« As melhores refeições da minha vida | Respeite a comida | Sopa de ervilhas »

Respeite a comida

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Terráqueos é um documentário a respeito de como os seres humanos abusam dos animais. A parte que interessa a este blog fala sobre a pecuária e os matadouros, nos trechos dois, três e quatro.

Quando jovem, vi bois e ovelhas serem abatidos de forma artesanal, por degola. Embora pareça cruel, em uma pequena propriedade ainda é a forma mais humana de matar um bicho. Ao mesmo tempo, os magarefes fazem de tudo para que o animal não sofra mais do que necessário. Afinal, muitas vezes conviveram por longo tempo com os bichos e sentem ao menos um resquício de afeição. Mas a vida tem de seguir em frente, todos precisamos comer, então é preciso matá-los. Não há mais desumanidade nisso do que em um leão comendo uma zebra.

A experiência foi muito boa, porque ao testemunhar tudo que envolve a produção de carne, passei a respeitar muito mais a comida. Não apenas a carne, como também os vegetais, seres tão vivos quanto os animais. Procuro sempre evitar o desperdício. Como nem todo mundo tem a oportunidade de assistir ao vivo a um abate, decidi recomendar o vídeo. Chamem as crianças e mostrem que os bifes não nascem na prateleira do supermercado.

É claro que não se deve levar esse documentário muito sério. Afinal, foi produzido pela PETA para advogar a própria causa. Obviamente, escolhem os trechos de filme mais chocantes que conseguem encontrar. Ao mesmo tempo, ignoram alguns detalhes fisiológicos, como quando mostram vacas se debatendo após terem o cérebro perfurado e dizem que ainda estão conscientes, quando se trata de reflexo inconsciente. Para contrabalançar, é uma boa assistir a este episódio de Penn & Teller, em que eles mostram o lado podre da organização.

Marcelo Träsel | 9.10.2006, 11:03 | Comentários (12)