« Cozinha e a última flor do Lácio | A Economia da Haute Cuisine | A quilo - Parte 2 »

A Economia da Haute Cuisine

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Em uma entrevista para o EconTalk, o economista Tyler Cowen discute um pouco por que o governo subsidia a arte, mas não a haute cuisine. Começa na marca de 34:13. Aqui está o resumo do site, traduzido:

Um ouvinte pergunta: Por que não há financiamento de comida de luxo, da parte de governos ou de indivíduos, análogo ao modo como orquestras e músicos individuais são convidados por cidades? O que diferencia o chef do maestro? Os franceses encorajam comida e chefs franceses. A política agrícola pode, em parte, manter a alta qualidade da comida. O governo de Cingapura criou os hawker centers intencionalmente. Mas os EUA fazem mais pela arte do que pela culinária. Problema de escolha pública: pode simplesmente haver menos lobby nos EUA por grupos de culinárias, e a comida barata é mais subsidiada. A emissora Food Channel é o setor privado. Outro ouvinte de Montreal pergunta: É desafiador para um defensor do livre-mercado que um país tão intervencionista quanto a França produz tanta boa comida. Há um custo. A especialização francesa em comida francesa limitou a inovação e as outras escolas culinárias na França.

Os leitores do Garfada que estiverem visitando os EUA, ou mesmo moram no país, certamente se interesserão muito em ler Tyler Cowen's Ethnic Dining Guide.

Cisco | 13.03.2007, 21:59