« Punta del Diablo | Creme de aipim | Experimentando um salgadinho de grilo »

Creme de aipim

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Sopa de aipimNão existe ingrediente mais brasileiro do que aipim -- conhecido também como mandioca ou macaxeira mais ao norte do Mampituba. Gosto muito, é um de meus alimentos favoritos. Porém, confesso que poucas vezes cozinhei com esse ingrediente. Esses dias resolvi fazer da última sopa dessa temporada de frio um creme de aipim com bacon.

É pateticamente simples. A parte mais difícil é descascar e limpar os tubérculos. Depois, corte em cubos de mais ou menos um centímetro. Pique uma cebola bem miúdo e fatie um pedaço de bom bacon. Em uma caçarola, frite o bacon até extrair bastante gordura. Depois, refogue a cebola nessa gordura. Acrescente água suficiente para cobrir os e sobrar três ou quatro dedos, então junte o aipim. Salgue a gosto e cozinhe até ficar macio.

Esse creme fica muito bom com tempero verde e molho inglês. Sugiro o Lea & Perrin's, visto na foto. Ao lado do molho, vocês podem ver também a cabeça da Etelvina, a galinha comprada em Buenos Aires que guarda nossas sacolas de supermercado usadas.

Marcelo Träsel | 6.11.2008, 15:59 | Comentários (4)