« Pergunta: Decepção? | Merluza com laranja e amêndoas | Infarto engarrafado »

Merluza com laranja e amêndoas

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Decididos a instaurar um jantar internacional por semana, resolvi dar o primeiro passo com uma receita que dizem ser espanhola. Seria bom alguém confirmar se realmente alguém come isso por lá. Não que seja importante.

Pois bem, reproduzo a receita que peguei no Terra:

(para 4 pessoas)

8 filés de merluza (pequenos)
2 dentes de alho
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara (chá) de amêndoa sem pele
4 colheres (sopa) de casca de laranja
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 copo de suco de laranja
1/2 kg de batata bolinha
4 cenouras

Fui ao Mercado Público de Porto Alegre adquirir o peixe fresco. A Japesca é minha banca de confiança. Não é a mais barata, mas é limpa e tem atendentes que entendem do assunto. Existem alternativas no chamado corredor polonês do peixe, bem mais baratas, mas um tanto suspeitas. Recentemente, testemunhei uma ação da vigilância sanitária fechando quase todas as peixarias do entorno, menos a Japesca. Isso deu uma credibilidade cabal ao estabelecimento.

Recomendo também a Banca 43 para se comprar víveres sortidos, que vão do porcini seco ao queijo ralado uruguaio e mesmo as amêndoas desta receita. Ela fica em frente à famosa Banca do Holandês, que é mais cara, mais concorrida e quase nada oferece de destaque. É superestimada demais. Na 43, procurem o Peter. Serão atendidos de maneira eficaz.

Ao prato, em si. Tiramos a pele das amêndoas seguindo uma dica de colocá-las em água quente por alguns minutos. Cortamos 3 laranjas de umbigo (as que tinha em casa) e eu espremi o suco em um copo. As cascas foram cortadas em tiras. Enquanto isso, o forno era aquecido. A essa altura, já tinha fervido e reservado as batatas.

Os filés de merluza eram enormes. Para três pessoas, dois bastaram. Estiquei-os numa tábua e, com as mãos, passei o alho socado, sal e pimenta do reino. Depois disso, joguei as amêndoas picadas (meia xícara de chá) e as cascas de duas laranjas, e enrolei-os de forma grosseira. Coloquei-os numa vasilha (pirex), cerquei-os com as batatas e reguei com azeite de oliva de qualidade e o suco de laranja.

Foram necessários 30 minutos ao fogo. Na metade do tempo, reguei novamente com suco de laranja.

E foi só isso. As amêndoas adicionam uma textura crocante e surpreendente ao prato. As cascas de laranja, amargor bastante bem-vindo. O prato é rico em sabores e bastante simples de executar. Servimos com o vinho argentino Trivento shiraz-malbec, que anda baratíssimo pelas bandas de cá e é muito satisfatório.

Semana que vem a idéia é fazer algo da Grécia. Aguardem.

Bruno Galera | 15.06.2007, 21:19 | Comentários (3)