Feliz Arraiá do TORTO procês!





Joaquim Bezerra Nelore Roriz, o eterno retorno

These are strange times in Brazil. Achou que a falcatrua do final de semana tinha acabado com o Silvinho Land Rover? Pois não. A Veja acabou com tudo em outra matéria sobre nosso insuperável senador Joaquim Bezerra Nelore Roriz.

A revista afirma sem rodeios: "se parte do dinheiro foi mesmo usada para pagar uma bezerra, outra parte teve destino explosivo – serviu para subornar juízes do Tribunal Regional Eleitoral que livraram Roriz de cassação em 2006."

A Veja teria obtido a informação de um político próximo a Roriz que presenciou a confissão do suborno da própria boca do senador bezerrístico em conversa com seu suplente, o ex-deputado distrital Gim Argello:

"Argello – O Agnelo (refere-se a Agnelo Queiroz, ex-ministro e candidato derrotado ao Senado) me disse que a decisão foi comprada. É isso mesmo?

Roriz – É isso mesmo. Achei que o processo não ia dar em nada, mas tivemos de resolver. Tivemos de comprar dois [juízes do TRE]."

Os juízes teriam recebido 1,2 milhão dos tais 2,2 milhões do cheque de Nenê Constantino, presidente do Conselho de Administração da Gol:

"O caso que livrou Roriz da cassação foi julgado em 23 de outubro, mas começou no dia 19 de setembro, quando o Ministério Público o acusou de uso político da máquina pública do governo do Distrito Federal. Na época, Roriz deixara o cargo de governador para concorrer ao Senado, e a estatal de abastecimento de água, a Caesb, mudara em propagandas seu número de atendimento telefônico de 115 para 151 – número de Roriz nas urnas. O placar do julgamento no TRE estava em 3 a 2 contra Roriz. Um juiz pediu vistas e, dias depois, quando a sessão foi retomada, votou a favor de Roriz, cravando um empate em 3 a 3. Antes que o presidente do tribunal desse seu voto de Minerva, um dos juízes que votaram contra Roriz subitamente mudou de idéia. Com isso, Roriz livrou-se da cassação por 4 a 2."

A Veja não facilita muito e não dá o nome dos juízes. Mas com uma rápida busca no Pai Google descobre-se todas as informações no site vermelho.org (para alguma coisa tem que servir), já que foi o PCdoB que entrou com a representação contra o senador por abuso de poder político. Quem pediu vistas foi o juiz Romes Gonçalves Ribeiro, que também andou pedindo vistas em outros casos estranhos. Quem decidiu trocar o voto de uma hora para a outra foi o juiz José Luiz da Cunha Filho.

Vai feder mais ainda.




VoLLtou o Silvinho Land Rover Pereira

De uns dois em dois meses eu tenho cerca de 2 segundos de pena dos petistas. É pouco mesmo, passa rápido. Poucas coisas na vida podem ser piores do que ter a mídia má na tua cola, descobrindo as tuas falcatruas. Eu entendo perfeitamente quando, por exeplo, o Valter Pomar, Secretário de Relações Internacionais do Pê Tê, diz na minha cara que gostaria muito que a mídia má brasileira apoiasse um golpe. Assim, segundo o Tico e Teco de Pomar, o governo popular democrático e participativo poderia acabar com essa palhaçada golpista que manipula a mente dos brasileiros.

Pois bem, a Veja mídia má que começa a circular neste sábado desenterrou o nosso querido e saudoso Silvinho Land-Rover-mimo-da-empreiteira-GDK Pereira. Lembra dele? A revista resolveu saber como anda a vida de Silvinho, que havia sumido do mapa depois que os escândalos de 2005 - aqueles que nunca existiram - perderam força.

Segundo a Veja, em julho do ano passado Silvinho abriu, com sua mulher e um irmão, uma empresa de eventos chamada DNP. De janeiro a abril deste ano o faturamento da DNP foi de 90 mil reais, dos quais 55 mil vieram indiretamente da Petrobras. A mesma Petrobras, portanto, que contratava a empreitera GDK que deu o Land Rover de mimo para o petista em troca da intermediação de falcatruas. Silvinho é brasileiro; Silvinho é Pê Tê. Silvinho não desiste nunca.

Patrocinadora do projeto Cinemostra de Verão, realizado na Praia de Camburi, em Vitória (ES), a Petrobras contratou duas empresas para realizar o evento: TGS Consultoria e Central de Eventos e Produções, ambas pertencentes a um tal de Julio Cesar dos Santos.

silviopereira2.jpg
Sai pra lá, mídia má!

"Foi em nome dessas duas empresas que a DNP emitiu as notas fiscais que lhe permitiram receber, em três parcelas, os 55.000 reais da Petrobras. Nas notas, atribuem-se à empresa de Silvinho a "coordenação e produção" da mostra. A Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que não tinha conhecimento da participação da DNP de Silvinho na mostra e adianta não possuir "ingerência sobre profissionais ou empresas contratados para execução de projetos patrocinados pela empresa"."

Para piorar a coisa, a gerente administrativa da Central de Eventos, Vivian Perpétuo, também é - veja só você - secretária de... Silvinho Land Rover Pereira. Durante pelo menos oito meses a empresa do petista teria funcionado na mesma sede da Central de Eventos. A suspeita é de que as três empresas sejam, na verdade, uma só.

Silvinho é brasileiro; Silvinho é Pê Tê. Silvinho não desiste nunca.




Favela Braziu

"Lazy, hazy days for lucky Lula

THESE are strange times in Brazil. Every morning, the country's main newspapers bring fresh instalments in a slew of corruption scandals lapping around the government of President Luiz Inácio Lula da Silva. The latest one involves the president of the senate, Renan Calheiros, a Lula ally.

(...)

The government seems trapped in torpidity
. Six months into his second term, Lula has just completed his cabinet, adding a 37th minister—one for “strategic planning” [A/C Mangabóide]. But what are all these ministers for? The government's agenda is unambitious, and its reaction to events often tardy and fumbling. Take the chaos that has gripped Brazil's airports since October as a result of go-slows by disgruntled air-traffic controllers. Marta Suplicy, the tourism minister, seemed to sum up the official stance when, to much outrage, she suggested that travellers should “relax and enjoy” the long delays.

(...)

Folha de São Paulo, the biggest-selling daily, shifts only 300,000 copies in a country of 190m people. Meanwhile, the average Brazilian is rather content, less interested in the television news than the soap opera that follows it. (The Economist)




Renaaan = núcleo profundo do Pê Tê e do comunismo mundial

Do Estado:

"´Acharam que era fácil me derrubar´, desafia Renan

Depois da acolhida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de manifestações de apoio de ministros, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), encerrou a última quinta-feira, 28, em tom de comemoração, alardeando sua resistência política e pessoal "ilimitada" para enfrentar a "saraivada de denúncias de todo lado". No fim do dia, falou da onda de "denuncismo que atinge os três Poderes" e comparou o seu processo no Conselho de Ética às denúncias contra parentes de Lula.

"Quando houve a crise com Lula, eu o apoiei com a mesma compreensão", disse. "O denuncismo não faz bem à democracia; ressuscita a UDN no momento em que todos querem que o Brasil trabalhe, gere renda, gere emprego e aumente o superávit." O senador afirmou que, "infelizmente", o processo democrático "tem dessas coisas" e insistiu em que Lula passou por um processo semelhante ao seu. "Devassaram a família dele, mas não conseguiram."

As declarações acima poderiam ser somente uma mania de grandeza de Renaaaaan, se não fosse a maneira com que o Pê Tê, desde que surgiram as denúncias, se dividiu entre um silêncio profundo e uma defesa aberta do senador bovino. Os baluartes da defesa aberta de Renaaaan foram nossos queridos senadores Sibá Sibazinho Machado (Pê Tê-AC), com todo seu empenho de cachorrinho obediente para enrolar o máximo possível qualquer decisão, e a senadora Ideli Salvatti (Pê Tê-SC), que até ontem estava botando pressão máxima contra a escolha de Renato Casagrande (PSB-ES) para a relatoria do processo contra Renaaaan.

Mas sempre há uma saída para o Pê Tê. Segundo a Renata Lo Prete no Painel de Folha de hoje, a saída seria esta:

"Uma saída discutida pela tropa de Renan é colocar Inácio Arruda (PC do B-CE) no Conselho de Ética e em seguida indicá-lo para a relatoria. O senador novato é um divulgador da criativa tese segundo a qual as denúncias contra o presidente da Casa são uma manobra para enfraquecer Lula."




Relaxa, goza e não reclama. Não tem $alva$ão.

Lá do blog do Lauro Jardim:

"Um suplente à altura | 12:24
Se o caso Roriz tiver a conseqüência que deve ter - ou seja, a cassação do mandato do senador - o país será apresentado ao seu suplente: o petebista Gim Argello. É um político à altura de Roriz. Em 2002, por exemplo, quando era deputado distrital em Brasília, Argello foi acusado de receber lotes de terra como propina. Tem gente apostando que a vaga de senador acaba no colo de Marcos de Almeida Castro, que vem a ser irmão do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay."

**

"O suplente de Roriz | 16:32
A propósito da nota postada às 12h24, sobre Gim Argello, suplente de Joaquim Roriz: seu nome deve surgir a qualquer momento na mesma história que enrolou de vez o complicado Roriz na semana passada. Argello tem ligações fortes com o empresário Nenê Constantino, o dono da Gol."




De joelhos DJÁ!

"Roriz chora, nega corrupção e promete abrir sigilo

Em discurso no Plenário do Senado, o senador e ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB-DF), negou nesta quinta-feira qualquer tipo de ato ilícito e colocou à disposição da Polícia Federal e do Supremo Tribunal Federal os sigilos fiscal, bancário e telefônico seu e de sua família. Por alguns momentos de sua defesa, o senador chegou a chorar. Ao final de seu discurso, Roriz também prometeu ir à catedral de Brasília e se postar de joelho até o anoitecer." (Terra)

$en$a$ional.

Roriz, que estava sumido depois das denúncias que explodiram no final de semana, resolveu falar, chorar e prometer se ajoelhar.

No G1 tem um trecho da lengalenga do discurso de Roriz. Mas há momentos até mais instrutivos no discurso do que a promessa de se arrastar de joelho:

Mídia má: “A imprensa quando quer massacra, destrói. Veja o que está acontecendo com nosso amigo, presidente dessa Casa, senador Renan Calheiros. Será que é justo tanta maldade com um homem que tem um relevante trabalho prestado a seu país e a seu estado em particular?

Roriz, um sem-teto: “Existe algum artigo dizendo que pedir dinheiro emprestado é crime? É ilegal? Quem em sua vida não pediu um empréstimo a um amigo ou a um banco qualquer?

A desculpa para justificar a gravação em que é pego negociando a entrega de 2,2 milhões com o ex-presidente do BRB, Tarcísio Franklin de Moura, continua bovina: seriam somente R$ 270 mil empretados do dono da Gol e ex-caminhoneiro Nenê Constantino para pagar a dívida da compra de uma bezerra, mais R$ 28 mil para ajudar um "parente" que estaria com problemas de saúde.

Declaração de bens do senador Joaquim Bezerra Nelore Roriz ao TSE no ano passado:

- 50% DA SALA - ED. MARISTELA - BRASÍLIA/DF - R$ 61.833,00
- APARELHO CELULAR ADQUIRIDO EM 1996 - R$ 1.124,57
- APLICAÇÃO RENDA FIXA - BRB - R$ 86.362,58
- AÇÕES DA TELEBRASÍLIA ADQUIRIDAS EM 1974 - R$ 6.153,14
- AÇÕES DO BEG S/A - R$ 0,10
- CASA - SMPW Q. 08 CONJ. 01 CASA 13 - R$ 600.558,19
- CRÉDITOS À RECEBER DA AGROPECUÁRIA PALMA LTDA - R$ 500.046,41
- DINHEIRO EM ESPÉCIE - R$ 3.500,00
- IMÓVEL RURAL - ÁREA NA FAZENDA UNIÃO E ÁREA NA FAZENDA JUREMA - R$ 100.000,00
- POUPANÇA - BRB - R$ 9.953,17
- POUPANÇA - HSBC - R$ 965,18
- QUOTAS DE CAPITAL - BRAVAL TRATORES LTDA - R$ 54.000,00
- UMA QUOTA DA COOPERATIVA AGRÍCOLA DO DF - R$ 1,22
- VEÍCULO - FORD F250, XLT - R$ 93.000,00
- ÁREA DE 662,7419 HECTARES - LOTEAMENTO NO RIO BAGAGEM - NIQUELÂNDIA/GO - R$ 61.531,39
- 6.227 BOVINOS - R$ 2.850.050,00
- 51 SUÍNOS - R$ 5.100,00
- UM TRATOR 785 VALMET - R$ 28.600,00
- UM TRATOR VALMET COM COMANDO - R$ 26.500,00

TOTAL - R$ 4.489.278,95

GLBT


V. Ex.ª está tomando boleta?

renanemboletado.jpg




A pedido dos leitores GLBT

aeciohaddadconstantino.jpg
Não, o Stédile não está na lista.

Da Mônica Bergamo na Folha de hoje:

"CHARME MORENO
Depois de seis vitórias consecutivas na eleição dos 20 mais sexy do Brasil, da "G Magazine", o governador Aécio Neves perdeu o lugar no ranking para o ministro da Educação, Fernando Haddad - ou "um charmoso moreno", como definiram os 2.000 gays ouvidos na pesquisa. Eles elegeram Constantino Júnior, da Gol, o mais sexy do segmento empresarial."




Leomar Bubalino Muar Quintanilha

Wellington Vou-desligar-o-transponder-doidão Salgado (PMDB-MG), Sibá Sibazinho Machado (Pê Tê-AC)... é cada um que surge com o Renaaaaangate...

A mais nova figura é o recém eleito presidente do Conselho de Ética do Senado, o senador Leomar de Melo Quintanilha (PMDB-TO). Aliado de Renaaan, Quintanilha venceu o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) por 9 votos a 6 e vai substituir Sibá Sibazinho Machado (Pê Tê-AC), que abandonou o cargo na terça-feira.

quintanilha1.jpg
"Sempre fui comunista."

Nascido em uma família pobre em Goiânia, Quintanilha, 61 anos, deu duro na vida. Foi balconista, vendedor de frutas, trabalhou na reitoria da Universidade Federal de Goiás, até que foi aprovado em um concurso para o Banco do Brasil em 1965. A partir daí começa a politicagem e, em 1976, é eleito presidente do Diretório Municipal da ARENA em Araguaína - na época em Goiás, hoje no norte do Tocantins. Candidata-se à prefeitura da cidade no mesmo ano, mas perde. Perdeu novamente a eleição, para o mesmo cargo, em 1982.

Com o estado de Tocantins já criado, Quintanilha consegue eleger-se deputado federal pelo PDS, $u$e$$or da Arena, em 1989, mas é deslocado para exercer o cargo de Secretário de Estado da Educação e Cultura de Tocantins. Reeleito em 1991, chega finalmente ao Senado em 1994, sendo reeleito em 2002.

Até aí tudo indo aparentemente bem. Fazendeiro e dono de um patrimônio declarado de R$ 1.975.844,63 e depois de ter circulado pelo PP, PFL e PMDB, Quintanilha filia-se ao PCdoB em 2005 e, em 2006, disputa o cargo de governador de Tocantins. Ficou em terceiro colocado, com 9.206 votos (Siqueira Campos ficou em segundo com 310 mil votos e Marcelo Miranda foi eleito no primeiro turno com 341 mil, ou 51,48% dos votos). Em dezembro do ano passado, mal-agradecido, o senador deixou o PCdoB e voLLtou para o PMDB de Renaaaaaan.

Atualmente, Quintanilha é presidente da Federação Tocantinense de Futebol. Ninguém melhor para exercer o cargo, já que descolou uma ajudinha de R$ 200 mil para a construção do estádio de Barrolândia, no sul de Tocantins.

O senador tem alguns projetos interessantes como, por exemplo, a "proibição do uso de viseiras escuras ou protegidas por material refletivo que impeçam a identificação dos seus usuários". O objetivo é facilitar a identificação da bandidagem sobre duas rodas.

Mas certamente o de maior relevância é a proposta de realização de um plebiscito para a criação do estado do Carajás. A nova unidade da federa$ão englobaria alguns dos seguintes municípios do atual estado do Pará: Bannach, Breu Branco, Cumarú do Norte, Curionópolis, Novo Repartimento, entre outros.

