Não assistam

A RBS promove hoje, quinta-feira, o último debate entre os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre, às 22h10min.

Talvez até role uma cobertura do A Nova Corja no local do acontecimento.




Descrença e pavor

Hoje acaba o horário eleitoral na tv. Hora de começar a fazer balanços deste primeiro turno.

A idéia do A Nova Corja era ter sido mais ativo durante a coisa toda.

Mas – convenhamos – como foi chata e sem graça essa campanha aqui em Porto Alegre.

Jogo de cartas marcadas: o PT, embora com um bobalhão como candidato a prefeito, conseguiu se manter na frente graças às realizações dos últimos 16 anos na Prefeitura.
O problema é que, principalmente neste último mandato (com o Tarso se PALHACEANDO e abandonando a Prefeitura para concorrer ao governo do Estado – e perdendo para o Rigotto) não aconteceu praticamente nada.
É inegável que muita coisa foi feita em Porto Alegre desde que o PT assumiu a Prefeitura. Mas é aquela coisa: um bando de vagabundos, como sempre, se alojou no poder e não quer sair mais de lá... é a paralisia total.

Mas quais as opções?
Talvez a maior quantidade de adversários anódinos já vista numa eleição nesta cidade.

Eram dois celerados (Vera Guasso – PSTU e Giordano Bruno - PCO) excluídos por antecipação e pelo mínimo de critérios; um outro que toda a vida apoiou o PT e só queria aparecer (Beto Albuquerque – PSB); outro que não conseguiu nada e só apelou (Mendes Ribeiro Filho – PMDB); outro que ninguém sabe o que ainda está fazendo na política (Jair Soares – PP); outro que sempre quis ser o Brizola, mas que nunca teve competência para tal (Vieira da Cunha - PDT); outro que não gosta de assumir a careca (Onyx Lorenzoni - PFL); e outro que, apesar de não falar absolutamente nada com nada e basear toda a campanha numa música imbecil, vai pro segundo turno (José Fogaça – PPS).

O auge de tudo, na minha opinião, se resumiu a duas coisas:

1) o Jair Soares prometendo colocar “1 policial em cada esquina”. Depois a assessoria dele mudou o dicurso, porque era totalmente absurdo, mas o estrago já estava feito. Parece que fizeram uma estimativa de que seria necessário TRIPLICAR o efetivo do EXÉRCITO BRASILEIRO para realizar a proposta do nobre candidato preocupado com a segurança pública.

2) A campanha inteira do Onyx Lorenzoni. O “O que fazer?” e o “Como fazer?” vão entrar para a história política desta cidade, principalmente porque ele nunca deve ter conseguido responder a nenhum “Como fazer?”. A pose de “candidato do povão”, cafungando a ralé nas vilas, realmente o fez subir nas pesquisas, mas – convenhamos – que coisa deprimente. Ver o Onyx à beira das lágrimas no programa eleitoral de ontem à noite me fez ter ainda menos fé na humanidade.

Dá vontade até de votar no PT, para acabar logo com isso no primeiro turno, mas parece que não vai ter jeito mesmo e teremos que agüentar BOBALHÃO versus FRACASSADO segundo turno a dentro.




A "direita" FILOSOFANDO

Folha - Então, quando Marta Suplicy diz que a vitória do Serra poderia representar uma crise política, o sr. defende o contrário?

Giannotti - Sim. É fundamental que o PT saia enfraquecido dessas eleições. Não porque somos aliados do Serra -isso também seria um motivo. Como sabíamos desde o início, a mudança viria mais do Serra que do Lula. Ainda acho que a mudança virá mais dele que da Marta.
Ou o PT é jogado contra a parede, de tal forma que seja obrigado a repensar o seu narcisismo imaginário, e portanto seja obrigado a pensar qual é o rumo que irá tomar, ou senão, entramos numa anomia.
É fundamental para a democracia que o PT saia enfraquecido. E mais ainda: que se coloque o Lula entre o fogo e a caldeirinha. Ou faz uma reforma ministerial e abandona esse tipo de política sindical que levou para o governo, ou nós entramos numa situação em que não sabemos para onde vamos. [Folha de São Paulo, Folhabrasil, Entrevista com José Arthur Giannotti, 26/09/04]




Pensamentos esparsos de uma tarde na Arca de Noé

1) PT/ 1988- 2008 = 20 anos
Ditadura Restrita/ 1964- 1985 = 21 anos

2) "Alguém aí me liga pra Smic pra acabar com esse gritedo que eu preciso acordar amanhã? Chama o Adeli!"

