« Heineken matando a pau | Mousse de carambola | Coisas inúteis »

Mousse de carambola

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

mousse_carambola_2.jpgJá vou adiantando uma coisa: fazer mousse sem batedeira é complicado. Meus braços quase caíram ao tentar bater claras em neve com um batedor manual. Se for tentar esta empreitada, deixe os ovos fora da geladeira na noite anterior, pois a temperatura influencia muito.

Na verdade, o mousse de carambola era um dos objetivos da confecção da geléia de carambola, cuja receita foi publicada anteontem. O resultado ficou bom, embora não se possa perceber imediatamente o sabor de carambola. Sugiro também guardar no freezer, porque na geladeira o creme de leite se depositou no fundo depois de alguns dias.

MOUSSE DE CARAMBOLA

— 8 carambolas
— 10 colheres de sopa de açúcar
— 3 claras de ovo
— 1 xícara de creme de leite fresco

Faça uma geléia com as carambolas e o açúcar. Deixe estar e ataque as claras de ovo, batendo-as à mão ou em batedeira até obter picos firmes, isto é, até que, ao enfiar e retirar a colher, forme-se na espuma uma "ponta" que não se desfaz. Reserve 4 colheres de sopa da geléia e ferva o restante. Despeje sobre as claras em neve, sempre batendo. Em uma tigela maior, deposite gelo no fundo. Posicione o recipiente onde está o merengue de carambola sobre o gelo e continue batendo, até esfriar. Depois disso, bata o creme de leite em outra tigela, até que seu volume aumente e fique um pouco mais firme. Misture levemente com o merengue de carambola, até homogeneizar.

Distribua a geléia que reservou em taças individuais, depois despeje o mousse por cima e leve ao congelador. Quando estiver gelado, decore com fatias de carambola. Retire do gelo alguns minutos antes de servir.

Marcelo Träsel | 24.05.2006, 16:19 | Comentários (4) | TrackBack (0)