Painel RBS, hoje de manhã, 10hs

"Painel RBS estréia segunda

Dilma, Tarso e Simon serão sabatinados por jornalistas da RBS

Nesta segunda-feira, um novo espaço de debate faz sua estréia entre os gaúchos. No Painel RBS, promovido pelos veículos do Grupo RBS, personalidades públicas serão convidadas a responder a perguntas de comunicadores sobre temas de interesse público.

Previsto para ocorrer ao longo do ano, o evento será mensal, com cobertura multimídia. O público poderá acompanhar as sabatinas ao vivo por rádio, TV e internet ou pelas páginas dos jornais do grupo. A primeira edição ocorre das 10h ao meio-dia desta segunda-feira, com o tema "Os Desafios das Lideranças Gaúchas no Cenário Nacional". (...)

Por duas horas, os ministros Tarso Genro (Justiça) e Dilma Rousseff (Casa Civil) e o senador Pedro Simon (PMDB) estarão à frente dos jornalistas André Machado, David Coimbra e Rosane de Oliveira, com mediação da jornalista Ana Amélia Lemos. (...)

(...)

O evento desta segunda ocorre no Salão Nobre da sede do Grupo RBS, em Porto Alegre, e será acompanhado por convidados. (...)

Para acompanhar o primeiro painel, foram convidados autoridades e líderes empresariais. Já confirmaram presença a governadora Yeda Crusius, o atual e o futuro presidente da Assembléia Legislativa, Frederico Antunes e Alceu Moreira, respectivamente. (...)" (Zero Hora)

O show da Esquerda

Comentário de Arnaldo Jabor sobre Chávez e as Farc no Jornal de Globo de ontem à noite:

"A esquerda mundial já teve um momento de beleza: Che Guevara, Fidel Castro jovem, Cienfuegos, até mesmo o Mao da longa marcha. Era uma bandeira de coragem, da luta por um novo homem. A esquerda já foi esperança. Mas o tempo passou. Depois ela se mostrou incompetente, se corrompeu por dentro, criou uma classe privilegiada, matou milhões em nome da vida, reprimiu milhões em nome da liberdade, mata milhões de fome na Coréia do Norte até hoje. Foi tudo um fracasso histórico e acabou. Só existe na América Latina, como show, e na mente de intelectuais medíocres como um sonho infantil. O show de Chávez se limpando do vexame depois que o rei da Espanha lhe mandou calar a boca foi patético. Aquele arrogante ditadorzão bancando o bonzinho com as crianças. Depois diz que os terroristas das Farc não são terroristas, mas "grupos de insurgentes". Na hora os terroristas o refutaram: "somos terroristas sim, e financiados pela cocaína. Matamos com grana da droga e seqüestramos mais seis ontem". E vocês acham que intelectuais europeus e brasileiros têm coragem de denunciar Chávez e as Farc? Eles têm medo de serem chamados de reacionários. Aqueles criminosos na floresta da Colômbia não são os heróis cubanos em Sierra Maesta, não. São traficantes de drogas em nome de um sonho que virou um pesadelo para a América Latina."

Antes que alguém se machuque

Divertidas essas enquetes do site do PT. A TÊ VÊ Brasiu não vai ter cunho ideológico. Noves fora o paradoxo de ver o governo correr atrás da Mídia Má, Feia e Bobona. Mas a enquete do portal petista é essa:

Qual o principal desafio da nova TV Pública brasileira?

1) Ter qualidade técnica e abrangência nacional para se contrapor à hegemonia das redes comerciais

E no BNDES, tá fluindo a patrulha?

2) Produzir conteúdo jornalístico capaz de furar o bloqueio informativo imposto pela pauta e pelos interesses da grande imprensa

Não é aquele pessoal que chorou nas redações quando o Lula foi eleito?

3) Garantir espaço para a diversidade cultural brasileira, com programação regionalizada e produções independentes

Bia Werther na TVE djá.

4) Democratizar a gestão e o planejamento, com participação dos vários segmentos sociais nestas instâncias

Orçamento Participativo = fracasso.

Nossa categoria só nos orgulha. Parabén$, colegas!

Na terça-feira, às 16h, na linha de tiro da Brigada Militar, foi realizada uma prova de tiro para jornalistas, dentro da programação dos 170 anos da Brigada Militar. Antes da prova, os jornalistas tiveram uma instrução de tiro com o Chefe do Centro de Material Bélico, Maj Arlindo Rego, que coordenou a prova, com o apoio do Cap Érico Marcelo Flores.

