« Ex nihil, nihil | Homem come macarrão há 4 mil anos | Descascando o pimentão »

Homem come macarrão há 4 mil anos

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Acabou a disputa entre italianos, chineses e árabes pela invenção do macarrão. Embora no Ocidente o prato seja tido como tipicamente italiano, povos árabes e chineses o consomem há muito mais tempo. Uma descoberta anunciada na edição desta semana da revista britânica "Nature" encerra o assunto: o macarrão é chinês.

Cientistas descobriram tigelas com macarrão amarelo de quatro mil anos de idade. Obviamente endurecida pelo tempo, a massa está muito bem preservada e não deixa dúvidas de que era de fato um alimento. O achado foi realizado junto às margens do Rio Amarelo. Mostra que o ser humano comia macarrão pelo menos mil anos antes do que se imaginava (datações para Ásia).

— Sem sombra de dúvida, este é o macarrão mais antigo da História. Sua forma, porém, é muito parecida como a do espaguete comum — disse o chefe da equipe que fez a descoberta, Houyuan Lu, do Instituto de Geofísica e Geologia de Pequim.

A equipe de Lu encontrou o milenar espaguete chinês enterrado a três metros de profundidade, na região de Lajia. Os fios de espaguete têm cerca de 50 centímetros de comprimento. Eles estavam em tigelas que foram cobertas por sedimentos após um terremoto ou uma enchente há quatro milênios.

Os pesquisadores descobriram que a massa foi feita de dois tipos de milho cultivados no nordeste da China por muitos séculos.

Hermano | 13.10.2005, 11:38 | Comentários (11) | TrackBack (0)