« Churrasco civilizado | Sopa de feijão branco | Cozinha e cama »

Sopa de feijão branco

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

sopa_feijao_branco2.jpgSeguindo em nossa série de sopas para o inverno, hoje a receita da sopa de feijão branco com repolho roxo. A base é do livro Fundamentos da cozinha italiana clássica, da excelente Marcella Hazan. Sou grande fã de feijão branco, especialmente dos Heinz baked beans. A princípio a mistura de repolho roxo pareceu um tanto esdrúxula, mas a signora Hazan jamais erra. Além das boas receitas, tem um dos melhores textos do mundo culinário. Só perde para Jeffrey Steingarten.

Mudei bastante os ingredientes e o preparo, no entanto. O resultado é uma sopa muito encorpada e saborosa. A paleta de cores também é interessante. No fundo, não difere muito de um mocotó, apenas sem tripas e acrescentando um vegetal. Temperos que combinam nesta sopa são ovo cozido, salsinha, pimenta do reino, molho de pimenta vermelha ou molho inglês. Queijo parmesão não fez um grande sucesso.

SOPA DE FEIJÃO BRANCO E REPOLHO ROXO

— 250 g de feijão branco
— 250 g de lingüiça de porco
— 350 g de repolho roxo
— 2 tomates italianos
— 1 cebola pequena
— 2 ou 3 dentes de alho
— 1 litro de caldo de carne
— 2 litros de água
— Azeite extravirgem
— 1 ramo de tomilho fresco, ou 1 pitada seco

A melhor maneira de preparar o feijão branco é deixá-lo de molho com pelo menos duas horas de antecedência nos dois litros de água, para amolecer um pouco. Depois que inchar, derrame mais água se for necessário e leve ao fogo na panela de pressão, sem sal nem tempero algum, por cerca de meia hora. Reserve a maior parte, mas deixe alguns grãos e cerca de metade do líquido na panela. Este resto vai se tornar quase que um purê de feijão branco.

Em uma caçarola, frite a lingüiça no azeite até a gordura começar a derreter. Junte a cebola e refogue até transparecer. Acrescente o alho e o tomate picados, o tomilho, vire e revire. Junte o repolho cortado em tiras. Espere murchar completamente e então acrescente os feijões cozidos e o caldo. Salgue e ferva por mais cerca de 15 minutos e use o purê de feijão branco para ir encorpando a sopa de acordo com seu gosto.

Marcelo Träsel | 28.06.2006, 10:49 | Comentários (9) | TrackBack (0)