Atenção para os vencedores:

Na categoria masculina:

1º lugar - Castor Luiz Becker Jr. do Jornal ABC Domingo e Roberto Vinícius, do Correio do Povo, ambos com 99 pontos
2º lugar - Cláudio Brasil, do O Sul, com 85 pontos
3º lugar – Samuel, da Rádio Guaíba, com 78 pontos

Na categoria feminina:

1º lugar – Carla Bezerra, da Natacenter, com 87 pontos
2º lugar – Paloma Vargas, do Diário de Canoas, com 82 pontos
3º lugar – Thais D’Ávila, do Canal Rural da RBS TV, com 64 pontos

No dia em que a imprensa bovina for tão boa em investigar quanto é no cur$inho de tiro da Brigada, certamente não teremos o escândalo de Enio Bacci ficando por isso mesmo e o escândalo do Detran sendo detonado pela Polícia Federal, e não por ela, a imprensa, que sabia das falcatruas há muito tempo.

Aécio Neves = Pê Tê

Se tu também está cansado de ler notinhas plantadas pela Mídia Má, Feia e Bobona que não cansam de tecer loas ao nnngato-governador-presidenciável Aécio Neves (PSDB) e não consegue acreditar que Minas Gerais seja esse paraíso tributário, vale a pena dar um conferes no documentário Liberdade, esta palavra.

O filme conta como a irmã de Aecinho, Andréia, cerceia a imprensa mineira e demite jornalistas. Isso não é nenhuma novidade por lá, vem desde 2003. O problema é a completa ausência de notícias negativas.

Tem gente fumando crack de terno a poucos metros do Departamento de Investigações da Polícia Civil de Belo Horizonte? Chama o Capitã Andréia para dar um jeito no repórter. Aécio ficou em antepenúltimo lugar no ranking de popularidade? Aviso prévio para o editor.

Se esse é o sucesso que Aecinho conseguiu e a Mídia Má acredita ser passível de exportação para o resto do País, tu provavelmete vai sentir saudades do tempo em que a gente reclamava do projeto da Tê Vê Pê Tê.

Nenê Constantino para ministro das Comunicações

nene3.jpg
"Olha aqui o rascunho do projeto para acabar com a Mídia Má, Feia e Bobona"

"Ao chegar à delegacia, Nenê Constantino tentou arrancar a câmera fotográfica de Alan Marques, repórter fotográfico da Folha. Ao perceber que não ia conseguir tirar a câmera do profissional, o empresário ameaçou jogar pedras contra o fotógrafo. Ele foi impedido de ir adiante pelo advogado que faz sua defesa.

nene.jpg
"Vou confiscar tua câmera para o Conselho Nacional de Jornalismo"

O fotógrafo da Folha passa bem e conseguiu realizar seu trabalho, inclusive registrando o momento da agressão.

Continue lendo...

Novela públicagratuitaparticipativaedequalidade

"TV pública poderá ter novela interativa

Secretário nacional do Audiovisual, Orlando Senna confirma que foi convidado para ser o diretor-executivo da futura TV pública federal, a TV Brasil (nome provisório), que o presidente Lula quer colocar no ar em dezembro.

(...)

Apesar dos cuidados, Senna já fala sobre o conteúdo da TV pública. "A programação inicial terá poucas novidades. Será o melhor da TVE [do Rio, que será extinta] e programas de teledifusão que estão sendo produzidos pela Secretaria do Audiovisual há quatro anos. Só depois é que vamos produzir novos conteúdos regionais", diz. Segundo Senna, as únicas estréias serão telejornais.

O cineasta baiano não vê na futura TV pública espaço para uma teledramaturgia comercial, mas não descarta as novelas totalmente. Diz que pode haver "experimentação", uma "teledramaturgia interativa".