Ah, sim, ia quase esquecendo... o bem de maior valor do senador Quintanilha, de acordo com sua declaração ao TSE em 2006, é este:

REBANHO DE BOVINOS, BUBALINOS, CAPRINOS,OVINOS, ASININOS E MUARES - R$ 758.124,00




A/C Boca Juniors/Grêmio/Pê Tê

Do recém eleito prefeito de Buenos Aires, ex-presidente do Boca Juniors e cotado para futuro pre$idente da Argentina, Mauricio Macri:

"A qualidade de gestão de Cardoso era melhor, e seu governo tinha melhores quadros. (...) Apesar do contexto internacional ser mais favorável do que era o de Cardoso, Lula tem mais problemas de gestão, problemas de gasto, mais denúncias de corrupção. Me parece que o governo Cardoso tinha agenda maior. (...) Cada vez há mais identificação entre o que foi o governo Cardoso e o de Lula, mas sigo pensando que o governo Cardoso teve uma gestão melhor que a do governo Lula." (Folha Online)




Renaaaaan não serve pra nada mesmo

Do Daniel Castro na Folha de hoje:

"Ibope da TV Senado cai com ‘Renangate’

Diferentemente das CPIs que investigavam corrupção no governo federal em 2005, o escândalo envolvendo o presidente do Senado, Renan Calheiros, não agregou audiência à TV Senado, 43º canal pago mais visto do país.

Dados do Ibope mostram que, pelo contrário, o "Renangate" pode ter afastado telespectadores da TV Senado. O alcance diário do canal na TV paga caiu 7,3% do período entre 15 de março e 14 de maio para o bimestre compreendido entre 15 de abril e 14 de junho, último relatório disponível e o único que engloba a crise no Senado."




Ah, a internet...

comeurenan.jpg




Lerdeza pro ABRA$$O, lerdeza pra Playboy...

Da Mônica Bergamo na Folha de hoje:

"A direção da "Playboy" jantou com Mônica Veloso no hotel Mercure, em SP, no domingo. O "cachê" que a revista pretende pagar à mãe da filha de Renan Calheiros está beeeem distante da cifra de R$ 1 milhão que já faz parte do imaginário dos leitores da revista. A "Playboy" confirma o jantar, mas diz que não revela os valores de suas negociações."




Renaaan + Pê Tê x DEMO

"Renan vai ao Planalto pedir socorro e ganha apoio de Lula

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teve uma conversa de 40 minutos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, antes de chegar ao Congresso, pouco depois das 10 horas da manhã.

(...)

Um dirigente do PMDB revela que, no encontro, os dois avaliaram que o conflito entre partidos governistas (PT e PMDB, basicamente) em torno do processo disciplinar movido contra Renan no Conselho de Ética do Senado ganhou outra dimensão. "Diante da declaração de guerra do partido Democratas ontem (terça), ficou claro que o que existe, agora, é uma batalha política entre governo e oposição", resumiu Renan a Lula.

O resultado prático desta avaliação é que o presidente Lula decidiu entrar pessoalmente na ofensiva dos aliados para solucionar a crise política em torno do caso Renan." (Estado)




Tem boi sem dono no Planalto

O senador Sibá Machado (PT-AC) renunciou da presidência do Conselho de Ética. Segundo a Secretaria-geral do Senado, Sibá entregou um ofício às 20h48 informando sobre a renúncia ao cargo e à vaga que ocupa no conselho. As informações foram confirmadas pela assessoria do senador.
Foto: AE
siba.jpg
Mugiu o boi do Sibá. Toca pro seringal

Para variar, o PMDB já começou a fazer beicinho e mandou recado para o governo pelo Expresso Ideli Salvatti (PT-SC) de que se a base aliada não ajudar Renan, o PMDB, maior bancada do Senado com 20 senadores, não garantiria mais apoio às votações de interesse do governo.

Depois de uma árdua discussão de cinco segundos, o Conselho Editorial do A Nova Corja decidiu que só uma pessoa pode superar o carisma do suplente da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT-AC), na presidência da baderna que virou o Boigate: o senador Wellington "Transponder" Silva (PMDB-MG).

wellington3.jpg
"Eu só queria ser um Frankenstein bonito"




ABRA$$O

"Deputados do RS se concedem aumento

Os deputados estaduais do Rio Grande do Sul aprovaram nesta terça-feira (26) o reajuste de 21,22% nos seus salários, como previa acordo entre as bancadas. Com a medida, o subsídio dos deputado ($ic) no estado subiu de R$ 9,5 mil para R$ 11,564 mil, retroativo a 1º de junho.

Na segunda (25), foram os vereadores da capital gaúcha que decidiram, em acordo da Mesa Diretora com líderes das bancadas, pelo reajuste, no caso, de 19,66%." (G1)




PSOL saudações, Renan

O presidente do Senado e agora maior agropecuniário do país, Renan Calheiros (PMDB/ AL), chamou de Esquadrão da Morte Moral a manifestação pública do PSOL contra a sua permanência no comando da Casa. O partido de Heloísa Helena promete lançar, a partir de amanhã, uma campanha "popular" batizada de Fora Renan para cobrar o afastamento de Calheiros.

Que decadência. É nessas horas que o PT faz falta. Saudades daquelas rimas empolgantes e cheias de caráter. Onde será que eles estão agora? Para essas coisas, ninguém pensa em fazer revival. Aí, mó deprê.




"Homem é mesmo muito besta!"

"Após afirmar que posaria nua, "Playboy" volta a cobiçar Mônica Veloso

Um dia após declarar em entrevista exclusiva à Folha que tem interesse em posar nua, a jornalista Mônica Veloso, peça-chave no escândalo que envolve o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), passou a ser alvo da revista "Playboy".

(...)

Nesta segunda-feira, no entanto, a "Playboy" confirmou seu interesse em despir a "musa do escândalo" mais recente em Brasília e, por meio de sua assessoria, disse já ter entrado em contato com Mônica." (Folha Online)




"Na estrada eu emborracho ele."

Os reverendos deputados de J€$U$ da Igreja do Evangelho Quadrangular de Minas estão em chamas.

Na cola de um pistoleiro em Osasco, a Polícia Civil paulista acabou descobrindo que o matador teria sido contratado para dar um fim no deputado federal Carlos Willian (PTC-MG).

Alemão, o matador, conseguiu escapar, mas a polícia prendeu um tal de Odair Silva, fiel da igreja Quadrangular, que teria intermediado o assassinato, marcado para ter ocorrido na quinta-feira passada.

"Alemão: - Como é mesmo o nome do deputado?
Odair: - Carlos Willian.
Alemão: - Carlos Wilian é para ser morto?
Odair: - É."

Odair acusou o também deputado federal Mario de Oliveira (PSC-MG) de ser o mandante do crime.

carlosjcmario.jpg
Reverendo Willian, o alvo, Reverendo J.C., o culpado de tudo, e Reverendo Oliveira, o suposto mandante.

O reverendo Oliveira é o atual presidente do Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular (uma das minhas prediletas, já fui várias vezes em Recife), cargo já ocupado por Carlos Willian. Os reverendos estão em pé de guerra há um tempo e, em fevereiro, Willian entrou com representação na corregedoria da Câmara, depois de uma discussão com o reverendo Oliveira. Segundo um de nossos informantes, o motivo da briga teria sido a interpretação de um trecho bíblico.

A biografia santa de Mario de Oliveira você encontra aqui. A última proposição do deputado, pedindo a instalação de sanitários e fraldários em estabelecimentos bancários públicos e privados, está aqui. Acho justo; as filas do Banrisul sempre me causam desconforto intestinal (cadê o Feijó?).

Matéria do G1 com reportagem do Jornal da Globo, aqui.




Eletronorte desafia a Opus Dei

eletro.jpg
Os Borrachinhas ajudam a Eletronorte no combate ao desperdicio de energia elétrica




Ok

"Está claro que querem assassinar minha honra. Mas não vão assassinar porque não têm provas de absolutamente nada." - Renaaaaaaaan




Chuchuzismos

"Agulhas. Geraldo Alckmin iniciou na sexta curso de pós-graduação em medicina oriental no Hospital do Servidor Público de São Paulo. O tucano, anestesista de formação, pretende no futuro conciliar suas outras atividades com a prática da acupuntura. "A política brasileira anda muito estressada", diz." (Renata Lo Prete, Painel, Folha de S. Paulo, 25/06/07)

**

"De volta ao Brasil depois de estudar cinco meses na Universidade de Harvard [A/C Mangaba Unger], Alckmin remarcou suas aulas na Casa do Saber, em São Paulo. Dá início hoje às palestras sobre "Eleição e Gestão Pública" que dará para 40 alunos -por R$ 300 o pacote de três aulas." (Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo, 25/06/07)

**

"Ao meio-dia [desta segunfa-feira], Alckmin falará no Auditório Dante Barone, da Assembléia [Legislativa do Rio Grande do Sul], sobre o calcanhar-de-aquiles de sua gestão: a segurança. No ano passado, enquanto Alckmin estava em campanha para a Presidência da República, o vice, Cláudio Lembo, enfrentou rebeliões e atentados do PCC." (Rosane de Oliveira, Zero Hora, 25/06/07)




Aécio 2010

aecionatalia1.jpg
Aécio Neves (Pê Tê PSDB-MG) e a Miss Brasil Natália Guimarães. (Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG/Divulgação)




Réplica à Mônica Veloso/Renaaaan

Maria Verônica Calheiros, mulher chifrada oficial do senador Renaaaaan Calheiros, também resolveu falar. Matéria genial, aberta, no Estadão de hoje. Melhores momentos:

"Da casa oficial onde mora em Brasília, a mulher de Renan, Maria Verônica Calheiros, observou a espiral política que paralisou a pauta do Congresso Nacional e reduziu tudo em uma notável reflexão doméstica: “Não sei como meu marido caiu nessa... Homem é mesmo muito besta!

Verônica Calheiros é uma mulher de 43 anos. Fala com um timbre de voz infantil e prefere frases longas. Fez faculdade de Artes Plásticas, é evangélica e gosta de cuidar de suas mais de mil matrizes de orquídeas."

(...)

renanemulher2.jpg
"Renaaaaaaaaaaaaaaan besta!"

"“Renan foi a maior vítima nisso tudo. Ele e a criança. Ele, claro, também tem culpa, porque todo ser humano é falho. Mas todos sabem que existe um assédio em cima dos representantes do poder. Fiquei surpresa por ele ter caído...”"

(...)

Mônica [Veloso] disse que resolveu denunciar o ex-amante só porque estava sendo apontada como “pessoa desclassificada”. Verônica afirma que é mentira. “Depois que ela engravidou, sumiu e só reapareceu com quatro meses. Renan assumiu a criança depois de um teste de DNA e pagou pensão, mas ela queria mais dinheiro. Ele me disse que ela estava ameaçando fazer chantagem, procurar a imprensa e contar tudo. Ela não fez nada por amor, fez por interesse. No primeiro encontro já estava gravando tudo.”

(...)

"“Ele não é promíscuo, apenas errou, contou tudo a quem devia ter contado e se desculpou. Eu escolhi perdoar, mas antes disse a ele: ‘Se você estiver apaixonado por ela, eu seguro a barra, meu filho’. A princípio, sou contra separações. Mas não vou segurar um vaso todo colado porque uma hora as peças se soltam. Tenho base, tenho história política, tenho tradição de esquerda, atuei no PC do B. Casei aos 17 anos com o homem que amava e entre nós existe amor e companheirismo.”"




"Não vou responder."

Lá vão os trechos politicamente relevantes da entrevista da pistol jornalista Mônica Veloso à Folha de S. Paulo de hoje:

FOLHA - Você pode dizer que amou o presidente Renan?
MÔNICA - Claro que sim. Amei, amei muito. Ele é um homem extremamente inteligente.

FOLHA - Engravidou por descuido?
MÔNICA - Não vou responder.


Foto: Anderson Schneider - Veja

(...)

FOLHA - Você teve relacionamentos com outros políticos?
MÔNICA - Não, inventaram toda sorte de relações. Eu virei o terror da cidade.

FOLHA - Nem o Luís Eduardo Magalhães [morto em 1998]?
MÔNICA - Não. Eu o conhecia, estive com ele em várias ocasiões, mas nunca houve nada.

(...)

FOLHA - Recebeu alguma proposta para posar nua? Aceitaria?
MÔNICA - Até agora ninguém me ligou. Para eu poder fazer um comentário precisaria ser uma coisa oficial, mostrando como seria feito. Sem isso não dá nem para fazer conjectura.

(...)

FOLHA - Segue qual religião?

MÔNICA - Evangélica, batista, da Vale do Amanhecer.

FOLHA - Freqüenta cultos?
MÔNICA - Não vou demais, vou às vezes. Sou crente nova.




Dois mião = pobreza

"Gol volta atrás e confirma cheque a Roriz

Antes, porém, a assessoria da Gol havia dito que Constantino não reconhecia o cheque. Informou no fim da tarde deste sábado (23) que houve um equívoco na primeira versão sobre o caso.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sr. Constantino de Oliveira informa que utilizou o recebimento do valor de R$ 2,2 milhões, proveniente da venda de uma fazenda de sua propriedade para a Agrícola Xingu, para realizar empréstimo de R$ 300 mil em forma de contrato de mutuo e emissão de nota promissória em março de 2007 ao senador do Distrito Federal, Joaquim Roriz.

Roriz, na ocasião, retornou R$ 1,9 milhão para o Sr. Constantino de Oliveira, mantendo assim os R$ 300 mil como empréstimo.

Além disso, o Sr. Constantino de Oliveira esclarece que não tem conta bancária no BRB - Banco de Brasília.

SÃO PAULO, 23 de junho de 2007." (G1)




Joaquim Bezerra Nelore Roriz

Vai pegar avião no sabadão e não consegue relaxar e gozar? Compra a mídia má Veja e a Época para ajudar.

A edição da Veja desta semana, com a capa mais genial do mundo, prossegue na demolição das falcatruas bovinas versões de Renaaaan Calheiros para justificar o pagamento da pensão milionária à pistol jornalista Mônica Veloso. Mas não fica só nisso. A revista também foi atrás da evolução patrimonial do senador alagoano.

Após visitar as propriedades de Renan e consultar especialistas, a reportagem chega à conclusão de que os bens do senador, declarados em 1,7 milhão de reais, totalizam, na verdade, praticamente 10 milhões de reais. A evolução é impressionante:

"• Entre 1979 e 1982, enquanto exerceu um mandato de deputado estadual, Renan ganhou o equivalente a 6 700 reais por mês. Nesse período, seu patrimônio cresceu a um ritmo de 2.000 reais por mês. É uma economia possível para quem é capaz de poupar 30% de sua renda todo mês.

• Entre 1983 e 1990, como deputado federal, ganhou o equivalente a 12.265 reais por mês. Seu patrimônio cresceu a um ritmo de 8.000 reais por mês. É difícil, mas há quem consiga guardar 65% do salário.

• Entre 1991 e 1994, Renan não teve mandato. Por um ano, presidiu uma subsidiária da Petrobras por indicação do presidente Itamar Franco. Seu patrimônio, nesse período, refletindo a distância de um cargo eletivo, caiu de 880.000 reais para 755.000 reais.

• Entre 1995 e 2002, como senador, Renan recebeu 12.277 reais por mês. Seu patrimônio cresceu a um ritmo mensal de 8.800 reais. É quase impossível poupar 72% do salário. Mas os poupadores fenomenais chegam lá."

Tá achando que a boiada já passou? Claro que não. A segunda falcatrua descarada revelação do final de semana é partilhada entre a Veja e a Época (matéria aberta aqui). As duas revistas colocam na roda o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF). A demência é tanta que a Operação Aquarela (videozinho sobre a operação aqui), realizada no último dia 14 e que prendeu 19 pessoas em quatro estados por desvio de verbas, ia passar sem maiores destaques. Ia.

roriznene.jpg
Joaquim Bezerra Nelore Roriz e Constantino Nenezinho Dono de Tudo de Oliveira

Um dos presos na operação foi Tarcísio Franklin de Moura, ex-presidente do BRB (Banco de Brasília) de 1999 a 2006. Moura é conhecido por se envolver em diversas roubalheiras atividades um pouco estranhas. Na campanha de 2002, foi acusado de fazer parte de um esquema de desvio de verba para a campanha de Roriz. A operação consistia em tirar grana do governo do DF, passá-la pela empresa pública Companhia de Desenvolvimento do Planalto (CODEPLAN), depois por um tal de Instituto Candango de Solidariedade (ICS), para finalmente chegar nas empresas Adler e Linknet, que prestariam serviços à campanha eleitoral de Roriz. O doleiro Fayed Traboulsi teria feito dois saques de R$ 2,310 milhões e de R$ 3,5 milhões direto do BRB. Aí que entra Tarcísio Franklin de Moura, presidente do banco nomeado por Roriz, governador do DF na época.

