Amando e tramando

dirceupatagonia.jpg

José Dirceu se separa e vai para a Patagônia - O ex-ministro termina casamento de 14 anos e, depois da viagem de 10 dias, muda-se para condomínio no interior de São Paulo.

Às 61 anos, o ex-ministro todo poderoso do governo Lula, José Dirceu, se prepara para começar vida nova. Casado por 14 anos, ele se separou da mulher, Maria Rita Garcia de Andrade, no final do ano passado. Está morando na casa de um bucólico condomínio em Vinhedo, no interior de São Paulo. (...) Durante o Carnaval tirou folga de tudo e passou 10 dias, acompanhado, viajando pelo sul da Argentina. (...)

Não estou articulando nada”, adiantou ele. “Agora, só quero cuidar da minha festa de aniversário. No dia 19 de março vou fazer uma festona para comemorar meus bem vividos anos.” (IstoÉ Gente)

Segundo o Lauro Jardim, Dirceu está articulando, sim, e tem conversado bastante com Lula: "Depois de um encontro entre ambos, há cerca de um mês, eles vem se falando ao telefone e através de intermediários."

Nada de mais, só estavam falando sobre Ushuaia.




ÓIGAME

Hugo Chávez: ¿Quién habla?

Fidel Castro: Óigame.

Hugo Chávez: Te oigo.

Fidel Castro: Ilustre y querido amigo, ¿cómo está usted?

Hugo Chávez: ¡Caramba, si es Fidel! (Aplausos y exclamaciones de: "¡Fidel, Fidel, Fidel!")

Fidel Castro: Oye, te estoy escuchando aquí en el Aló, Presidente, y todos los datos que has manejado en unos minutos ahí. Me parece muy buena la argumentación sobre el crecimiento, el PIB, sobre el decrecimiento del desempleo, muchas cosas muy interesantes.

Hugo Chávez: How are you, Fidel?

Fidel Castro: Very well (Risas). (BBC/Radio Rebelde)




Simplesmente terror

"Rosinha Matheus apresentará programa na TV Bandeirantes - Com apresentação de Rosinha Matheus, a TV Bandeirantes vai lançar oficialmente, na próxima quinta-feira (01/3), o programa "SIMPLESMENTE ROSINHA", sob a DIREÇÃO DE MARLENE MATTOS.

Segundo a emissora, o programa vai MESCLAR INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO, trazendo um bate-papo entre famosos e a mulher de Anthony Garotinho e ex-governadora do Rio de Janeiro pelo PMDB --que também vai falar de SAÚDE, BELEZA E COMPORTAMENTO. (Folha Online)

UPDATE: como a Leca falou nos comentários, também tem a linha de cosméticos, chamada "O SEGREDO DA ROSA". Tá no G1:

"Rosinha vai lançar uma linha de cosméticos, batizada de “O Segredo da Rosa”, que terá como alvo a classe média. Formada por 12 itens, a coleção terá 4 colônias, 4 sabonetes e 4 hidratantes. “O preço não será muito alto nem muito baixo”, afirma o marido de Rosinha, Anthony Garotinho."




Blog do Lembo

O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, agora livre do fardo governamental, voltou a dar aulas de Direito e a escrever. Lembo estreou hoje sua coluna no Terra Magazine.

Lembo começou com tudo e escreveu um texto DJENIAL. A tese do ex-governador é a de que o Bananão só é sério no carnaval:

"Todos os veículos de comunicação, no período de Carnaval, cobrem os acontecimentos com grande acuidade. Só especialistas são chamados a se pronunciar sobre os desfiles de escolas de samba, blocos, enredos, trios elétricos e demonstrações de maracatu. Não vale penetra."

Quando o ano começa, tudo desanda:

"Agora, porém, quando o ano se inicia, todos os fora-de-estrada comparecem. Falam sobre o que sabem e muito mais sobre o que desconhecem. Somos o país dos catedráticos, figura sempre no imaginário nacional."

"Nada mais chato que a pessoa que se leva a sério."

Lembo 2010 djá!




Demência moral profunda

O Träsel, membro desta Nova Corja, narra em seu blog pessoal a terrível experiência de ter sido vítima de um assalto. Talvez o mais revoltante de passar por uma situação desta é saber que, independente da raiva, em um total sentimento de impotência, só nos resta agradecer quando nada mais grave nos acontece. No caso do Träsel, nem ele nem sua mãe ficaram feridos. A parte que fala da “resposta pública” mostra a situação deplorável em que nos encontramos:

Telefonamos para o 190 e uma viatura da Brigada Militar [vazando litros de óleo do motor] chegou em 15 minutos. Foram atenciosos, mas não deram falsas esperanças. Um dos policiais informou que, dali, a rota mais óbvia seria descer a Terceira Perimetral, pegar a BR e ir para Esteio ou Sapucaia. Disse que em geral eles põem um carro para vigiar a rótula que leva ao aeroporto. Perguntamos se tinham feito isso e ele riu meio sem jeito, contando que a única viatura disponível para isso era aquela em que ele chegou até o local do crime.

A matéria de capa da Zero Hora de hoje mostra que a Brigada Militar prendeu “8,3 mil pessoas desde o início do ano” em blitzes que pararam o equivalente a 1/3 da frota de veículos do RS. Apesar disso, “o roubo de veículo aumentou 13,5% em janeiro” de 2007 e, como fica claro no post do Träsel, as condições de trabalho da polícia são sofríveis. Ter viaturas nos principais cruzamentos das cidade é o mínimo que se pode fazer. Se a Brigada estivesse posicionada estrategicamente, seria impossível os bandidos fugirem com o carro.

O Träsel acerta na mosca: “o Estado é inoperante porque o brasileiro tem pouca fibra moral”.

Continue lendo...




Tava com saudade, hein?