"A TV comercial vê o telespectador como consumidor. A boa TV pública, como cidadão. Vislumbro uma TV pública que cumpra seu caráter de TV da sociedade, eqüidistante tanto do governo como do poder econômico", afirma Senna. (Daniel Castro, Outro Canal, Folha de S. Paulo, 10/09/07)

José Dirceu = líder de turma da Quinta Série

Tem dias em que eu realmente penso que José Dirceu (PT/ SP) gostaria - literalmente - de estar no lugar do falecido-do-do tucano Sérgio Motta, equivalente do Fefê no governo. Tudo o que falta para o Zé é morrer e virar mártir da perseguição que sofre da mídia. Foi lamentável a coletiva de imprensa concedida por ele para mostrar a manchete da Folha e dizer que o julgamento do STF está sob suspeita.

dirrrceu.jpg
Ditadura da Mídia? Surtou de vez

Nada mais patético. O texto "Tendência era amaciar para Dirceu, diz ministro do STF", da repórter Vera Pinto, só serviu para escancarar o desespero do ex-ministro. O único juiz que divergiu abertamente das decisões jantou com o advogado de Dirceu onde a jornalista calhou de estar. Qual seria a opção dela? Não tem mais off, esqueçam esse cabaço que ensinam nas faculdades.

Não lembro de Dirceu reclamar da mídia quando plantava denúncias nas redações dos jornais antes de Lula ser eleito presidente. Cansei de ver deputados petistas pularem de alegria toda vez que emplacavam alguma nota na coluna de Rosane de Oliveira, do jornal Zero Hora. Para isso, os jornalistas - na sua maioria, petistas até caírem em si - servem.

Isso não é incomum em qualquer redação, mas o jornal gaúcho se acovardou de publicar matérias que acabariam com toda a credibilidade do PT muito antes de 2002. As falcatruas na prefeitura de Porto Alegre e os fiascos escondidos do Fórum Social Mundial são exemplos disso. Mas eles preferiram não se incomodar, pois já estavam queimados por causa das eleições de Antônio Britto (PPS/ RS) em 1994 e sua derrota para Olívio Dutra (PT/ RS) em 1998 e submergiram.

Improvável que o Supremo realmente tenha ficado acuado pela imprensa. Aí entra aquela pergunta básica para qualquer investigação: "Quem ganha com isso?". Se naquela cena deprimente de José Dirceu mostrando o jornal para denunciar a "Ditadura da Mídia" era para sair por cima da carne seca, eu perdi alguma coisa.

Se a Folha realmente quisesse acabar com ele, bastava não publicar a matéria. Simples assim. O texto favorece a defesa de Dirceu, mas o típico autismo petista fez com que ele armasse um barraco para acusar a Mídia Má, Feia e Bobona. A cara do PT. Mal posso esperar pelo congresso que inicia amanhã e conferir a quantas anda a animosidade entre petistas e imprensa.

Nenhum petista de peso compareceu ao jantar de "desagravo" de João Paulo Cunha às acusações do STF. Mais tarde escrevo sobre isso, mas posso resumir com a nossa expressão habitual: Favela no Poder.

Tonho da Lua para presidente do PT

O PT dará início ao seu 3º Congresso na noite desta quinta-feira com um rega-bofe de desagravo aos indiciados pelo mensalão pelo STF. Nos três dias seguintes, discutirão sobre o futuro do partido e seus próximos projetos de poder.

Como o site do PT nacional não traz nenhum texto sobre os quadrilheiros da cúpula partidária, imagino que os petistas continuem a acreditar que o mensalão é uma invenção da Mídia Má, Feia e bobona.

Decerto, a acusação feita pelo procurador-geral da República escolhido pelo presidente Lula e o indiciamento de todos os envolvidos nela por um tribunal onde nada menos que seis dos dez juízes foram indicados por ele só pode ser um complô da oposição.

Estarei no congresso. Pretendo encontrar ao menos um filiado do grupo de José Dirceu que admita as falcatruas petistas e faça uma auto-crítica das acusações do partido de que tudo era um golpe da oligarquia midiática (hshshs), que lucra pacas com Lula, mas quer apeá-lo do poder.

Mas em um partido que não tem mais os dedos dos pés para atirar, deve ser mais fácil eleger o Tonho da Lua para presidente da sigla.

Me ajuda, Chauí

Recado deixado por José Dirceu na secretária eletrônica de Marilena Chauí, agora há pouco: "Alô, Mari? Aqui é o Zé. Li na Veja que fui denunciado pelo STF porrr forrrmacão de quadrilha. Eles inventaram isso, né não?".

