempo no Nordeste. Não será Geraldo Alckmin (PSDB-SP) quem lhe tirará votos naquela região. O presidente sabe – e já foi bem divulgado – que precisa melhorar na preferência do eixo Sul-Sudeste.

Para ficar em dois exemplos, o PT está completamente desacreditado no Rio Grande do Sul, Estado onde o presidente derrotou Collor, Fernando Henrique e José Serra. Hoje, isso acabou. Os petistas gaúchos lançaram Olívio Dutra ao governo do Estado porque sua imagem se descola do partido – como é o caso de Lula –, o que deve garantir sua sobrevivência. Em Santa Catarina, o governador Luiz Henrique (PMDB-SC) tem níveis insanos de aprovação e declara que é candidato à reeleição desde novembro de 2005.

Mesmo exposto ao constrangimento nacional quando perdeu as prévias para Garotinho, Germano Rigotto sonha alto, e a vaga de vice de Lula seria aceita de bom grado. O único obstáculo seria a regra da Verticalização. No RS, não há chance alguma de aliança entre PT e PMDB. Mesmo assim, a tentativa dos peemedebistas em alçar Rigotto mais uma vez pode ser a melhor saída para os dois partidos. À francesa, como eles gostam.

Continue lendo...




Plantão Marotinho

E depois de dois dias e 18 horas de jejum, Marotinho atinge a marca de 2,3kg perdidos. Finalmente alguns sintomas começam a surgir. Segundo o Dr. Neme, exames detectaram hipotensão arterial e taquicardia no período noturno. Isso antes de Marotinho realizar suas preces. Depois de falar com JC, tudo voltou ao normal.

Mais algumas horas e quem apostou em três dias, na enquete da Nova Corja, estará fora.




O que fazer?

Se o Brasil quisesse dar uma lição na Bolivia, talvez fosse o caso de reconsiderar e retirar todo o pessoal e todas as instalações possíveis da Petrobras do país. Os bolivianos ficariam com um monte de maquinário que não sabem operar, provavelmente. É duvidoso que tenham técnicos treinados em quantidade suficiente para beneficiar o gás natural. Perderiam montanhas de dinheiro antes que pudessem chamar a Petrobras de volta ou outra multinacional. A empresa brasileira responde por 100% da gasolina produzida no país e por uma boa parcela do PIB. Querem o gás? Pois então, morram abraçados com ele.

No mais, quando votei em Lula, achei que fosse um sujeito inteligente, apesar de ignorante. Agora, percebo que além de iletrado, é burro. Não aprendeu nada com os erros de sua política externa até agora. Sobretudo, o caso da China, que alegremente reconheceu como "economia de mercado", obrigando-se a seguir as regras da OMC em relação ao país asiático, em troca de absolutamente nada. Lula freqüenta até batizado em Burkina Fasso, porque acha que ficando "amiguinho" de outros chefes de Estado vai evitar problemas como a nacionalização do gás boliviano. É a tentativa de exportação do jeitinho brasileiro para a política internacional. Infelizmente ou não, o resto do mundo faz negócios com o cérebro, não com tapinha nas costas.




Haydée rouba um coração

Torloni não agüenta mais, muito gente que a assistiu também não agüenta mais, a imprensa não agüenta mais estampar as manchetes com detalhes das mamatas dos 40 ladrões, Arnaldo Jabor não agüenta mais dizer que a velha esquerda seqüestrou o Estado, a oposição não agüenta mais se esgoelar contra as já famosas tramóias do valerioduto. Ou seja: a indignação, pura ou com batatas, está saindo mais barata que um cacho de banana prata.

Christiane Torloni conseguirá salvar o Brasil? Uma carta de amor de Guilherme Fiuza.




Cadeia pra rico

Finalmente vai à juri popular, hoje, o jornalista Antônio Pimenta Neves. Para quem não lembra, Pimenta Neves era diretor de redação do Estado de São Paulo em 20 de agosto de 2000, quando assassinou sua mulher, Sandra, com um tiro nas costas e outro na cabeça. O caso não passaria de mais um crime passional se não envolvesse uma pessoa com grana e poderosa, ou seja, sinônimo de gente que não vai para a cadeia no Brasil. Pois Pimenta Neves foi preso por apenas sete meses e conseguiu um habeas corpus junto ao Supremo.

Tudo estava encaminhado para que a cadeia para rico continuasse sendo um mito, com os gritos e protestos da família da vítima sendo ignorados por todos e escondidos pela mídia. Até que a Globo entrou na história.

Há cerca de um mês, o Fantástico fez uma reportagem genérica e aparentemente sem propósito sobre "crimes nunca esclarecidos". E citou o caso Pimenta Neves. Abordou Pimenta Neves em sua casa, mostrando a recusa do jornalista em dar entrevistas sobre o caso. A história voltou à tona e, finalmente, estamos diante do julgamento, que terá ampla cobertura da Rede Globo nos próximos dias, como anunciaram hoje o Jornal Nacional e o Jornal da Globo. Quase um caso Tim Lopes, como bem comparou o Walter.

