« Cerveja brasileira | Vinhos para leigos e nem tanto | Receitas típicas brasileiras »

Vinhos para leigos e nem tanto

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

guia_vinhos.jpgA editora Larousse teve a gentileza de me enviar um exemplar do seu Guia de Vinhos. Ao abrir o pacote, pensei: "Coitados, não entendo nada de vinhos. Se conseguir resenhar, vai ficar ruim." Estava enganado, o livro é perfeitamente resenhável por um ignorante no assunto. Foi escrito por Manoel Beato, sommelier do restaurante Fasano, um dos melhores do país — tanto o restaurante, quanto o sommelier. Beato escreve de forma clara e simples, evitando toda frescura que domina o mundo da enologia. Tanto que na parte de harmonização com a comida, encontra-se pastel e coxinha. Sério! A lista privilegia também os vinhos até R$ 50, porque não é destinada a uns poucos milionários. A única afetação em que o autor indulge é ter criado uma escala própria de notação, que leva sua inicial. Ela vai de 0 a 20 manoéis. O guia traz apenas os vinhos acima de 10M, ou seja, de bons a excelentes.

Como em todos os guias e enciclopédias da editora, há uma parte introdutória com os conceitos e jargão bem mastigadinhos. Fala-se um pouco sobre os diferentes tipos de vinha, as muitas formas de vinificação e como essas coisas influem no produto final. Também dá dicas de degustação fáceis de seguir e sem firulas. Beato deve mesmo entender de vinhos para ter a segurança de simplificar ao máximo a vida do leitor. Como diz na página 26: "Para o sommelier, o cliente não precisa entender de vinho. Basta Gostar." Após as preliminares, passa-se à listagem das bebidas. Dei uma olhada rápida e fiquei feliz em achar alguns vinhos de que gosto, como o Etchart Privado e alguns gaúchos. Por outro lado, um espumante excelente como o Cave Geisse ficou de fora — bem, talvez esteja abaixo de 10M e eu tenha mau gosto.

Enfim, o livro é um bom presente de Natal para homens e mulheres interessados, mesmo que levemente, no assunto. Compre por este link e doe 4% do valor a este blog. Ou veja nossas outras dicas de livros para o Natal. Ainda tem a vantagem de não precisar sair de casa.

Marcelo Träsel | 18.12.2006, 10:58 | Comentários (1)