Abrasso, Rohter

O Estadão de hoje publica entrevista com o ex-correspondente do New York Times para o Mercosul (hshshs) Larry "O presidente de vocês é um déspota cachaceiro" Rohter (para assinantes). O correspondente revela detalhes não só do episódio em si, mas sua carreira no Brasil - ele acompanhou Lula durante quase uma semana, em 1978, durante a greve do ABC, por exemplo.

Sobre seu silêncio de mais de três anos sobre o assunto, Rohter deu mais um exemplo do abismo que separa a imprensa brasileira da americana: "(...) O NYT tem uma norma que todos os correspondentes devem acatar: não fazer nenhum comentário pessoal sobre assuntos internos do país onde atuam".

As jóias da entrevista são essas duas perguntas:

"Na ditadura, você correu o risco de ser preso. Agora, com o País redemocratizado, correu o risco de ser expulso. Como recebe isso?

Pior: em 2004, corri o risco de ser expulso com base em lei dos anos 70, dos anos de chumbo. O Lula, perseguido pela ditadura, recorreu a uma lei da prórpia ditadura para me punir. Horrível."

"Hoje, se você estivesse com Lula numa entrevista, perguntaria o quê?

Na comissão que investigou o escândalo Watergate, o senador Howard Baker repetia sempre a mesma pergunta em relação a Nixon: "What did the president know and when did he know it?". É a questão fundamental. Pois eu perguntaria a mesma coisa ao presidente sobre o mensalão: "Presidente, o que o senhor sabia e quando soube?."

VoLLta!

"Correspondente do NYT, Larry Rother deve deixar o País

O correspondente no Brasil do jornal americano The New York Times, Larry Rohter, deve se despedir do País ainda este ano. Segundo informações da sucursal do jornal no Rio, a partida do jornalista está prevista para ocorrer em 2007.

(...)

Rother foi centro de uma polêmica em maio de 2004, quando escreveu o artigo "Hábito de beber do líder brasileiro torna-se preocupação nacional", no qual afirmava que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "nunca escondeu sua predileção por uma copo de cerveja, uma dose de uísque ou, melhor ainda, um gole de cachaça, a forte bebida brasileira feita com cana de açúcar."

Na época, o governo brasileiro reagiu formalmente, condenando a reportagem, com a divulgação de uma nota oficial na qual classifica o texto de Rohter como "digno da pior espécie de jornalismo, o marrom" e que estudaria "as medidas cabíveis para a defesa da honra do presidente da República e da imagem do Brasil no Exterior." [hshshhhs]

Na mesma época da publicação do artigo, o governo brasileiro chegou a cancelar o visto do jornalista, impedindo-o de permanecer no País." (Estado)

Sem Troféu Joinha para a Mídia Má

foinha.jpg

"O Vavá, nesse caso, está mais para um lambari. Só que é um lambari especial"

Presidente critica vazamentos de investigações policiais e pré-julgamentos

Na mesma entrevista em que comentou o indiciamento de seu irmão pela Polícia Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o vazamento de informações de operações da Polícia Federal e informações divulgadas pela imprensa sem confirmação de culpa.

"Vivo um momento de reflexão do que está acontecendo no Brasil nesse momento. Nós temos um processo de escuta telefônica, que deveria ser sigiloso e todo dia você tem uma informação que você não sabe se é verdadeira ou truncada", disse. "A imprensa recebe uma informação antes de um juiz e do Ministério Público."

Continue lendo...

Pê Tê derrubando No Mínimo

A assessoria do iG enviou a seguinte nota ao Blue Bus sobre o fim da parceria com o No Mínimo:

"O iG informa que o encerramento da parceria com o site No Mínimo se deve ao fato de que ela nao era financeiramente rentável. Desde o seu reposicionamento, marcado pelo lançamento do conceito 'O Mundo é de Quem Faz' na metade do ano passado, o portal vem investindo maciçamente em conteúdo. Os mais novos nomes que integram o time do iG sao o senador Cristovam Buarque e o jornalista Caio Blinder. Eles se juntam a parceiros como Luís Nassif, Paulo Henrique Amorim, Mino Carta, Paulo Markun, Márcia Peltier, Tao Gomes, Alon Feuerwerker, Helena Chagas, Etevaldo Dias, Jorge da Cunha Lima e Maria Clara R M do Prado, entre outros, que levam informaçoes de qualidade em tempo real aos internautas e ainda abrem espaço para um debate democrático sobre os mais variados assuntos".