A ligação de Moura e Roriz, portanto, é antiga. O que vazou para as duas revistas semanais são trechos de conversas dos dois falcatruas amigos combinando a entrega de uma bolada de 2,2 milhões de reais em dinheiro vivo ao senador. A grana teria saído da conta do empresário Constantino de Oliveira, o Nenê Constantino, dono da Gol, mais novo proprietário da falida Varig e notório devedor do INSS. Obviamente, você lembra que quem deu uma forcinha para fechar a compra da Varig pela Gol foi justamente o adevogado e compadre de Lula, o grande Roberto Teixeira, que intermediou a visita de Nenê Constantino e de seu filho Constantino de Oliveira Júnior a Lula, no Planalto.

Nenê Constantino afirmou à Veja que nem possui conta no BRB. A Época afirma que há um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) comprovando que houve um saque de R$ 2,2 milhões da conta de Constantino no BRB no dia 13 de março. É o mesmo dia em que rola a gravação delícia:

"Tarcísio – Então eu vou ter que... Porque não tem jeito, não tem como... Onde é que vai pôr esse dinheiro?
Roriz – Não tem um cofre, tesouraria?
Tarcísio – Saiu da tesouraria tem que entregar para alguém.
Roriz – Não tem um cofre, não?
Tarcísio – Mas pra isso tudo não tem, não. (Risos)"

A última mentira versão para a transação, obviamente, foi bovina:

O senador estava apertado e pediu um empréstimo de R$ 300 mil ao Constantino para comprar parte de uma bezerra nelore da Universidade de Marília”, disse Neves. “Pagou R$ 271 mil e repassou R$ 29 mil ao Benjamin, que também estava com dificuldade financeira. O resto do dinheiro teria ficado com Constantino.” Neves apresentou cópia da nota fiscal de venda da bezerra por R$ 532 mil e o comprovante do depósito relativo ao pagamento de R$ 271 mil. A diferença, segundo ele, deveu-se a um desconto concedido pelo vendedor. Neves também apresentou cópia de um contrato de empréstimo de R$ 300 mil assinado por Roriz e Constantino e uma promissória assinada pelo senador." (Época)

A pergunta você já sabe: vai ou não vai pro ABRA$$O o Roriz?




Cala a boca, Marta!

"Para evitar um novo "relaxa e goza", Lula determina "cala-boca" a ministros

A temporada de frases infelizes dos ministros sobre o caos aéreo levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a orientar que seus subordinados se abstivessem de fazer novos comentários sobre o assunto. E disse que declarações deveriam se restringir à Aeronáutica, para evitar "ruídos e contradições". A reação veio diante da repercussão de opiniões ditas por dois de seus ministros.

Marta Suplicy, ministra do Turismo, abriu a temporada no dia 13, quando deu um conselho a quem enfrenta problemas nos aeroportos: "Relaxa e goza, porque você esquece todos os transtornos depois". Em nota, emitida mais tarde, explicou que a intenção era "dizer que viajar vale a pena".

Anteontem, foi a vez de Guido Mantega, ministro da Fazenda, dar a sua contribuição. Ele afirmou que os atrasos são reflexo "um pouco do preço do sucesso" e da "prosperidade" da economia brasileira. "Há aumento do fluxo de tráfego [aéreo]. É a prosperidade do país, mais gente viajando, mais aviões nas rotas", disse. (Folha de S. Paulo, 23/06/07)

Bom, isso todo mundo já sabe. A citação foi só desculpa mesmo para reproduzir o post do Reinaldo Azevedo sobre o ensaio da filha de Guido Mantega, Marina Mantega, para o site Interpress Motors:

"Marina Mantega doma os 200 cavalos do novo Audi TT"

marinamantega2.jpg

Lembra que já postamos aqui o ensaio anterior de Marina?




Jeff do DEMO-USA

Da seção Radar da Veja que começa a circular hoje:

"William Jefferson, deputado do Partido Democrata, está enrascado. O FBI o filmou recebendo 100.000 dólares de propina. E depois descobriu mais 90.000 dólares embrulhados em papel-alumínio guardados, veja só, no congelador de sua casa (deviam ter procurado na cueca também). Jefferson é acusado de receber propina de empresas africanas. E daí? Bem, há até três anos, Jefferson era o presidente do comitê Brasil–EUA na Câmara dos Deputados americana. As empresas brasileiras que negociaram com ele devem estar tensas."




Venha comigo se quiser viver

A Folha de S. Paulo de hoje informa que o Chuchu vai dar as caras no Bovinão:

"Do sul. Flertando com a presidência do PSDB, Geraldo Alckmin inicia giro pelo país na segunda por Porto Alegre. (Painel)"

Pois, na agenda do site regional dos tucanos é anunciado um "Seminário sobre Segurança Pública e Violência Urbana". O release: "No dia 25 de junho, aniversário de 19 anos do PSDB, Porto Alegre será o palco de debate do assunto que mais preocupa os brasileiros, segundo pesquisa recente do Datafolha: segurança pública e violência urbana."

Sem dúvida, Alckmin virá para nos explicar os procedimentos sobre como se acovardar frente ao PCC e deixar o vice-governador segurar a batata quente ao vivo no Jornal Nacional. A Yoda vai adorar.




MACHO

"Evo Morales: 'Fidel foi operado mais de 10 vezes'

"Desta vez, Fidel não lutou por seu poder, mas sim por sua vida e com bons resultados. Tenho informações, reveladas por fontes muito próximas, de que foi operado mais de dez vezes", disse Morales, entrevistado em La Paz." (G1)




Política = futebol

Da coluna da Rosane de Oliveira na Zero Hora de hoje:

"Em dezembro, o deputado Sandro Boka (PMDB-RS), colorado fanático, vai ser pai de um menino. Adivinhe como o bebê está sendo chamado? Acertou quem pensou em Boka Junior."




Yoda pobretona

"Projeto na Assembléia prevê aumento de 86% para Yeda Crusius

Para evitar a repercussão política negativa, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), pediu no início da noite de ontem que fosse retirado de um projeto na Assembléia Legislativa o reajuste de seu salário.

Depois de atrasar os salários de parte dos servidores desde abril e cortar gastos em todas as áreas por falta de recursos, Yeda Crusius teria --se o projeto fosse mantido-- seu salário reajustado em 86%, passando dos atuais R$ 7.000 para R$ 13 mil.

Os deputados estaduais haviam incluído no projeto de aumento dos próprios salários, que passará de R$ 9.500 para R$ 11.500 (21,22%), também uma reposição para a governadora, vice e secretários, com a concordância do Executivo. A repercussão negativa do aumento fez com que Yeda pedisse da noite de ontem a retirada de seu reajuste, dos secretários e do vice do projeto de lei." (Folha Online)




Gilberto Gil Banda Larga

Dica lá do meu blog favorito:

"Está circulando no You Tube um vídeo do ministro Gilberto Gil cantando, em casa, descontraído, uma música nova chamada Banda Larga. A letra, com a poesia e o talento habituais do nosso ministro-cantor, fala das novas tecnologias da informação, da internet, do próprio You Tube e da inclusão social, digital, cultura e informativa que elas provocam. É um verdadeiro manifesto em defesa da democratização da informação. E, como disse o jornalista Jorge Bastos Moreno, que também aparece no vídeo, a letra da música é a maior prova de que a atividade pública não atrapalha a atividade criativa. Ao contrário, a estimula. Com o que o ministro Gil concorda e acrescenta: “Só tira tempo. Tira tempo, mas dá substância”. A letra é maravilhosa e o vídeo é uma delícia."




A/C Pê Tê

"Hotel em Berlim atrai hóspedes com nostalgia comunista

Um hotel em Berlim oferece ao seu hóspede uma viagem no tempo: seus quartos foram decorados no estilo da extinta Alemanha Oriental, com objetos originais da época socialista.

quartocomuna.jpg
Quarto do hotel oficial do próximo Encontro dos Petistas da Europa

O hotel se situa no ex-lado socialista de Berlim, e foi instalado em um prédio cinzento e triste, típico da arquitetura alemã oriental. (BBC)




Renan Calheiros para presidente do PT

O presidente do Senado e sócio de Fernando Collor em Alagoas, Renan Calheiros (PMDB), disse hoje que sofre uma perseguição "esquizofrênica". O Conselho Ético da Nova Corja vai abrir uma instauração para averiguar se:

A) A cullpa é da Mídia Má, Feia e Bobona

B) Com o apoio do PT, ele não podia esperar outra coisa

C) A facção do José Dirceu vai ter concorrência forte na eleição da Executiva Nacional

D) Quando o Pedro Simon (PMDB-RS) pede que tu renuncie, é para surtar mesmo




Ai, que saudade do Overnaite

O PSDB acabou de interromper o meu Jornal Nacional com uma propaganda política parecida com a que o Demo apresentou umas semanas atrás: com enquadramentos djágeis e lingüagem direta - pobre do roteirista. Na tentativa de se mostrar para os pirralhos, o ator Jackson Antunes caminhava sem parar falando das conquistas dos tucanos enquanto eram presidentes. A coisa estranha foi que não citaram o governo do Fefê em nenhum momento.

Tudo bem, começar falando sobre como o pandemônio de viver com a inflação e como ela foi debelada pode ter parecido uma boa idéia para falar com os djóvens, o problema é que quem nasceu depois de 1990 - o público-alvo dos tucanos, espero - não sabe picas sobre o que era ir ao supermercado uma vez por mês e encher dois ou três carrinhos porque os preços aumentavam exponencialmente todos os dias. Nem as fiscais do Sarney resolveram.

Imagine então ter o valor da sua revistinha triplicar sempre que tu ia à banca - e puxa, eu até comprava a General, onde a tia do Gonzo, Álvaro Pereira Júnior, nos dava a honra de descobrir o que era Jornalismo Gonzo.

Mas estou fugindo do assunto. O PSDB fez um programa decente, apresentou o que fez de bom para o país: fim da inflação, privatizações, a Lei de Responsabilidade Fiscal e tal. Mas como os mais velhos se lembram e os djóvens vão pesquisar no Google, FHC e companhia realmente quebraram o Brasil por manter aquela paridade absurda com o dólar até 1999.

Eles fizeram bem em mencionar a demência que era arranjar um telefone ou simplesmente ligar de um orelhão, mas esqueceram de falar nas maracutaias do próprio governo para vender as estatais - aqui vai uma lembrança carinhosa ao ex-governador do Bovinão Antônio Britto (PPS): valeu. Mas pô, nem se lembraram de mostrar o Geraaaldo de boné do Banco do Brasil e casaco dos Correios, Petrobras, CEF. E a razão para não dizer que o Pê Tê foi contra a Lei de Responsabilidade Fiscal só pode ser o rabo preso dos tucanos com quase todos os escândalos que envolveram o partido ao qual Lula está filiado.

Fiquei decepcionado. Nenhum tucano apareceu para defender seu governo ou o do Fefê. Até achei que o Eduardo Azeredo ia falar sobre seus projetos para a Internet, por ser um programa voltado aos djóvens, mas lembrei que o pessoal do Bradesco tem uma idade mais avançada e o senador ainda não esclareceu suas relações com Marcos Valério, amigaço do Delúbio.

O programa até que foi bem feito: os tucanos nem falaram da Desgovernada Yoda e investiram na crença infundida pelo Pê Tê depois que chegou à presidência: não fala mal de mim que eu não falo de ti que os otários se esquecem de tudo e nos elegem em 2008 e 2010.

Mas eu me lembro do Overnaite. Pena que não recebia mesada para investir e ficar rico da noite para o dia.




O Pan-Americano vem aí. Compre seu colete

pan.jpg




Wando 2 x Marta 0

O sexólogo, cantor e especialista em assuntos aeronáuticos Wanderley Alves dos Reis, o Wando, tem fornecido à nação as melhores réplicas à ministra do Turismo, Marta Relaxadinha-e-Gozadinha Suplicy.

Depois de dizer que esse negócio de relaxar e gozar em aeroporto é coisa de mulher mal-amada que não tem hora para chegar em casa (A/C franco-argentino Luis Favre), Wando voltou ao ataque. Com sorte por estar conseguindo escapar do caos aéreo, o cantor lamentou pelos outros passageiros:

"Infelizmente, em outros aeroportos, o pessoal tem que relaxar muito. E não sei se vai chegar à complementação".

wando1.jpg

Além do Pê Tê, o problema do Brasil é a oposição. O Conselho Editorial da Nova Corja não tem dúvida alguma de que Wando daria um ótimo deputado. Mas veja você o DEMO, de cara, desperdiçando toda chance de filiação do cantor:

"Impedido de assistir ao show de Cauby Peixoto no Bar Brahma, em SP, na terça, porque o cantor foi internado com gripe, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) não quis prestigiar a apresentação de Wando, escalado às pressas para substituir o intérprete de "Conceição". "Wando, francamente, não dá. Gosto de outro tipo de música. Mulher jogando calcinha não é comigo", diz ele. (Mônica Bergamo, Folha de São Paulo, 21/06/07)

Com uma oposição dessa não tem como o país funcionar.




CuLLpa do LuLLa ou da Yoda?

yodatorce.jpg
Foto: Mauro Mattos, ZH

Os gremistas, deprimidos, procuram uma explicação para a falência de ontem.

Quem deu mais azar para o time? Lula corintiano e colorado, ou Yoda, que estava no estádio agourando?




Vaca da mãe

"Renan declarou como seu gado que era da própria mãe

Os resultados da perícia elaborada pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC), da Polícia Federal (PF), aos quais o Estado teve acesso na terça-feira, constatou que as Guias de Trânsito Animal (GTA) emitidas no Estado de Alagoas "foram apresentadas de forma desvinculada das notas fiscais de venda" de gado. Os peritos informam, também, que três lotes de animais vendidos supostamente por Renan pertenciam a outros vendedores de gado, como a mãe do senador, Invanilda Calheiros, a quem caberiam "29 GTAs, correspondente a 508 animais", e a seu irmão Remi Calheiros, para quem há "uma GTA, por 20 animais". (Estado)




Pê Tê fora de controle

"Críticas sobre salários é ridícula, dizem petistas

O vice-presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, classificaram ontem de "ridículas" as críticas de que o aumento recém-concedido aos funcionários que ocupam cargos de confiança no governo beneficiará o caixa do PT, já que o partido recebe parte do salário dos filiados que têm cargos públicos.

"Isso é ridículo, eu dou o meu dinheiro para quem eu quiser", afirmou Marco Aurélio, que também é assessor especial da Presidência, acrescentando que o "caixa do PT pelo menos tem origem sabida". "Os outros partidos, eu não sei", disse ele. (Folha de S. Paulo, 21/06/07)

Depois do aumento de até 139,75% para cargos comissionados, o Pê Tê criou mais 626 novos cargos de confiança para alojar a favela no poder. Isso significa um aumento da chupada nos cofre$ públicos de quase R$ 2 milhões mensais e totaliza VINTE E DOIS MIL CENTO E OITENTA E NOVE cargos de confiança federais.

Como lembra um dos editoriais de hoje da Folha, em 2005, logo depois do valerioduto - aquele que nunca existiu - o Pê Tê prometia botar ordem na casa:

"O Planalto falava em reduzir o número de postos preenchidos por critérios políticos (havia 20 mil na administração direta) para 4.500, num prazo de até oito meses. "O presidente fará uma reforma que vai enxugar o número de ministérios e reduzir os cargos de confiança", afirmava o então líder do governo no Senado, Aloizio [Dossiê-Mídia-Má] Mercadante (PT-SP)."

Uma matéria da Época da semana passada cita o caso de alguns outros países onde - parece - as coisas estão melhores do que no Bananão:

"EUA - 4.500 cargos de confiança.
Há pouco espaço para indicações políticas na administração pública. Mesmo nesses poucos casos, os indicados têm de comprovar qualificação técnica Era costume lotear cargos, até que o presidente James Garfield foi assassinado, em 1881, por um cabo eleitoral descontente. Uma reforma administrativa dois anos depois começou a profissionalizar a gestão pública

França - 500 cargos de confiança.

A França reserva poucos cargos para indicação política. Os funcionários de carreira vêm, por concurso, da Escola Nacional de Administração (ENA) As bases para a formação de um serviço público profissional francês foram lançadas pelo imperador Napoleão Bonaparte a partir da Constituição de 1791. A ENA foi criada em 1945

Inglaterra - 300 cargos de confiança.
O espaço para indicados políticos é pequeno. Os nomeados desse modo permanecem no cargo até o fim do governo ou até a saída do ministro que os nomeou As regras que deram ao serviço público inglês a feição atual começaram a valer a partir de 1854. As reformas acabaram com o clientelismo que dominava a administração antes disso

Alemanha - 170 cargos de confiança.
Não existem nomeações políticas puras: mesmo os 170 cargos de alto escalão preenchidos por indicação política têm de respeitar critérios técnicos A primeira reforma burocrática ocorreu ainda nos tempos da Prússia, no fim do século XVIII. A tradição de uma burocracia estável e forte resistiu no processo de unificação da Alemanha."




