« Scontrino | Batatas à moda de Goa | Regra de proporcionalidade »

Batatas à moda de Goa

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

batatas_goa.jpg
Goa é um enclave no litoral indiano; foi território português por 450 anos. Estando na região Sul do subcontinente, além de ter servido de entreposto para os europeus, sua culinária é farta em cocos e temperos. Um dos meus pratos de inspiração indiana favoritos são as batatas à moda de Goa.

A receita é do livro "O gourmet vegetariano", de Ro Kupfer. Não há nenhuma referência à obra no Google, nem na Livraria Cultura. Em todo caso, pode ser adquirida nas escolas da Uni-Yoga. Segue a receita:

— 4 col. sopa de óleo
— 2 a 4 pimentas vermelhas frescas
— 2 col. chá de sementes de coentro
— 2 col. chá de sementes de papoula
— 2 pauzinhos de canela
— 3 cravos
— 1/2 col. chá de pimenta do reino em grão
— 1/2 coco ralado
— 6 dentes de alho
— 1 xíc. de ervilha congelada ou fresca
— 4 tomates
— 1 kg de batatas
— 4 col. sopa de manteiga
— 1 xíc. de água
— sal

Antes de mais nada, a receita pede coco fresco. No entanto, isso é algo difícil de se encontrar no Rio Grande do Sul, sem falar em caro. Simplesmente usei coco ralado em pacote — não adoçado, evidentemente; cuidado ao comprar. Além disso, usei pimenta vermelha em conserva no óleo, em vez da fresca. Nada disso prejudicou o sabor.

Refogue no óleo as pimentas, o coentro, a papoula, a canela, o cravo, o coco ralado e o alho. Este último, cortado em pedaços ou em fatias, jamais esmagado.

Corte as batatas em rodelas e doure-as na manteiga, usando outra panela. Retire a pele dos tomates e pique-os.

Na panela onde refogou os temperos, acrescente a água, o sal, as batatas e os tomates. As ervilhas devem ser adicionadas somente no final do cozimento, senão ficam muito molengas e perdem o viço. O resultado deve ser batatas envoltas em um molho meio pastoso, como tenta mostrar a péssima foto ali em cima.

Vai bem com vinho branco seco ou Weissbier.

Marcelo Träsel | 20.11.2005, 12:13 | Comentários (3) | TrackBack (0)