« Apelo aos gerentes de TI | Conserva de pimenta | Sabores de pizza »

Conserva de pimenta

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Ela olhou pra mim, a bandeja de pimenta, vermelhinha, e não resisti. Está no inconsciente coletivo os milênios que nos separaram desta especiaria, as viagens de desbravamento para melhor dispor delas, o realce dos pratos com seu sabor venenoso incomparável. Comprei as frutinhas, custaram centavos a mais de um real e tinham destino certo: os potes de geléia vazios que estavam dando sopa na prateleira.

O óleo extra virgem que tinha comprado foi todo para afogar as meninas em três potes. Ficou bonito. Mas a incerteza de estar fazendo as coisas certas me vez pedir arrego aos amigos. Coloquei as pimentas inteiras. Marcelo Träsel falou que deveria ter picado, para que demorasse menos. E disse para adicionar sal, no que errou, como veremos. Descasquei alho e cebola e adicionei. Fred Leal deu as seguintes dicas:

primeiro lance: curiosamente, extra-virgem não é o melhor azeite pra isso, porque a densidade é maior e o sabor é mais forte. azeite normal fica mais picante, se sua intenção é essa mesmo.

segundo: alho sem casca, e não precisa nem botar muito, uns 2 já tá de bom tamanho. alho é muito forte, ainda mais em conserva (depois de uns meses, o dente não vai ter gosto quase nenhum, você pode até lavar e comer cru, que o sabor já tá todo no azeite)

terceiro: a lógica é 'quanto mais tempo, melhor'. você já pode usar a pimenta depois de umas 2 semanas, mas claro, quanto mais tempo ela ficar ali, mais forte. e se você quiser que a parada fique MUITO forte, faz um talho vertical em cada pimenta, e deixa ela aberta pras sementes soltarem no azeite. a semente é a parte mais picante da pimenta...

Bem, eu já tinha usado azeite extra virgem. Mas outro e-mail, de um amigo de um conhecido meu, expert em pimenta, mostrou que não tinha sido este o único erro:

Nunca coloque sal.
Use óleo de girassol ou algodão (de fraco sabor) nunca use Azeite (Oliva).
Depois de 3 ou 4 dias de curtição a pimenta já esta boa e bem forte apta para o uso, é claro que com o passar do tempo ela ficará mais forte.
Sempre complete o óleo para evitar o MOFO das pimentas expostas ao ar, elas tem que ficar sempre cobertas de óleo. Com o tempo (anos) ela ficará fraca, será a hora de trocar as frutas.
Temperos possíveis: alho, louro, mostarda, alecrim, orégano, manjericão, pode usar uma mescla ou um de cada vêz, criando a opção de vários sabores de pimenta.
Tipos de pimentas (frutas): O melhor é usar pimentas que tu já comeu pelo menos uma vez, assim evita surpresas desagradáveis, pois existem algumas raras pimentas que podem ter um sabor que não te agrada, por exmplo tem uma pimenta no norte, que chaman de cheiro (diferente da pimenta de cheiro do sul) que é fraca mas tem um sabor que eu não suporto, eu nunca a uso, ou se uso boto bem pouquinho no mix só para aparência! Pode mesclar as frutas ou usar só um tipo depende de como tu quer fazer, são visuais e sabores diferentes, e todos tem seu valor, no mix vai prevalecer os sabores mais fortes. Quando quiser pimentas mais fracas use poucas fortes e assim por diante.

Espero que, mesmo assim, daqui a alguns dias elas fiquem boas.

Hermano | 20.12.2005, 19:18 | Comentários (7) | TrackBack (0)