Sem transponder, não dá. Abrasso

Wellington Salgado renuncia a relatoria e Sibá encerra reunião

O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) renunciou à função de relator do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do caso Renan Calheiros. Ele disse que não vê nos senadores que integram o conselho "vontade de julgar alguém por quebra de ética" e que não se sente mais confortável para continuar relatando o caso.

renan.jpg
Vocês ainda não se tocaram que eu vou me safar? Pergunta pro Sibá

Continue lendo...




Sobre a derrota de hoje...

"Presidente Lula vai torcer para o Grêmio

Fã de futebol e torcedor assumido do Corinthians, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que vai torcer para o Grêmio na partida desta quarta contra o Boca Juniors, na final da Libertadores, apesar de sua simpatia pelo Internacional.

– Eu e o Zé Alencar somos Grêmio desde criancinha. Sou torcedor do Internacional, mas hoje sou gremista – disse Lula ao chegar ao Itamaraty para participar de almoço em homenagem ao presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez Reyna. " (ClicRBS)




Wellington, o doidão do transponder

Para não romper com a tradição bananística, agora que o senador Wellington Vou-desligar-o-transponder-doidão Salgado (PMDB-MG), suplente do Ministro das Comunicações Hélio Costa, assumiu a relatoria do processo contra Renaaaaan Calheiros no Conselho de Ética disposto a fazer de tudo para inocentar o presidente bovino do Senado, é hora de revirar o baú em busca das falcatruas do mineiro cabeludo:

Do Estado de S. Paulo, 16/8/2006:

"Faculdade ocupa área do governo cedida a entidade e revendida a Salgado em transação considerada suspeita

Recém-empossado no cargo de presidente da Comissão de Educação do Senado e ontem nomeado líder do PMDB na Casa, o empresário Wellington Salgado é dono de uma rede de ensino superior instalada em 11 cidades e alvo de uma ação popular na Justiça de Goiás para devolver ao Estado um terreno de 5.388 metros quadrados.

Salgado foi acusado de simular, em 1996, um contrato de comodato com o então presidente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec) e hoje presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para ocupar o imóvel por 20 anos, podendo renová-lo por mais 20. Só que a cláusula 4 revela a existência de um documento paralelo definindo um pacto de compra e venda.

(...)

Sobre a escolha de Salgado para a Comissão de Educação, o presidente do Senado disse que chegou a pedir que ele não se candidatasse ao posto. Para o senador Jefferson Péres (PDT-AM), porém, o próprio Salgado deveria ter evitado assumir o cargo. "Por mais que se comporte corretamente, por ele ser ligado ao ensino privado há uma incompatibilidade", alegou.

Péres chamou a atenção para o fato de Salgado chegar ao Senado na condição de suplente, pela vaga aberta com a indicação de Hélio Costa (PMDB-MG) para comandar o Ministério das Comunicações. "Sem nenhum ofensa a ele ou a outros suplentes, acho uma excrescência exercer mandato sem um voto numa democracia", atacou."

O Conselho Editorial da Nova Corja quer saber se, antes da absolvição, Wellington vai pedir para Renaaaan refazer a noite em que embuchou a jornalista Mônica Veloso.




"Vamos acabar com o tititi"

Na esperança de encontrar discussões que caberiam à reputação da USP, me aproximei de um grupo de discussão que estava sentado à grama próximo ao prédio da reitoria. O máximo que consegui ouvir foi um "A mesa encaminha a votação. Vamos acabar com o tititi". Como a conversa deve ter sido produtiva, as duas dezenas de estudantes que - imagino - representam milhares de pessoas logo se levantaram para se enfurnar no prédio coberto por dezenas de faixas.

À frente da construção, uma mureta de pneus que eu poderia derrubar com um chute adornada com a faixa "Reaça, ocupe você também". Feito o desafio, passei os pneus e tentei entrar. Sem sucesso. Aparentemente, qualquer integrante da Mídia Má, Feia e Bobona carrega blocos de anotação ao invés de esconder gravadores. Comecei a discutir com um dos funcionários que guardavam a entrada do lugar. Mas logo vi que seria inútil.

Sorte a minha que apenas uns gatos pingados estavam lá e se contentaram em observar minhas anotações. Enquanto fazia isso, ouvi o mesmo funcionário bradar que "também pagava imposto e tinha direito a fazer greve". Pelo número de gente sentada e deitada ao sol, aquilo mais parecia uma colônia de férias. Até porque os debates marcados e as mensagens nas faixas não me ajudaram a entender a aporrinhação sobre a tal autonomia da faculdade, a menos que alguém realmente se interesse em saber o que o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, tem a dizer sobre os 90 anos da Revolução Russa.

Comecei a ter calafrios no estilo Fórum Social Mundial quando li algumas exigências para A Construção de uma USP Melhor. Se alguém puder me explicar no que pedir coisas como "um governo tripartite de estudantes, professores e funcionários", o fim do vestibular e xingar José Serra pode ter algum resultado prático para a melhoria da USP, eu agradeceria.

Quando estou para ir embora, dois grupos se encontram e tecem um diálogo que ouvi várias vezes durante os FSMs:

"E a reunião que ia ter lá?"

"Vai ser aqui"

"Mas ninguém nos avisou"

Um carro da Rede Record estacionou longe dali - por motivos óbvios. Cinco minutos depois, raparam fora. Foi a minha deixa para também me mandar e tentar descobrir quando exatamente a vida ficou tão enfadonha.




Para ajudar a relaxar e gozar

Da Mônica Bergamo na Folha de hoje:

"NERO
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tem dito a seus colegas mais íntimos que pode cair atirando. Diz que pretende incentivar a abertura da célebre CPI das Empreiteiras, proposta há décadas pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). E tem citado, nas conversas, supostos casos extraconjugais de personagens que circulam em Brasília."

Fala, Renaaaaaan!




"Us istudantis é nóis"

Depois de visitar trocentas vezes São Paulo, resta pouco a se admirar do ponto de vista turístico além de coisas como a 1ª Parada do Orgulho Heterossexual no MASP, o péssimo atendimento dos garçons em qualquer biboca da cidade e as barricadas de sacos de lixo espalhadas pelas ruas. A solução para uma tarde modorrenta de segunda-feira estava clara: ir até a USP e conferir a quantas andava a rebelião contra o governador José Serra (PSDB) - que no domingo havia recebido estudantes-turistas de todo o país para disseminar o modus operandi da revolução que dura mais de 45 dias.

Ao descer no meio da Cidade Universitária, encaro as pichações feitas pelos grevistas nas paredes da obra de reforma da Farmácia da USP. O tempo para pintar frases de ordem como "Manifestação não é baderna", "Fora a polícia do campus", "Us istudantis é nóis" e "Mãe, vou dormir na USP" poderia ter sido dividido para limpar a área, ao lado do prédio da reitoria.

A situação é de completo abandono. Lixo espalhado por todo o entorno e moscas africanas me impediram de anotar tudo o que queria ou começar a procurar um boteco que vendesse cerveja, para ajudar a suportar o que estava por vir. Lembrei do Fórum Social Mundial e me perguntei se entre as dezenas de comissões que os estudantes alardeavam com tanto orgulho para decidir qualquer coisa não estaria uma que fosse encarregada da limpeza do perímetro.

Amanhã: "A mesa encaminha a votação. Vamos acabar com o tititi"




Filósofo Rei

"Unger foge de entrevista e se perde ao sair da posse

O ministro da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, Mangabeira Unger, evitou os jornalistas [mídia má] após sua posse no Palácio do Planalto na tarde dessa terça-feira. Após receber os cumprimentos dos convidados, o filósofo se esquivou dos gravadores e microfones andando entre as cadeiras colocadas no Salão Oeste E QUASE CAIU ENTRE ELAS.

"Eu não vou falar com vocês hoje
", repetia com sotaque carregado, já que vive há décadas nos Estados Unidos.

(...)

Quando estava deixando o Palácio, UNGER NÃO ENCONTROU A SAÍDA, SE PERDEU DO MOTORISTA E QUASE TEVE QUE RECORRER A UM TÁXI PARA IR EMBORA. Questionado se havia PERDIDO O MOTORISTA, o FILÓSOFO APENAS RIU, evitando a confirmação. Ao lado, uma assessora tentava arranjar uma carona para o novo ministro. Ele demorou cerca de 15 minutos para deixar o Palácio." (Terra, indicação do fiel leitor GBRL)




SEALOPROU

"Diario Oficial

Edicão Numero 116 de 19/06/2007

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
DECRETO DE 18 DE JUNHO DE 2007

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso I, da Constituição, resolve N O M E A R ROBERTO MANGABEIRA UNGER, para exercer o cargo de Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República. Brasília, 18 de junho de 2007; 186 o da Independência e 119 o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro"

O constrangimento foi tanto com a sigla SEALOPRA, criada pelo Reinaldo de Azevedo, que o governo até trocou o nome de "Secretaria de Ações de Longo Prazo" para "Secretaria de Planejamento de Longo Prazo". Mas agora é tarde. SEALOPRArá para sempre.

A questão é que o professor e a$$e$$or de Daniel Dantas, Roberto Mangabeira Unger, já assume a secretaria capengamente.

Além do período natural de adaptação com a língua quando se vai parar qualquer país estrangeiro (dêem um desconto, coitado), Mangaba ficou sem o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que inicialmente iria para a SEALOPRA, mas que agora vai continuar no Ministério do Planejamento.

A desculpa é a de que o PRB de Je$u$, partido de Mangaba, poderia partidarizar o instituto e colocar umas secretarias de exorcismo por lá. Ou talvez o motivo seja mesmo prudencial: já que Mangaba não pensou duas vezes antes de evaporar de seu site pessoal em Harvard o famoso artigo em que chama nosso grande líder de "avesso ao trabalho e ao estudo", por que pensaria duas vezes antes de dar sumiço em alguns documentos inconvenientes do IPEA? Aliás, será que tem a disciplina "Banditismo Intelectual - I" em Harvard?

Além do IPEA, também caiu fora o coronel Osvaldo Oliva Neto - por sinal, irmão do senador Aloizio Dossiê-Mídia-Má Mercadante (Pê Tê-SP) -, chefe do NAE, o Núcleo de Assuntos Estratégicos, que - este sim - será única coisa sob o descomando de Mangaba. A desculpa do coronel foi a de que, com a nomeação de Mangaba, "perdia sentido sua permanência no posto."

Vai ou não vai para o ABRA$$O o Mangaba? O Conselho Editorial da Nova Corja não agüenta mais essa demora nos ABRA$$Os.




Karaokê do Maluf

Já que estamos no maior saudosismo hoje, lá vai:




Je$u$ não entendeu a internet, essa coisa do DEMO

Da coluna Outro Canal, do Daniel Castro, na Folha de hoje:

"Edir Macedo pede veto a vídeo na internet

Dono da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo entrou com ação na Justiça pedindo a proibição de vídeos no site YouTube, do Google, em que ele e a Igreja Universal do Reino de Deus são "alvo de difamação, calúnia e injúria".

Embora a ação atinja todos os vídeos considerados difamatórios, a meta de Macedo é proibir material da Globo, veiculado pelo "Jornal Nacional" em 1995, em que o líder da Universal aparece ensinando pastores, em intervalo de um jogo de futebol, a tirar dinheiro dos fiéis da igreja evangélica."

Em nome do $enhor, o Conselho Editorial da Nova Corja aproveita para avisar que também será preciso retirar o video do Dailymotion e de uns outros 20 mil sites onde ele está disponível. Lá vai, porque é sempre divertido relembrar:


Edir Macedo ensinando a roubar
envoyé par videoaddiction

De brinde, o também cRássico "Pastor chuta a santa":

Por fim, este daqui também é de chorar.




Difundindo o gozo

"Site vandaliza imagem de Marta Suplicy em protesto ao "relaxa e goza"

martagozada.jpg

Internautas resolveram atacar a ministra Marta Suplicy (Turismo) por causa da polêmica frase "relaxa e goza" sugerida a passageiros que enfrentam filas nos aeroportos. Foi criada uma página, intitulada "Relaxa e Goza", em que o cursor na forma de um pênis permite que se vandalize o rosto da ministra." (Folha Online)

http://relaxaegoza.bravehost.com




A favela no poder da USP

Se todos os dias no prédio da reitoria da USP ocupado por estudantes, profesores e funcionários forem como os que presenciei na visita de hoje à tarde, os grevistas podem ficar calmos. Ninguém se interessa na favela que virou o entorno do lugar, muito menos nos - poucos - jovens e suas faixas de protesto coladas ao caixa eletrônico do Bradesco.

O perímetro, vazio, só confirmava o que o próprio presidente Lula disse em coletiva umas semanas atrás: depois de um tempo, vira férias. Deve ter sido essa a razão para os funcionários e demais vagabundos não me deixarem entrar no prédio porque "reconheceram" um jornalista - que viria a ser qualquer pessoa com um bloquinho e caneta nas mãos que deva ser acossada, suponho.

O deserto de pessoas para acompanhar as comissões e protestos inócuos na USP só ajuda a ilustrar a favelização de idéias que tomou de assalto e paralisou o debate acadêmico no Brasil desde o golpe militar - cujo ponto de inflexão foi a ascensão e queda do PT no poder.

Amanhã: "Us istudantis é nóis"




Agilidade

As novas normas para a aviação civil estipuladas pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, já estão valendo, como comprova o painel eletrônico do aeroporto Santos Dumont. Uma demonstração clara de eficiência e sintonia de discursos entre as instituições sob comando lulista, para desespero da oposição golpista.

santosdumontpainel.jpg




Segura pra gozar depois

"Marta Suplicy admite se candidatar ao governo do Estado

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, negou na noite de domingo, 17, que possa vir a ser candidata à prefeitura paulistana, ou até mesmo disputar a sucessão do presidente Lula. Mas admitiu a viabilidade de eventual candidatura ao governo do Estado de São Paulo ao ser entrevistada no programa Em Questão, da TV Gazeta. "Acho que é mais provável o estado", afirmou.

(...)

Sobre a possibilidade de exploração política a respeito da declaração que a ministra admite ter sido infeliz acerca dos problemas enfrentados pelos passageiros nos aeroportos brasileiros, ela foi enigmática. "O tempo é que vai dizer", concluiu. "Pode ser que ocorra e pode ser que não ocorra." (Estado)




Cara-de-pau bovina

"Um cheque, duas vendas

Há mais incongruências na defesa de Calheiros. Em dois casos, os recibos de venda de gado apresentam o mesmo cheque para justificar duas compras distintas. Em 14 de fevereiro de 2006, por exemplo, o senador atesta que vendeu 336,06 arrobas de bois para a empresa GF da Silva Costa. O pagamento se deu por meio de dois cheques, um dos quais de número 161, da agência 3411 do Bradesco. Menos de um mês depois, em 7 de março, o senador voltou a vender para a GF da Silva Costa, dessa vez 333,06 arrobas no valor de R$ 18.992,40. Um dos cheques usados no pagamento foi novamente o de número 161 do Bradesco.

vaca1.jpg

Um caso semelhante ocorreu em 21 de abril de 2004. O cliente, na ocasião, foi Marcelo Nunes de Amorim. Uma das vendas alcançou o valor de R$ 95.232, e a outra, R$ 30.800. Dois cheques de mesmo número - 409.571, da agência 1767-3 do banco HSBC - teriam sido usados nas transações." (Zero Hora, 18/06/07))




Feliz aniversário, Cloclô!

Hoje o deputado estilista federal Clodovil Cloclô Hernandes (PTC-SP) completa 70 anos.

Desde que entrou para a política, a vida de Cloclô não tem sido fácil.

Cloclô começou arrumando briga com seus colegas de profissão: "Não gosto da parada do orgulho gay. Não me orgulho de ser gay. Me orgulho de ser eu mesmo. Sou contra uma pessoa se travestir de mulher e ir para a prostituição."

Enquanto isso, fez uma mega-reforma chiquéééérrima em seu gabinete em Brasília. Até uma escultura de uma cobra naja foi colocada como base da mesa Cloclô, em homeganem à Marta Relaxadinha-e-Gozadinha Suplicy.

cloclojovem.jpg

Depois veio a clássica: "As mulheres ficaram muito ordinárias, ficaram vulgares, cheias de silicone e hoje em dia uma mulher trabalha deitada e descansa em pé e a gente não pode concordar com esse tipo de coisa."

