« Enochatice robotizada | La Sereníssima | Brasileiros urbanos não sentam mais à mesa »

La Sereníssima

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Conheci esta semana o restaurante de cozinha mediterrânea La Sereníssima. Um primeiro fato interessante a seu respeito é que fica na zona sul de Porto Alegre, avenida Otto Niemeyer. Creio que a maioria dos leitores compartilha a idéia de que a zona sul é um deserto gastronômico, excetuando-se a churrascaria Fogo de Chão. Bem, parece que a construção de incontáveis condomínios fechados anda incentivando a abertura de restaurantes de mais alto nível. O nome do La Sereníssima é uma referência à República de Veneza, assim chamada por não se envolver em guerras. O ambiente do restaurante segue um estilo serrano, com lareira e tudo o mais. Bom para uma semana fria como a que passou. O carro-chefe devem ser as pizzas, porque há um enorme letreiro em neon na entrada, anunciando-as. Essas ficam para outra ocasião.

Pedimos como entrada a bruschetta. Na versão do restaurante, é uma massa de pizza um pouco mais fina, cortada em quatro pedaços, acompanhada de dois molhos à sua escolha. No caso, pesto, porque qualquer cozinha italiana que se preze tem de fazê-lo bem, e alla diavola, uma bolonhesa apimentada. Bastante bons, ambos. O pesto é bem carregado no alho e deve ser fresco, porque mantém um sabor realçado de manjericão. O prato principal foi o filetto alla fausto, com molho de alecrim, vinho e creme de leite, acompanhado de batatas, cogumelos e massa. Pedimos ao ponto e o filé veio mesmo ao ponto — embora pudesse estar um pouco mais macio. Alecrim é um tempero perigoso, porque se você usar demais ele domina todo o prato, mas o molho tem um sabor delicado. Como sobremesa, tiramisú, outra boa receita para aferir a italianidade de um restaurante. Não fiquei muito impressionado com o do La Sereníssima. Havia amaretto demais, o que deixou tudo com gosto de álcool.

O jantar custou R$ 45 por pessoa, incluindo uma cerveja e dois refrigerantes, e sobrou um pouco de comida. Beber vinho teria tornado tudo bastante mais caro. Uma chateação é que eles não aceitam Visa.

LA SERENÍSSIMA
Rua Otto Niemeyer, 1109, a duas quadras da Wenceslau Escobar
Telefone: 3268-4780

Marcelo Träsel | 8.09.2006, 11:48 | Comentários (3)