« Comida indonésia | Calda de café | Montando uma cozinha pra dois »

Calda de café

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

calda_cafe.jpgHá muito tempo que o meu congelador só vê sorvete de creme. O motivo é que ele é mais "versátil": qualquer calda transforma o creme em um novo sabor e meu congelador é muito pequeno para dois potes de sorvete. Minhas versões preferidas são geléia de goiaba aquecida no micro-ondas com um pouco de água, ou então café quente. O problema do café era derreter rápido demais o sorvete, além de deixá-lo um tanto aguado. O livro Kaffee und Espresso, da excelente editora alemã GU, trouxe a solução: calda de café.

CALDA DE CAFÉ

— 100 ml de água
— 100 g de açúcar
— 200 ml de café espresso

Caso você não tenha uma máquina de espresso ou uma cafeteira italiana, simplesmente faça o café mais forte que conseguir usando o filtro. Em uma panela, aqueça a água e vá derramando o açúcar, mexendo sempre. Após a fervura, cozinhe por mais cinco minutos, sem nunca deixar de mexer com uma colher de pau. Desligue o fogo, adicione o café e misture por alguns instantes. Atenção: só derrame o café na calda depois de ferver, porque cozinhar café já passado altera completamente o gosto. Passe a preparação para uma garrafa e guarde na geladeira por até um ano.

Infelizmente esta minha primeira versão ficou muito mais líquida do que esperava. Talvez tenha de ferver mais a calda, ou usar menos quantidade de espresso. A calda fica excelente sobre qualquer sorvete cremoso — exceto talvez o sabor papaya com cassis. Misturando-se com licor de chocolate e sorvete de creme, obtém-se um sorvete de capuccino. Enfim, como dizem nas embalagens de tudo quanto é acessório alimentar: "e onde mais a sua imaginação mandar".

Marcelo Träsel | 9.03.2006, 16:13 | Comentários (4) | TrackBack (0)