« História do Vegetarianismo | Salada Merlino | A quilo »

Salada Merlino

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Não é segredo para meus amigos que eu não sou um ás na cozinha, por isso, muito deles se espantam ao comer a única coisa que eu faço sabendo que eu vou agradar: a tal salada Merlino.

Nunca tive a receita dela em mãos, mas me apaixonei perdidamente por esse sabor, ótimo para acompanhar cerveja bem amarga ou vinho, quando morei no país que o pessoal chama de Bota, mas pra mim sempre foi um pé de bailarina, e de tanto comer acho que sei como fazer. É uma salada com sabor forte e bem calórica, ótima para o frio ou para ser uma refeição no verão.

Em um pub irlandês, (é, é eu sei) chamando Merlin foi que eu conheci a bichinha e desde então nunca mais comi outra coisa na noite daqueles lados (o que me fez perder alguns quilos – era muito frio!-, mesmo comendo pizza ou massa no almoço).

A receita é muito simples:

1 maço de rúcula
150 g de ricota fresca
100 g de copa (aquela coisa que parece salame mas a gordura não vem em bolinhas e sim como listras)
100 g de molho rosé (eu sempre uso o French da Helmanns para saladas)
50 g de croûtons - agradecimentos à Carmencita- (tem uma boa receita aqui, ou pode-se comprar prontos. Os canadenses da Dare são saborosos e crocantes)


Para fazer retire o talo do maço da rúcula, lave-as e corte as maiores. Junte em um saladeiro as 150 g de ricota cortada em cubinhos do tamanho dos croûtons mais ou menos. Misture-as com a rúcula e acrescente a copa cortada em tirinhas as mais finas possíveis. Agora pegue uma colher e faça a copa estar em todas as partes da salada. Acrescente o molho a gosto e salpique os croûtons por cima.

Ontem eu me enganei (quem me conhece sabe que é verdade) e comprei espinafre ao invés de rúcula. Não recomendo.

Carol Andreis | 6.03.2007, 16:06 | Comentários (14)