É claro que estava mais do que na hora de colocar o cara na cadeia. Não há dúvida sobre a autoria do crime, a questão é apenas saber quantos anos de prisão ele pegará. A pergunta que não quer calar, no entanto, é qual o interesse da Rede Globo em desengavetar o caso e começar a cruzada pela prisão de Pimenta Neves. Lógico que há muito mais por trás disso além da morte de Sandra.




Olha, não consegui gozar

Como se não bastasse a bizarrice do jejum do Marotinho e o celerado do Evo Morales com seus surtos comunistas, ainda tenho que agüentar a propaganda do PT na TV.

Berzoini, com seu mullet constrangedor, me olha e pergunta: "FOI BOM PRA VOCÊ?"

Sai fora.




República dos Bananas

Em entrevista ao Jornal Nacional, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) acusou de "imatura" a atitude de Anthony Garotinho (PMDB-RJ) e que "ela inviabiliza sua candidatura à presidência porque o desgasta a imagem do partido". Calheiros tem experiência no que diz respeito a apoiar pessoas instáveis emocionalmente. Integrante da República das Alagoas como líder do governo Fernando Collor (1990-1992) no Congresso, tem todo o know how para lidar com uma situação como essa. Objetivos primários: saber quando pular fora do barco, condenar o ex-aliado e voltar para as barbas do governo. O perfil ideal para se dar bem no PMDB.

P.S: se alguém conseguir abrir a página do partido, me avise. Ela está inacessível desde domingo.




Terça-feira é dia de paredão

Fatos RELEVANTES até o momento:

- Garotinho cria "10 mandamentos" para greve de fome - O primeiro é divulgar uma nota por dia; segundo, atos dos prefeitos; terceiro, pronunciamentos na Câmara/Senado; quarto, notas para jornalistas; quinto, movimentos na rua contra as Organizações Globo; sexto, nota de aliado (nome ilegível); sétimo, movimento de evangélicos; oitavo, desmentir (as denúncias) ponto a ponto; nono, processo contra a revista Veja; décimo, publicar carta.

- Garotinho já perdeu 1,3 kg desde o início de greve de fome - O pré-candidato do PMDB à Presidência da República, Anthony Garotinho, perdeu cerca de 1,3 kg com 42 horas completadas de greve de fome.

- Ato contra Garotinho termina em pancadaria - Uma manifestação de policiais civis e agentes penitenciários em repúdio à pré-candidatura de Anthony Garotinho, do PMDB, à Presidência da República, terminou em tumulto e pancadaria hoje, em frente à sede regional do partido, no centro do Rio, onde Garotinho faz greve de fome há três dias.




Garotinhomagrinho.jpg





Marotinho watch

Entre orações e visitas dos familiares, Anthony Garotinho segue firme e forte sua greve de fome. Mas além de escolher uma forma patética de chamar a atenção, o cara é azarado. Com o caso Morales e a nacionalização do petróleo boliviano, Marotinho já desapareceu da capa dos principais portais e jornais. Nem a Veja deverá lembrar de sacanear ele na próxima edição. Pena.




O lado engraçado

Por mais anacrônica e CAMPUS DO VALE que essa iniciativa do Evo Morales possa parecer, temos de admitir que é bom demais ver o Lasier Martins apavorado no Jornal do Almoço. Não vejo a hora de ler o Olavo de Carvalho EM CHAMAS, em seus próximos artigos.

E, segundo me contaram no VALE, a próxima iniciativa de Morales deve ser a liberação da maconha e do vinho em garrafão. Maconha estatal, claro.




Invasão dos EUA JÁ!

lulaevo.jpg




Bolão do jejum

Em nossa última enquete, Garotinho ganhou de Lula em picaretagem com 75,44% dos votos, contra 24,56% do petista.

Obviamente, a enquete desta semana é o Bolão do jejum: quantos dias vai durar o jejum de Garotinho?

A greve de fome iniciou-se domingo. Amanhã, terça-feira, será o terceiro dia. Ele pára por aí ou vai se humilhar muito mais?

Vote djá!




Miou o papo no PMDB

temer.jpg

Cadê o Rigotto quando eu preciso?




Melhor partido

Quem faz greve de fome é presidiário.

Jarbas Vasconcelos, ex-governador de Pernambuco, candidato do PMDB ao Senado, cobrando que Michel Temer faça ALGUMA COISA.




Estamos contigo, Marotinho!

Garotinho está lúcido, orientado, afebril, hidratado. Apresentou ritmo cardíaco regular em dois tempos; sem sopros, sem atritos, sem arritmias e perdeu 700g de ontem para hoje.

Força, Marotinho!

Sustente em oração o irmão Garotinho nesse momento de grande perseguição


E o meu pai é detetive

Deu hoje, na Rosane de Oliveira: "o vocalista da banda Comunidade NIn-Jitsu, Mano Changes, é uma das apostas do PP para a Assembléia."

Será o candidato dos detetives, dos despachantes e das patricinhas do Estado.




Sustente em oração o irmão Garotinho nesse momento de grande perseguição

Sério, COISA MAIS SENSACIONAL QUE ACONTECEU NO BRASIL DESDE QUE EU NASCI.

OBRIGADO, BRASIL. OBRIGADO RIO DE JANEIRO, ESSÊNCIA DO PAÍS.

Creative Commons License