A inveja toda de Cloclô em relação ao sexo feminino provocou a ira de sua colega deputada Cida Cidinha Diogo (PT-RJ). Cloclô foi implacável: "Eu tenho culpa de ela nascer feia?"

A briguinha no playground rendeu e Cloclô ficou abalado. No dia 15 de maio, foi internado em uma clínica de São Paulo com dor no peito.

Já recuperado, Cloclô se meteu em mais outra confusão e armou um barraco em um vôo de Brasília para São Paulo.

Com essa agitação toda, no último dia 5 Cloclô sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), do qual ainda está se recuperando. Sua festinha de aniversário, portanto, será para poucos convidados, sem muita badalação.

Pega leve, Cloclô. Nesse ritmo ninguém agüenta.

O G1, com carinho, fez um mini-especial Cloclô 70 anos. Lembram até de quando o deputado cantou "Garota de Ipanema" em um programa de rádio no Rio de Janeiro do cantor e atual vereador de São Paulo Agnaldo Timóteo, nos idos de 1988.




Vamos tomar umas cachaças?

Lá do blog do Josias:

"Seu [de Vavá, irmão de Lula] nível de instrução é o primário. Estudou menos do que Lula. Do mercado, transferiu-se para uma tecelagem. Depois, empregou-se em fábricas da Skol e da Coca-Cola. Na Ford, onde permaneceu de 1965 a 1976, pirou. “Eu fiquei trancado no elevador sozinho, três horas preso. A sensação foi uma coisa horrorosa. Era escuro.” Adoeceu. Durante 11 anos, foi de médico em médico. Receitaram-lhe até Gardenal. Curou-se, segundo conta, num balcão de bar: “Eu encontrei um médico amigo meu e ele me falou: ‘Vavá, você não tem nada. Vamos tomar umas cachaças?’ Estranhou. Mas assentiu: “Eu sei que nós tomamos as pingas, depois eu saí e nunca mais precisei ir ao médico”.




Goza, relaxa, galinha, veado, mordomia de Je$u$, baitola, gilete, sapatão, xiita

O Estadão, sempre insuperável, fez uma compilação das merdas ditas pelos ministros lulistas. A síntese:

- Márcio Thomaz Bastos, em agosto de 2003, num evento em São Paulo. Um estudante jogou uma galinha sobre a então prefeita Marta Suplicy e ele protestou: "Jogar uma galinha é uma ofensa e seria como se algum homem estivesse falando e jogassem um veado lá dentro."

- A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial foi autora de uma super polêmica declaração. Em março de 2007, em entrevista à BBC Brasil, ela considerou natural a discriminação de negros contra brancos. Literalmente, afirmou que "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco". E foi mais longe para explicar: "Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou."

- O então Ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, declarou, em fevereiro de 2003, que era imperioso desenvolver o semi-árido nordestino e explicou por quê num evento patrocinado pela Fiesp para celebrar o apoio da iniciativa privada ao Fome Zero, então recém-lançado: "Se eles (os nordestinos) continuarem vindo para cá nós vamos ter que continuar andando de carro blindado".

- Em novembro de 2003 o então ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, ordenou o bloqueio do pagamento de benefícios aos aposentados com mais de 90 anos que não fizessem o recadastramento no INSS. A medida provocou uma hecatombe de protestos. No Bom Dia Brasil, da TV Globo, Berzoini disse que não pediria desculpas por sua medida radical. À tarde, depois de receber ordens taxativas de Lula, recuou e pediu desculpas.

- Luiz Marinho, ministro da Previdência, atropelou aposentados que se manifestavam contra o aumento dos benefícios do INSS em frente a seu ministério e cercaram seu carro. Alguns dos aposentados caíram e três deles se machucaram. "Viemos ordeiramente para entregar nossas propostas ao ministro, esperamos ele sair, e ele tocou o carro em cima da gente", queixou-se o presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados.

- Em abril de 2004 o então super-poderoso ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, fez uma ironia dispensável. À saída do Palácio Itamaraty, ao ser indagado por jornalistas sobre o novo valor que o governo fixaria para o salário mínimo, ele evitou fazer comentários sobre cifras. Como os jornalistas insistiram, o ministro soltou a frase infeliz: "Salário mínimo, só no tempo em que eu era office-boy", respondeu.

- Em setembro de 2003, descobriu-se que a então ministra de Assistência e Promoção Social, Benedita da Silva, fora a Buenos Aires, para um encontro evangélico, com passagens e diárias pagas pelo governo. Para dissimular, marcou uma visita a sua homóloga no governo argentino. A oposição contabilizou viagens dela aos EUA, à Argentina e à África do Sul e fez piada. "A ministra é chegada a uma mordomia em nome de Deus", comentou um boletim do PSDB.

- No começo do governo, em janeiro de 2003, o então ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, provocou um cogumelo atômico ao afirmar, numa entrevista, que o Brasil deveria dominar todo o ciclo nuclear. Nos dias posteriores o governo teve de desmentir que o Brasil pretendesse fabricar a bomba atômica.

- Em maio de 2005 o ministro Thomaz Bastos foi envolvido em outra formidável polêmica. A Secretaria Nacional de Direitos Humanos teve de suspender a distribuição da cartilha intitulada Politicamente Correto & Direitos Humanos, editada em 2004, depois de ampla repercussão que ironizava a impropriedade da publicação oficial.

Entre outros verbetes, a cartilha condenava o uso de expressões como "a coisa ficou preta" (para não incorrer em racismo), ´baitola´ ou ´gilete´ (aconselhava usar ´gay´ ou ´entendido´), ´sapatão´ (sugeria ´lésbicas´) e xiita (qualificado como termo pejorativo aos muçulmanos).




Decepção profunda dos petistas

Matéria exclusiva da Zero Hora deste domingo:

"Avião presidencial de FH esteve a 24 segundos de colisão no ar

As falhas no sistema de controle aéreo da Aeronáutica quase provocaram um choque no ar entre um avião da FAB, com o então presidente da República Fernando Henrique Cardoso a bordo, e um Fokker 100 da TAM com 108 passageiros e cinco tripulantes.

Documentos obtidos com exclusividade por Zero Hora revelam que os dois jatos estiveram a 24 segundos de colidir no céu de Brasília, em junho de 2002, cada uma a mais de 700 quilômetros por hora." (Zero Hora, 17/06/07)




O Rio Grande exige explicações

Como assim o mundo bovino alagoano vale mais que a bovinagem gaúcha?

Os Pampas exigem investigação imediata! Acorda, Yoda, e salva nossa honra!

simontranstorno.jpg

"Pecuarista de dar inveja a gaúcho

Os negócios do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em suas fazendas de Alagoas são de dar inveja aos melhores pecuaristas gaúchos, a se julgar pelas informações fornecidas por ele ao Conselho de Ética da Casa. Enquanto o preço do gado no Rio Grande do Sul atingia a média de R$ 48,9 a arroba (medida de peso equivalente a cerca de 15 quilos) em 2005, Calheiros conseguiu vender seus bois em um Estado sem excelência pecuária a aproximadamente R$ 69,3 a arroba.

(...)

Com os números na ponta do lápis, o pecuarista Frederico Wolf, da Wolf Genética, vendeu cada cabeça de gado por uma média de R$ 740 no último ano. No mesmo período, Calheiros faturou R$ 918 por animal. Um resultado alto para o Nordeste, ainda mais no momento em que o Rio Grande do Sul paga o melhor preço pelo gado no país.

(...)

A incredulidade dos gaúchos se explica. Além de não ser uma referência na produção nacional de carne bovina, Alagoas enfrenta sérios problemas sanitários. Diferentemente do Rio Grande do Sul - livre de febre aftosa com vacinação -, o Estado nordestino está no limbo da vigilância. O Ministério da Agricultura considera-o área desconhecida para aftosa - sem controle da doença -, o que desqualifica a produção local." (Zero Hora, 16/06/07))




Réplica à Marta Suplicy

wando.bmp

"As mulheres bem-amadas gostam de chegar cedo em casa. Com essa declaração [relaxa e goza], certamente a ministra não tem necessidade de cumprir horários."
Wando, cantor e sexólogo




Vovô EpitáFio

"Contas confusas

O pizzaiolo Epitácio Cafeteira, relator do caso Renan no Conselho de Ética, não viu nenhum problema nas contas apresentadas pelo presidente do Senado. Não é para menos. Veja-se a prestação de contas que Cafeteira encaminhou ao TRE do Maranhão depois de sua eleição para o Senado em 2006. Cafeteira garante que gastou 81 274 reais para eleger-se (sua previsão de gastos era de 2,5 milhões de reais, conforme o TRE). Dá 8 centavos por voto – um recorde. Campanha barata, hein? Na verdade, o que há é um festival de omissões visível. Por exemplo: ele fez, é claro, campanha de rádio e TV. Só que em sua declaração de despesas não consta nenhum gasto em produção de programas. Não há dúvida de que Cafeteira mediu Renan pelo seu próprio metro." (Radar, Veja, 20/06/07)

Com ensino médio completo e atualmente aposentado, o senador Epitácio, segundo declaração de bens na última eleição de 2006, acumula um nada desprezível patrimônio de R$ 2.878.642,24. Veja a lista abaixo.

Epitáciogate djá!

Continue lendo...




Renaaaaan = âmago do Pê Tê

Talvez a coisa mais patética em todo o Renangate seja o silêncio dos petistas.

Os comentários sobre o Renangate nos blogs petistas são mínimos. Um dos poucos que se atreveu a comentar alguma coisa foi nosso querido Zé Dirceu, com sua opinião favelada de sempre de que "nossa mídia parece não ter limites quando quer destruir a reputação de alguém".

Outro que se atreveu foi o clássico jornal petista fora de controle A Hora do Povo, aquele que quer ver o Mainardi a sete palmos:

horadopovo.jpg

Como sempre, o Pê Tê fica constrangido porque a denúncia partiu da Veja, a mídia má suprema. Depois de ontem, quando a mídia má do Jornal Nacional se enfiou nas bibocas do Ceará para implodir a versão bovina de Renaaaaan, a coisa piorou. Como citar a mídia má?

A demência da falcatrua bovina é tamanha que Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo, propôs hoje a suspensão da sessão do Conselho de Ética do Senado. Ficou, portanto, para terça-feira a votação do relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) que absolve o senador bovino.

Cai ou não cai o Renaaaaan, Pê Tê?




Favela no poder fora de controle

"Solto, compadre de Lula diz que agora é famoso

Com a barba feita, usando uma camisa polo amarela e ao lado da mulher, Soraia, e de seu advogado, Milton Tralzi, o compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dario Morelli Filho, passou alguns minutos de sua primeira noite de liberdade após a Operação Xeque-Mate num bar pertencente a um ex-vereador do PT, em Campo Grande (MS), e freqüentado por jornalistas.

Ao ver seu advogado conversando numa mesa com jornalistas, Morelli se aproximou e, aparentando bom humor, disse que a partir de agora é "mais famoso que o Alemão", apelido de um participante do programa de entretenimento "Big Brother Brasil", da Rede Globo. Também reclamou, com ironia, que seu advogado "aparecia [na mídia] mais que ele [Morelli]". (Folha Online)




Gozou e chorou

martachora.jpg
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

"‘Fiquei muito triste e arrasada’, diz Marta
‘Frase foi infeliz’, admitiu, sobre conselho dado a passageiros: ‘relaxa e goza’.

A ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), disse nesta sexta-feira (15) que ficou “muito triste e arrasada” por ter aconselhado os passageiros a “relaxar e gozar” sobre os transtornos enfrentados nos aeroportos brasileiros.

Fiquei muito triste com a frase, arrasada, porque a frase não condiz com o pensamento que eu estava no momento, que era exatamente de dizer para as pessoas não desistirem de viajar por causa do que estava acontecendo nos aeroportos. E foi uma frase infeliz, que me deixou tristíssima”, afirmou a ministra, de acordo com informações da Agência Brasil." (G1)




Favelado se encontra com favelado

"Mangabeira encontra Lula e deve assumir na terça-feira

O líder do PRB no Senado, Marcelo Crivella, disse que o professor Roberto Mangabeira Unger, do PRB, se reuniu as 8h30 desta sexta-feira, 15, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir o cargo que assumirá no governo, na Secretaria de Planejamento Estratégico. Crivella confirmou ainda que está marcada para a próxima terça-feira, 19, às 15 horas, a posse de Roberto Mangabeira Unger como ministro da futura Secretaria Especial de Planejamento Estratégico.

(...)

"Queremos que Mangabeira e todos os economistas do IPEA possam pensar em ações de longo prazo". Na avaliação do senador, o encontro entre Lula e Mangabeira Unger foi "muito proveitoso" e com grandes perspectivas para o futuro." (Estado)

"Grandes perspectivas para o futuro" significa aprender a falar e escrever em português?




Obrigado, universo

Pará irá sediar próxima edição do Fórum Social Mundial

Reunidos na Alemanha desde o dia 29 de maio, os membros do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial decidiram, nesta quinta-feira (31), que a próxima edição do evento acontecerá em Belém. Cidade bateu candidatos como Indonésia e Coréia do Sul.

Continue lendo...




Na moita

A companheira Deysi - assessora dos Democratas - enviou e-mail com a transcrição da tentativa da CCJ de arquivar - mais uma vez - a reforma política. Leia abaixo e tenha uma idéia da demência que prospera em Brasília.

De: Deysi Cioccari
Para: Rodrigo Alvares

Rodrigo,

Voltei ali na comissão e peguei o resto da fita...tinha 9 deputados. Conversei com alguns e eles nem se deram conta do que estava sendo votado. Em menos de dois minutos eles inverteram pauta, colocaram em votação e designaram relator. Detalhe: como a pauta estava em plenário eles tinham era que ter esquecido essa história.

Continue lendo...




VoLLta!

"Correspondente do NYT, Larry Rother deve deixar o País

O correspondente no Brasil do jornal americano The New York Times, Larry Rohter, deve se despedir do País ainda este ano. Segundo informações da sucursal do jornal no Rio, a partida do jornalista está prevista para ocorrer em 2007.

(...)

Rother foi centro de uma polêmica em maio de 2004, quando escreveu o artigo "Hábito de beber do líder brasileiro torna-se preocupação nacional", no qual afirmava que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "nunca escondeu sua predileção por uma copo de cerveja, uma dose de uísque ou, melhor ainda, um gole de cachaça, a forte bebida brasileira feita com cana de açúcar."

Na época, o governo brasileiro reagiu formalmente, condenando a reportagem, com a divulgação de uma nota oficial na qual classifica o texto de Rohter como "digno da pior espécie de jornalismo, o marrom" e que estudaria "as medidas cabíveis para a defesa da honra do presidente da República e da imagem do Brasil no Exterior." [hshshhhs]

Na mesma época da publicação do artigo, o governo brasileiro chegou a cancelar o visto do jornalista, impedindo-o de permanecer no País." (Estado)




Maria Antonieta Suplicy

martha.jpg
Marta Suplicy mostra o tamanho da gafe (Foto: Agência Brasil).

Finalmente as mulheres se igualam aos homens na política brasileira. Já temos uma frase imbecil proferida por uma mulher, para figurar sem fazer feio no Febeapá. Marta Suplicy, ministra do Turismo, disse hoje que o contribuinte preso em aeroportos por conta da incompetência do governo em administrar o setor aéreo deve "relaxar e gozar". Só faltou recomendar que coma brioches se der fome enquanto espera.

O pior é que, sem querer, Marta Suplicy disse a maior verdade até agora sobre o caos aéreo e, de fato, sobre qualquer coisa que envolva a relação do governo brasileiro com o cidadão. Diz a sabedoria popular que as pessoas devem "relaxar e gozar" em caso de estupro. Ligue os pontos.




DescuLLpa

Waldir Pires, ministro da Defesa, um dos responsáveis pela demência aérea, não gostou do conselho de Marta Suplicy, ministra do Turismo, para os viajantes relaxarem e gozarem com a demência voadora bananística.

A sexóloga se redimiu e pediu descuLLpas:

"Quero pedir desculpas aos turistas e a todos os brasileiros pela frase infeliz que proferi hoje, ao término de uma entrevista coletiva. Não tive por intenção desdenhar, muito menos minimizar os transtornos que estão sendo enfrentados pelos usuários do transporte aéreo. Eu mesma tenho passado por essa situação, quando viajo. Minha intenção foi dizer aos jornalistas e à população que viajar vale a pena, mesmo que os problemas nos aeroportos demorem um pouco mais, apesar de todo o empenho do Governo Federal para agilizar as soluções. Estamos trabalhando no Ministério do Turismo para fortalecer o turismo interno e para receber cada dia melhor o turista estrangeiro."