Na próxima quinta-feira estará de vollta a propaganda política obrigatória.

Nada melhor para começar a dose de demência do que o PSDC (Partido Social Democrata Cristão), do nosso querido José Maria Eymael.

Mas e a tal da cláusula de barreira? Pois é, rolou a costumeira demência e o TSE volltou atrás na questão da cláusula de barreira. Rolou um sambarilove e deu-se um jeitinho de aumentar o tempo dos partidos nanicos.




STF = Máfia

O Supremo Tribunal Federal, grande defensor dos valore$ con$titucionai$, está prestes a derrubar 10 mil processos de improbidade administrativa contra políticos, informa a Veja. A base da decisão é que a lei foi criada para se aplicar a administradores públicos, então não pode ser usada contra pessoas que ocupam cargos políticos, como o presidente, deputados, ministros de Estado e -- ora, vejam só! -- ministros do STF.

Pouco surpreendentemente, um dos ministros que já deu voto a favor da ação do ex-ministro de FHC Ronaldo Sardenberg, condenado a devolver dinheiro do contribuinte para fazer turismo em Fernando de Noronha, também tem processos por improbidade administrativa rolando contra si:

"A história da ação de improbidade é a história de improbidades", disse o ministro Gilmar Mendes, do STF, que votou a favor da tese defendida por Sardenberg. O que ele quis dizer é que os procuradores da República usam a lei de maneira abusiva. O próprio Mendes responde a duas acusações por improbidade do período em que era companheiro de Sardenberg no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Não é uma beleza? Talvez seja ignorância minha, mas imaginava que juízes diretamente envolvidos em algum caso tinham o dever de se declarar impedidos de julgá-lo. Claro que os integrantes do Supremo são na verdade ministros, e não juízes, não é mesmo? Deve ser por isso que têm demonstrado tanta falta de apreço pela ética da magistratura nos últimos anos, fazendo proselitismo político (Nelson Jobim) ou desandando a dar opinião sobre qualquer coisa (Mello, hoje no TSE). E essa é a gente que deveria defender o cidadão brasileiro dos abusos do Estado. Temei.




Disputará o nada

"O tucano Geraldo Alckmin vinha garantindo que não disputaria a prefeitura de São Paulo em 2010. Agora, mudou o discurso. Alckmin e seu grupo estão certos de que, sem a prefeitura paulistana, perderão influência até no PSDB. Recolhido nos Estados Unidos, Alckmin pavimenta seu projeto com discrição. Já conquistou o apoio de Fernando Henrique Cardoso, que passou a defender sua candidatura. As conversas de Alckmin ganharão voltagem em março, quando ele virá ao Brasil." (Holofote, Veja, 28/02/07)

O único problema é que não tem eleição para prefeito em 2010. Ou é 2008 ou é 2012.

Lapso ou maldade proposital com o Chuchu?




Reforma ministerial começa pelo mais importante

BenettBorat.gif
Ministro do Vai dar Merda é a surpresa de Lula para o 2º mandato




Rio Grande Suado

Preciso admitir que fiquei intrigado ao observar o ex-governador do RS Antônio Britto (PPS/ RS) na Livraria Siciliano folhear com interesse o livro Transformando suor em ouro, escrito pelo técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho.




Miocardiopatia nacional

"Janene terá direito a R$ 12,8 mil de aposentadoria - Um dos principais acusados no escândalo do mensalão, o ex-deputado José Janene (PP-PR) se aposentou. Ele garantiu um benefício mensal de R$ 12.847,20 da Câmara ao comprovar problemas de saúde - uma miocardiopatia grave. Janene protocolou o pedido de aposentadoria dias antes da abertura do processo por quebra de decoro contra ele no Conselho de Ética. Apesar da doença, o ex-deputado trabalhou ativamente na campanha eleitoral no Paraná em 2006." (Zero Hora)




Universo Edir

Pastor Flávio Alcaraz Gomes? Pastor Antônio Carlos Baldi?

O que era um dos mais fortes boatos circulando ontem pelo mondo hype/publicitário/comunicólogo gauchês está confirmado: a Rede Record, do bispo Edir Macedo, comprou a rádio (AM e FM) e a TV Guaíba, do sistema Sistema Guaíba-Correio do Povo. Quem confirmou foi o próprio diretor administrativo-financeiro da Guaíba, Carlos Bastos Ribeiro.

Para manter o pouco que sobrou da dignidade gauchesca ferida, cabe ressaltar que o tradicional jornal Correio do Povo não foi incluído no negócio. É o único consolo para os aposentados.

A Record, no RS, já é dona da tem como afiliada a Rede Pampa, reponsável pelo canal de TV, pelo jornal trash/fotográfico O Sul e pela rádio Pampa.




Fedeu

"Pai de ex-secretária de Marcos Valério é morto - O pai da secretária Fernanda Karina Sommagio, que denunciou o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, por suposto envolvimento no esquema do mensalão, foi morto na madrugada desta quarta-feira no bairro Mooca, em São Paulo. A vítima teria sido baleada após uma tentativa de assalto, porém, a polícia não descarta nenhuma hipótese sobre a morte." (Terra)




Ditadura Ambevista

freire2.jpg
Eu nem queria essa merda de cerveja, seus comunistas de merda

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, saiu no braço com o dono de uma casa noturna no camarote da Brahma, hoje de madrugada. "Ele disse que comunista tinha que ficar igual aos outros", contou Freire.

O ex-deputado era o único convidado que não vestia a camiseta da cerveja. Uma das produtoras da Brahma pediu que ele usasse a peça, mas ele se recusou.

Mais tarde, com um copo de cerveja na mão, ele afirmou que continuaria no camarote "até o fim".




Para acabar com a discussão

Concordo com o post do Brust, abaixo.

