« Kung Pao Cock | Sobre a cerveja alemã | Barranqueada »

Sobre a cerveja alemã

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

fass.jpg
Não dá nem para começar a comparar a cerveja alemã com a nacional. Ao voltar ontem ao Brasil, resolvi passar no supermercado e comprar uma Bohemia Weiss, para evitar um choque muito grande. Não adiantou. Ainda que seja uma das melhores cervejas produzidas por aqui, deixa muito a desejar. Vou dizer apenas o seguinte: ao final da garrafa, já estava com azia, o que jamais me aconteceu em dois meses bebendo cerveja todo dia na Alemanha. Está a quilômetros de distância de uma Erdinger ou Paulaner.

Não posso dizer que tenho uma alemã preferida, mesmo após provar todas as diferentes que consegui encontrar em 60 dias. Em geral o mais sensato é simplesmente tomar qualquer cerveja que o bar ofereça von Fass, ou seja, direto do barril — chope não existe na Alemanha, é criação brasileira; lá só há cerveja, em barril ou garrafa. É uma cerveja sempre mais fresca. Apesar do que dizem os cervejeiros, deixar a bebida em uma garrafa no supermercado por semanas modifica, sim, o sabor. Há sempre algum nível de degradação das substâncias químicas que compõem o gosto com o tempo. Por isso o chope sempre é mais gostoso e nunca dá dor de cabeça.

O mais sensato é dividir as cervejas em tipos, na Alemanha. Há quem goste mais de pilsen, outros de weizenbier, ou então de stout. Na verdade, existem alguns tipos de cerveja alemãs não descritos nos manuais internacionais de degustação, como a landbier ou a schwarzbier. Esta última diferencia-se pela adição de malte especialmente escuro no processo de fermentação. Ainda estou pesquisando exatamente qual a diferença da landbier para os tipos de cerveja "oficiais", mas suspeito que seja a cerveja "da casa", ou então algo como a ale inglesa.

Entre as landbiere, tomei a Distelhäuser, que talvez seja minha preferida de toda a viagem. Entre as schwarzen, provei a Kostritzer, mesmo depois de a senhora da loja de bebidas avisar que talvez eu não gostasse, por ser um tipo diferente de cerveja. Gostei, mas não especialmente. Meus tipos preferidos são as weizen, ales e stouts.

Se é possível recomendar alguma cerveja neste país, a pale ale da Eisenbahn está em primeiro lugar na minha lista. Já visitei a fábrica e entrevistei o cervejeiro, que é um sujeito muito sério. Quem mora em Porto Alegre pode tomar os produtos da Schmitt ou da Schattenmann. Do norte, conheço apenas as Baden Baden e gosto da stout deles, mas não da red ale.

Marcelo Träsel | 26.02.2006, 15:24 | Comentários (13) | TrackBack (0)