« Cordeiro no tucupi | Muffins de atum | Pernil de cordeiro assado »

Muffins de atum

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

muffins_atum.jpgDesta vez, tentei uma das receitas de muffins salgados do meu livro com 50 receitas. Aproveitando umas latas de atum e alcaparras que estão fazendo aniversário na despensa, investi em bolinhos que, além de ser um bom lanche, devem ficar ótimos como entrada em uma refeição. São fáceis e impressionam, tanto pelo sabor quanto pela originalidade. Segue abaixo a receita.

MUFFINS DE ATUM COM ALCAPARRAS

— 1 lata de atum ao natural [140 g]
— 100 g de queijo gouda
— 1 cebola pequena
— 250 g de farinha de trigo
— 2 ovos
— 2 potes de iogurte natural [200 g]
— 4 colheres de chá de alcaparras
— 3 colheres de chá de fermento químico
— 75 ml de óleo
— 2 colheres de chá de sal
— 2 colheres de sopa de salsinha e cebolinha


muffins_atum2.jpgRale o queijo grosseiramente. Unte uma forma específica para muffins, ou forminhas de pão de queijo, com manteiga ou banha, e leve à geladeira. Ligue o forno em temperatura média. Em uma tigela, misture a farinha e o fermento. Escorra o atum, jogue-o na tigela e o desfie com a espátula. Pique a cebola e acrescente à mistura. Em outra tigela, junte os ovos, o iogurte, o óleo, o sal, salsinha e a cebolinha e bata até homogeneizar. Misture a parte líquida com a parte sólida e depois de bem batida, despeje a massa nas forminhas. Polvilhe o queijo gouda ralado por cima de cada muffin e leve ao forno por entre 20 e 25 minutos. Depois de assado, deixe descansar por 5 minutos para desenformar.

Uma dica importante é que tanto os ovos como o iogurte devem estar em temperatura ambiente. Já as forminhas de pão de queijo — e ainda mais a de muffins — podem ser difíceis de conseguir. Neste caso, tente as formas de papel tamanho zero B, sobre uma forma normal, para o caso de escorrer. Essa técnica eu nunca testei, então, se der errado, nem tente me processar.

Os muffins vão muito bem com azeite extravirgem por cima.

Marcelo Träsel | 3.05.2006, 12:26 | Comentários (1) | TrackBack (0)