Aliás, acho que a Luana Piovani também deveria ser convidada para este tal de churrasco dos tios, junto com o ACM, com o Lula e com a Ellen Grace. Ou melhor, acho que eles deveriam decidir a questão toda no próximo programa da Hebe, com mediação da própria e do Datena.

Vejam só que coração: Luana até mesmo interrompeu o ziriguidum para dar a sua opinião sincera, com emoção, uma coisa bonita mesmo de ver:

LUANA PIOVANI - Eu quase me sinto culpada de estar aqui, por causa do que está acontecendo no Brasil [refere-se ao assassinato do menino João Hélio]. De qualquer jeito, estou aqui me divertindo, né?

FOLHA - É.
LUANA - Cara, é porque eu sou feliz. Eu estava lendo o Diogo Mainardi [colunista da revista "Veja"]. Eu estive pensando que se todos fizessem aquilo [Mainardi sugeriu que o Carnaval fosse cancelado], ia ser drástico, mas ia ser legal.

FOLHA - E por que não fez?
LUANA - Mas eu estou fazendo. Eu estou aqui dando a minha opinião para um jornal importante.
(Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo, 20/02/07)




Discurso de churrasco

Uma discussão que surgiu em meio ao misto de ataques histéricos e hipocrisia que se seguiu à morte do garoto João Hélio é a do peso que os fatores emocionais devem ter na hora de se tomar medidas de Estado. Em outras palavras, a tal histeria coletiva deve ser levada em conta no momento de reformularmos as leis para que elas se tornem mais rígidas? Duas vozes de peso – pelo menos político – responderam "não" a esta pergunta ao longo da última semana. Uma delas, a do presidente. A outra, a da ministra do STF, Ellen Grace. Ambos recomendaram ao congresso que não tomasse decisões motivadas pelo calor do momento, pelo ódio da baba que escorre da boca da classe média pedindo sangue no Jornal Nacional.

Continue lendo...




Forró e choradeira

Início de legislação é sempre uma festa democrática. Novas figurinhas, novos discursos, novas voLLtas. E a escolha dos integrantes das Comissões nem se fala...

Ontem foram instaladas as 20 comissões permanentes e escolhidos seus presidentes. Paloffi vai aproveitar sua experiência na Prefeitura de Ribeirão Preto e no Ministério da Economia e será 2º vice da comissão de Finanças.

Mas não há nada mais divertido do que a Comissão de Educação e Cultura. Além dos apagados deputados Gastão Vieira (PMDB-MA) e Osvaldo Reis (PMDB-TO), fazem parte da presidência da Comissão a deputada chorona Maria do Rosário (PT-RS) e o deputado abaixo, outro recordista de votos entre os paulistas.

franckaguiar1.jpg

Frank Aguiar (PTB-SP) certamente irá propor o ensino obrigatório de música em todas as escolas do país. Acho válido. E, além do mais, o próprio deputado pode contribuir com suas poesias arretadas:

Daquele jeito com uma gatinha do lado
Com um shortinho colado
Mostrando o capô de fusca

Onde tiver forró, capô de fusca
Se rolar cerveja vem, capô de fusca
Gosto de um capô de fusca todo ajeitado
Um capô de fusca desses
Quem é que não é chegado


P.S.
: faltou citar alguns outros membros da Comissão de Educação e Cultura: Clodovil Hernandes, Ivan Valente e a Zero Hora disse que a Manuela D'Ávila também fazia parte, embora seu nome não esteja no site da Câmara.




Menos, Eucatex

Paulo Maluf, o deputado federal mais votado pelos paulistas, fez ontem seu primeiro discurso do novo mandato na Câmara. Entre outros pontos, fez uma previsão do futuro:

- "Tenho convicção que a competência dos nossos colegas deputados e deputadas vai aperfeiçoar o PAC. Daqui vai sair um rumo para o desenvolvimento acelerado do Brasil".

- "Guardadas as devidas proporções, o PAC é uma espécie do New Deal do presidente Franklin Roosevelt nos Estados Unidos, que resgatou a economia americana do desastre financeiro em 1929".

Brasil no Primeiro Mondo em 2010.




Depois do carnaval, guarde sua máscara do Chávez

O governo está prontinho para entregar ao Congresso o texto com as sugestões para a reforma política que deve dar mais envergadura a Lula para ele não se sentir tão diminuído em relação às vocações democráticas de Hugo Chávez. O documento propõe a regularização de plebiscitos e referendos para que suas convocações passem alheias ao crivo do Legislativo. Ele seria encaminhado hoje ao Congresso, mas com a visita de Evo Morales devem ter ficado com vergonha e adiaram a entrega para depois do carnaval.

Com os presidentes que temos nas respectivas Casas - Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Renan Calheiros (PMDB-AL) -, o projeto do Executivo deve entrar logo na pauta do dia, ao estilo da emenda da reeleição FHC, votada na surdina em 1996. Por sinal, a única reeleição que deve ser cortada, segundo o projeto, é para os senadores.

Nisso eu concordo. Conheço um que ficou 16 anos por lá sem fazer porra alguma e virou prefeito de Porto Alegre também sem se esforçar muito. Claro que o fim da reeleição para cargos executivos não foi citada.

Lula vai conseguir pôr em prática o que sempre quis: governar sem dar satisfações ao Congresso. Ele tentou isso no primeiro mandato e levou o Mensalão. Para o segundo, deve conseguir se superar: entre outras medidas o projeto prevê o recall de candidatos eleitos que não atingiram a meta prometida em campanha.

Não adianta, se tem duas idéias que precisam ser abandonadas por uns bons 20 anos são o uso de plebiscitos e referendos e instalar o Parlamentarismo. Não dá, é muita bananice: troca de governo a cada 10 meses. Mas ao menos temos Lula e PT para nos salvarmos da instabilidade institucional.

Continue lendo...




