« Sopa de legumes | Finalmente chocolates que prestam | Pizzaria Capodimonte »

Finalmente chocolates que prestam

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

talento_intense.jpgMuito já se reclamou por aqui da péssima qualidade dos chocolates brasileiros. Pois bem, nas últimas semanas surgiram dois produtos que fogem à regra. Um é o Talento Intense, com 55% de cacau. Essa linha da Garoto sempre foi uma das melhores do Brasil, embora ainda fosse um chocolate ao leite ainda meio doce demais -- o de creme de avelãs é ótimo, porém. Com esse lançamento, produzem o primeiro chocolate amargo, isto é, chocolate de verdadade com preço acessível no Brasil. Cada barra de 100 gramas custa cerca de R$ 3.

Já a Hershey's pôs nos supermercados a linha Special Dark de chocolates com 60% de cacau. Provei o sabor cappuccino, que tem grãos de café. Outros sabores são laranja, menta e apenas cacau. Francamente, o Talento Intense é melhor, embora custe metade do preço. Esse chocolate da Hershey's, cuja linha tradicional é deprimente, deixa um péssimo sabor de aspartame na boca após ser engolido. O adoçante não consta nos ingredientes, mas achei uma tal gordura anidra de leite, que apesar do nome parece inofensiva. De repente, é a causa do sabor ruim. Enfim, enquanto você está mastigando é até gostoso morder os grãos de café.

A iniciativa das duas empresas é sem dúvida louvável. Só gente muito chata, como eu, poderia reclamar das reais motivações por trás desses lançamentos. Foi uma vontade incontrolável de oferecer produtos de qualidade para o consumidor brasileiro? Quem disse que sim, ganha uma barra de Neugebauer. A chave para decifrar o enigma está no texto que acompanha o chocolate Talento Intense:

O Talento Intense possui antioxidantes naturalmente presentes no cacau e segundo estudos, médicos de várias especialidades como cardiologistas, endocrinologistas e até o mundo gourmet atribuem propriedades benéficas ao cacau, que esse delicioso chocolate tem de sobra.

Já a Hershey's é mais didática e usa métodos audiovisuais para transmitir o mesmo conteúdo:

hersheys.jpg

É duro perceber que se está em meio a concidadãos que só comem produtos de qualidade quando o médico indica, não quando o paladar exige. Dez segundos de reflexão rendem uma lista já interessante de outros produtos que só chegaram à mesa de todos ou oferecem hoje maior variedade por causa de suas propriedades nutritivas, embora seu sabor já fosse motivo suficiente: azeite extravirgem barato, vinhos bons, ovos caipiras, açaí, acerola, queijo de cabra. Os profissionais da saúde, por incrível que pareça, são hoje os maiores responsáveis pelo avanço da gastronomia no Brasil.

Marcelo Träsel | 16.07.2007, 21:24 | Comentários (24)