Agora, contem com a gente:

PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT e talvez PT.

Lastimável.

Bem que o Diogo Mainardi avisou que o Pê Tê tinha se adonado do iG.

PAC, Nada, Tudo, Brasil

O PAC é o crescimento, é o futuro, é o Brasil. Não vamos, é claro, estragar esse bordão. Mas, que ninguém nos ouça, ladrão que fraudar o PAC deveria ter cem anos de perdão.

Guilherme Fiuza, mestre que só, dá sua real sobre o jornalismo da Polícia Federal.

Disparada

A melhor pergunta da segunda entrevista coletiva do presidente Lula foi feita por ele mesmo:

"Há quanto tempo vocês da imprensa não vêem nas ruas faixa escrito 'Fora FMI'?"

Profe$$or Dirceu

Estou viciado no blog do Zé Dirceu. Não consigo parar de ler. O ex-ministro se revela no blog, não é aquela coisa de entrevista coletiva em que ele, raposa política, pode enrolar e fugir das perguntas. Na internet, está tudo ali: a escolha dos temas dos posts, as citações da imprensa, seus comentários, e até mesmo a ordem em que os posts aparecem. Tudo revela a favela mental sindicalista daquele que foi por um bom tempo o "Primeiro-ministro" de Lula.

Acompanho cada letrinha de suas cruzadas quixotescas. Tem de tudo: pedido para a UNE não exagerar nas críticas ao governo, defesa de seu amigo Mangabeira Unger, ministro da SEALOPRA, até a minha perdileta: a crítica da mídia má. Tem dois posts de ontem, um após o outro, que são geniais. Trecho do primeiro:

"Markun precisa despartidarizar a TV Cultura - (...) Ontem, assisti ao jornal Cultura Noite. Só pau no governo federal. Isso mesmo. Com elegância, é lógico, para não ficar na cara que o discurso lá em Brasília é só para enganar os incautos. Vamos lá. Primeiro Alexandre Machado dando nó em pingo d'água, ou seja, enrolando para dizer que o PAC não anda. (...) Vamos ver se juntos com Rubens Barbosa e Gustavo Ioschpe, colocam a TV Cultura na esfera pública e não partidária."

No post seguinte, Dirceu continua sua cruzada contra a mídia má:

"A Folha não desiste - Parece que a Folha não vai desistir de tentar responsabilizar o governo Lula e o PT de ser autoritário e cerceador da liberdade de imprensa. E quem vem assistindo a esse filme do lado de cá da tela sabe o quanto certa mídia falou e escreveu o que quis até agora, muitas vezes sem nenhum compromisso com a verdade e com a apuração séria dos fatos."

É aquela coisa: imprensa livre, pública e apartidária é aquela que não critica o governo.

Zé Dirceu para âncora do Jornal da TÊVÊ DO PÊTÊ djá!

Mídia má, feia e bobona

O Pê Tê mostrou a que veio ontem em um seminário sobre o funcionamento dos sistemas políticos e eleitorais no Uruguai, Espanha e Alemanha (matéria na Folha).

O presidente do partido, Ricardo Dossiê Berzoini, disse que uma reforma política limitada a discutir financiamento público, fidelidade partidária e voto em lista não está com nada:

"Há questões mais importantes, como discutir o poder dos meios de comunicação no processo eleitoral. (...) Vários meios de comunicação abriram mão do bom jornalismo nas últimas eleições e fizeram campanha declarada para a oposição.

Berzô também defendeu o controle dos meios de comunicação pela Justiça Eleitoral. José Avalista Genoino (SP) e o líder do Pê Tê na Câmara, Luiz Sérgio (RJ) concordaram integralmente. Luiz Sérgio ainda tocou em outro assunto que seu partido conhece muito bem, o caixa dois:

"Temos crise no financiamento das campanhas, mas também temos uma crise com o poder dos meios de comunicação. Muitos agem de forma partidária nas eleições, sem assumir suas posições."

Assim como Franklin Martins, da TÊ VÊ PÊ TÊ, Berzô, Gegê e Serginho não estão nada satisfeitos com a mídia mancomunada com o capitalespeculativointernacional.

Me empolguei tanto que até criei a categoria MÍDIA MÁ aqui para o blog.

Creative Commons License