O movimento estudantil e a vida

Uma condição fundamental para ser um político articulado é ter participado ou de movimento estudantil ou de movimento sindical. A política REAL nada mais é do que uma extensão desses dois.

Antes de qualquer reunião, sempre há uma "preparação" para se discutir o que será falado, o que se responderá contra possíveis críticas ou objeções que surgirão. E, acima de tudo, para definir a RESPOSTA CHAVE.

José Genoino escolheu a resposta chave perfeita - porque a única, por sinal - para este Roda Viva que acabou há pouco: "vamos deixar que tudo seja investigado".

Com isso ele respondeu a todas as perguntas mais diretas sobre o que já apareceu na mídia sobre o escândalo todo. À primeira vista, parece que ele se deu bem. Olhando mais de perto, percebe-se que ele se esquivou de todas as respostas. Olhando mais de perto ainda, ele está claramente mentindo.

Percebam a diferença entre as falas de José Genoino (ou de José Dirceu, também no Roda Viva) e as falas de Roberto Jefferson. Não é porque um fala melhor do que o outro; todos têm a mesma experiência. Roberto Jefferson consegue se sair muito melhor do que os petistas porque está falando a verdade. E está falando a verdade confortavelmente.

Como alguém fala a verdade, acusando ou se defendendo? Respondendo a tudo. Se você conhece um assunto e está comprometido com a verdade, vai fazer questão de responder a todas as questões, entrar em todos os mínimos detalhes. Vai ter segurança para dizer "eu não sei isso, não posso afirmar nada", tanto como "isso aconteceu assim e assim". Vai achar a medida exata entre esclarecimento do que houve e mostrar que quem acusou você está mentindo.

Por que Genoino não respondeu diretamente às perguntas? Porque sabe que, se fizesse isso, as contradições seriam imensas, em um momento ou em outro iria cair em contradição. Genoino fez o que lhe resta fazer, agora que as investigações estão somente começando - embora já haja muita coisa suja que necessite de explicação.

Creative Commons License