« Montando o pedido | Espírito natalino | Peixes orgânicos bebem vinho de tofu »

Espírito natalino

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Jane Galt já fez suas 14 sugestões de presentes de natal que podem ser comprados online. Todas muito boas — exceto pela máquina que passa café com antecedência, o que é um acinte, como qualquer amante do café deveria saber. Pessoalmente, gostaria de ter essa frigideira e essas facas de cerâmica.

Seguindo o exemplo da blogueira americana, damos algumas sugestões de bons livros sobre culinária para presentear seus amigos e entes queridos. Se você comprar essas obras, ou qualquer outra coisa, usando os links para a Livraria Cultura fornecidos aqui, 4% de sua compra serão destinados a cobrir os custos deste e outros blogs do insanus.org, sem nenhum ônus.

Larousse do Chocolate — Essa enciclopédia coordenada pelo melhor pâtissier em atuação hoje em dia, Pierre Hermé, já foi testada e elogiada por mim. Além de oferecer todo tipo de informação sobre o cacau, tem mais de 200 receitas de doces e até salgados. A maioria delas é bastante simples e não exige grandes malabarismos na cozinha.


Viagem Gastronômica Através do Brasil — Um tipo de mini-enciclopédia da culinária brasileira. Caloca Fernandes fez um trabalho bastante sério, embasado em dados históricos, e foi atrás de receitas nem tão óbvias assim. No Rio Grande do Sul, por exemplo, descobriu o arroz com passas de pêssego, de que muitos gaúchos certamente nunca ouviram falar. Ainda por cima, o livro tem um monte de fotos e é bonito. Se a pessoa não fizer as receitas, pode deixar em cima da mesa da sala como decoração.

100 Receitas de Macarrão — O livro de receitas que me acompanha há mais tempo. Já salvou muitas refeições da falta de saco de ir ao supermercado comprar ingredientes: basta abrir a geladeira, ver o que tem, depois consultar o livro. Alguma coisa você vai achar. Como é um livro de bolso, pode ser levado em viagens. A mesma coleção oferece receitas de carnes, patisseria, molhos e receitas clássicas, todos por Silvio Lancellotti. Todos baratos. Todos recomendáveis.

The Silver Spoon — Um livro de referência sobre a culinária italiana. Com duas mil receitas, é praticamente um dicionário. Diversão para uma vida inteira na cozinha. Deste livro, testei apenas a receita de spaghetti alla carbonara. Como se saiu bem num prato clássico e sem frescuras, suponho que seja sério quanto aos outros. Afinal, difícil mesmo é fazer o simples.

Larousse Gastronomique — Por falar em livros de referência, este é indispensável a quem pretende levar a gastronomia mais a sério. História, técnicas, descrição de produtos e receitas são compreendidas pela enciclopédia, com montes de fotos. Além dessa versão francesa em três volumes, há coleção só de receitas em inglês, bem mais em conta.

Marcella Says — Minha idéia na verdade era sugerir o La Cucina, de Marcella Hazan, mas infelizmente está esgotado. Como ela é uma das melhores escritoras de gastronomia em atuação, este novo livro é uma boa aposta. O texto de Hazan é excelente e suas explicações são muito bem detalhadas. Quase dá para ler como se fosse uma obra de ficção. Ainda por cima, as receitas são muito boas.

O Homem que Comeu de Tudo — Se Marcella Hazan é a cozinheira que melhor escreve sobre comida, Jeffrey Steingarten é o jornalista com o melhor texto sobre o assunto. Além disso, é obsessivo na apuração das reportagens, aporrinhando o saco de um monte de gente até poder apresentar fatos comprovados e praticamente irrefutáveis. Tem uma predileção especial por dissolver os argumentos de gente histérica a respeito de comida e seus possíveis efeitos nocivos. Seu texto, como se não bastasse, é um dos mais bem-humorados no ramo jornalístico.

Cozinha Confidencial — O chef e criador de caso americano Anthony Bourdain conta os segredos mais escusos dos restaurantes e pinta um bom retrato do funcionamento de uma cozinha comercial. Bastante recomendável para quem está pensando em abrir um restaurante (embora a pessoa provavelmente vá desistir depois de ler). Do mesmo autor, também há o interessante Em Busca do Prato Perfeito, em que Bourdain dá uma volta ao mundo provando a culinária tradicional de diferentes países. É mais um livro de viagem que de gastronomia, porém.

Food: a history — O livro de Felipe Fernandez-Armesto compreende desde a invenção do cozido até os desafios da insutrialização e da pressão ecológica de hoje em dia. Aborda também aspectos culturais, como o uso da comida como demonstração de status e a importância dos alimentos na globalização e intercâmbio de idéias e tecnologia. Interessante tanto para cozinheiros quanto para quem não sabe fritar nem um ovo.

Marcelo Träsel | 28.11.2006, 17:46 | Comentários (5)