Relaxe e goze, voLLtei

Depois de uma pane computacional, voLLtei.

"Relaxe e goze, diz ministra sobre crise aérea

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, desdenhou dos problemas nos aeroportos brasileiros, que desestimula o crescimento do turismo no País. Ela falou sobre o assunto na manhã de hoje durante o lançamento do Plano Nacional do Turismo. Ao ser questionada sobre que incentivo tem o brasileiro para viajar com o caos nos aeroportos, ela disse: "relaxem e gozem, porque depois você vai (sic) esquecer todos os transtornos", aconselhou Marta." (Terra)




Não liga para a Mídia Má, Vavá

Enquete feita para a madrugada do popular Fala Que Eu Te Escuto, da Rede Record:

"Quem deveria ser punido na divulgação antecipada das escutas telefônicas? Os meios de comunicação ou a polícia?"

Na última vez que conferi, a Mídia Má vencia por 60%.




Sem Troféu Joinha para a Mídia Má

foinha.jpg

"O Vavá, nesse caso, está mais para um lambari. Só que é um lambari especial"

Presidente critica vazamentos de investigações policiais e pré-julgamentos

Na mesma entrevista em que comentou o indiciamento de seu irmão pela Polícia Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o vazamento de informações de operações da Polícia Federal e informações divulgadas pela imprensa sem confirmação de culpa.

"Vivo um momento de reflexão do que está acontecendo no Brasil nesse momento. Nós temos um processo de escuta telefônica, que deveria ser sigiloso e todo dia você tem uma informação que você não sabe se é verdadeira ou truncada", disse. "A imprensa recebe uma informação antes de um juiz e do Ministério Público."

Continue lendo...




Depois da GM, não estou para mais ninguém

O expediente do Piratini vai ser corrido amanhã:

Agenda da governadora Yeda Crusius para quarta-feira, 13 de junho

Porto Alegre

11h30min – Audiência com vice-presidente da General Motors do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, e diretores Luiz Moan e Marco Antônio Kramer. Local: Gabinete da Governadora

"As isenções fiscais do Britto começaram a ser cobradas? Absooordo, vou exonerar quem fez isso"

Gramado

18h30min – Abertura solene do 16ª Festival Mundial de Publicidade. Local: Serra Park (Rua Viação Férrea, 100 - Três Pinheiros).

"Vou lá fazer uns contatos e ver locações da Serra para o próximo comercial do Vectra estimular o Turismo do Estado. Tomara que esteja nevando"




Tudo em família

Telefonema a Vavá partiu da casa de outro irmão de Lula

Um dos telefonemas para Genival Inácio da Silva gravados pela Polícia Federal durante a Operação Xeque-Mate partiu da casa de Frei Chico. Ambos são irmãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (...) Frei Chico mora em um apartamento de um conjunto habitacional em São Caetano do Sul, no Grande ABC, em São Paulo. O telefone está em nome da mulher dele.

Frei Chico confirmou por telefone que o número que aparece no relatório da Polícia Federal é da casa dele. Ele não quis ouvir a gravação e disse que não é capaz de reconhecer a própria voz. (G1)

O diálogo foi gravado em 20 de maio:

Sem identificação - O Lula quer que você vá lá ouvir uma coisa.

Vavá - Ah.

Sem identificação - Vai conversar com ele à noite.

Vavá - Ah, ah.

Sem identificação - Tá? Ele quer conversar na casa dele, tranqüilo, tá? Então vamos pensar um dia aí.

Vavá - Tá. mas eu vou de tarde e vou voltar. Não vou ficar lá não.

Sem identificação - Eu quero saber, Vavá, porque tem umas broncas lá que você anda apresentando uma pessoa lá no ministério.

Vavá- Eu?

Sem identificação - Vavá, depois nós conversa, tá?

Dada a profundidade da conversa, dá para ver a razão pela qual o irmão do presidente era achincalhado em outros diálogos. É café pequeno. O suposto envolvimento de Vavá só serve para começar a contagem regressiva e ver quando vão sair as gravações sobre a Gamecorp.




A propósito

Por onde anda o vice-governador do RS, Paulo Feijó (Dem), e suas acusações contra a gestão do Banrisul?




Blog do Bob

09/06/2007
Quem é?

Que Roberto é esse, que passou o pito em Vavá, cumprindo ordens de Lula? Tenham certeza de que não sou eu!

Postado por Roberto Jefferson às 12:34

***

09/06/2007
E Mangabeira?

Vem ou não vem?

Postado por Roberto Jefferson às 12:28

***

Melhor blog.




Falou a Mônica

vejacapamonica1.jpg

Impossível morrer de tédio no Bananão.

A Veja que começa a circular neste final de semana toca mais lenha na fogueira no que agora já se convencionou chamar de Renangate. A revista traz uma entrevista exclusiva com Mônica Veloso, mãe da filha do senador Renaaaan Calheiros (PMDB-AL).

Mônica confirma o que já havia dito por meio de seu advogado, Pedro Calmon Filho: toda a grana que recebeu durante quase dois anos (entre fevereiro e março de 2004 a novembro de 2005) sempre foi entregue, em dinheiro, pelo lobista Cláudio Gontijo, amigão de Renan. As entregas, com poucas exceções, eram feitas no escritório da construtora Mendes Júnior em Brasília (nome, identidade, hora e sala eram registrados). Segundo Mônica, Renan e ela nunca falavam de dinheiro e o senador jamais comentou a origem da bufunfa.

monicaveloso2.jpg
Foto: Anderson Schneider - Veja

A Veja comparou detalhadamente os extratos bancários de Renan, as datas fornecidas por Mônica e o contrato de alguel da casa no Lago Norte (aluguel de R$ 40 mil, por 1 ano, pago na bucha) e do apartamento alugado após Mônica deixar a casa devido à insegurança causada pelas ameaças que teria sofrido.

Além da história da boiada de Renan - que, segundo dados do Fernando Rodrigues na Folha de hoje, teria lhe rendido R$ 1,92 milhão entre 2003 e 2006 (média de R$ 1.009 por cada um dos 1.902 bois vendidos em ALAGOAS, onde os bovídeos não costumam ser lá muito gordinhos) -, a conclusão da análise dos extratos parece ser só uma: sim, no geral e teoricamente, a conta fecha, haveria dinheiro para efetuar todos os pagamentos, mas a manobra contábil para encaixar tudo precisa ser grande. Renan fez grandes saques de suas contas - o que pesa a seu favor - mas, para fechar os pagamentos de Mônica, ora ele teria que manter o dinheiro embaixo do colchão por semanas a fio, ora teria se alimentado só de salsicha por boas semanas.




Vavá, tonto trambiqueiro

Mas é um trambiqueiro esse Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão mais velho de Lula. Vavá foi indiciado por "tráfico de influência no Executivo" e "exploração de prestígio no Judiciário".

16 das 617 gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal na Operação Xeque-Mate são do telefone fixo da casa de Vavá em São Bernardo do Campo. Nelas, Vavá não pára de contar vantagem e de usar o fato de ser irmão de Lula para conseguir uns trocos, principalmente do bingueiro e ex-deputado estadual pelo Paraná Nilton Cezar Servo (PSB), preso pela Xeque-Mate e apontado como um dos líderes da máfia dos caça-níqueis.

Em 25 de março, um domingo, se aproveitando do fato de Lula ter passado o final de semana em São Bernardo, Vavá ataca no trololó para cima de Servo:

O homem [Lula] teve aqui hoje. (...) Passou aqui, ficou uma hora e meia. (...) Eu falei pra ele sobre o negócio das máquinas lá. Ele [Lula] disse que só precisa andar mais rápido, né, bicho. (...) E eu falei com ele sobre o negócio das máquinas, né. Falou para mim pegar o rela... [inaudível] levar pra ele lá. Tá bom? (...) Precisa andar mais rápido com esse negócio das máquinas, viu. (...) Tem muito serviço agora." (Folha de S. Paulo/Josias de Souza)


Nóis lá no Planalto! Muito preza!

Vavá também teria oferecido seus serviços para tentar reverter uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em uma ação de R$ 6 milhões contra uma usina de cana-de-açúcar em Maracaí (SP). O mesmo Nilton Cezar Servo orienta os empresários que levaram a pior na decisão do STJ a encontrar Vavá, e pede para seu irmão, Nivaldo Servo, intermediar a chinelagem:

"Eu só quero que acompanhe. Porque o que que vai acontecer. Depois que der certo, o Vavá, tonto, [vai dizer] ah, me dá R$ 10 mil, R$ 20 mil, R$ 5 mil. A conta é um negócio de R$ 1 milhão." (Folha de S. Paulo)

Até agora, a PF parece ter confirmado que nada que Vavá prometeu se realizou. Vavá é a versão pobre de Zuleido Bron$on. Mas ainda é preciso de$cobrir, entre outras coisas, qual era exatamente a relação de Vavá, por exemplo, com o atualmente preso Dario Dario Morelli Filho, ex-assessor da prefeitura de Diadema, amigão de Lula e Marisa há vinte anos (um de seus filhos é apadrinhado de Lula) e segurança de José Dirceu (sempre ele...) na campanha de 1994.

A PF afirma que Morelli e Servo são sócios em um negócio de caça-níqueis, aberto em nome de um laranja, em Ilhabela (SP). Um dos ex-funcionários de Servo diz que o bingueiro repassava a Vavá, com freqüência, quantias que chegavam a R$ 3.000.

É o que eu dizia já no início de 2005 (aqui, aqui e aqui, por exemplo, e com a ilustração máxima no post da foto acima): quem mandou colocar a FAVELA NO PODER?




Não-Abra$$o

Desta vez o Renaaaaaan Calheiros (PMDB-AL) parece que escapou.

A Re$eita Federal mandou ofício para o Senado dizendo que Renan não retificou suas declarações de imposto de renda passadas depois que apareceu a denúncia de sua relação com o lobista Cláudio Gontijo.

Quem afirmou que houve as alterações foi o jornalista Amaury Ribeiro Jr., na edição do Correio Braziliense de anteontem.

Desta vez não vai ser o Renaaaan que vai para o Abra$$o.




Gelato

"Roma: parlamentares querem sorvete no Senado

Um grupo de senadores italianos quer que seja servido sorvete na lanchonete para "melhorar a qualidade de vida" no Senado, pedido que surpreendeu observadores num momento em que a classe política da Itália enfrenta crescente revolta sobre os generosos salários.

(...)

"A cafeteria não tem sorvete", apontou a carta, publicada pelos jornais italianos na sexta-feira. "Acreditamos que seria útil se tivesse e estamos certos que isso pode ser interpretado como o desejo de muitos." (Terra)




V o L L t a r á p i d o !

Nada melhor para comemorar os exatos dois anos que Bob Jeff denunciou o mensalão - aquele que, para o Pê Tê, nunca existiu - do que planejar o futuro:

"Jefferson propõe candidatura de Collor para 2010

O presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, propôs, na Paraíba, a candidatura de Fernando Collor à presidência da República em 2010. Ele está em João Pessoa para participar nesta sexta-feira do encontro regional do partido, ocasião em que o ex-presidente Collor será homenageado com o título de cidadão paraibano." (Terra)




Prof. Timóteo

Da coluna da Mônica Bergamo na Folha de hoje, comentando a festa de aniversário de Dercy Gonçalves:

"À espera da estrela, o estilista Ronaldo Esper, recém-filiado ao PTB, ouve aulas de "marketing político" do vereador-cantor Agnaldo Timóteo (PR-SP). "Você tem que tirar proveito da história dos vasos", diz Timóteo a Esper, que em janeiro foi preso por furtar vasos no Cemitério do Araçá. "Pois é... Acabei de me reunir com uma empresa que é dona de 28 cemitérios no Brasil. Querem que eu seja garoto-propaganda deles."




Deu$, que ABRA$$O que não chega nunca...

O Josias de Souza explica a nova bomba que caiu na careca do Renan Calheiro$:

"Não bastassem todas as interrogações que já assediam o presidente do Congresso, descobre-se agora que ele pode ter retificado declarações de Imposto de Renda que enviara à Receita Federal. E o teria feito com o objetivo de respaldar a tese de que foi ele mesmo quem pagou a pensão alimentícia da filha que teve com a jornalista Mônica Veloso.

Deve-se a novidade ao repórter Amaury Ribeiro Jr. (assinantes do Correio). Ele informa que, perscrutando o cotidiano fiscal de Renan, auditores da Receita verificaram que o senador fizera retificações de última hora em suas declarações de rendimentos. Alterações desse tipo são previstas em lei. O contribuinte pode retificar uma declaração de Imposto de Renda até cinco anos depois de sua entrega. O que chama a atenção no caso de Renan é que as moficiações teriam sido protocoladas na Receita depois que o lobista Cláudio Gontijo, da Construtora Mendes Júnior, passou a freqüentar o noticiário como pombo-pagador de Renan."

Renaaaaan nega tudo. Notinha de nega$ão divulgada lá no blog do Noblat.




Ladrãozinho de gravata, de camisa, de cachecol, do universo

É óbvio, você é um infiel e não assistiu ontem ao Jornal da Record, no canal de Je$u$.

Não sabe, portando, que o jornal mostrou imagens da roubalheira do nosso querido Rabino Henry $obel. O tal remédio sem receita que Sobel afirmou ter tomado e que teria causado o apagão mental é tão potente que, além do apagão, provoca também MÃO LEVE.

Claro, as imagens tinham sido captadas pelas câmeras e estavam com a polícia americana. Vazar é normal. Sim, é. Mas não fica nisso. A Record também descobriu que Sobel tem mania de roubar mimos desde 1995:

"Sobel (...) já teria sido denunciado pelo furto de roupas caras em outras duas ocasiões, segundo a reportagem de Gilberto Smaniotto. Em 5 de julho de 1995, Sobel teria furtado um cachecol, mas a loja preferiu não abrir um processo. O outro caso ocorreu em 24 de julho de 2003, quando o hotel onde o rabino estava hospedado o acusou de furtar uma camisa. Na ocasião, Sobel pagou pela roupa e novamente escapou de um processo." (Folha Online)

Obviamente, o apagão mental de $obel voLLtou:

"Segundo o "Jornal da Record", Sobel disse que desconhecia ocorrências de furtos anteriores à sua prisão neste ano. A Folha Online não conseguiu localizar Sobel nesta quinta para comentar a reportagem." (Folha Online)

Veja djá o vídeo com a matéria:




PSOL = paz e amor comuna

"Estão acusando a gente de ter agredido um funcionário da TAM. Somos 35 pernambucanos, se tivesse agressão, ele não estaria vivo pra responder. Ele tentou fechar uma porta, mas de jeito nenhum batemos nele", disse Alexandre Santos." (G1)




Delícia adevogatícia

"OAB obtém cela especial a advogados presos na Xeque-Mate

Entidade foi à Justiça após um dos advogados ter passado mal e ser internado

Os advogados presos durante a Operação Xeque-Mate, desencadeada na última segunda-feira pela Polícia Federal, conseguiram na Justiça o direito à cela diferenciada. Eles estão no Presídio Federal de Campo Grande e, por conta da decisão, devem ser transferidos para Comando Geral da Polícia Militar, na cidade. Ainda não há previsão de quando isso acontecerá. A transferência depende de espaço no quartel da PM, que já conta com outros oficiais presos na Xeque-Mate e policiais que cumprem penas disciplinares. O pedido da OAB à Justiça foi feito depois que o advogado Márcio César de Almeida Dutra passou mal na última quarta-feira por volta de 20 horas. A suspeita era de que ele teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas a PF informou que foi apenas uma crise de hipertensão." (Estado)




Tucanaram a universidadepúblicagratuitaedequalidade

"---------- Forwarded message ----------
From: TucanUFRGS
Date: 06/06/2007 01:45
Subject: En: TucanUFRGS
To: novacorja@gmail.com

Olá,
Nós do núcleo tucano da UFRGS(TucanUFRGS), escrevemos por estarmos indignados com a conduta de certas lideranças do PSDB. A garota-verão 95, ex-vereadora e pré-candidata à prefeitura de São Borja, Nadine Dubal, perdeu o mandato de vereadora porque mudou de partido (mudou do PP para o PSDB). Bem, como ela é namorada do deputado estadual Nelson Marchezan Jr., ele tratou de arranjar uma boquinha para ela na bancada do PSDB na Assembléia. Ela perdeu seu mandato e, dias depois, já assumiu a boquinha na bancada da AL. È só olhar no Diário Oficial.

Como se não bastasse, a secretária Mariza Abreu nomeia para o setor de planejamento Maria da Graça Bulhões que, sabidamente, sempre foi ligada ao PT. Ela sempre foi militante do Partido dos Trabalhadores.

Dito isso, nós do núcleo tucano da UFRGS questionamos os critérios para essas nomeações.