Tonho da Lua para ministro da Comunicação

A relação do PT com a imprensa me lembra aquele personagem autista da novela Mulheres de Areia, o Tonho da Lua. Ele era gamado na Ruthinha, um doce de pessoa. Mas ela tinha uma irmã gêmea do Mal, a Rachel. O Tonho era sempre vítima da Rachel, e repetia: "A Raacheeell é maááá". Mas, talvez por ironia – ou alguma conspiração da mídia local –, ele nunca conquistaria a irmã boazinha porque ela não queria se casar com um retardado que só sabia construir castelos na areia da praia.

frota.jpg
"A Rachel lê a Veja. Ela é má"

Daí vem à tona toda essa contenda dos petistas contra a mídia que culminou nesse projeto destrambelhado para "Democratizar a Mídia". Besteira. Os petistas sempre correram atrás dos jornalistas e já tive que assistir alguns pularem de emoção quando conseguiam plantar uma notinha na coluna da Rosane de Oliveira, na Zero Hora. E quando davam bola para o que falavam, depois reclamavam pelas costas. Eles precisavam de mais atenção, oras.

Na real, a Ruth é que era má.

Coitada da Rachel: só queria que o Abobado da Enchente se flagrasse que todos tiravam sarro e ninguém se importava com a História dele.




Contra a demência estatal, fique nu

"Mulher tira a roupa em agência da Previdência em Santo André - Uma vírgula pode ter levado uma segurada a ficar nua no interior e, depois, na frente da agência do INSS de Santo André (Grande São Paulo). L. de F., de cerca de 45 anos, se despiu ao ser informada de que teria de atualizar seu cadastro antes de passar pela perícia médica marcada para aquele dia." (Folha Online)




Sempre é carnaval em Porto Alegre

Luciano Lanes / PMPA
fog.jpg
O prefeito José Fogaça (PPS) é a imagem do carnaval porto-alegrense




Office-boy do Pê Tê

"Rigotto será 'ajudante' de Lula - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva designou o ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto (PMDB) como um de seus "ajudantes" nas negociações com os governadores e o Congresso sobre a reforma tributária. Segundo Rigotto, que participou de parte da reunião desta terça-feira (13) do Conselho de Coalizão com Lula, a sua função não é de ministro sem cargo, interlocutor ou coordenador." (G1)

UJS


Insuperáveis

Brasileiro é melhor em tudo.

pedrodossantos.jpg
Pedro Paulo dos Santos: reitor do universo

A matéria do Estadão sobre o brasileiro que deu um golpe de US$ 300 mil na Universidade de Georgetown (EUA) é a síntese do país. Aliás, tem sido bastante fácil sintetizar o Bananão ultimamente.

Com um currículo falso e plagiando palestras, Pedro Paulo dos Santos, 39 anos, conseguiu chegar ao cargo de coordenador do programa de estudos brasileiros da universidade, totalizando CINCO anos de trabalho na instituição. Com isso, falsificou 118 cheques e roubou US$ 311.150.

Quando os jesuítas começaram a compreender a GINGA LATINA e a coisa fedeu, Santos fugiu para o Rio de Janeiro - obviamente.

Vou estar no Brasil na hora em que você pegar este recado”.

Universo = grande Unip.




Mondo UJS

Não dá orgulho ver os novos deputados já preocupados com os problemas essenciais do país?

Manuela D´Ávila (PC do B-RS) é um exemplo. Mal começou seu primeiro mandato como deputada federal e já foi à luta por uma nobre causa de interesse nacional e de todos os gaúchos:

"Deputados se unem a estudantes pela volta da UNE à sede - Cerca de 130 estudantes acampados no terreno da antiga sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), no bairro do Flamengo, zona sul do Rio, fizeram nesta segunda-feira um ato público em defesa da retomada do local pela entidade. Participaram os deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ), Manuela D´avila (PC do B-RS), e Edmilson Valentim (PC do B-RJ). Os estudantes leram um manifesto em favor da causa com assinaturas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do arquiteto Oscar Niemeyer, do poeta Ferreira Gullar e de artistas, como Chico Buarque, Beth Carvalho e o ministro da Cultura, Gilberto Gil." (Estado)




Bom dia, Pê Tê

"A Editora Objetiva informou em sua página na internet que lançará em março o livro "Sobre Cigarras e Formigas" escrito pelo ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci. A obra, de acordo com as informações da editora, trará explicações sobre a política econômica implementada por Palocci no período em que ocupou o cargo de ministro da Fazenda do governo Lula. A editora também adianta que o livro conterá "detalhes" sobre a passagem de Palocci no governo." (G1)




TÊ VÊ PÊ TÊ

Não existe possibilidade de respeitar o Pê Tê.

Fico 4 dias longe das notícias e, na volta, só encontro desgraça. Criança morta depois de ao ser arrastada por bandidos e o Pê Tê querendo criar a TÊ VÊ PÊ TÊ. Aparentemente distantes, os dois acontecimentos são a síntese da desgraça nacional e o exemplo supremo da demência que toma conta do país.

Já tinha postado um trecho da Folha dizendo que os petistas iriam se reunir com o ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), para discutir a criação da TÊ VÊ PÊ TÊ.

Desde pequeno aprendi que só se deve respeitar quem me respeita. Não tenho respeito nenhum pelo senhor Raul Pont. O deputado gaúcho certamente é um exemplo do que existe de mais lamentável na política nacional. Infantilidade (com plenos 63 anos), politicagem, falta de caráter, oportunismo e deturpação ideológica de um adolescente de 15 anos são as palavras mais elogiosas que me vêm à mente quando penso em Raul Pont.

