A filosofia do Oxalá

Uma das coisas boas de pertencer a uma geração que não acredita mais em COMUNISMO é o fato de poder detectar com mais facilidade gente velha falando merda.

Dois casos têm me perturbado extremamente nos últimos tempos.

O primeiro é o do Antônio Ermírio de Moraes. Fico com dores no estômago quando leio as colunas dele na Folha. O título da coluna de hoje é "Solidariedade mais do que nunca!" (assim com ponto de exclamação no final), falando sobre a desgraceira dos países atingidos pelo tsunami lá do outro lado mundo, sobre os quais eu só ouvi falar nas aulas de geografia no colégio. São sempre títulos como "Um exemplo a ser seguido", "Esperança sempre", "Todos unidos contra a fome", sendo que dói mais quando ele acaba com um "oxalá as pessoas se unam", "oxalá não-sei-o-que mude pra melhor".

Parece que não aprendeu a primeira coisa que se deve aprender quando se deixa de ser adolescente: NÃO VAI DAR CERTO.

Mas ele a gente até pode perdoar. Se é um velho iludido, pelo menos em uma coisa ele parece ser competente: ganhar dinheiro.

Quem não dá pra perdoar é o BOCA TORTA do Roberto Mangabeira Unger. Deve ter passado só um ano da vida no Brasil, mas se acha no direito de dar opinião sobre tudo. Ninguém sabe de onde ele surgiu, mas foi mais ou menos na época em que o Ciro Gomes tava falando em se candidatar à presidência que ele começou a dar as caras e a aparecer como GUIA intelectual do atual Ministro da Integração Nacional (seja lá o que for isso).

Aparecia com aquela boca torta e aquele sotaque torto falando sobre tudo. Mas o mais patético foi, antes do primeiro turno da última eleição pra Presidente, ele escrever um artigo na Folha pedindo que TODOS os candidatos de oposição ao Serra – incluindo o próprio Ciro Gomes - renunciassem em favor do Lula, o homem que mudaria de vez o Brasil. Dois meses depois da posse, começa a meter pau no governo, dizendo que TODO MUNDO JÁ SABIA QUE IA DAR MERDA.

Agora ta lá na Folha falando muita besteira. É impressionante: em cerca de 500 palavras, TODA SEMANA, ele consegue enumerar ESPECIFICAMENTE todos os problemas do Brasil, dar solução para cada um deles, conclamar a classe média e o resto da população a se unir, dizer que está surgindo um movimento político MUITO FORTE E ORGANIZADO contra PT e PSDB e ainda finalizar com um OXALÁ tudo melhore depois que, nas próximas eleições, os brasileiros ficarem extremamente conscientes e votarem direitinho.

Não dá.

Se o comunismo não serve mais pra nada, lanço uma nova bandeira: ABAIXO A FILOSOFIA DO OXALÁ.

Creative Commons License