E não é só isso. Há também os constantes escândalos nos quais a juventude do PSDB vem se envolvendo: falsas promessas de estágios em nome da dep Zilá, desrespeito às lideranças do partido, etc.

Em virtude disso, estamos sendo perseguidos dentro do PSDB, pois não calamos diante dessas incoerências.

Gostaríamos muito que você colocasse uma nota em seu blog citando o nome do TucanUFRGS e a nossa luta para moralização e controle ético dentro do PSDB. Estamos sempre a disposição para lhe fornecer mais informações."




Condenados do dia

- "TSE condena Geraldo Alckmin a pagar multa de R$ 21,2 mil - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou multa de R$ 21,2 mil ao candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin e cassou dez minutos do tempo de propaganda partidária do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), a que teria direito em inserções nacionais, por desvirtuamento da propaganda veiculada em junho de 2006." (Estado)

- "Palocci sofre duas condenações em primeira instância - O ex-ministro da Fazenda e atual deputado federal, Antônio Palocci (PT), foi condenado nesta quarta-feira, 6, em dois processos de ação popular, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, pela época em que foi prefeito, entre 2001 e 2002. As condenações são em primeira instância, pela 1ª Vara da Fazenda Pública, e cabem recursos. (...) As condenações referem-se ao polêmico projeto Vale dos Rios e à doação de materiais de construção para a Associação dos Funcionários da Universidade de São Paulo (Arfusp)." (Estado)




A B R A $ $ Ã O

"Mangabeira dançou 1

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República bateu hoje o martelo: o confuso Mangabeira Unger não pode tomar posse como ministro. Pelo menos não neste momento (a posse dele estava marcada para a semana que vem). O motivo: o excêntrico Mangabeira ainda permanece com vínculo de trabalho com a Brasil Telecom. Ou seja, ele só poderá virar ministro quando essas relações com a BrT terminarem. E é evidente que, depois de tanta confusão desnecessária, o convite não será mais renovado.

(...)

Cara-de-pau como poucos, Mangabeira continua dando entrevistas afirmando que desembarcará em Brasília na semana que vem para a assumir a Sealopra (Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo).(Lauro Jardim)




Fala, Mônica!

Lá do blog do Noblat:

"A jornalista Mônica Veloso disse, por intermédio de seu advogado, Pedro Calmon Filho, ser falsa a versão do lobista da empreiteira Mendes Júnior, Cláudio Gontijo, de que parte dos recursos dados a ela por Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, foram depositados em sua conta bancária.

Em nota, o advogado disse que repassará aos senadores cópia do extrato bancário de Mônica dos dias em que Gontijo afirmou ter feito os depósitos. Mônica insiste que todos os valores que recebeu de Gontijo “foram entregues em suas mãos, em moeda corrente”.




Pê Tê derrubando No Mínimo - II

O Mainardi avisou:

"Diogo Mainardi

Veja - Edição 1972 .
6 de setembro de 2006

A voz do PT

"José Dirceu tem um blog. Quer saber quanto o iG gasta com ele? Eu também quero.
De quem é o dinheiro do iG? É seu, tonto!"

José Dirceu tem um blog. Quer saber quanto o iG gasta com ele? Eu também quero. Quer saber de quem é o dinheiro do iG? É seu, tonto! De quem mais poderia ser?

O iG pertence à Brasil Telecom. E a Brasil Telecom está na esfera dos fundos de pensão estatais. Eu já contei aqui na coluna como o lulismo tomou a Brasil Telecom de Daniel Dantas. Houve de tudo: financiamento ilegal de campanha, espionagem, chantagem, achaque e propina. Eu já contei também qual foi o papel de Lula na trama. Chega de me repetir. Quem quiser saber mais sobre o assunto, consulte o arquivo de VEJA. O que importa agora é como o iG está gastando seu dinheiro. E para onde ele está indo.

Continue lendo...




Pê Tê derrubando No Mínimo

A assessoria do iG enviou a seguinte nota ao Blue Bus sobre o fim da parceria com o No Mínimo:

"O iG informa que o encerramento da parceria com o site No Mínimo se deve ao fato de que ela nao era financeiramente rentável. Desde o seu reposicionamento, marcado pelo lançamento do conceito 'O Mundo é de Quem Faz' na metade do ano passado, o portal vem investindo maciçamente em conteúdo. Os mais novos nomes que integram o time do iG sao o senador Cristovam Buarque e o jornalista Caio Blinder. Eles se juntam a parceiros como Luís Nassif, Paulo Henrique Amorim, Mino Carta, Paulo Markun, Márcia Peltier, Tao Gomes, Alon Feuerwerker, Helena Chagas, Etevaldo Dias, Jorge da Cunha Lima e Maria Clara R M do Prado, entre outros, que levam informaçoes de qualidade em tempo real aos internautas e ainda abrem espaço para um debate democrático sobre os mais variados assuntos".

Agora, contem com a gente:

PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT e talvez PT.

Lastimável.

Bem que o Diogo Mainardi avisou que o Pê Tê tinha se adonado do iG.




Prefeito eleito de Santos 2008

Depois de mandar os gaúchos ao inferno e chamar todos de um bando de "bichonas e bandidos", o radialista e suplente ao cargo de deputado estadual pelo PSC, Jonas Greb, da Rádio Trianon, pediu desculpas ao Bovinão depois de sofrer ameaças de proce$$o da Brigada Militar e do presidente do Grêmio, o deputado estadual Paulo Odone (PPS). Já está habilitado a concorrer à prefeitura de Santos.

"Isto aqui é tudo um jogo de cena. Eu tive quarta-feira aí em Porto Alegre e os problemas que aconteceram aí acontecem em todos os estádios do Brasil. Eu faço um programa para a torcida do Santos e fizemos uma grande encenação. Era um programa para ser exibido apenas para a torcida do Santos, não era pra chegar em uma rádio gaúcha. Peço desculpas para todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelas minhas declarações" – disse Greb, em entrevista à Rádio Guaíba. (Áudio aqui - recomendo o amontoado de boçalidades)

Antes de meter o rabo entre as pernas, o radialista se saiu com essa:

"Sou um jurista experiente. Se o Zé Dirceu não tá preso, eu vou ser? Isso aqui é o Brasil."





Da ocupação da UFRGS

Uma rápida passagem pela reitoria da UFRGS, agora há pouco, me permitiu confirmar todos os clichês que eu já imaginava a respeito desta ocupação, que ocorreu hoje de manhã. O movimento não reúne mais do que duas dezenas de estudantes, em sua maioria meus colegas da faculdade Ciências Sociais. Nessas horas lembro nitidamente porque não me animo a destrancar a matrícula: o mesmo cara que estava lá pregando um cartaz "contra a reforma universitária" era aquele que interrompia a aula, faltando ainda meia hora para o fim, convocando os colegas a participar de uma "mobilização pela universidadepúblicagratuitaedequalidade". As aulas, bem, estas podiam sempre esperar. E os professores achavam ótimo quando os alunos preferiam sair para uma "mobilização pela universidadepúblicagratuitaedequalidade" e eles podiam sair mais cedo.

Embora não seja representativa da maioria dos estudantes da universidade – depois do governo Lula, estas mobilizações não encontram apoio integral nem mesmo entre estudantes de Ciências Sociais –, acho a manifestação válida, como todas, em uma democracia. A única pulga atrás da orelha que tenho com relação a este grupo de estudantes – e seus apoiadores, como os sindicalistas do funcionalismo público, PSOL e PSTU – é saber que transformações são essas que eles pretendem para o país, considerando que, nos últimos anos, optaram por se posicionar sistematicamente contra a reforma da previdência, contra a reforma trabalhista, contra a reforma sindical e, agora, contra a reforma universitária – constituindo uma força conservadora como poucas já vistas na história do Brasil. E estamos falando de reformas básicas, que já foram feitas – com êxito – por todos os países desenvolvidos. Suponho que, no mínimo, eles tenham uma idéia melhor. Prefiro não crer que o objetivo seja, unicamente, defender seus próprios interesses.




Dança, Helô!

Finalmente os excluídos e desvalidos brasileiros já têm o que cantar durante as depre... — perdão — ocupações de prédios públicos e passeatas. Está no ar a proposta de hino do PSOL, com letra de Gerson Valle e composição de Jorge Antunes, maestro famoso por suas experimentações com música eletroacústica. Não fica devendo nada ao hino da Internacional:

I.
Que venha o socialismo
Lutar pela igualdade
E marche pela via
Do povo em liberdade,
Sem seres excluídos,
Nem mesmo desnutridos,
A todos seu trabalho
Correto no salário!

Estribilho
O Sol igualitário abraça todo o povo!
Desperta solidário e traz um mundo novo!
Constrói democracia e afasta o preconceito!
Constrói a utopia. É Justo em seu Direito!

II.
Lutar pela saúde,
E pela educação,
Melhor é a atitude
Na força da inclusão.
Morada mais decente
Abrigue toda gente.
Abaixo o latifúndio,
E salve o meio ambiente!

Estribilho
O Sol igualitário abraça todo o povo!
Desperta solidário e traz um mundo novo!
Constrói democracia e afasta o preconceito!
Constrói a utopia. É Justo em seu Direito!

Ouça aqui a proposta de hino para o PSOL.

Dica do Guilherme Darisbo.




Nóis gosta di imitá us paulista

Lá do blog do DCE da UFRGS (hahahakdasdhgkas):

"ESTUDANTES DA UFRGS OCUPARAM A REITORIA DA UNIVERSIDADE

Na manhã desta terça-feira (05/06) o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul organizou um ato de protesto contra a Reforma Universitária, e em apoio à luta dos estudantes da USP. Com estudantes vindos de todos os campos o ato teve início na frente da Faculdade de Educação e trancou o trânsito na esquina da Osvaldo Aranha com a Paulo da Gama e logo após ocuparam a reitoria da Universidade."

Lá vão os itens do "Manifesto":

"· Posicionamento contrário à Reforma Universitária;
· Redução em 50% da taxa de vestibular e ampliação do número de isenções totais;
· Implementação das ações afirmativas no próximo vestibular;
· Garantia definitiva dos espaços estudantis da Toca, do CECS, do CEABI e do DACOM;
· Prazo da abertura de licitação para a construção do Restaurante Universitário na ESEF;
· Transferência do Instituto de Artes para um novo prédio;"

Gostei do quarto item. É sempre bom garantir os fumódromos.

Mas agora que ocuparam, se agüentarem menos tempo do que us cumpanhêro da USP = frouxos.

Mais informações? Ligue direto para a Comissão de Comunicação do DCE:

Beliza Lopes (51) 97286947
Mário San Segundo (51) 9225-5577
Bruna Menezes (51) 81894476




Chama a Al Qaeda

"Brasil teria sido mais rápido que os EUA no 11 de Setembro, diz Saito

Ao defender o controle aéreo, integrado à Defesa Aérea pelos "Cindactas", o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, disse que o Brasil teria reagido mais rápido que os EUA diante do atentado ao World Trade Center em 2001. "Quando ocorreu a tragédia do 11 de Setembro, a USAF [Força Aérea dos EUA] levou mais de 20 minutos para reagir. Aqui no Brasil, com certeza, em cinco minutos teríamos reagido." (Folha de S. Paulo, 05/06/07)




Verdinhas do PTB

ptbverde.jpg

"Jefferson e Collor lançam departamento ambiental do PTB

SÃO PAULO - O PTB, presidido pelo ex-deputado Roberto Jefferson, lança na terça-feira um novo departamento da legenda, o "PTB Ambiental". O presidente deste novo departamento será o advogado Fernando Pinheiro Pedro, ex-secretário paulistano do Verde e do Meio Ambiente, cuja meta principal será resgatar "o patrimônio ambiental petebista".

Durante o evento, que acontece nesta terça-feira, a partir das 19h, na sede do partido, na Avenida 9 de julho, região central da capital paulista, são esperadas as presenças de Jefferson e do senador Fernando Collor de Mello, que atualmente preside uma das subcomissões da frente ecológica do Senado Federal." (Estado)




Nota oficial do Pê Tê sobre o caso RCTV x Chávez

Na entrevista que concedeu aqui em Paris no III Encontro dos Petistas da Europa, o Secretário de Relações Internacionais do Pê Tê, Valter Pomar, disse o seguinte:

"O Pê Tê, enquanto partido, não tem uma posição oficial sobre isso [não-renovação da concessão da RCTV], nem eu acho que deva ter."

Por isso mesmo, ontem a Secretaria de Relações Internacionais do partido divulgou nota com a posição oficial sobre o caso.

A nota é uma versão mais lapidada da entrevista em Paris, na qual Pomar afirmou que adoraria que a mídia má brasileira desvelasse sua maldade e apoiasse um golpe para tirar Lulla do poder. Mesmo assim, não faltou pomarismo na declaração:

"Aproveitando a repercussão causada pela decisão do governo venezuelano, pelo requerimento do Senado e pela reação do presidente Hugo Chávez, setores da imprensa tentaram utilizar o episódio para questionar a posição do PT, seja em relação ao governo Chávez, seja em relação às liberdades democráticas."

"Portanto, reiteramos a posição do PT, em defesa da liberdade de expressão em geral, particularmente da liberdade de imprensa, motivo pelo qual nos opomos ao monopólio da comunicação por grandes empresas, que se utilizam de concessões públicas para a defesa dos interesses privados de uma minoria."




O Demo tá brabo com o Berzô

O blog dos Democratas resolveu começar a nos citar por alguma razão desconhecida. Um exemplo é o post sobre a reportagem-terror do Walter de Ricardo Berzoini no III Encontro dos Petistas da Europa. Nada contra. Mas se concentrem na Gramática, pessoal.

AQUI PRÁ VOCÊ, Ó BERZOINI!

demo.jpg
Juventude do Demo mostra engajamento retentivo

Continue lendo...




Esquina da Democracia Esperta

O PSOL organizou um evento no Centro de Porto Alegre, ali na Esquina Democrática - bem no horário em que todos estão mais preocupados em abaixar as cabeças e se dirigir às respectivas paradas de ônibus. No gritedo e nos panfletos, as reclamações de sempre: apoio à greve dos municipários (aqueles que botaram dois carros de som às 8h no HPS), Lula quer restringir direito de greve, CPI do Apagão. Acho que só não se manifestaram a favor dos vagabundos da USP porque lá a Luciana Genro não recebe voto.

Os gatos pingados - se chegavam a quinze pessoas, era muito - tremulavam bandeiras do partido nas cores roxa e amarela. Quando nem o PSOL usa vermelho, é um sinal para se ficar preocupado.

Estava tudo bem organizado. Tinha até um cara do Campus do Vale falando mal do governo Yeda com um adesivo da UERGS na jaqueta. De repente é porque o reitor é marido da amigona e ex-secretária do Meio Ambiente Vera Callegaro.

Pena que eles não contavam com a barraquinha de quem realmente manda no País. A tenda do Citibank para angariar mais otár...clientes do cartão de crédito atraía muito mais interesse de quem passava. Quando voltei, o pessoal do banco tinha ido embora, mas a gritaria socialista continuava.

Esse pessoal sem ideologia é dose. Nem hora extra pensam em fazer.




Putin = Hugo Chávez - 50 kilos + vodka

Depois da ameaça de apontar mísseis russos para a Europa se os EUA forem adiante com o plano de colocar um escudo antimísseis em algum lugar do leste europeu, Vladimir Putin se saiu com esta:

"Sou um verdadeiro democrata? Certamente, sou um verdadeiro e absoluto democrata. (...) A tragédia é que sou o único verdadeiro democrata do mundo. Vejam o que acontece na América do Norte. É horroroso: torturas, indigentes, Guantanamo, a detenção sem processo e sem investigação. (...) Vejam o que acontece na Europa: violências contra os manifestantes, o uso de balas de borracha, gás lacrimogêneo em uma capital, a morte de um manifestante em outra. (...)

Desde que Mahatma Gandhi morreu, não tenho ninguém com que conversar." (G1)




Parábola do Chuchu

"Alckmin volta a SP após temporada nos EUA

Ex-governador desembarcou na manhã deste domingo (3) em Cumbica, na Grande SP.
Ele foi recebido por cerca de 80 militantes, para os quais recitou uma parábola.

Após deixar a sala de desembarque, Alckmin se dirigiu a um vão no hall do aeroporto, subiu em um banco de cimento e fez um breve discurso, no qual citou uma parábola:

"Perguntaram a uma mãe qual dos filhos ela mais amava. E ela respondeu: o pequenino até que cresça o doente até que sare e o ausente até que volte". (G1)

PROFECIA DA OPUS.




Mãe e filha

thammy3.jpg

Como informa o Josias de Souza, Thammy Gretchen resolveu seguir os passos da mãe e também entrar para a política.