No início de janeiro, Pont e o Pê Tê-RS deram a mais cabal demonstração de irresponsabilidade ao votar contra o veto da desgovernadora Yeda Crusis para derrubar um aumento concedido para o judiciário gaúcho. O Rio Grande do Sul está quebrado e o único motivo para o Pê Tê ter votado contra o veto foi o mais sujo jogo político. Raul Pont, mais uma vez, mostrou que está se lixando para a sociedade gaúcha. É a total falta de respeito por todas as pessoas que habitam no RS.

Pois eis que é da boca do irresponsável petista que saiu uma das maiores pérolas em defesa da TÊ VÊ PÊ TÊ:

Não queremos que essa TV dê notícia a favor do governo nem faça propaganda do PT, mas achamos que atualmente a cobertura é muito parcial e unilateral”. – Raul Pont.

É o espírito Marilena Chaui dominando o Pê Tê: todas as denúncias sobre a lama petista são invenção da mídia malvada, mancomunada com o grande capital especulativo internacional.

O comentário lastimável de Pont foi feito depois da divulgação da resolução do diretório nacional do PÊ TÊ. O Reinaldo Azevedo faz os únicos comentários possíveis sobre os trechos do documento que tratam da TÊ VÊ PÊ TÊ e da “democratização da comunicação”.

Jamais haverá limite para a canalhice petista.




Abraçço

"O abraço escondido em Dirceu - No mesmo jantar em que criticou colegas de partido, num hotel em Salvador, o presidente Lula deu um caloroso abraço no deputado cassado José Dirceu. O encontro entre o presidente e seu ex-chefe da Casa Civil ocorreu na madrugada de sábado, depois que seguranças colocaram os fotógrafos para fora do salão

- Estou em casa - dizia Dirceu, circulando entre as mesas no jantar.
" (Zero Hora)




Que pasó?

Mudar de residência é salutar. Ao colocar as revistas na caixa, encontrei a revista Carta Capital número 222. Data: 8 de janeiro de 2003. A capa mostra um Lula recém-empossado com o punho direito erguido e a manchete: "O Brasil que virá". Alguns momentos reportados por Bob Fernandes durante a posse:

1) "A cada minuto alguém se chega. Fidel Castro ouve, troca algumas palavras, cumprimentos, depois vira-se, para a esquerda, e indaga: 'Daniel, que pasó?'. Daniel faz a tradução. (...) Lá vem alguém abraçá-lo, contar a última e Fidel, depois de murmúrios e cumprimentos, recorre: 'Daniel, que pasó?'. (...) Daniel, o codinome de José Dirceu quando, nos anos 70, exilado, treinou guerrilha na Cuba de Fidel."

2) "Os preparativos para a festa idealizada pelo publicitário Duda Mendonça e coordenada por Sílvio Pereira, do PT, começaram 41 dias antes (...) No início da tarde, a dupla sertaneja (Zezé Di Camargo e Luciano) sob um sol de 32 graus, canta na esplanda um hino da campanha Lula 2002: 'Que é que há com o meu país?'. (...) Lula, ao entregar seus preferidos a Duda Mendonça, pediu: 'Eu gostaria muito dessa música na campanha'."

3) "No Palácio do Planalto, (...), não se vê o PFL. Cláudio Lembo, vice-governador de São Paulo, localizado, confessa: 'Sou um sobrevivente!'."

4) "Na noite do dia 1º de janeiro de 2003, Palácio do Planalto vazio, Palácio da Alvorada abarrotado para cumprimentos a Lula, da Silva, resta um mistério: Cristóvam emprestou sua caneta para Gil assinar a posse e Gil a emprestou para Furlan, que a emprestou para Dilma Roussef. De repente, a caneta desapareceu. Onde estará a Bic?".




Democracia à brasileira

“Um país onde é possível um metalúrgico chegar à Presidência, um petroquímico chegar ao governo da Bahia, um advogadozinho ainda meio chumbrega chegar a governador de Sergipe, um bancário chegar a governador do Piauí e uma mulher com a perna quebrada (Ana Júlia) chegar ao governo do Pará só pode ser uma democracia.”

Luíz Inácio Lula da Silva, Presidente da República, 10 de fevereiro de 2007.




Marta para a Esplanada

"A ex-prefeita Marta Suplicy disse ontem que é 'favorável' à convocação de plebiscitos desde que obedecidas às regras legais atuais. Disse discordar da idéia de o presidente pedir uma consulta popular sem autorização do Congresso. A tese é de um grupo, ligado à ex-prefeita, do PT paulista a ser debatida no 3º Congresso do partido. Ela disse que não leu o documento do grupo." (Na Folha de hoje, para assinantes)

Não dura um ano na Esplanada dos Ministérios.




Lenda Urbana do Botox

Existe uma lenda urbana petista desde 2003: Marta Suplicy quer ser candidata a presidente da República em 2010. Como qualquer pessoa sensata, embarquei no folclore. O problema é esse encontro do PT em Salvador.

O grupo de beócios grudados na ex-prefeita de São Paulo defendem o direito do presidente convocar plebiscitos sem autorização do Legislativo. No caso, a ordem dos próximos anos seria o povão escolher se quer um terceiro mandato para Lula, mas não exatamente para ele.

A proposta acabaria por servir para votar "democraticamente" um terceiro mandato. A idéia nem mesmo é rechaçada pelos petistas. Do deputado Devanir Ribeiro (PT/ SP), um dos autores do documento: “Sou contra a possibilidade de um terceiro mandato para presidentes, mas uma vez aprovada a proposta, não há como garantir que a bancada não apresente no Congresso um pedido desse tipo”. Ele defende o caráter democrático da proposta.

Muito democrático. Deixa Lula na obrigação política de aprovar, mas com a certeza de que ficará desmoralizado se concorrer uma terceira vez. Mas aí, adivinhe: quem foi a primeira a sugerir a idéia leva os louros.




