« Regra de proporcionalidade | Ginger ale | Inutilitários »

Ginger ale

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Tentei neste fim de semana produzir dois litros de cerveja de gengibre, ou ginger beer — muito embora me pareça que ginger ale, relacionado mais com refrigerantes, poderia designar o mesmo produto antigamente, até por ser originário da Inglaterra, onde ale é bastante usado para dizer "cerveja".

O princípio é simples: junta-se açúcar, gengibre ralado, suco de limão e fermento biológico em água para provocar fermentação. No entanto, fermentação nunca é algo simples, ainda mais quando se tem o péssimo hábito de ignorar quantidades de receitas. Pus todos os ingredientes em uma garrafa de dois litros, tampei e deixei o fermento agir por dois dias.

Tomei o primeiro gole há pouco. Te-ne-bro-so. Aparentemente, usei muito pouco açúcar, pois não estava nada doce. Como havia pouco gás, o mais provável é que o fermento tenha consumido todo o açúcar, que não era suficiente. Isto explicaria os dois fenômenos. Mais aparentemente, pus muito gengibre. Bastou o primeiro gole para sentir uma queimação descendo pelas vias digestivas e começar a transpirar.

Não esmoreceremos, no entanto. Aguardem os próximos capítulos.

Marcelo Träsel | 21.11.2005, 18:16 | Comentários (11) | TrackBack (0)