Thammy vai se filiar ao mesmo partido da mãe, o PPS (Partido da Putaria e da Safadeza) e concorrerá a vereadora em Recife nas eleições do ano que vem. Ganhará.

A filha da Rainha do bumbum (hshsh) começou a se pelar há algum tempo. No ano passado, assumiu o relacionamento com Julia Paes, vendedora de 22 anos, mãe de dois filhos, com quem fez o último ensaio (foto acima) para a revista Sexy Premium.

A última polêmica envolvendo Thammy foi o boato de que seu relacionamento com Julia não passava de fachada para vender revista. No Superpop da última sexta-feira, as duas foram esclarecer a situação. A namorada de Thammy confirmou que teve um caso com o ator pornô Marcos Oliver (link desaconselhado para os pudicos), que ganhou fama trabalhando no quadro "Teste de Fidelidade" do programa do João Kleber (voLLta!).

Fotos da Thammy antiga (versão mulher) aqui. As fotos completas do ensaio com a namorada aqui. Aproveite também para visitar as sugestões de links do site: "Trem da Putaria", "Enfiado na Bunda", "Central da Foda", "Sentada no Cavalo", entre outros.




"Não falo com a Veja. Há tempos."

pteuropa28.jpg

Pê Tê fora de controle no III Encontro dos Petistas da Europa, que está sendo realizado neste final de semana aqui em Paris.

Fui ontem na abertura do Encontro. O presidente do Pê Tê, deputado Ricardo Berzoini, e o Secretário de Relações Internacionais do partido, Valter Pomar, abriram o evento e depois responderam a perguntas de brasileiros e franceses.

A cobertura, com algumas fotos, e a explicação do título do post está abaixo, no "Continue lendo...".

Antes, para animar a coisa, cito o trecho da entrevista que o Valter Pomar concedeu ao Mário Camera, da RFI, falando sobre a felicidade petista suprema com a não-renovação da concessão da RCTV por Hugo Chávez:

"O Pê Tê, enquanto partido, não tem uma posição oficial sobre isso [não-renovação da concessão da RCTV], nem eu acho que deva ter. Mas posso te dar com muita clareza a minha opinião: eu acho que o Chávez está certo em não renovar a concessão da RCTV. Ele não renovou a concessão; é diferente de cassar a concessão, ou seja, a concessão se expirou, havia um prazo, a concessão expirou e não foi renovada. A pergunta é: havia motivo para não renovar? Na minha opinião havia motivo. Por quê? Por que essa televisão, ela patricinou abertamente um golpe. Não se trata de incitar, não se trata de defender uma opinião, não se trata de fazer oposição, ela participou de uma operação golpista. Imagina se a BBC participasse de uma operação golpista contra um governo conservador ou contra um governo trabalhista... A questão foi isso. Não é que a televisão faz oposição. Há jornais na Venezuela que fazem oposição diuturna, nenhum está sendo cassado, nenhum está sendo fechado. O que tem é uma concessão de uma televisão que participou de um golpe. Eu fico espantado porque há setores que acham normal isso. Esqueceram o que aconteceu na América Latina? Esqueceram do papel do Mercúrio no golpe contra o Salvador Allende? O papel dos meios de comunicação em todos os golpes militares que custaram vidas humanas, fim da democracia e retrocesso econômico e social? Então o que aconteceu na Venezuela, na minha opinião, é algo previsto em lei: alguém utilizou uma concessão pública de maneira indevida.

Mário Camera - O senhor acha que existe um paralelo, no Brasil, em relação a essa questão de não renovar uma concessão de algum meio de comunicação?

Pomar - Falando francamente, eu adoraria que houvesse. Mas não há correlação de forças no Brasil para questionar a atitude de determinados meios de comunicação. Agora, há espaço no Brasil para fortalecer a comunicação social, a comunicação pública, para democratizar os meios de comunicação. Se uma televisão ou um rádio, no Brasil, que são concessões públicas, assumisse uma postura golpista nos termos que assumiu a RCTV na Venezuela, caberia também não renovar a concessão.

Mário Camera - Atualmente, o senhor acredita que existe algum meio de comunicação que faça esse tipo política - não uma política golpista, porque isso realmente não existe - mas uma política que leve a uma não renovação de concessão?

Pomar - Golpista... que tipo de golpismo teve nos meios de comunicação brasileiros? Nós acusamos a imprensa brasileira de golpista. Qual é a diferença? A diferença é que o golpe aconteceu na Venezuela. No Brasil ele não chegou a acontecer. Eu acho que se a situação no Brasil tivesse chegado perto do que aconteceu na Venezuela, alguns desses meios de comunicação teriam se comportado da mesma maneira que a RCTV se comportou, ou seja, apoiando abertamente os golpistas e sonegando informações da população num momento crucial. Ou seja, ela se transformou de concessão pública em um instrumento do golpe. Isso não chegou a acontecer no Brasil por quê? Por que no Brasil o golpe não chegou a acontecer. Agora, havia uma vontade visível, em alguns setores - não estou generalizando -, em alguns meios de comunicação, em algumas empresas, de que a coisa chegasse até esse ponto. Só que a correlação de forças não permitiu isso. Ou seja, a correlação de forças existente no Brasil não permitiu que se chegasse a uma situação de golpe. Portanto, esses meios de comunicação que tinham atitude pró-golpista não puderam se desmascarar. Então o que está colocado para nós hoje, na minha opinião, é trabalhar na democratização dos meios de comunicação. Não está posto - porque não há base para isso - você cassar ou não renovar concessões. Isso não quer dizer - quero deixar isso muito claro - que eu ache bom o que tem hoje no Brasil. Não é bom porque essas concessões, na prática, sustentam o sistema de monopólio privado da comunicação, e se a comunicação, na Constituição Brasileira, está previsto que ela é privada e pública, e ela tem um papel social, não é correto que ela seja fundamentalmente privada. Ela tem que ter também, primeiro, uma parte pública, e tem que ter, no todo, uma orientação social, ou seja, um serviço que é prestado à sociedade. Portanto, não pode ser, como é no Brasil e em grande parte do mundo, um serviço que é prestado no interesse de uma pequena parcela da sociedade e em detrimento, em prejuízo, da maioria."

Abaixo, Berzoini responde a uma pergunta sobre mídia má, corrupção e CPIs:


Berzoini no Encontro dos petistas da Europa
Postado por waltervaldevino

Continue lendo...




Renan Júnior

"Renan Filho gasta em um ano R$ 762 mil com combustíveis

Administrada pela família do senador há mais de uma década, Murici (AL) despende o suficiente para dar 60 voltas no planeta

Prefeitura alagoana argumenta que sua frota é grande e que alguns de seus veículos viajam diariamente a Maceió, distante 60 km

Com esse dinheiro, seria possível comprar 267.490 litros de gasolina ao preço médio de R$ 2,85 e rodar de carro cerca de 2,4 milhões de quilômetros, distância igual a 60 voltas ao mundo pela linha do equador.

Com os 267.490 litros de gasolina que poderiam ser comprados com o dinheiro seria possível percorrer de carro 40 mil vezes a distância entre Murici e Maceió ou fazer 109 viagens diárias entre as duas cidades por um ano, incluindo sábados, domingos e feriados." (Folha de S. Paulo, 02/06/07)




Mangaba news, o eterno retorno

"José Alencar fez elogios a Mangabeira Unger: "é uma pessoa bem nascida. Tem 40 anos de Harvard, uma das universidades mais bem notadas do planeta, além de ser vice-presidente do PRB, que é o meu partido. Muitos brasileiros pediram que ele assumisse o cargo."

É?

Na mesma matéria do Estado tem a íntegra da carta que Mangaba enviou a Lula implorando pelo cargo. O melhor momento é o final:

"Meu espírito, presidente, está voltado para a obra que o senhor me propôs: ajudar a engajar a Nação na formulação de um projeto a respeito de seu próprio futuro, obra que não considero exagerada chamar sagrada. Tenha a certeza que o senhor vai ter propósito tão importante para o Brasil. Receba os protestos da mais elevada estima e consideração."




PT = Saddam

Que estranho. O site do PT não noticia uma coisa dessa:

PT assina acordo com Baath, ex-partido de Saddam Hussein

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, assinou, anteontem em Damasco, acordo de cooperação com o Partido Baath Árabe Socialista. O Baath comanda um regime autoritário na Síria desde 1963 e também foi o partido do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, enforcado em 2006.

O acordo, que tem validade até 2010, estabelece sete compromissos, como "incentivar a troca de visitas", tentar "coordenar os pontos de vista" quando os partidos estiverem presentes em congressos e fóruns regionais e internacionais, "promover a troca de publicações e de documentos partidários importantes" e "fortalecer" a cooperação entre organizações populares e "representantes da sociedade civil", para "intercâmbio de experiências".

Continue lendo...




Coisa linda

n0206200701.jpg

Da Folha de S.Paulo (assinantes)

Senadores dizem que, por si só, amizade com lobista não é comprometedora

Senadores não consideram um problema ético nem um conflito de interesses a proximidade entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior. Eles minimizam o assunto dizendo que o senador teria conhecido Gontijo antes dele trabalhar na empresa.

"Tem pessoas que eu conheço desde a minha adolescência e que recentemente se tornaram diretores de empresas. O fato de ser meu amigo não quer dizer que eu tenha um relacionamento inadequado. Não cabe prejulgamento", afirmou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), disse que não considera a proximidade de Renan com o lobista da Mendes Júnior incompatível com o cargo: "É normal porque o presidente disse que eles são amigos desde antes dele trabalhar na Mendes Júnior. Teria problema se ele se aproveitasse da amizade para pedir favores".

Continue lendo...




"Clodovil foi xingado no avião, diz assessora

Assessoria de imprensa do deputado relata desrespeito de passageiros.

Após ver seu nome envolvido em mais uma polêmica, o deputado federal Clodovil Hernandes (PTC) não quer se manifestar por enquanto. A informação é da assessora de imprensa dele, Marli Pó." (G1)




Programação de hoje, amanhã e domingo

III Encontro dos Petistas da Europa - Paris/França
III Rencontre des partisans et sympathisants du Parti des Travailleurs (Pê Tê) du Brésil en Europe

1, 2 e 3 de junho de 2007

com a presença do Presidente do PT, Deputado Ricardo Berzoini, e do Secretário de Relações Internacionais, Valter Pomar

01 de junho, sexta-feira

- 16:00hs
Abertura do III Encontro de Petistas da Europa, na Maison de l’Amérique Latine. O Presidente do PT, Deputado Ricardo Berzoini, fará o pronunciamento de abertura do Encontro. Serão convidados os partidos políticos franceses de esquerda, lideranças do movimento social, sindicatos, ONGs, membros do corpo diplomático e imprensa.

Maison de l'Amérique Latine
217, Bld Saint-Germain - 75007 – Paris
(metrô Rue du Bac – linha 12)

02 de junho, sábado

- 10 às 13h
Reunião dos Núcleos do PT no exterior com o Presidente do PT e o Secretário de Relações Internacionais, no Espace Niemeyer, sobre o III Congresso do PT (a ser realizado em são Paulo, nos dia 31/08, 1 e 2/09): socialismo, Brasil que queremos e construção partidária. Intervenções de Berzoini e Valter Pomar, seguidas de debate.
- 13 às 15h - Almoço
- 15 às 16:45h - Continuação da reunião, sobre o tema: organizaçao do PT no exterior. A discussão poderá ser em grupo e em plenário
- 17 às 18hs - O Secretário de Relações Internacionais, Valter Pomar, falará sobre "conjuntura internacional e o PT", seguido de perguntas do público (se for possível, já se anuncia o documento do III Encontro de Petistas da Europa) Serão convidados brasileiros e franceses, além da imprensa.
- 19h - Partida de Vater Pomar e Berzoini de retorno ao Brasil.

Espace Niemeyer
6, Avenue Mathurin Moreau – 75019 - Paris
(ao lado da place du Colonel Fabien )
(metrô Colonel Fabien – linha 2)

3 de junho, domingo

10 às 13h

Reunião dos Núcleos do PT no exterior para definir uma pauta de ação conjunta (divulgação dos documentos finais)




Mangaba news

Depois de ficar sabendo, lá do escritório com vista para o gramado de Harvard, que o governo não o quer mais na SEALOPRA (segundo post abaixo), Mangabeira Unger, em ato de último desespero, decidiu implorar pelo cargo:

"Na correspondência a Lula, o filósofo admite abrir mão do dinheiro que reivindica na ação judicial. Considera “sagrado” o cargo de comandante da “Sealopra”, como a nova secretaria foi, jocosamente, apelidada. (...) Embora confirme o recebimento da correspondência do candidato a ministro, o Planalto ainda não disse o que Lula achou das explicações. (...)

A polêmica surge num momento em que Mangabeira limpa as gavetas na Universidade de Harvard, onde é professor. Antes, o filósofo tratara de limpar de sua coletânea de artigos um texto que havia publicado na Folha. Nele, chamara o governo Lula de “o mais corrupto” da história do país." (Josias de Souza)

Claro, tudo isso depois que a Folha pegou de jeito o filó$ofo.

O jornal ligou ontem para Mangaba e perguntou se estava tudo garantido para a posse. Mangaba disse que sim: "Eu não recebi nenhuma orientação diferente do presidente. Não tem nenhuma informação contrária à minha posse. Já comprei a passagem aérea". E depois:

"Numa primeira conversa com a Folha ontem, ele negou que esteja movendo ação contra a empresa: "Não tem ação contra a Brasil Telecom".

Pouco depois, ao ser informado de que a Folha teve acesso ao processo, mudou a versão: "EU QUERO RETIFICAR O QUE DISSE. EU NÃO QUERIA INDUZIR AO ERRO. A MINHA DECLARAÇÃO CORRETA É: eu não posso falar sobre o assunto pois estou legalmente impedido. Mas estou tranqüilo e confiante em relação à minha posse. Não vejo qualquer obstáculo". Num terceiro telefonema, ele pediu que fosse publicada a seguinte frase: "Não há problema. Os advogados estão tratando do assunto". (Folha de S. Paulo, 01/06/07)

É muita demência.




Por enquanto

"Mônica Veloso não posará nua, diz advogado

Pedro Calmon, advogado da jornalista Mônica Veloso, que teve uma filha com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), negou nesta quinta-feira (31) que sua cliente tenha recebido convite para posar nua na revista "Playboy". A jornalista ganhou visibilidade após denúncia da revista "Veja" de que as pensões mensais eram pagas por lobista de uma construtora.

(...)

Segundo o G1 apurou, "Playboy", de fato, tem interesse na ex-namorada do presidente do Senado por ser "bonita, ter nome forte e estar na mídia", de acordo com uma fonte da publicação." (Parlatório)

Calada deste que estourou a bomba, Mônica deu uma entrevista-esquiva para a Folha de S. Paulo de hoje. Dá para conferir lá no blog do Josias.

E para quem estava se contorcendo de curiosidade para ver algum vídeo de quando Mônica era apresentadora, aqui está. É um trecho do jornal DFTV de 1993. Mas CUIDADO para não cuspir café no monitor com a "apresentação" do vídeo.

Contato

novacorja@gmail.com

Arquivos

março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004

Categorias

Cara de pau (167)
Copa do Mundo (17)
Crise Política (139)
Demência (2)
Demência moral (538)
Demência seletiva (107)
Deputado Cloclô (31)
Desgovernada Yeda (54)
Dose diária de demência (158)
Dose Diária de Transparência (9)
Eleições 2004 (31)
Eleições 2006 (387)
Eleições 2008 (26)
Eleições francesas (30)
Esquadrão da Morte Moral (19)
Filó$ofa Chiuaua (22)
Gaúcho é melhor em tudo (20)
Gente inútil (443)
Guerra nuclear sudamericana (4)
Havaianas da Adidas (33)
LatinoDisney (29)
Mangaba Unger (46)
Mensalão: ele existe (52)
Mídia má (18)
Mondo estudo (25)
Mondo Fristão (58)
Pandemência (4)
Petistas (116)
Porto-alegrenses (54)
Povo Bovino (119)
Pulíticu$ du Braziu (23)
Só no Biriri (71)
TÊ VÊ PÊ TÊ (4)
The Mensalão Chronicles (6)

Notícias

Agência Estado
Folha Online
O Globo
Zero Hora
BBC Brasil
No Mínimo
Veja
Istoé
Época
Carta Capital
Blog do Noblat
Josias de Souza
Merval Pereira
Jorge Moreno
Fernando Rodrigues

Partidos

PT
PSDB
PMDB
PFL
PDT
PSOL
PSTU
PH
PMR
PCO
PPS
PL

Creative Commons License