Bom dia

Em campanha por anistia, José Dirceu abre reunião do PT

"A campanha pela anistia do deputado cassado José Dirceu (PT-SP) foi lançada, ainda que de forma discreta, em uma homenagem prestada ao ex-ministro pela ala da Juventude Petista, ligada ao chamado Campo Majoritário, que comanda a legenda."




PSDB = Lamers

Política: Presidente fala em desviar dinheiro do PAC com Dirceu

"Veja o video, em que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que deixou o governo no inicio do escandalo do mensalão, neste sábado flagrado conversando com Lula com a frase, "Quanto disso vira para nossa conta na suiça (risos) " sem saber que estava sendo gravado, conversando na residencia de Lula sobre os 505 Bilhões do Progama de Aceleração e Crescimento (PAC)."

Depois de todas que Dirceu aprontou nas últimas semanas - eleição de Chinaglia na Câmara e fazer Tarso Genro ficar com medo de proferir a palavra corrupção no texto que elaborou para apresentar no encontro petista que ocorre neste domingo para definir as ações do Campo Majoritário no poder do partido e da República - eu até clicaria no vírus que veio nesse spam. Melhor os tucanos arranjarem uns hackers melhores.

Ainda tem as "idéias" que o pessoal da Marta quer apresentar em Salvador. Escreverei mais sobre o encontro e as infinitas tendências do partido amanhã.




Walter = PÊ TÊ




Vai que é tua, Feijó

Ao tentar mostrar que está cagando para cargos de vices, a governadora Yeda Crusius acabou por meter as mãos na privada. Ela nomeou o tesoureiro de sua campanha, Rubens Bordini, como vice-presidente do Banrisul. Vocês devem se lembrar do caso.

A campanha de Yeda quase foi para o brejo em meados de setembro passado por absoluta falta de competência orçamentária, que resultou em calotes a produtoras e marqueteiros. Agora, ele está logo abaixo de Fernando Lemos na direção do Banrisul.

Para se ter uma idéia do desespero tucano à época, o próprio Rubens doou R$ 5 mil reais no dia 18 de setembro de 2006 à Yeda - poucos dias depois da debandada de Chico Santa Rita e sua equipe levarem um senhor calote da então candidata.

A ligação de Rubens com Yeda tem uma história: ele também doou R$ 1 mil para a campanha dela à Câmara Federal em 2002.

Funcionário de carreira no Banrisul desde 1964, em documento taquigrafado de 16 de março de 1995, respondeu a argüição pública dos indicados para o cargo do Banrisul S.A. - Corretora de Valores Mobiliários e Câmbios - e conseguiu a indicação dos deputados para quase quebrar o banco durante o governo Britto.

Rubens também trablhou no governo Rigotto. Foi diretor da Banrisul Administradora de Consórcios. Essa deve ser outra pista para a surpresa de Yeda quando viu o rombo das contas do Estado. Afinal, cargos de segundo escalão são irrelevantes e o PSDB nunca teve responsabilidade por eles.

Yeda quis mostrar quem manda, mas só conseguu dar mais razão a Feijó. Incrível.




Primeiro discurso

Cloclô fez hoje seu primeiro discurso na Câmara dos Deputados.

Melhores momentos:

Depois de ter sido cortado pelo Presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia:

"O senhor Chinaglia me botou para fora sem dizer nada, é muito mal-educado. Eu ouvi ele uma hora falando no meu ouvido quando queria o meu voto [para a presidência da Câmara]. Eu não preciso dele para nada. Estou aqui por desejo das pessoas e não dele".

Pedindo silêncio:

Fala-se muito em decoro parlamentar. Eu não sei o que é decoro com um barulho desses enquanto a gente fala. Aqui parece um mercado. Isso aqui representa um país? Nem na televisão, que é popular, se faz isso".

Dirigindo-se ao MESTRE:

As pessoas egoístas não conseguem nada. Se até o corpo fica debaixo da terra, imagine os atos, não é doutor Paulo Maluf?

Réplica do MESTRE, totalmente mestre:

Quero lembrar para os que não o conheceram pela televisão que vossa excelência fala, através da sua argumentação, aquilo que com sinceridade pensa. Com certeza que será um dos mais ativos e polêmicos membros dessa Casa."

Glamour sem limites:

"Vamos deixar a preguiça de lado, arregaçar as mangas, de preferência com elegância, é claro, e trabalhar de verdade, com a verdade do País, para o povo".

Pura diversão sem fim.




O que Lembo faria?

L.C. Leite/Folha Imagem
kassab.jpg
"Aqui não é lugar pra protesto. Aqui tem gente doente"

Pensava que o Transtorno se restringia ao Piratini. Para completar o soneto da baixaria de ontem, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL) disse ao Jornal da Globo que quem deve pedir desculpas é o agredido, e não ele. Requinte e sofisticação na herança de Serra à capital paulista. Vollta, Lembo




Novo Jeito Tarja Preta de Governar

Eu tentei perguntar à então candidata para antecipar maiores problemas:

"A senhora teve problemas estomacais durante a campanha e cancelou diversos compromissos e debates, o que gerou desconfiança sobre a sua saúde. A senhora faz algum tratamento médico? Se sim, quais remédios toma?".

Pouco mais de um mês depois de tomar posse, a governadora Yeda Crusius já apresenta sinais de estresse: "Tenho dormido pouco porque acordo a uma certa hora pensando naquilo que não resolvi no dia anterior. Vem tudo resolvido, mas não se dorme mais", declarou em entrevista à edição dominical de Zero Hora.

Segundo integrantes do governo, ela sofre com a pressão cotidiana - entre os problemas, os atritos com Paulo Feijó. É o Novo Jeito Tarja Preta de Governar, exatamente o que os gaúchos merecem.

E não, tu não pode morrer de insônia, Yeda.