3) Bolinho de bacalhau no Bar Naval: R$ 2. Brahma quente a R$ 3,30.

4) Shows de Hip Hop só funcionam no final dos comícios, quando a tolerância está bêbada e chapada.




Tu sabe que eu sou a filha da Vera Guasso, né?

PSTU invade sede da TVE em Porto Alegre

Cerca de 35 pessoas ligadas ao PSTU invadiram, no começo desta tarde, o prédio da TVE, no Morro Santa Tereza, em Porto Alegre.
Os militantes, carregando bandeiras, cartazes e tambores, eram liderados pela candidata à prefeitura de Porto Alegre Vera Guasso. Segundo informações da Rádio Gaúcha, a manifestação era contra o fato de a candidata não ter sido convidada para participar de debate feito pela emissora.

A invasão ocorreu às 13h30, quando os manifestantes passaram pela portaria da emissora, e acabaram ocupando o hall de entrada do prédio. A polícia foi informada e retirou as pessoas do local meia hora mais tarde.

O chefe de jornalismo da TVE, Machado Filho, disse lamentar o episódio, e reiterou que Vera Guasso não foi convidada porque a lei eleitoral permite que as emissoras só convoquem candidatos de partidos com representação na Câmara.

Do Terra.

Viva a TV estatal.




A crise da civilização ocidental - parte 2

maia.jpg




Este homem é um santo

"O candidato do PFL, Onyx Lorenzoni, almoçou no sábado no comitê do candidato a vereador Mexicano (PSDB) na Lomba do Pinheiro. Depois, seguiu para a Vila Sertão II, em Belém Velho. Ao lado de Iracema da Rosa Boff (PFL), concorrente à Câmara, bateu de casa em casa. Entre uma visita e outra, Onyx deu uma rápida consulta veterinária à mãe de um menino atacado no rosto por um cachorro:

- A senhora tem de observar o cachorro por 10 dias. Se ele sumir ou adoecer, leve correndo o menino para o hospital. [Zero Hora, Política, 20/09/04]




Já era

Eu comentei no início do mês para um influente jornalista da Capital que as chances para tirar o PT da prefeitura se resumiriam ao dia 15 de setembro. Hoje o Correio do Povo publicou nova pesquisa para o Paço. Raul Pont parou nos 35%, e José Fogaça chega perto dos 20%. Parece que vai dar segundo turno.
Mas não adianta.
A oposição evitou polarizar o debate porque estava se borrando de medo de comentar pelo menos dois fatos:
1) Medo de repetir a eleição para o governo do Estado em 2002 e ver um candidato inexpressivo despontar à liderança em meio às acusações dos dois principais candidatos. Evitaram esse caminho e se deram mal. Esta semana o PMDB colocou nas ruas outdoors dizendo que só o partido derrota o PT. Meio difícil acreditar nisso, uma vez que o PMDB NUNCA governou Porto Alegre e só venceu os governos estaduais de 1986 e 1994 na esteira de planos econômicos que fizeram água depois de pouco tempo, caminho que o PT parece estar seguindo. Radicalizar a duas semanas da eleição e com 6% das intenções de voto, como é o caso de Mendes Ribeiro, é desespero. Pior que isso só querer se comparar a Germano Rigotto.
2) Medo de criticar o governo federal, não só pelos bons indicadores econômicos como pelo fato de que apenas UM candidato não está alinhado de alguma forma com o PT em Brasília – Onyx Lorenzoni, do PFL. Mas como ele está ganhando os eleitores do Jair Soares, deve obter uma votação expressiva para deputado federal em 2006 – o que é a verdadeira intenção de pelo menos metade dos candidatos à Prefeitura: encher cacife para concorrer ao Congresso daqui a dois anos.




Teja eleito.




E depois do jantar Lula-ACM...

Jorge Bornhausen, presidente do PFL, é interrompido por Onyx Lorenzoni, que protocola um pedido de expulsão de ACM do partido.

Reação de ACM:

“— Não conheço quem fez o pedido, só sei que é um candidato que anda muito mal nas pesquisas lá no Rio Grande.”

Mestre.




A crise da civilização ocidental

Bento Goncalves.jpg

Creative Commons License