Mais louco é quem me diz

Mal conseguiu eleger Chinaglia e retomar um naco do poder perdido com os escândalos, e o PT voltou a se estrangular para ver quem sai melhor para 2010. Nunca deixo de me esquecer que José Dirceu virou apenas um militante do partido.

Deve ter sido por isso que ele enviou Marco Aurélio Garcia para garantir aos jornalistas que a anistia não foi assunto na última reunião do Campo Majoritário: "Ele não falou disso, ele disse que não está preocupado em colocar na ordem do dia isso".

A coisa chegou a tal ponto que até Valter Pomar e Raul Pont desaprovam a idéia. Pomar chegou a dizer que "a anistia de Dirceu não é prioridade do PT, não é prioridade do governo, não é prioridade do país".

É mesmo uma boa questão. Gostaria que alguém me dissesse para quem ele interessa.




TV pública, gratuita, de qualidade e do Pê Tê

"O ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) recebe hoje a direção do PT para debater um projeto que começa a ganhar corpo neste segundo mandato: a criação de um canal público de TV, com abrangência e programação nacionais. Em reunião na semana passada com a comissão política petista, Lula deu sinal verde para que as discussões fossem iniciadas dentro do governo. Um dos primeiros passos será descobrir de que forma as estruturas já existentes, como a da TVE, poderão ser utilizadas. A TV digital também está nos cálculos do Planalto, que vê seu advento como um dos pilares do plano de "democratizar os meios de comunicação" no país." (Radar, Folha de S. Paulo, 05/02/07)

Vou ligar pro Raul Pont para ver se ele me explica o que diabos a DIREÇÃO DO PÊ TÊ vai fazer em uma reunião sobre a criação de um canal de TV do GOVERNO.

Enquanto o universo não virar um grande Granma, os petistas não vão sossegar.

King


Oi, bom domingo

Não adianta, democracia não se aprende fazendo assembléia partidária, assim como ter fé não é uma questão de quantas vezes se vai à igreja. Ou o sujeito preza a liberdade, ou não preza.

Para José Dirceu e sua turma, a liberdade é boa, desde que a Polícia Federal, o Banco do Brasil, o Ipea, o IBGE, as agências reguladoras e demais entidades públicas atendam ao seu projeto político privado.

Nunca é demais lembrar com quem estamos lidando. E que ninguém foi para a cadeia, Dirceu continua influindo no governo, Lula segue falando muito e fazendo pouco.




Remember the King

2.jpg
Mais virgindade aí, por favor




Piada pronta

Bancodofulano75.jpg




Faz o 4

O PT comemorou no Clube das Nações, em Brasília, a vitória de Arlindo Chinaglia para a presidência da Câmara.

Segundo matéria do Terra, chegou no MESMO carro de Chinaglia (carro oficial da presidência da Câmara, aliás), José Borba (PMDB-PR), que renunciou em 2005 por causa do mensalação - aquele que nunca existiu.

Para a festinha, estavam todos lá: Paloffi, Berzoini, João Paulo Cunha, José Mentor e, é claro, Professor Luizinho:

"A certo ponto de animação na festa, alguns petistas não queriam ser fotografados com bebidas e expulsaram os fotógrafos presentes. Para emitir um sinal de boa vontade, permitiram a permanência dos repórteres. (...) "Tá vendo. Eu não estou bebendo", disse o Professor Luizinho (PT-SP), ex-deputado também acusado de participar do mensalão."




Sindicato = máfia

Um leitor que pede para não ter o nome divulgado indicou uma página de vídeos mostrando o que seriam diversas falcatruas do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos de São Paulo, inclusive com um suposto desvio de dinheiro para o PT. Na mensagem, o leitor contextualiza os vídeos:

Parece que um cara foi expulso do Sindicato dos Correio aqui de SP. Sem brincadeira, o sobrenome do fulano é Trabuco! Pois este Trabuco não ficou contente e foi tomar satisfação com o presidente da CUT de São Paulo, um petista chamado Edilson. Trabuco aproveitou e filmou tudo e colocou no You Tube.

O sindicato se defende, acusando Trabuco por desvio de verbas e outras safadezas. Conforme uma fonte na Folha de São Paulo, os vídeos seriam uma armação. Seja como for, o simples fato de essa pendenga existir indica que uma coisa é certa: sindicato só serve para locupletar malandros e transformar analfabetos em presidentes da República.




Piá ingrato

Na Folha de S. Paulo de hoje: "Ao menos cinco convidados menores de 10 anos usavam terno e gravata ontem, na solenidade de posse dos novos parlamentares. João Humberto, 8, neto do deputado Humberto Souto (PPS-MG), observa a mãe, Júnia, dizer a repórteres que o garoto está "superenvolvido" com as "lutas políticas" do avô, e discute meio ambiente com ele. 'Diz que o vovô é honesto, diz', pede Júnia. O menino não abre a boca".

Guri desnaturado. Agora a mãe não vai ser nomeada em gabinete algum.




Bancada arco-íris

pompeoclodovil1.jpg

(Dica do leitor sisqueci.)




Alagoas no poderrr

renancollor.jpg
"Em 2010, é nóis." (Adriano Machado/AE)

Como esperado, Renan Calheiros foi reeleito presidente do Senado com 51 votos contra 28 de José Agripino Maia (PFL-RN).

Nenhuma surpresa também no fato de o senador Suplicy não ter conseguido votar.




Tiro no Pé do início do segundo mandato

Arlindo Chinaglia vai honrar a fama do PT e perder fragorosamente a eleição à presidência da Câmara. Basta olhar para os senhores da foto abaixo e ler acordo que firmaram.

untitled.bmp
Estes senhores vão decidir quais CPIs
serão arquivadas no próximo biênio

Foi estabelecido que a 1ª vice-Presidência caberá a um deputado do PSDB e a 2ª vice-Presidência, que acumula a Corregedoria da Câmara, a um do PR. O 1º secretário deverá ser um deputado indicado pelo PMDB e o 2º secretário, pelo PP. Ao PMDB caberá ainda a 3ª Secretaria; enquanto o PFL ficará com a 4ª Secretaria. A 1ª suplência será ocupada pelo PTB; a 2ª suplência pelo PDT; a 3ª suplência pelo PPS; e a 4ª suplência pelo PT - o mesmo que nada.

Resumo: ou vai ou racha para o PT. A História costuma mostrar que racha.

Não dá para culpar Aldo Rebelo por costurar esse acordo. Os petistas fizeram de tudo para esvaziar a candidatura dele e se roeram quando o comunista disse que eles queriam concentrar poderes - Executivo (PT) + Câmara (PT) = nada bom para a prática. Ele está certo.

Casualmente, lembro agora que os podres do Valerioduto no Congresso só vieram à tona depois que João Paulo Cunha (PT/ SP), um mensaleiro, não conseguiu se reeleger presidente – tentou forçar a postulação e não conseguiu, para quem não lembra – e o PT ainda perdeu com dois candidatos para Severino Cavalcanti (PP/ PE).

Depois de todas que aprontou - e outras que ainda vão aparecer -, o PT não merece presidir nem uma quitanda de Taguatinga.




Uiliam Vu

woo.jpg

Não é só o Cloclô que está abalando a nova Câmara dos Deputados.

Surgiu mais um concorrente ao TROFÉU DEMÊNCIA 2007. É o deputado tucano William Woo. Woo entrou na disputa pelo troféu ontem, quando levou a família inteira para conhecer as dependências do poderrrr legislativo. Woo não gostou da restrição ao número de familiares (cinco) que cada deputado poderia convidar para a posse:

"Veio a família toda. Só não trouxe o cachorrinho porque não ele pode entrar". (Folha de S. Paulo)

Hoje, na posse, Woo não fez por menos:

"Sem cerimônia, o tucano sambou no salão verde da Câmara, lembrando a cena protagonizada pela ex-deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), que dançou no plenário para comemorar a absolvição de um deputado acusado de envolvimento no escândalo do mensalão. (...) "A minha dança é para ressaltar o meu desejo de recuperar a imagem da Câmara. Todo brasileiro vai querer dançar com esta motivação". (Folha On-line)

Preciso do vídeo disso, peloamordedeus.




Merece um blog

Ainda não criaram um blog exclusivamente para acompanhar o mandato do Clodovil?

DEMORÔ.

"O deputado federal Clodovil Hernandez (PTC-SP) se destacou entre seus colegas na cerimônia de posse de hoje, na Câmara dos Deputados. De chapéu e bengala, ele era um dos poucos deputados que preferiu usar um terno claro para a posse. A maioria opta pelas cores escuras."

Sobre o PAC:

"O que é isso? O que são essas siglas? (...) É plano, não resolve nada, tem de colocar em ação. Não ficar no papel."

(...)

"Os repórteres retrucaram e disseram a Clodovil que ele precisaria votar o PAC, pois o projeto seria votado no Congresso. "Tanta coisa vem para cá e nem sempre são coisas boas. Você pode, inclusive, não gostar de mim dizer que não sou uma coisa boa. Isso é um problema seu, não meu." (Folha On-line)

Melhor do que isso, só a entrevista do Collor para a Folha (aqui e aqui). TOTALMENTE transtornado.




Demência de todos os gaúchos

O vice-governador Paulo Feijó (PFL/ RS) entregou uma cartinha para Yeda Crusius na casa da governadora. Pediu a saída do presidente do Banrisul - apadrinhado do senador Pedro Simon (PMDB/ RS) desde o governo Rigotto. Yeda deu 48 horas para Feijó apresentar provas de supostas da gestão de Fernando Lemos à frente do Banrisul entre 2003 e 2006.

O vice declarou o seguinte:

"Entendo que o Fernando não é um bom gestor. Tenho dúvidas que nunca foram esclarecidas. Ele já foi condenado em um processo por improbidade administrativa. Profissionalizar o Banrisul é importante", disse Feijó, sem dar detalhes sobre as supostas irregularidades.

Se quiser apresentar alguma coisa para a governadora, Feijó nem precisa ir muito longe. Basta ligar para o deputado estadual Ruy Pauletti e o senador Álvaro Dias, ambos do PSDB.

O senador paranaense apresentou dados que revelam a empresa uruguaia Esfort Trading, dona de 99,9% do capital social da Garanhuns Empreendimentos, remeteu US$ 1,1 milhão a uma agência bancária do Banrisul nas Ilhas Cayman, paraíso fiscal no Caribe.

A Garanhuns Empreendimentos, Intermediações e Participações aparece como sacadora de R$ 6,037 milhões das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza no Banco Rural.

Na esteira da denúncia que tomou contornos do estilo Tiro no Pé do PT, o deputado estadual Ruy Pauletti pediu audiência pública sobre o assunto e apresentou perguntas ao presidente do banco:

1- Se existe agência ou órgão vinculado ao Banrisul nas Ilhas Cayman?

2- Se afirmativa a indagação, quando foi instalada?

3- Se afirmativa a indagação, qual a finalidade da sua existência?

Eu ligaria primeiro para Pauletti. Ex-líder do PSDB na Assembléia, foi alijado do governo Yeda por ter sido contra a supertungada apresentada pela Desgovernada e que sofreu uma megaderrota antes mesmo do governo iniciar. Conhecendo o modus operandi do PSDB gaúcho, apostaria uma ceva de que Pauletti devolveria a faca que Yeda lhe meteu nas costas.




Rumo a 2010

serra.jpg
José Serra (PSDB/ SP) acaricia a cadela Anny durante homenagem

Creative Commons License